De alma anestesiada e coração gelado, cancerianos,
virginianos, librianos (sim, librianos), taurinos, aquarianos e todo o universo
astral, paradoxal, bilateral, dimensional e principalmente consensual,
perambulam no que eu chamo de “estranha harmonia satisfatória imediata”.
Acordamos! Alguns dizem. Outros, estamos em sono
profundo sonhando uma realidade vil e insensata.
Os que defendem categoricamente o “acordamos”,
ressaltam em atitudes um certo revanchismo, um rancor incontido que toma
contato com ele inconscientemente, traduzido em noitadas, aplicativos e taças
de vinho mal intencionadas.
Em contrapartida, os que proclamam (com demasiado
orgulho ferido) o “sono profundo”, decodificam essas ações premeditadas em perversidade,
e julgam (e como julgam) a razão dessa classe se imunizar do vírus da
paixonite.
Aliás, o sentido de paixão é justamente a rapidez em
que ela ocorre, a forma efêmera em que ela se sustenta (causada pelo inédito).
A fase inicial mediada pelo encantamento, inclusive, pelos maus hábitos que a
pessoa ostenta; tudo nos faz rir e se orgulhar...
O filósofo Mário Sérgio Cortella nomeou – sabiamente –
o mundo em que vivemos de “sociedade miojo”, em uma época em que o Orkut era o
supra sumo das mídias sociais e que tudo em 3 minutos se resolvia.
Nietzche (o filósofo e poeta bigodudo alemão) defendia
que lidar com uma má consciência era muito mais fácil que uma má reputação,
incitava a moralidade sendo o caminho da humanidade.
Nosso querido Frejat se equivocou ao dizer que a gente
tomaria banho gelado no inverno pelo nosso pretendente, hoje em dia, mal
passamos 4hrs de uma noite, mal aceitamos uma divergência, uma distinção de
gostos ou uma crítica construtiva: a gente dá um X e espera a próxima foto.
Acordamos? Estamos em sono profundo?
Nos desvirtuamos.
O aplicativo onde pessoas fazem parte de um extenso e
degustativo menu, um tipo de “uni duni tê humano” é apenas a revelação de uma “sociedade
pá pum” em extensa expansão. Não foi o precursor e nem será o propagador dessa
falta de respeito com elegância que fazemos com o amor e com as relações
humanas.
A gente consome (pessoas). A gente se vende
perfeitamente com selfies e mais selfies em cima da proa de um barco, numa
linda paisagem de veraneio ou até mesmo em frente ao espelho, e, seguimos a
risca o slogan que uma imagem vale mais do que mil palavras, entretanto,
escorregamos no clichê “vocês não perdem por esperar”. A gente simplesmente desaprendeu
a esperar.
Mas aí a gente nos faz uma pergunta ao olhar para o
céu: “Senhor, se Maria pôde conceber sem pecar, não poderia eu pecar sem
conceber?”.
Não se trata de apontar o dedo, mas sim olhar com olhos
de ver para o que estamos construindo e o que as gerações futuras terão como
legado.
Frase por frase, eu fico com uma outra do emblemático
alemão:
“A vontade é impotente perante o que está para trás
dela. Não poder destruir o tempo, nem a avidez transbordante do tempo é a angústia
mais solitária da vontade”.
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