Crônicas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A lenta e cascuda Clotilde

Tão lento quanto o deslocar dos continentes, tão devagar quanto o avanço sutil das geleiras. A vagarosa Clotilde levava uma vida pragmática e insossa (dentro das limitações de um réptil sem muita mobilidade).

Um hóspede discreto que vivia às margens da decoração da sala. Abria seus olhos cedo, ou melhor, botava a cabeça pra fora do casco logo pela manhã à espera de uma linda e esverdeada folha de alface, por falar nisso, “esperar” constitui primorosamente o dicionário desse ser pré histórico. Se você fosse esse ser pré histórico: Pra que você teria pressa se você vai viver mais que a Dercy Gonçalves?

Estudos confirmam que esses seres possuem um alto nível de açúcar no sangue, pois não queimam nenhuma caloria em suas locomoções e atividades diárias. A alface, rico em fibras e com baixíssimo índice calórico, não equilibra o restante de sua dieta: Cocô de cachorro, cocô de gato, teias de aranha, restos de comida e afins, já vi comerem parafuso, mas era apenas para uma manutenção no balanceamento do casco.

Enfim, a essa altura do parágrafo você já sabe a quem me refiro nesse contexto todo...

As tartarugas são répteis carismáticos e pacatos. Provenientes da junção hereditária de um senhor ao volante, um caixa de banco e o Rubinho Barrichelo; Vieram da Ilha dos Galápagos (um lugar inóspito e adverso pra quem tem pressa e agilidade) e hoje sofrem abruptamente com os avanços da sociedade, a quantidade de informações e da internet banda larga (4 mega pra cima).

E por falar em alterações da nossa sociedade, hoje encontramos as tartarugas em toda nossa base territorial e em diversos setores: No governo (usando gravatas), nos bancos (usando qualquer coisa), nas filas (fazendo fila).

Evoluíram de tal forma em nosso ecossistema que hoje são mais do que meros seres rastejantes: Estão atrás de um balcão, nos tribunais, no trânsito, no projeto Itamar ou até mesmo nas prestações de serviços (telefonia celular, pós-vendas, televisão a cabo).

Alguns fatos interessantes e corriqueiros do nosso entretenimento: Dizem que um certo nerd, bitolado em vídeo game e cansado das estagnações de Street Fighter e Tetris, desenvolveu uma tartaruga bizarra e malvada (vulgo Kopa) com poderes fantásticos, para raptar a princesa e fazer o Mário botar a mão no batente e trabalhar (já que só andava de Kart o tempo todo), daí surgiu o Super Mário Bros.
Mas abro um parêntese: Kopa é pedófilo, já repararam na idade da princesa?

Outro buxixo é que reza a lenda que uma tartaruga revoltada por ser membro do MST, tomou biotônico, pegou sua espada e seu tchaco e fundaram as tartarugas irritantes ninjas (o difícil não foi combater o crime, mas sim arranjar 3 tartarugas italianas dentro do MST).

Retornando ao início desse texto, uma das virtudes mais oblíquas da lenta e cascuda Clotilde é a paciência, a falta da pressa, da correria. Não importa se a migração sala/jardim leve uma semana; tanto faz se comer uma folha de alface leve 2 hrs ou mais; que diferença faz viver durante 200 anos e caminhar desproporcionalmente o que viveu? Isso não é desperdício, pra ela o que importa é a persistência, a vontade inabalável de conseguir algo difícil, nem que o difícil seja mudar simplesmente de canto da sala...

E se me permite a metáfora, em nossas vidas o cenário não muda tanto assim: Nós desperdiçamos uma significativa parcela do nosso tempo esperando que as pessoas nos correspondam à altura das nossas projeções. Preocupamos-nos com o que os outros pensam ou fazem e deixamos de viver...... Ou de realizar os nossos sonhos.

A lenta e cascuda Clotilde, um réptil humanizado, bem mais que muita gente por aí!

6 comentários:

  1. Não sei como descobri este blog, mas estou adorando as coisas que ando lendo por aqui.

    É, tem muita gente que deveria se espelhar na Clotilde mesmo.... Eu conheço várias.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que não me chamo Clotilde... haha.

    Bem legal, bem legal...

    Adorei sua perspicácia!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. rs...bem..eu parei a muito tempo de me preocupar com o que os outros querem, pensam ou esperam de mim....isso aconteceu quando me tornei servidor publico!! rs...
    mas ainda prefiro ser horacio que tartaruga....

    ResponderExcluir
  4. ah proposito....tenho um amigo que e uma mistura de caramujo com hobbit...
    e outro que é um excentrico cruzamento de tartaruga com rato que tomou red bull! rs....

    ResponderExcluir
  5. Hahahhaha, que show essa crônica cara!

    Parabéns pela síntese e perspicácia. Bem sagaz!

    Abs

    Sei lá...

    ResponderExcluir
  6. Sempre existe uma Clotilde na sua frente quando vc esta atrasado. Mas acredito que as "Clotildes" não tenham stress, depressões, problemas cardíacos... Afinal a pressa é inimiga do coração... rs
    Bjokasss

    ResponderExcluir