Crônicas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O patinho feio e o cisne branco


Reconhecer os nossos defeitos ocupam os charts do bom comportamento, encabeça o “Top Ten” da lista das coisas mais belas e exemplares das nossas vidas. Mas o que dizer da feiúra, as pessoas reconhecem com esportividade o despojo estético?

Com exceção de alguns fenótipos que reverenciam as origens dos milenares ogros do pântano, mocorongos, ou monstros saídos da mente de Stephen King, a feiúra, de certa forma, possui algum atrativo. Alguma coisa ali te agrada, te deixa curioso, desperta interesse. Isso porque geralmente o feio desenvolve algo que muitas vezes é desconhecido pela facilitação da beleza: A inteligência e o bom humor.

Entretanto, é interessante avaliar o estereotipo do feio. Ele não tem imagem esperando por ele. Não se envaidece da própria beleza, mas sim da beleza da mulher, dos filhos e da mãe. Não se prende a facilidade, pois nunca teve facilidade na vida. O terror que se abate na feiúra faz com que a mesma se torne uma das formas mais latentes de exclusão social, (feminina ou masculina).

A feiúra é desmotivacional!

E o esforço? Ahhh, o esforço é sempre posto em prática, até mesmo dentro da própria casa. A feiúra incomoda o público, ninguém aplaude; A educação foge, sai correndo e isso é simples de enxergar. Para o feio, ninguém abre a porta do carro, puxa a cadeira para sentar, dá preferência de faixa no trânsito, fornece rapidamente algum tipo de informação.

Ser feio é padecer no paraíso!

A feiúra está sempre sendo justificada, seja em blogs, em charges, em revistas ou em crônicas. A beleza fica ali, recebendo agrados e afagos, gentilezas e reverências, ocupa as melhores posições e ângulos do universo publicitário, porém não há filtragem de caráter. Ser belo atrai uma gama de diversificações tal como a cidade de São Paulo e seus “estrangeiros” regionais.

Ética sem estética ou estética sem ética?

O belo de hoje seria o feio de ontem, basta abrir o Google e pesquisar os “estereótipos” de antigamente, ainda naquele mundo em preto e branco... Daí veio a televisão, o rádio a pilha, o microondas, o walkman, o CD e, bem antes de chegar o I Phone e a Plasma (vendidos a granel graças às inesgotáveis prestações das Casas Bahia) surgiram os protótipos (não confunda com arquétipos) da sociedade moderna.

Hoje o feio é considerado feio, não tem jeito! Antes a feiúra nos proporcionava um certo questionamento, porque era embasada dentro de um conceito de gostos. Por outro lado, é possível dar um jeito no feio:

Siga exemplos exibidos na televisão:

O feinho engraçadinho – Acesse o horário eleitoral gratuito e veja o Tiririca!

A feinha popular – Assista aos seriados da “Betty, a feia”! Até a irmã mais feia da “Betty, a feia” deixa de ser feia por breves 30 minutos.

A feinha inteligente – Susan Boyle é o exemplo de esperteza na terra. Trabalhou arduamente sua voz e ficou conhecida no mundo todo pelo seu esforço... Ela canta bem vai?

Entretanto, se você não teve a sorte de nascer bonito, nem tão pouco o dom de ser competente em algo, nós lhe daremos algumas dicas pra você não ser um feio vagal:

Telemarketing – Aí está uma prova que para um bom atendimento não necessita ser bonita ou gostosa. Só não pode vender “mortandela” e “prestração”, senão o português fica feio!

Redator – Profissão recompensadora e muito interessante, e você não precisa sair da sua casa, nem pra entregar o que criou, muito menos pra receber o que cobrou!

Radialista – Nada melhor que enfrentar o trânsito das metrópoles com uma voz a suavizar os nossos tímpanos, certo? Mas cuidado, não confunda os sentidos: geralmente essa profissão exalta a audição, mas desaponta na visão.

Escritor – Já viu escritor com a cara do George Clooney, Brad Pitt ou Gianecchini? Ou alguma escritora estilo Alessandra Ambrósio, Carol Castro ou Megan Fox? Pois bem, não tem!

A feiúra é desmotivacional. Procure algo inspiracional: seja legal!

É bom que se olhe para o futuro com carinho, atenção e sabedoria, pois chega um momento em nossas vidas em que não se cobra beleza, e sim postura, intelectualidade, cultura e educação.

Mais vale um patinho feio gentil do que um cisne branco mal educado!

26 comentários:

  1. caro escritor...mais um ótimo texto vosso. Congratulações!!

    ResponderExcluir
  2. Bom , nao curti muito o texto nao... imagino que aqueles que nao tiveram a sorte de nascerem bonitos também irão concordar comigo !
    Nao gostei, mas reconheço que escreveu bem.
    Para mim esse assunto é delicado e muito pessoal . Imagine o quanto vamos ouvir aqui ...

    É isso.

    Van

    ResponderExcluir
  3. bom..algo atraivo na feiura? nao compartilho desse pensamento....
    agora nao dar passagem no transito ou nao ser educado com alguem que é feio...nada a ver né? ai o cara já nao e educado por natureza...e interesseiro...porque estaria sendo educado so com alguem que "quer pegar"...

    ResponderExcluir
  4. O texto é engraçado e captei a msg...... Aé porque, ser feio ou bonito possui suas variantes não?

    O que pode ser lindo pra mim, pode ser razoável pra vc!

    É claro que não cito aqui exemplos latentes e expressivos de feiúra, como a Dilma, a Marina, o Tirica dentro milhões que tem no Brasil....

    Aliás, já notaram como o Brasil tá decaindo de estética?

    ResponderExcluir
  5. Deixem a hipocrisia de lado:

    Homem só da passagem pra mulheres com estética favorável vai? Mulher feia não tem vez!

    Educação é confundida constantemente com beleza e gestos sem olhar a quem.

    ResponderExcluir
  6. André , realmente você criou polêmica mais uma vez.Texto bom , muito criativo mas muito relativo.
    A beleza está nos olhos do apreciador,e o belo varia conforme a sociedade e a cultura de cada época.
    Você pode ver ícones da beleza bem opostos e diversos.Vê-se a beleza com diversos olhos, basta ir a uma galeria ou museu e observar com novos olhos o bonito e o feio nas obras.
    Valorizar somente a beleza e esquecer do resto é criar padrões doentios que escravizam aqueles que partilham de tal filosofia. Nunca as academias estiveram tão lotadas. Os reality’s shows apresentam histórias de pessoas que querem mudar a aparência. A busca por uma imagem “perfeita” transforma o homem em juiz do próprio homem, onde as relações são tidas como boas ou não apenas pela beleza (ou falta dela) que o outro possa apresentar.
    O bizarro e o feio podem ser fascinantes.
    O feio e o bonito não existe.
    Grotesco mesmo é o que pode estar por tras das aparências.

    ResponderExcluir
  7. \Vannnnnnn p Cecíliaaaaaaaa30 de agosto de 2010 às 18:30

    Isso aí Cecília, tô com vc.!
    Abraços
    Van

    ResponderExcluir
  8. A Cecília disse tudo com extrema sabedoria e sutileza...

    André? as profissões ficaram ótimas, hahahahahaha..... Inclusive vc mesmo brincou com sua profissão né? hahahaha

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Achei linda a foto!!!
    tá vendo,a beleza está nos olhos de quem vê!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo!

    Alguém aqui reconhece os defeitos como reconhece as qualidades?

    O ser humano se abastece de auto estima.... Seu ego precisa sempre estar inflado, senão, nada flui e o dia passa devagar.

    ResponderExcluir
  11. Felipe?

    Existem exemplos de feios que nos cativam pq nos cativam pelo charme....

    Benicio Del Toro é um deles!

    Marta

    ResponderExcluir
  12. Quem disse que Benicio Del Toro é feio??????
    ele é lindo...
    Olhar penetrante, sorriso inebriante,enfim... um colírio super eficiente para olho nenhum botar defeito.

    ResponderExcluir
  13. Crônica bem separatista para expressar alguma opinião.....

    Só sei que o Benício del toro não é tão bonito assim vai querida amiga Cecília?

    Tem melhores no mercado, ele é charmozérrimo, o q compensa a estética, rs....

    Há quem diga que Fábio Jr é bonito.... Gosto é gosto não é mesmo?

    Mesmo assim, compartilho em alguns pts do texto.... Na falta de um meio termo, precisamos reavaliar nossos conceitos.

    ResponderExcluir
  14. Pois é Corina, pra você constatar por estes comentários , que a beleza é relativíssima.O que eu vejo ,não é visto pelos seus olhos.E isto é maravilhoso.Reforça sem dúvida nenhuma aquele velho ditado: O que seria do vermelho se todos gostassem do amarelo?

    ResponderExcluir
  15. Meninas, tem muito " feio" e bonito para os meus olhos que eu casava muito ...rs

    Benicio Del Toro , Patrick Dempsey ( aquele ator que na adolescência fez o Filme Namorada de Aluguel - lembram ? ) ele era muito , mas muito feinho e magricelinho quem diria que iria se transformar nesse charme todo que é hoje ??!! hehe.....Quanto aos homens bonitos eu nem comento..rs... tem muito lindo circulando por aí... sorte deles....!!! rss...
    Mas confesso, nao gosto muito de beleza perfeita , gosto de um charme escondindo, talvez só eu perceba...sei lá....enfim... entre um charmoso e um bonitao - fico com o charmoso ! rs...Exemplo: Entre um Brad Pitt da vida e um George Clooney , fico com o 2º ...rs...

    Vannnnnnnn

    ResponderExcluir
  16. Como a maioria já disse beleza é relativa...eu posso achar alguém lindo e maravilhoso e vcs podem achar a mesma pessoa horrível....

    Na verdade o que realmente importa é a beleza interior..uma hora na vida a beleza externa acaba..o que fica é o carater e a integridade de cada um.....independentemente se a pessoa é bonita ou não...

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Sim! Os feios sofrem preconceito sim!
    Sim! Existem prioridades para pessoas lindas e maravilhosas!
    Sim! acho tudo isso uma babaquice sem precedentes!

    ResponderExcluir
  18. Hahaha..muuuito boa...Hj em dia ser só feio(a) não basta, mas ser feio(a) e com dinheiro...humm...tem muita gente q gosta, pq será? Assim, se vc nasceu feio e pobre, é melhor trabalhar mesmo no telemarketing, agora, feio e rico, sempre terá uma chance a mais na vida amorosa, no trabalho, no clube, na primeira classe do avião..pois, ele(a) não é tão feio assim, tem um humor ótimo, inteligente...tem q sobressair de alguma forma para enganar essa tal de feiura!!!

    ResponderExcluir
  19. Os comentaristas estão a cada crônica bem mais criativos..... Boa Karina, hahahha, primeira classe foi boa, já vi muitos por lá. hahahahah

    Mulher radialista engana bem..... vc vai pelo que ouve e quebra a fuça pelo que vê!

    ResponderExcluir
  20. Olá André, a pouco tempo estava refletindo sobre a feiúra lembrando do corcunda de notredame... os feiosos sempre se ferram no fianl, independente de serem bons ou maus, ao mesno que façam como Bety , a feia, que milagrosamente fique redimida da chaga da feiura e fique bonita
    abraços
    renata

    ResponderExcluir
  21. ... Se mulher tem que ser bonita pra ser tratada com educação, homem tem que ter grana pra que tenha a admiração delas tb rsrsrsrs ... É brincadeiraaaaaa ...
    Olha só, bom seria se não existissem feios, mas o bom da vida é a diversidade... e não concordo que os feios não saõ tratados com educação, afinal como você enfatizou, ninguém aplaude a feiura, mas o conteúdo que a maioria deles tem ...ahhhhhhh isso é o que vale e o que os fazem bem mais interessantes que os chamados ''bonitos''
    Muito bom o texto, mas eu discordo com um monte de coisa... rsrsrsrsrsrs mas :(:(:( prefiro um feio INTELIGENTE, que um bonitão rico rsrsrsrs lembrando que o feio tem a obrigação... nascer rico ou inteligente ...pq feio e pobre é castigo demaissssssss rsrsrsrsrsrsrsrs

    FELICIDADES CARO ANDRÉ LUÍZ ...

    ResponderExcluir
  22. Fala André!!

    Tem um ditado chinês que diz assim: É mais fácil convencer os outro do que a si mesmo....

    É isso aí.... Li e reli, mas acho que não veio nada dessa vez....

    KKK

    Abs!

    ResponderExcluir
  23. É Rodrigo,

    Tb fico sem inspiração, ás vezes.....

    Espero um dia ser bonito na vida de alguém.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom o texto..... bem divergente tb....

    Tem muito patinho feio charmoso no mercado....

    risos

    ResponderExcluir
  25. Hahaha, eu concordo com a Cecília, q diz a beleza é algo mto relativo...
    Tem mtos faztores q influenciam nisso! A química de pele, por exemplo! Por mais q seja feinho, se o "o bicho pegar", o cara vira o prícipe encantado antes q a bruxa tenha tempo de dizer "abracadabra"... Rs...

    ResponderExcluir