Crônicas

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O final infeliz de um casal feliz

Dizer por onde começa um romance tenro e propenso à felicidade plena, qualquer um sabe mensurar, mesmo que não tenha vivido nada semelhante...

A facilidade sai de cena à medida em que as pessoas solteiras conhecem as pessoas que escolheram se casar.

Construir a felicidade é como analisar a vida fatídica das formigas: é tudo devagarzinho, de folha em folha; verdadeiras caminhantes debaixo do sol e das nossas solas sujas de descaso por elas...

O chistoso disso tudo é analisar que a infelicidade se constrói destruindo. Dessa vez entra em cena a analogia dos cupins, intrépidos sorrateiros, que vão comendo nossas relíquias de madeira, além da penteadeira herdada da sua bisavó... Assim, paulatinamente e na surdina, a gente só percebe o prejuízo depois do estrago... Como um atentado terrorista.

De formigas a cupins, de tesouro a estorvo... A vida pessoal do seu cônjuge (antes de casar) é como uma estrada suntuosa, repleto de lindas cerejeiras, azaléias e com um pleno céu azul contrastando com o horizonte...

Depois que se casam, a estrada se funde em uma única via, com a mesma bela paisagem, entretanto, com alguns buracos. É como se a vida de noivado fosse às lindas e carpetadas estradas da Itália e, depois do casamento, o percurso fosse à perigosa estrada “Rio-Santos”, com chuva e sem sinalização.

É... Quando a “empresa” entra em concordata, a vida do casal se transforma em um beco obscuro, escuso, e o que é pior: sem saída!

Os "defeitos de casado" sufocam as lindas juras de amor do noivado (tão brega quanto música sertaneja) e os “deslizes” da música do Fagner entram no karaokê do aborrecimento, o aborrecimento antes chamado de “minha vida” ou “razão do meu viver”.

Agora vamos descrever alguns pontos que transformaram vocês após terem pisado na Igreja:

- Estar com a razão não é sinônimo de felicidade. Se fosse assim, o consumidor (que supostamente sempre tem razão), não pegaria filas no PROCON. Estar certo não é passaporte pra Terra do Nunca, nem pro Fantástico Mundo de Bob.

- Já ouviram falar em “gente não pertence à gente”? Quem tem posse é Senador, Deputado, Vereador... Não transforme o seu cônjuge em gado, o chifrudo pode ser você!

- Casar é saudável e não precisa de digestivo, mas ás vezes é bom tomar um “Eparema” antes de uma discussão. Na saída da Igreja as pombas brancas dão as boas vindas. Quando o casamento vai pro brejo, o jeito é engolir os sapos das intempéries do seu parceiro. Tenha sempre em mãos o seu kit de primeiros socorros.

- Se o casamento é uma Obra de Deus, porque transformá-lo num inferno? Extrapolou no quebra pau? Faça o “check in” em algum hotel, e um “check up” na consciência na hora de deitar... Volte mais tarde para o seu lar!

Viram só como é simples? Existe solução pra todo tipo de confusão!

Agora, se no seu casamento a sua academia está tomando mais o seu tempo do que a companhia da sua amada (o), você prefere fazer hora extra no trabalho pra jogar “mafia wars” no Facebbok ou montar sua “colheita feliz” no Orkut e ela prefere fazer serão na manicure, hmmmmm, não sei não...

... “É melhor um de vocês adotar o sistema francês: “Uni dune tê”, eu os declaro separados pra valer”

32 comentários:

  1. Hahahahahah... Gente? Leiam meu comentário na crônica dos velhinhos..... Acabei de reclamar em ser o último e, ao dar F5 o André acabou de postar um texto....

    Serei o primeiro!

    Creio que essa história não seja uma regra, mas exitem poucas exceções...

    Fora o casamento dos meus pais e pais de amigos, eu ainda não ví nenhum casamento resistir aos tempos modernos de hj...

    Vivenciamos a época da reciclagem imediata: não serviu, tchau, vem outro ou outra!

    A paciência tb foi embora e no lugar dela chegou a rotatividade de pessoas...... Pisou na bola, tchau... A fila anda.

    Mas pra tudo existe um saldo: Há de se respeitar a lei da gravidade e a lei da velhice.... Não menospreze nunca a sua idade... E, ficar escolhendo demais... Lá na frente sua única companheira poderá ser a televisão.

    ResponderExcluir
  2. Já fui casado e já fui feliz......

    Administrar uma vida a dois não é nada fácil. É como abrir a geladeira da sua casa e só ver coisas que vc não gosta..... É como ter que se explicar explicar e explicar pq vai sentar numa mesa de bar com os amigos..... Kd a confiança?

    Isso qnd as coisas não toma outro rumo e a desconfiança vira um jogo do tipo: vamos ver quem pega quem?

    Casar é maravilhoso, mas às vezes nos esquecemos como éramos... e como somos hj, ou, em que nos transformamos hj.

    ResponderExcluir
  3. ATENÇÃO MULHERES DO BLOG!

    Sem falar mal dos homens ok? rs

    Já me antecipo pq tenho ctz de que o dedinho de vcs vai coçar para isso.....

    O tema é sobre casamento, e casamento se faz entre dois seres.....

    ahhaahha

    Sei Lá

    ResponderExcluir
  4. Amei a crônica como sempre....

    Sei lá, eu não acho certo falar mal dos homens...Acredito que qdo um relacionamento não dá certo não é culpa nem da mulher nem do homem, mas de ambos.....

    álias qualquer tipo de relacionamento qdo não dá certo é culpa sempre das duas partes..sempre as duas cometeram erros, e um sempre vai achar que a culpa é do outro, ninguém consegue olhar p o próprio umbigo e dizer "eu errei"....esse é o maior erro nos relacionamentos...

    Bjos...

    ResponderExcluir
  5. Essa é complicada, hein...Casamento é uma caixinha de surpresa mesmo, acho q se as duas pessoas não estiverem na mesma sintonia e no mesmo propósito, fica difícil alguma coisa dar certo, é como em um filme, q no final tudo vai dar certo, mas será q dá? Temos q entrar nesse temeroso jogo e arriscar, dando certo ou não, alguém tentou um dia e só discordo do tema sertanejo..Ahh, brega? Nem sempre...rsrsr Às vezes à melodia cai como uma luva...hahhaha se mostrando o próprio tema desse mundo de casamentos...felizes ou não...A maioria quer tentar um dia...massss....passo a vez...rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Realmente,os casamentos de antigamente duram bem mais q os de hoje mas confesso q tenho muitos amigos(as) q já são separados e poucos q já estão há anos.
    Acho q se um casamento dá certo ou não,geralmente a culpa é do casal e não só de um deles.

    Ainda não casei mas penso q dentro de um relacão seja namoro ou casamento temos q saber lidar com a diferença:
    Entre dar a mão e acorrentar uma alma.
    Aprender que amar não significa apoiar-se e sim caminhar junto.
    E que companhia nem sempre significa segurança,mas temos q ter CONFIANÇA!!!!
    Ah,e passa-la também mas lembre-se q leva-se anos para se construir a confiança e apenas segundos para destruí-la.

    Não importa quão boa seja uma pessoa,
    ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
    Temos q ser sempre flexível,isso não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados e temos pelo menos q ouvi-los

    Respeito e confiança entre ambos é a base de tudo.(fale-me a pior das verdades mas nunca a melhor das mentiras)

    Sebastian,adorei quando vc coloca:
    Mas pra tudo existe um saldo:
    Há de se respeitar a lei da gravidade e a lei da velhice.... Não menospreze nunca a sua idade... E, ficar escolhendo demais... Lá na frente sua única companheira poderá ser a televisão.
    E essa coisa de muita rotatividade acho uma tremenda me...entre os seres humanos!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. como sempre acho que quem desedenha quer comprar...

    ResponderExcluir
  8. Bom, complicado falar sobre isso , mas o que posso dizer com certeza é que só o amor suporta tudo.
    Sem amor tudo se acaba, é desse sentimento nobre, que vem a confiança, companheirismo, amizade, atração, respeito, aceitação das diferenças, equilíbrio e tudo o mais de sentimentos bons !!! O Amor constrói tudo , quando ele se vai, tudo se separa, se divide , se quebra !
    É isso !
    Abraços a todos !
    Van

    ResponderExcluir
  9. Adorei o que você disse Carina.Tudo muito perfeito, mas discordo um pouco da sua concordância com Sebastian , porque às vezes é bem melhor assistir a um bom programa de televisão , do que aturar a companhia de alguém que lhe causa arrepios( de horror , bem entendido)Rotatividade é pobreza de sentimentos.
    Não sei quem disse que casamento é para todos.Não sou contra o casamento, pois sou casada e sou feliz, mas acho que casamento é escolha, mas escolha consciente.
    Não é o casamento que nos faz feliz, podemos ser sòzinhos e felizes.Felicidade a gente conquista casado , solteiro, mais ou menos.
    Casamento não é um parquinho de diversões,cheio de doces, brinquedos, divertimento sempre.Casamento é como escola:aprendizado, testes , desafios, amizade, conquistas,crescimento mútuo com um pouquinho de prazer e ternura.O casamento pode ser uma oportunidade maravilhosa ou uma armadilha ardilosa.Se você se casa achando que seu casamento vai ser perfeito, sem conflitos, a desilusão vem rápida.Se você aceita os conflitos como parte do aprendizado e utilizá-los para o crescimento,haverá abertura para a alegria, o companheirismo e não haverá exigências inalcansáveis nem expectativas irrealistas.
    Existem algumas regrinhas que ajudam a se ter um casamento feliz:Não espere demais do seu casamento.Não espere que seu parceiro ou parceira satisfaça todas as suas necessidades.Homens e mulheres cuidam de forma diferente, aprenda a valorizar este cuidado.
    Não leve as coisas tão a sério , e regue seu casamento com boas doses de bom humor.
    Pode ser que com isto você não tenha um casamento perfeito , mas que ajuda... ah!!! ajuda.Palavra de quem conhece bem a matéria.Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Cecília!

    Concordo em tudo!

    Casar criando expectativas e projetando a sua felicidade a outrem não faz bem a ninguém, rs.

    ResponderExcluir
  11. Sabe o q eu acho q é preciso, antes ainda do amor? CORAGEM.
    Coragem de se jogar de corpo e alma, de se abrir de verdade, de estar disposto a enfrentar todo e qquer desafio q se apresente, simplesmente pelo prazer de construir uma história ao lado de quem se ama.
    É isso o q falta nas pessoas, mesmo qdo elas se amam...
    Nem o amor sozinho é capaz de vencer, se não andar de mãos dadas com a coragem.

    ResponderExcluir
  12. Um tema com muito conteúdo a se comentar... Mas será que posso comentar? Nunca fui casada... rs...
    Vamos ao que penso sobre casamento mesmo sabendo que posso mudar esse pensamento se um dia eu me casar...
    Acredito que as pessoas casadas precisam ter vida própria. Ter seus próprios amigos, e não se desfazer dos seus simplesmente pq casou. Se cuidar sempre (para você, não por outra pessoa), ter sua própria academia (não precisa ser proprietário... rs). Ou seja, fazer coisas que te agradam sem que precise ter alguém no seu pescoço grudado 24 hs. Grude não significa monogamia, muitas vezes é o contrário. A pessoa não aguenta mais ver a cara do parceiro, algumas vezes pq o parceiro não tem vida própria.
    Ah é preciso ter muita paciência, afinal vocês são pessoas diferentes, com defeitos e qualidades muitas vezes opostas. E o que era bonitinho no namoro já não é tão bonitinho no casamento. O negócio é aprender a conviver com uma pessoa diferente. Não é fácil, mas pode ser muito válido no caso de quererem ser "felizes para sempre".


    Bjokasss

    ResponderExcluir
  13. Sebastian parabéns pelo primeiro lugar... rs... É hoje em dia as pessoas estão descartáveis. Muito triste!!!

    Sei la... hauahauahau.... Não falei mal de homem... Concordo com vc, confiança é tudo. O
    problema é conseguir confiar hoje em dia, as coisas andam tão mais fáceis com a tecnologia.
    O melhor é não procurar pelo em ovo. Quem procura acha, mesmo que não seja nada pode virar
    um problemão, em alguns casos separação.

    Mari concordo... Ninguém bota a cara a tapa né? Sempre a culpa é do outro...

    Carina adoreiiiiii tudo o que disse!!!!

    Cecilia essa frase é fantástica
    "As vezes é bem melhor assistir a um bom programa de televisão , do que aturar a companhia de alguém que lhe causa arrepios( de horror , bem entendido)Rotatividade é pobreza de sentimentos."
    Bom adorei tudo o que vc escreveu, sábias palavras, espero ter gravado tudo na mente para poder colocar em prática um dia.

    Talasi falta tudo hoje em dia... rs

    Renato concordo, as pessoas fantasiam demais o casamento. Ah cadê meu bombom? hauahau

    Bjokasss

    ResponderExcluir
  14. Hahahahahhaha.....

    É verdade, o seu bombom... Viu como as pessoas esquecem coisas que prometem?

    Ai ai!

    Hahahhahha

    ResponderExcluir
  15. "Amar? Para quê? Por um tempo, não vale a pena... E, para sempre, é impossível."

    ResponderExcluir
  16. Ai ai... depois falam que não devemos falar mal dos homens... hauahauahaua

    Bjokas

    ResponderExcluir
  17. Dé, muito legal passar por aqui.
    Tantas coisas para dizer, acho que é por isso que deixei a crônica pela poesia -- pelos hai-kais! Leia o livro "committed" da Liz Gilbert, muito interessante, ainda não foi traduzido para o português. Mas como tudo que é bom, é árduo trabalho, os ventos são cruéis e muitos remam contra. Mas, perseverar hoje em dia - até no amor - é ser subversivo :)
    beijos meu companheiro de parque!
    rsrs

    ResponderExcluir
  18. Hahhahahahaha...

    A metáfora entre formigas, cupins e casamento foi sensacional. Sou sua fã!

    E como vc disse, se casamento é uma obra de Deus, pra transformá-la num inferno?

    Tolerância, respeito, tolerância e respeito....

    Isso já ajuda bastante!

    ResponderExcluir
  19. Casar é muito bom gente!

    Desde que tenha planejamento, investimento, tolerância, nada de criar expectativas, nada de debruçar sua felicidade na pessoa...... Enfim, uma série de coisas....

    Casamento é muito bom, as pessoas que confundem o seu real conceito e significado!

    ResponderExcluir
  20. Meninos e meninas, pra vocês que estão começando... nada como aprender com um mestre...

    Para que serve uma relação?
    “ Uma relação tem que servir para tornar a vida dos dois mais fácil”.
    Algumas pessoas mantém relações para se sentirem integradas na sociedade,
    para provarem a si mesmas que são capazes de ser amadas,
    para evitar a solidão, por dinheiro ou por preguiça.
    Todos fadados à frustração.Uma armadilha.
    Uma relação tem que servir para você se sentir 100% à vontade com outra pessoa,
    à vontade para concordar com ela e discordar dela,
    para ter sexo sem não me toques ou para cair no sono logo após o jantar, pregado.
    Uma relação tem que servir para você ter com quem ir ao cinema de mãos dadas,
    para ter alguém que instale o som novo, enquanto você prepara uma omelete,
    para ter alguém com quem viajar para um país distante,
    para ter alguém com quem ficar em silêncio,
    sem que nenhum dos dois se incomode com isso.
    Uma relação tem que servir para, às vezes , estimular você a se produzir,
    e , quase sempre, estimular você a ser do jeito que é, de cara lavada,
    uma pessoa bonita a seu modo..
    Uma relação tem que servir para um e outro se sentirem amparados nas suas inquietações,
    para ensinar a confiar, a respeitar as diferenças que há entre as pessoas,
    e deve servir para fazer os dois se divertirem demais,mesmo em casa, principalmete em casa.
    Uma relação tem que servir para cobrir as despesas um do outro num momento de aperto,
    e cobrir as dores um do outro num momento de melancolia,
    e cobrirem o corpo um do outro, quando o cobertor cair.
    Uma relação tem que servir para acompanhar o outro ao médico,
    para um perdoar as fraquezas do outro,
    para um abrir uma garrafa de vinho e para o outro abrir o jogo,
    e para os dois abrirem-se para o mundo,
    cientes de que o mundo não se resume aos dois.


    Dr.Dráuzio Varela

    ResponderExcluir
  21. Me espanta um homem ser o autor dessa "obra literária".

    Pura epifania!

    As mulheres acham lindérrimo um texto dessa natureza, mas ainda não evoluíram o bastante para aceitar e encarar um amor verdadeiro, avassalador, magnânimo.

    Acham o amor bonito filosoficamente, mas se tremem todas ao encontrá-lo....

    É aquela piadinha infâme, porém pertinente:

    "Cachorro quando leva picada de cobra, atravessa a rua quando vê uma linguiça"

    O amor só existe em letras de canções, em livros ou em blogs como este!

    ResponderExcluir
  22. Hahahhahahaah

    Adorei Sebastian..... perfeito!

    Complementaria dizendo que, qnd existe um sujeito ofertando amor, elas inventam alguma coisa para rejeitá-lo......

    Estamos falando de amor certo? Ok, então não errei.

    Cássio

    ResponderExcluir
  23. Crônica muito inteligente, com metáforas picantes e humor sagaz.... Como sempre né André?

    Adoooooooo!!!!!!

    Qto aos homens comentaristas desse blog. Ás vezes encontramos sim um cara que é meigo, carinhoso, inteligente e não dá, não rola....

    O que vamos fazer?

    Como mulher e ciente de que esse exemplar é raro, eu procuro tentar, dar uma chance.... Afinal de contas, não sou muito adepta a esse lance de bater de cara.... Amor à primera vista só nos filmes do Macaulay Culkin.

    Às vezes é preciso se adaptar, dar tempo ao tempo e se conhecer melhor.

    É um período que deve ser respeitado!

    bjs

    See ya!

    ResponderExcluir
  24. Ah!!Sebastian...como te espanta ser um homem o autor desta obra??? O Homem verdadeiro é dado a emoções tão fortes ou mais até que as mulheres. Repare nas letras de Chico Buarque, nas quais ele escreve como se fosse uma mulher...com um sentimento invejável , que brota somente em corações sensíveis.Não precisamos ir longe, neste blog, nosso querido André , nos espanta com tanta sensibilidade.Sebastian... Sebastian... estou achando que você está camuflando a sua sensibilidade...

    ResponderExcluir
  25. Simmmm, eu concordo com vc, ambos com alma feminina!

    Mas o q eu quis dizer não teve como base a questão do homem em sí escrevendo aquilo, e sim escrevendo sobre o tema..... Pq nós homens estamos desgastados com o universo feminino....

    Exigem muito, pedem muito, ou simplesmente pedem o amor, mas depois fogem como crianças encolhidas de um pesadelo.

    Foi isso!

    ResponderExcluir
  26. Alguém já casou aqui? Senão não acho conveniente falar de casamento!

    ResponderExcluir
  27. Não Sebastian, você só está desgastado com o universo feminino porque ainda não encontrou a pessoa que te fará mudar de ideia.Qdo achar ... vai ser muuuuitoooo bom!!!1

    ResponderExcluir
  28. Sebastian conta p/ gente quem foi que te magoou dessa forma. Prometo que junto as meninas do blog p/ bater nela... rs...
    Talvez você tenha dado seu coração para a pessoa errada. Nós seres humanos temos a tendência a ir atrás de quem não nos quer de verdade. Não só a mulher, claro que mulher exagera, vê muita coisa onde não tem, mas tem muito homem assim também. Não estou falando que é o seu caso, mas pode ser. E não te culpo por ter escolhido a mulher errada, mas talvez seja o caso de analisar melhor a quem entregar seu coração. Não é fácil mas não custa tentar.
    Ah e espero mesmo que você encontre alguém legal para tirar o gelo do seu coração.

    Bjokass

    ResponderExcluir
  29. Queridas Cecília e Fabiana,

    Vcs são geniais!!!!

    Obrigado pela força, mas não me encontro em atrito com o meu coração, haha.

    Só acho que a maioria foge qnd encontra um cara bacana, legal e carinhoso.....

    Como vc disse, mulheres tendem a gostar de quem não gosta delas... Ou de quem as chutou.

    Hehehe

    bjs a todas!

    ResponderExcluir
  30. Não só mulheres Sebastian... hauahaua... Já vi muitos e muitos homens atrás de mulheres que não davam a mínima bola.
    Ah qualquer mulher que se declare para um homem leva um pé gigante na bunda. Vocês ainda tem alguma chance quando se declaram, nós nunca. Sempre temos que esperar as coisas. Homem foge muito mais que mulher!!!!
    E espero não fugir de um cara legal assim... Vou me esforçar ao máximo p/ não fugir.. Agora só preciso achar um desses... Onde vende???

    Bjokass

    ResponderExcluir
  31. as coisas estao assim pq as pessoas se tornaram muito individualistas...
    o regime de capitalismo selvagem e a briga pelo mercado de trabalho criaram pessoas que nao sabem mais o que é nao competir com todos que aparecem....
    num casamento nao pode ter competicao pq senao realmente nao da certo....

    ResponderExcluir