Crônicas

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A popularidade do voto obrigatório


Está aberta a temporada de caça ao seu voto! Os cruzamentos infestados de cartazes com propaganda eleitoral, panfletos no chão (sujando porcamente a nossa cidade) e canais de televisão substituindo sua programação pelos debates entre os candidatos... Entretanto, o pior ainda está por vir: a Propaganda Eleitoral Gratuita.

Termo que me intriga um pouco em sua compreensão porque de gratuita a propaganda eleitoral não tem absolutamente nada! Não seria melhor se fosse Propaganda Eleitoral Obrigatória? Sim, porque essa epidemia infesta a nossa casa, salvo quem tem televisão por assinatura.

Deus abençoe a TV a Cabo!

Ela surge no período das eleições com a intenção de propagar o roteiro meticuloso dos candidatos, bem como seu poder diabólico em persuadir a massa a votar nesse ou naquele pretendente.

A Propaganda Eleitoral é um prato farto para os pretendentes a ocupar um tranqüilo e rentável cargo no poder. Através de discursos bem elaborados por assessores e marqueteiros especializados na arte de seduzir e entorpecer, nem que para isso seja necessário ocultar as falhas do candidato ou denegrir a imagem da oposição.

Diferentemente da Propaganda Eleitoral (que dizem ser gratuita), votar é um direito, e não deveria ser considerado um dever, algo que contradiz a própria constituição onde atesta que o Brasil é um país democrático.

Aonde?

Que país democrático hein? Obrigando jovens a perder um domingo inteiro para o TSE? Sem remuneração, sem descanso e sem benefício algum, passivo de multa caso haja ausência na convocação. Isso sim é gratuito!

Imaginar que o voto obrigatório vai gerar indivíduos politicamente desenvolvidos é ilusão, hipocrisia!

Se não houvesse tal obrigatoriedade, o cidadão eloqüente e com o mínimo de inteligência, não sairia da sua casa pra pegar fila, trânsito e perder o domingo com essa babaquice. A única arma que temos contra esse sistema ditatorial e opressor é o voto nulo, assim sendo, expressaríamos nossa indignação contra essa palhaçada descarada!

O componente essencial dessa trama toda se chama Urna Eleitoral, entretanto, sua popularidade não é tão glamorosa. Dos 191 países existentes no mundo, apenas o Brasil e o Paraguai possuem Urna Eleitoral. Por que será que ela é tão desprezível hein?

Já reparou que toda vez que tem eleição acontece algo de errado com a dita cuja? Fraudes na contagem, atraso na votação, votos escamoteados, vendidos e barganhados, isso sem contar num dado curioso: o povo nunca tem acesso com precisão aos números da eleição. Tão misteriosa quanto à idade da Glória Maria!
Saber com precisão os números da eleição é como encontrar um floco de neve no inferno!

Puro moralismo cínico!

Nessa invasão de privacidade marqueteira e pretensiosa da Sra Propaganda Eleitoral, sinto que navegamos em um oceano repugnante de xingamentos, ofensas e uma lavagem de roupa suja aberta ao público. Um show de horrores pior que a Oprah Winfrey e seus patéticos entrevistados.

Sinto que os candidatos se oferecem como mercadoria e nós, os cidadãos, viramos consumidores. O problema é aceitar os sintomas da democracia, a minoria pensante desse país nunca escolhe o “cardápio”, por conseguinte, sofremos com a longa indigestão de quatro anos ou mais, causada pela classe estúpida, burra e ignorante do nosso país!

Imaginar que o voto obrigatório vai gerar indivíduos politicamente desenvolvidos é ilusão, hipocrisia!

Moral da história: Como não aceito a opressão do sistema em votar obrigatoriamente e ainda ter que votar no candidato “menos pior”, eu voto nulo!

32 comentários:

  1. Eu que o diga o que é trabalho gratuito nesse lixo de eleição...estou na quinta eleição seguida...não dá né ?!?

    Horário político "pior que tá não fica".....hahahahaha....VIVA A SKY...SKY EU TE AMO...hahahahahaha...

    Bom, sobre o voto ser obrigatório, a Dilma vai ganhar no primeiro turno, preciso dizer mais alguma coisa ??? Não né ?!?

    Viva o tiririca, a mulher pera, o KLB e outras maravilhas que são candidatos.....

    Bjos...

    ResponderExcluir
  2. eu n sairia de casa p votar nuncaa se n fosse orbigatorio

    ResponderExcluir
  3. Isso é bem antagônico mesmo, como muita coisa aqui....

    Se 70% dos Brasileiros não gostam de política ou não entendem nada de política... Por que essa obrigação de votar? Isso não faz parte da ditadura?

    Porque será que nos EUA ninguém é obrigado a votar? E não vemos falar em corruptos como no Brasil?

    Abs

    Cássio

    ResponderExcluir
  4. Ser obrigado a ser mezário, outra coisa estúpida e imbecil dessa porcaria de constituição!

    ResponderExcluir
  5. Não concordo com muita coisa em se tratando de período eleitoral , políticos, corrupção e afins ....

    Mas sou totalmente contra o voto nulo - Eu jamais votaria nulo - só faria isso se realmente nao visse coerencia em nenhum dos candidatos !

    É isso.

    Van

    ResponderExcluir
  6. Se fosse pra derrubar a Dilma, não votaria nulo!

    Mas se fosse como uma medida ostensiva e coletiva para acabar com essa palhaçada de voto obrigatório, sim, eu votaria nulo!

    Mas, vivemos num país onde o povo merece seus eleitos.... impossível convencer a massa a votar nulo!

    bjs gato!

    ResponderExcluir
  7. Desculpe Van,

    Mas onde vc vê coerência na política do nosso país?

    isso não existe desde o Jânio!

    ResponderExcluir
  8. André! Grande mexida no vespeiro!!

    Olha, tenho uma resposta para tudo isso

    "Culpa sua, minha e nossa!"

    Vivemos antenados no primeiro mundo, consumimos moda e o good living desse primeiro mundo, certo?

    Quantas vezes olhamos as coisas e dizemos, Ah, isto é o Brazil mesmo.... (Com "Z" de propósito)

    Vivemos como estrangeiros aqui, admirando tudo que vem de fora e esquecendo nosso DNA, também, com os exemplos que temos aqui (Pegue o futebol e música, só tem gente boa, certo? Errado!). Aqui só se fala de patriotismo quando há uma merda de jogo de futebol do Brasil, no mais a gente só xinga nosso país.

    Tá na hora de empunhar a bandeira e lutar pelo fim da lei de Gerson, pelo fim dos privilégios públicos, onde 3 milhões de pessoas consomem quase 40% do PIB para fazer pouco por quem é empreendedor, quem trabalha.

    Classe média??? Cade a organização??? Prefere trabalhar para comprar uma TUCSON zero Km em 60 prestações para mostrar aos outros que está bem de vida. Depois reclama que está pagando muito imposto... Deixou acontecer...

    Temos que largar essa conversa fiada e realmente encarar de frente o problema, cobrar dos governantes as ações que prometem.

    Isso não é trabalho para agora, o mal já foi feito. Os idiotas que estão disputando a eleição são a cara do povo "idiota" e da inanição das pessoas um pouco mais intelectualizadas.

    Quantas vezes ouvimos, "ah, não gosto de política", se não se interessamos, o país vai para o caminho da mediocridade intelectual, musical, política e econômica.

    ResponderExcluir
  9. Renato ?

    Concordo com você....

    Van ?

    Também não vejo coerência na política...

    Rodrigo ?

    Adorei qdo vc falou das pessoas que compram um tucson em 60 vezes....

    Bjos...

    ResponderExcluir
  10. HAHAHAHA Marieta, obrigado!!!

    Ontem a noite estava conversando com um profissional da Globo e falei para ele sobre o papel da imprensa, na conscientização da população.... O problema é que eles só vendem para quem usa o jornal para leitura e não para quem limpa a bunda com ele, que é a vasta maioria.

    Então falei sobre uma ação nacional, que todas as editoras poderiam fazer, panfletando no país inteiro, com uma visão sem política (esquecer esquerda e direita), conscientizando as pessoas da importancia em votar em alguém que seja Decente....

    Pelo que entendi, na visão da alta cúpula que me passaram, só querem ganhar $$$......

    Depois como vão vender revistas se não tiver mais corrupção, mensalão, dólar na cueca, carga tributária elevada, juros escorchantes.... Essa vibe toda que a gente está acostumado a ler....


    Renato!! Não sei qual sua idade, mas alguns amigos meus que já passaram dos 50 anos dizem que nunca se fez tão pouco desde que o governo civil assumiu o poder....

    Bjos....

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Rodrigo , é exatamente isto.
    Concordo com tudo que foi dito por você mas
    em todas as eleições, o primeiro pensamento que me vem é votar nulo, pela qualidade dos nossos representantes. Mas tenho resistido. Acho covardia. Votar nulo é perder a esperança.
    Como ela sempre morre por último...
    temos que tentar achar um critério adequado para escolhermos um bom candidato, que não nos mate de desgosto depois, nem seja mais salafrário do que a gente imaginava.
    Como isto precisa de gente que tenha discernimento,esclarecimento, a real soluçao é a educação de todos para que a escolha seja feita com nossos melhores critérios, e para isto precisamos de muita consciência política.
    Que todo mundo tenha direito de votar sim,mas que tenha o direito de escolher não escolher, se for o caso.Mas lembre-se sempre que é com o voto que se consegue mudar alguma coisa.

    ResponderExcluir
  12. Noooooooossa, qto ódio nesses coraçõezinhos! rs... Eu acho q já desisti de me estressar com certas coisas...
    Mas q às vezes tenho vontade de sumir qdo vejo algumas coisas, isso tenho!

    ResponderExcluir
  13. Concordo com o Rodrigo e um pouco com a Cecília....

    Sinceramente? Ter esperanças num país fadado a corrupção e a escândalos que passam impunes por debaixo de nossas narinas?

    Tenho esperança nas células tronco e na construção de bases de lançamentos na Lua, mas no Brasil.......

    ResponderExcluir
  14. Ótima visão andré!

    Mas vou me ater aos comentários dos amigos:

    Rodrigo? Vc falou da classe média, e a classe baixa? Que faz cambiarra em poste puxando energia e tv a cabo? Que cobra pra guardar nosso carro se nem pagam imposto para isso? Que engravidam como se fossem coelhos no inverno e depois jogam as inúteis crianças em beiras de farol pedindo esmola?

    São Paulo não foi planejada pra tanta gente!!!

    Se for citar tudo aqui o André vai ficar sem espaço para suas obras.

    Mas eu concordo com vc, a classe média vive por de trás de uma máscara! Não tiram nem no carnaval!

    abs a todos!

    ResponderExcluir
  15. Adorei o texto Dé, concordo com tudo!!!!
    "Imaginar que o voto obrigatório vai gerar indivíduos politicamente desenvolvidos é ilusão, hipocrisia!"
    É concordo com isso, pura palhaçada eu diria. Deixe-os ignorantes e os faça votar. Vão votar pela dentadura ou pelo bolsa esmola. O que mais me deixa triste é pensar que nunca vamos ter alguém no poder que queira de verdade mudar tudo isso. Que queira que o brasileiros sejam instruídos, que pensem, que votem conscientes.
    Cada vez mais decepcionada com tudo isso vou fazer como você, não vou votar no "menos pior"!!! Não vou concordar com toda essa palhaçada!!
    Espero que um dia meus bisnetos ou alguma outra geração dessas possa escolher alguém que mereça o cargo de verdade!!!

    Bjokasss

    ResponderExcluir
  16. Cassio concordo com você!!! 100%... rs
    Rodrigo adoreiiiiiiiiii seus comentários... É bem isso... Não somos educados para falar sobre politica, e enquanto a educação do povo ficar nas mãos dos governantes que temos nada vai mudar. Esta bom p/ eles pq mudar? Quanto menos educação mais fácil manipular o povo!!!
    Cecília concordo com você, eu pensei muito sobre o voto nulo. Mas acho que realmente perdi a esperança, ou talvez eu espere muito mais, como milhares de pessoas votando nulo pq estão indignadas!
    Re concordo com você também, Kd meu bombom? hauahaua
    Adorei Sebastian!!! E hoje em dia nem é falta de Tv né? Fazem filho pq querem fazer mesmo, pq camisinha e falta do que fazer não é mais desculpa!!!

    Bjokasss

    ResponderExcluir
  17. Época de eleição é isso mesmo... panfletos pelo chão, carros com musiquinhas de candidatos pelas ruas, muita conversa fiada e pouco trabalho sério.

    Não vejo o porquê do voto nulo ser (ainda) um tabu para muitos.
    Se não temos opções válidas, faça o que é certo pra você.
    Postei há uns tempos atrás, as seguintes perguntas: votar nulo é desperdiçar voto? E votar em qualquer porcaria não é a mesma coisa? É de se pensar...

    As pessoas, definitivamente, não sabem votar.
    Votam por motivos errados, não buscam saber a verdadeira proposto do partido e vão pela imagem e não pelo conteúdo. E sabendo disso, os partidos usam e abusam da ignorância cultural do brasileiro, deitam e rolam e montam esse circo que estamos vendo (ou não) no horário eleitoral.

    E realmente, essa história de ser obrigado a trabalhar como mesário, ninguém merece.
    E o voto obrigatório é um porre... mas, será que iria fazer muuuuuita diferença (na questão política), o voto não ser obrigatório?
    Para um país que gosta de ser uma cópia barata dos americanos, seria bom se as atitudes e o intelecto fossem “copiados” também.

    Sou a favor do voto nulo, como uma forma de protesto contra essas porcarias que estão se candidatando.
    A questão é saber que quem tem o poder, somos nós.
    Fazer valer esse direito e exigir pessoas com boa índole nos representando.
    O Brasil deve se mostrar lá fora, como um país de presença marcante e não de bunda, futebol, samba, caipirinha, etc...
    Como já comentaram... ser patriota só na época de Copa do Mundo, não vale.

    Agora... numa eleição, que tem como hit do momento: “pior do que está não fica”, sem comentários...

    Brasil, um país de tolos!

    ResponderExcluir
  18. Pode passar mais 500 anos... Aqui vai continuar a mesma podridão e o mesmo chiqueiros, com os porcos mudando a cada 4 anos....

    Viva a latrina tupiniquim!

    ResponderExcluir
  19. Uma pena somente 10% da população pensar da forma que todos desse blog pensam não é mesmo?

    Uma grande perda....

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Dia após dia, ouvia a sua vó lhe falar,
    O mundo é fabuloso, o ser humano é que não é legal.

    No rádio era um funk, o trem tava lotado,
    Pensou no seu salário, ficou desanimado
    Se eu fosse um político, minha vida não seria assim,

    Não,não, não, não

    Manuel
    Foi pro céu
    Manuel
    Foi pro céu

    ResponderExcluir
  21. Gente sou Partido Verde, mas votarei no Serra para com isso tirar a Dilma ! Nao votem nulo , vote no segundo lugar !!!!!!!

    DILMA NAO!!!

    ResponderExcluir
  22. Boa... faz sentido !
    Voto no Serra entao...
    Se é pra tirar DILMA faço qualquer coisa... agora anular nao , isso não!

    abraços a todos !
    Van ( Partido Verde - Senador 430 - hehe ) rsss olha eu fazendo campanha eleitoral....
    hahahaahahahhahaahaaha

    ResponderExcluir
  23. Tb concordo, pra derrubar essa paraibana da Dilma, não votem nulo!

    Partido Verde já!!!!

    ResponderExcluir
  24. ...ahhhhhhhhh que seria dos ''Psicólogos'' desempregados se não fosse as políticas Públicas tão enaltecida pelo governo LULA hein?? Ahhhhhhhh que seria tb se não fosse o SUAS (alguém aqui conhece o SUAS?) massssss 80% de aprovação não é pra qualquer um kkkkkkk

    ADEUS PSDB ... XÔ XÔ XÔ Afinal, qual é seu plano de Governo mesmo ?? rsrsrsrs Educação é?? rsrsrsrs Ahhhhhhh foi bom Ministro da Saúde ? Até que foi espertinho, lembro bem, mas é tão fácil desenvolver algo que veio pronto...quero ver projetar rsrsrsr ...
    obs: rsrsrsrs coloca o que o cara tem de bom aqui, só não sei se vai terrsrsrsrs... e não ficar falando bestera!!

    ResponderExcluir
  25. Uauuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!! Quanta revolta..rsrs...mas posso dizer q tbm não concordo com muita coisa dessa politicagem, por isso assisto cada vez menos televisão e depois de saber que Tiririca também se elegeu..afeeeee..q mundo é esse? Ou melhor, que Brasil é esse??? E eu não duvido, se Marcelinho Carioca se lelegeu, Tiririca, O cantorzinho do grupo Klb...está tudo perdido mesmo...e ser obrigado a voltar em alguém "menos" pior, isso Revoltaaaaaaaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  26. SOU PV mas voto Serra pra tirar Dilma.....28 de agosto de 2010 às 16:37

    Olha anonima, nao sou petista, mas reconheço tudo que o PT fez de bom nesses 8 anos - para mim foi a melhor política social - teve a sorte de todo o mundo ter estado na melhor fase econômica e cresceu junto - hj é nosso País é bem visto lá fora graças a nossa política economica dentre várias outras coisas positivas´- quanto a robalheira isso há em toda nossa política - infelizmente - Gostaria muito de viver num País onde nao houvesse corrupção mas isso é impossível aqui e como eu nunca vou morar fora do meu País , terei que aceitar de alguma forma essa bandidagem !
    Sou PV total , mas como a Marina nao tem condições de ganhar , voto no Serra , para quem sabe irmos para o 2 turno e conseguir tirar a Dilma ! Numa boa.. nao gostaria de ter como Presidente do meu País uma militante ex terrorista e assaltantes de bancos , prefiriria mil vezes o Lula do que ela ! Embora ela se orgulhe desse passado tenebroso eu a repudio por tudo que fez - Lógico que nao concordo com a ditadora e talvez eu até seria uma militante também na época - mas jamais incentivaria ou participaria de crimes á políticos da época que eram inocentes - Quanto aos ditadores - políticos a favor disso nao me importo qeu tenham morrido - afinal analisem bem o que fizeram com tantos - procurem saber o qeu fizeram com aquele rapaz filho da estilista Zuzu Angel - fiquei aterrorizada com a barbárie que fizeram, com ele - Se por acaso a Dilma e os seus colaboraram para a morte desses eu a apoio ! Mas pelo que soube participou de crimes onde envolvia políticos do " bem" e isso eu sou contra !

    Por isso amiga , voto no Serra , mas meu coração é MARINA SILVA ! ESSA SIM, É MULHER DIGNA, FORTE , VERDADEIRA E AMA NOSSO PAÍS!

    É isso.

    ResponderExcluir
  27. Vannnnnnnnnnnnn p / ANONIMA PETISTA !28 de agosto de 2010 às 16:42

    Anonima foi eu a Van que escreveu acima - acho muita falta de personalidade nao colocar o nome , quando o assunto é sério ! Entao aí vai o meu ...hehe...

    E o seu ?! Qual é ??? hehe.....

    ResponderExcluir
  28. Eleições um assunto chato para ser discutido, pois quanto mais razão você acha que tem sempre aparece um infeliz para te contra dizer.
    Opiniões são bem vindas, mas com elas sempre vêm umas briguinhas, pois cada um acha um candidato melhor!!!
    Mas ainda tenho minha duvida, existe algum candidato melhor nesse circo montado, chamado ELEIÇÃO??
    E se o voto é secreto por que as pessoas defendem tanto um tal partido daqui, outro dali??Com isso já sabemos em quem você votará meu caro cidadão!!
    Enfim um assunto chato perdido num dia inteiro, e como se não bastasse ainda tem a segunda fase dos votos!!
    Vamos comprar os ingressos o CIRCO já está começando, mas quem serão os palhaços: nós por acreditar nessa MENTIRA ou os políticos que se fantasiam e apresentam seus argumentos no HPG???
    Enfim, seja quem for o circo sempre existirá!!!
    Afinal palhaços e público nunca FALTARÃO!

    ResponderExcluir
  29. bom...eu vou adotar a mesma politica de sempre...
    sempre que posso voto nulo pra protestar
    so dou meu voto se realmente achar que a pessoa merece..nao importa se um ou outro vai ganhar...
    dessa vez vou votar na marina silva...

    ResponderExcluir
  30. Porcaria por porcaria, eu fico com a Marina Silva....

    Mas convenhamos, falar aí em cima que o PT foi bem... acho que vcs passaram 8 anos em Plutão.....

    ResponderExcluir
  31. Sempre odiei essa coisa de ser obrigada a votar,se pelo menos tivessem pessoas decentes pra escolhermos.....
    Agora sou obrigada a votar no Serra pra tentar deixar a cituação menos pior!!!

    ResponderExcluir
  32. Sujeira, poluição visual, sem contar que muitos usam o nome de Deus em vão?
    Aonde iremos parar?? Meu voto COM CERTEZA será nulo, pois em quem "confiar"? No Tiririca? Na mulher pera? No Netinho?!?!? E ainda sermos OBRIGADOS a votar?!
    E como dizem: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?"

    NÃO A ELES!!!

    ResponderExcluir