Crônicas

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Eita vida indigesta!

Pelo que me parece, até o momento da criação da natureza, dos animais, dos oceanos, do sistema solar e dentre outros infindáveis componentes deste maravilhoso planeta, tudo seguia seu ciclo natural, bastou surgir um animal (um certo bípede pensante, multifacetado e cheio de si) para tudo virar de cabeça para baixo.

O desbravador e representante disso tudo, que deveria dar o bom exemplo, trouxe consigo a desobediência, a tentação e com isso a expulsão do paraíso. Começamos bem nossa trajetória rumo à proliferação da espécie.

Com nosso extenso e variado modo de ver as coisas, desenvolvemos condições de organizações, as quais chamamos de regras. Diferenciamos em grupos sociáveis tudo que diz respeito à individualidade de cada sujeito, afinal de contas, nossa singularidade é formada a partir da interação entre características herdadas ou adquiridas do ambiente, durante nossa caminhada pela vida.

São exemplos captados das antigas tribos indígenas, os quais o homem moderno só teve o trabalho de modificá-los de acordo com a nossa sobrevivência nessa selva de pedra.

Nossa esfera social, muitas vezes questionada em relação à postura de cada integrante, desenvolveu uma atmosfera de competitividade, preconceito e desonestidade entre as pessoas, transformando os indefesos em presas, e os oportunistas e ociosos encontram-se em “posição fixa” no topo da cadeia alimentar.

Disparidades de valores pessoais e intolerância para com as diferenças de opinião! Esqueça tudo o que você leu sobre direitos e deveres, ou sobre corporativismo. Nossa terra tão garrida já não possui risonhos lindos campos repletos de flores.

Estamos abrindo um buraco de incompreensão, de egoísmo e de destruição de valores maior do que a própria camada de ozônio, e os resultados serão piores que os abusos gerados pelo homem em relação a mãe natureza.

Nossas premissas se difundem e se confundem em objetivos amplamente pessoais, cada um visa o que tem e o que quer ter, passando muitas vezes até por cima de outros que também estão ali disputando o mesmo ideal. É a regra do pode mais quem chora menos e nesse universo tão implacável, em que o arrependimento é inaceitável, a glória chega mais rápido para quem usa armas não tão convencionais.

Nessas situações, só não nos tornamos vítimas de ingratidões, se tivermos condições de oferecer favores. Felizmente, a prepotência tem prazo de validade e a física exerce sua ética, quem sobe muito rápido, desce mais rápido ainda.

Restam a nós, seres pensantes, assistirmos do sofá de casa a nossa degradação, ou aproveitar ao máximo todos os minutos que a vida nos glorifica. Em outras palavras, aperte a tecla do dane-se e assista a uma peça de teatro; compre o novo DVD do seu artista favorito; tome a popular cerveja no bar com os amigos ou vá ao Shopping bater perna, mas com direito a sacolas e sorrisos. Só não se esqueça do principal:

Uma noite inteira regada de abraços, carinhos, afagos e beijos incessantes com a pessoa amada. Caso você não tenha a felicidade de ter uma, fique com os itens anteriores.

Um Feliz 2010, sem dar rasteira no próximo, sem julgamentos e sem receios tolos!

10 comentários:

  1. Ser feliz é o grande segredo da vida. Para que isto aconteça precisa-se saber como.Com a deturpação de determinados valores , a coisa fica meio difícil.Faça coisas simples como ir ao teatro, comprar o CD, beber sua cervejinha ou fazer compras no shopping, mas não se esqueça do principal , escolha a dedo a sua companhia para que você não tenha sòmente uma noite de amor, mas tenha companhia para a vida inteira. Feliz 2010.

    ResponderExcluir
  2. Oi andré, sou sua fã literária. Eu e minhas amigas estamos sempre lendo seus textos, são demais, adoro suas críticas... Vc mudou a foto? não sabia que vc era tão gato assim... parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. é....o capitalismo selvagem anda cada vez mais impregnado no modo de vida humano...
    se é verdade que nunca progredimos tao rapido...e mais verdade ainda que a nossa degradacao moral tb progride na mesma velocidade...

    ResponderExcluir
  4. É resultado do capitalismo e da luta pela sobrevivencia nas selvas de pedra que chamamos de cidades. O mundo se tornou um lugar tão perigoso que as pessoas se fecham e só pensam em si, nao avaliando as consequencias q esse egoísmo terá sobre as outras pessoas e sobre a sociedade a longo prazo...

    Em todo caso, eu tenho a solução.... reduza a população mundial p/ 1/3 do q temos hoje, mate os baianos e invista em escolas, ensine valores descentes para as crianças...

    ResponderExcluir
  5. Vamos, responda antes que o leite ferva....

    ResponderExcluir
  6. Amigo Batman? Dado o número grande de fãs, por que vc não escreve um livro sobre temas femininos?

    ResponderExcluir
  7. o andre pode escrever cronicas de andrix...

    ResponderExcluir
  8. a proposito...porque voce bloqueou a blanca?

    ResponderExcluir