Crônicas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Tá na moda se vestir de modismo?


Que tal começar um texto eloqüente com uma pergunta divergente?

E você: Veste a moda ou se cobre de modismo?

De acordo com as explicações de entendidos desse “métier”, moda e modismo são assuntos distintos, semelhantes apenas na gramática propriamente escrita ou no idiota devidamente escravo das vitrines e passarelas.

Antes de desenvolver um raciocínio ponderado sobre o assunto proposto, vou confessar algo que a voz da minha consciência sussurra ao meu ouvido: O Modismo é uma merda!

Imaginem uma imensa fábrica de Legos produzindo o que? Legos! Pois bem, imaginem milhões deles saindo de uma mesma máquina, todos enfileiradinhos como um pelotão das forças armadas anãs: O mesmo formato, o mesmo tênis, o mesmo cabelo, a mesma calça, a mesma camiseta... Enfim, o “mesmo mesmo”, tudo mesmo! Isso é o modismo!

Agora, pensem em uma imensa fábrica de Havaianas, todas sendo fabricadas com seu estilo próprio: cor diferente, design diferente, aparência diferente, tamanho diferente... Até a gostosa do comercial é uma gostosa diferente...

... Tudo diferentemente de tudo! Isso é a moda!

O conceito de moda circunda sempre na palavra “diferente”, notaram isso? Estar na moda é ser diferente. O problema é quando você e milhões pensam da mesma forma, aí virou modismo.

É como comparar uma "festa à fantasia" com uma "festa do branco". Enquanto que alguns seres vão à Ladeira Porto Geral soltar a imaginação com os inúmeros modelos de fantasia, outros vão à Hering comprar camisetas básicas.

A moda tem calafrios de falar do passado, mas convenhamos: aonde existe emoção em seguir a mesma tendência? Usar as mesmas roupas, falar a mesma linguagem e ser igual aos outros? Como é possível deixar uma identidade própria em busca de um estereótipo comum? E a personalidade, onde fica?

O modismo é puro conformismo, entretanto, é mais antigo que a Dercy Gonçalves, veja sua lendária história:

O modismo da moda a moda antiga:

Conta à lenda que o modismo surgiu dos povos do Himalaia, que usavam a mesma pele de búfalo todo santo inverno. Entretanto, na antiga Romênia, um certo príncipe da Valáquia, conde Vlad, que depois adotou o pseudônimo de Conde Drácula, já abusava do modismo e da falta de criatividade. Seu guarda roupa possuía apenas uma longa capa preta com fundo vermelho; em sua penteadeira, gigantescos potes de “gumex” e gel para moldar seus hediondos formatos de cabelo, isso sem contar no excesso de “corega” para segurar os seus dentes pontiagudos.

Personagens imortais do modismo:

- Chuck Norris (e o seu modelito “mamãe fui pra guerra”)
- Rambo (e a sua cansativa fita vermelha na testa)
- Jason (e a sua roupa rasgada de Village People)
- Highlander (e o seu estilo “Conan” de ser)
- Clodovil (?????)
- Hebe Camargo (e o seu regenerativo “sorriso colgate”)

O modismo da moda que está na moda:

Chegamos ao nosso século e com ele a necessidade de aparecer e de ser visto. O modismo hoje é representado por um governo democrata e sua alteza: Luciana Gimenez.

A rainha, por sua vez, possui uma legião infindável de súditos e aspirantes a famosos, seja participando de um reality show com nome de fazenda, seja usando minissaias na faculdade ou até mesmo usando nomes de frutas ou cantando funk com roupas tamanho PQPPC (Puta Que Pariu, Pequeno Pra...), bah!

Personagens mortais (que seja logo) do modismo contemporâneo:

- Glória Kalil (de tanto andar na moda, tropeçou no modismo)
- Vera Loyola (e os seus mirabolantes cortes de cabelo)
- Ronaldo Ésper (depois que saiu do “Super Pop” saiu também da moda e nunca mais foi o mesmo).
- Geisy Arruda (exemplo do modismo sem querer querendo; quem imaginaria que uma minissaia viraria moda de novo? Nem ela!).
- Fiuk (Nome artístico tem jeito, viu?), a mais recente sensação no mundo do modismo:
- Ué? Mas ele ainda não está na moda?
- Calma! Já já ele vem pra cá!

E assim a moda desfila, enquanto que o modismo destila. Como dizia Athayde Patreze em seu microfone de ouro: Simplesmente um luxooooo!

35 comentários:

  1. Boa...muito boa !!!
    Eu nao faço parte do modismo,tenho meu estilo próprio, pra ter uma ideia minhas roupas nao saem de moda , sempre as uso em qualquer ocasião... Tenho duas peças qeu aderi ao modismo sim, uma sandalia maravilhosa colorida gladiador e uma bota country lindaaaaaa..rs...de resto tudo normal...hehe...gosto sempre da autenticidade....tipo um colar peruano que eu tenho quecomprei há uns 10 anos numa barraca numa feirinha na Guarda do Embaú ... tenho várias peças chaves... e elas sao a minha moda, digamos qeu tenho um modismo só meu..hehe....

    Quanto a Glória Kalil ela é um luxxxxxo total, requintada, linda , maravilhosa... quando eu crescer quero ser como ela...ela nao faz parte do modismo nao... ela tem a moda dentro de si...
    rs....

    Abraços a todos.
    Van

    ResponderExcluir
  2. Vannnnnnnn mkt havaianado !!!! rs...24 de agosto de 2010 às 11:11

    Ahhhh sabia que eu tava esquecendo alguma coisa:

    De comentar sobre as havaianas ! Claro !!! rs..
    Essas sim virou modismo e de uns anos pra cá , caiu na moda de vez - todo o mundo usa - o que o mkt bem feito nao faz - quando eu era pequena e usava minha havaianazinha de uma cor só ninguém comentava - só quem usava era minha avó - a tia da padaria - o tio da carroça - rss...
    Agora Havaianas nao sao mais pra esse - digamos - TARGET - rs... o Target é outro é a Elite - Hj em dia tem havainas pra todos níveis sociais - isso que é socialismo !!! Tem pro pobre , tem pro rico ...
    A minha é uma gracinha ...
    toda colorida , cor de rosa... pra vcs. terem uma ideia como a havaianas se valorizou ... sempre dou de presente pros meus amigos - já dei 3 de presente de aniversário - isso que é autenticidade - rs.. Havaianas conseguiu atingir os atores de Hollywood - Qualquer revista que vc. abvre , tem uma modelo , ator , atriz andando calmamente na rua com sua havaiana.

    Havaianas virou moda há tempos ! Havainas é estilo e o melhor de tudo - pra todo mundo - até o Zé mané que vende pipoca pode desfilar com a mesma havaiana que o bonitao da novela da 7 circula...hehe...
    Maravilha...
    rs...

    ResponderExcluir
  3. Gosto de moda . De modismo não.
    Moda é sinonimo de informação , entretenimento.
    Roupa é outra coisa, é a que você usa para ler o jornal.Na realidade todo mundo se vira bem se usar um jeans, uma camiseta, um casaco, uma bota.Não podemos é ser dominados pelo modismo, que aliena e é perigoso.
    Modismo é quando as pessoas não apenas se vestem como todo mundo: agem como todo mundo. Esquizofrenia generalizada. Alguém decreta que boca tem que ser carnuda, e lá vai o mulherio fazer preenchimento e ficar igual à Margarida, do Pato Donald. Modismo é quando se elege uma idade limite pra transar pela primeira vez (ai de quem ultrapassar os 16), um tipo de best-seller que é obrigatório ler (é a hora dos afegãos, indianos e turcos), é quando dá-se mais status para casamentos rápidos (quem completa bodas de prata se sente o tataravô do matusalém), ordena-se que os móveis da casa sejam dispostos em posição recomendada (jamais sofás de costas para a porta!), em que dedo deve-se usar os anéis (em qualquer um, menos o anelar), a raça mais up to date de cachorros (o golden retriever está bem cotado; entre as cachorras, Bebel sem discussão), os lugares imperativos para passar férias (se você ainda não foi a Itacaré, nem me cumprimente), e ai de quem não praticar ioga ou pilates, de preferência os dois.
    Por paraíso o lugar onde todos têm um celular bem fininho e com MP3, é claro.
    Morro de medo de que as coisas que eu mais amo virem modismo: ir pra praia no inverno, ficar em casa no final de semana, andar com tênis fuleiro, não morrer por não ter um iPod e fazer o que bem entendo na hora que eu bem quero - inclusive nada, já pensou se a moda pega? Ah, mas ia esquecendo de uma extravagância (todo mundo precisa ter ao menos uma para ser massacrada): tomo champanhe com churrasco.
    Moda é bárbaro. Modismos, só os seus.

    ResponderExcluir
  4. Vannnnnnnnn p / Cecíliaaaaa ..........24 de agosto de 2010 às 11:59

    Boa Cecília... gostei do seu comentário...
    Só esqueceu de citar .. que o modismo agora é
    ter IPHONE quem nao tem - nao tá na moda !!!

    HAHAHAHAHHAHAAAAAAAAAAAA
    Eu nao tenho !!!...hahahaaaaaaaaaaaaaa

    Nao sou refém da alta tecnologia....rs...mas confesso que há quem precise sim, mas convenhamos precisam porque aderiram há tempos viver pro trabalho e nao trabalhar pra viver, não é verdade !!! rsss

    Abração
    Van

    ResponderExcluir
  5. Ótimos comentários garotas!

    Viver para o dinheiro ou trabalhar pelo dinheiro?

    Usar o que sai da última estação ou ir na contra mão do modismo e tirar aquele agasalho dupla face do armário ainda com cheiro de naftalina?

    O que trafega na passarela é referência, não é escravidão!

    A moda precisa existir para o modismo coexistir dentro desse ecossistema social intitulado "dia a dia", ou "ver e ser visto".

    ResponderExcluir
  6. Posso me encaixar que sou refém da tecnologia, mas por conta da profissão. Tb não qur dizer que saia uma CDJ nova que faça um looping extraquickzoopuhtererê, que eu precisarei ter né?
    Aí é o caso de ser SENSATO e não MODISTA.

    Quer saber? E viva o PÃO COM MORTADELA!!!

    KKKK!!

    ResponderExcluir
  7. Moda é vc ser quem vc é sem tentar ser o que nunca foi!

    Moda é efêmera, fulgaz, intermitente e esquisita!

    Moda é por o que vier na cabeça sem pensar no que os outros vão dizer, respeitando apenas o cenário e suas características.

    Moda é não seguir a moda, mas plagiar seus conceitos não faz mal a ninguém não é mesmo?

    Seja autêntica, a originalidade aplaude de pé!

    bjs a todos

    Sempre bom passar por aqui!

    ResponderExcluir
  8. Moda é entrar todos os dias no blog do andré e ver a família que criamos aqui.... sempre com comentários inteligentes e cultos....

    Aqui é uma moda que jamais cairá no modismo, concordam gente?

    Sei lá

    ResponderExcluir
  9. Bom primeiro comentário é que eu amo havaianas e isso é modismo...já que todo mundo usa...hahahahha...

    Eu procuro não cair no modismo....tenho uma bota do modismo, mas não é igual a da Van e aquelas montaria...hahahahaha....

    Adorei seu comentário Sei lá...Entrar no blog é moda, mas não vai cair no modismo...

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Bom, eu tb não curto mto a coisa de todo mundo igualzinho, não... Tipo "tem se ser assim pra ficar bonito".
    O q mais acho engraçado é q as pessoas usam as coisas não pq elas gostaram, acharam bonito nelas, ou se sentiram atraídas, mas sim pq a atriz da novela das oito usa...
    Dou risada sozinha qdo vejo por aí tantas unhas coloridas em mulheres "sérias", o q até alguns anos atrás, era o cúmulo do brega! Cansei de ouvir isso qdo pintava minhas unhas de verde ou rosa-choque (ah, mas é pq não era o "rosa-chiclete"!), cores q hj vivem nas mãos das amigas q me criticavam... Agora é chique!!! Vai entender, rs...
    Eu prefiro fazer do meu jeito, tipo ter uma montblanc dentro de uma bolsa de R$ 5,00 da "Twenty Five Street", só pq eu gostei das duas coisas e pronto. Sem me preocupar com preços, marcas ou com quem usa ou deixa de usar...
    Pra mim, isso é moda!

    ResponderExcluir
  11. Aíiiiiiiiiiiiiii Talasi!!!! Muito bem!!!! É isso mesmo.Usar o que gosta, não dar bola pra torcida,usar uma roupa da C&A com a mesma classe que se usa Daslu... ( credo!!!!)Moda é ser gente.Se preocupar com as coisas que realmente importam e que fazem a diferença.Agora... só não vale eu, pintar o cabelo de verde, né??Mas... sabe que eu gosto??

    ResponderExcluir
  12. Sinto os comentários rebeldes em relação à marcas, mas lembre-se que estamos falando de moda... E moda, pode ser brega e cafona sendo da Renner ou da Diesel, rs.

    Ou tenho um guarda roupa eclético mas não uso valores como diferencial, eu compro o que cai bem em mim, sendo caro ou barato.

    Lembre-se que marcas não ostentam somente frescos, as marcas possuem décadas às vezes de trabalho, dedicação, design e investimento...

    Prefiro ter outro ângulo de visão sobre moda, a começar por esse bando de artista falido que se julga no direito de se candidatar a algo, isso sim é patético e modismo!

    Djs, conforme falado acima, pelo amor de deus, qq aspirante a BBB quer ser dj... ou pior, jogador de futebol ou "dançarinos" que comem a Madonna....

    Isso sim é vexaminoso!

    ResponderExcluir
  13. Realmente a moda é tudo para uns e relativamente nada para outros...O perigo é esse nada...pessoas estranhas, roupas estranhas, corpinhos estranhos, mas quem disse que só porque algumas pessoas tem "porchete" elas não podem usar mini blusas ou mini saia? Isso é o mal da moda, pessoas sem noção com roupas sem noção, só para dizerem que estão na moda...Que poluição visual para os meus olhos...rsrsrs..

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Bom, esse assunto de moda e modismo... realmente me irrita. rs

    A moda vem e vai, no quesito estilo. Cabe a você saber usar e adaptar isso ao seu dia a dia com um toque de personalidade. Esse é o ponto ideal da moda.
    De resto, é a falta de personalidade que dita às regras do jogo.
    É uma multidão de zumbis... guiados por uma tela de tv ou uma estação de rádio.

    Nem o ROCK escapou do modismo (isso é um fato).
    Você vê um monte de crianças, cantando sertanejo com distorção, usando roupinhas by Tiririca e dizem que isso é atitude? Fala sério...

    Aquela identidade que se via nas roupas, há uns 10 anos atrás (ou nem isso)... não existe mais.
    Hoje, qualquer um usa um cinto de rebite e se diz roqueiro.
    Quantos cortes moicanos você já viu na rua só essa semana? E aposto que nenhum desses eram de punks!
    Você não sabe dizer se A é A mesmo... ou se é B.
    Identidade? Perdeu-se... em algum lugar no caminho.

    Bom, também não posso exigir muito de um povo que não sabe votar, quanto menos ter estilo próprio!

    Acho que já desabafei mais do que devia... rs

    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. O modismo entrou em todos os cantos da sociedade... No rock, no estilo de rua, no facebook, no twitter.... Na esfera musical,na televisão, no rádio...

    O q vira moda, baiano tá usando, impressionante!

    ResponderExcluir
  17. A moda é uma criança mimada, que nunca sabe o que quer, o que está bom, e que tem sempre alguém pra fazer a sua vontade!

    Beijãozão querido

    ResponderExcluir
  18. Bom,

    O André frisou impecavelmente bem: Plasma já virou moda graças as Casas Bahia.....

    Carro tb virou moda, financiado em até 80 vezes.... Engraçado é entupir as ruas de carros e não ter estrutura na cidade....

    Já já Iphone tb vai entrar pra bacia graças às prestações ostensivas que fazem...

    Mediante à isso e muito mais eu me eprgunto:

    Onde conseguimos ser exclusivos? Isso não existe mais!

    Esquece!

    ResponderExcluir
  19. hahahahaha adorei o comentário sobre a "porchete"....hahahhaa..

    Realmente tem cada coisa por ai....

    E é verdade todo lugar tem coisa brega seja na 25 de março ou seja na Daslu, mas vou falar a verdade eu odeio a 25...não gosto de lugares aglomerados de gente...odeio shopping perto de datas comemorativas também....

    Bjos

    ResponderExcluir
  20. Bom, no nordeste o fome zero já saiu de moda e virou modismo....

    O que será que essa vaca terrorista vai fazer agora?

    Deus do céu! Patos bombas nessa biscate desgraçada!

    ResponderExcluir
  21. Dé sei que você não esta nada feliz comigo.. rs... Mas esta mesmo difícil, você me entende né?
    Adoreiiiiiii, e como sempre eu prefiro a originalidade. Acho péssimo pessoas que se vestem iguais, principalmente aquelas que nem gostam da roupa que estão vestindo.
    No Brasil quanto maior a bunda nua maior sucesso você fará. Mas também num País em que Tiririca é canditado a Deputado Federal nem temos que esperar outra coisa.

    Bjokasss

    ResponderExcluir
  22. Cecilia adoreiiiii p/ variar... rs.. Que pessoa chique... Champagne com churrasco, quero experimentar!! Ah e sou a favor do cabelo verde, se você gostar de como ficar é claro... rs
    Sei la amei seu comentário, apesar de um pouco distante pelas loucuras da vida me sinto um pouco parte daqui também. Já estava com saudade de ler tudo isso. Faz muita falta.
    Talasi concordo com você, acho louco usar esmalte azul, verde, e não posso dizer que não tentei, mas tirei no mesmo dia. Não uso o que não combina comigo ou o que não gosto. Melhor é esfregar na cara de quem criticava né? rs... Ah adoroooooo a "Twenty Five Street"...
    Renato hoje em dia tudo vira modismo mesmo. Mas não acho errado as pessoas terem direito a ter uma tv de plasma por exemplo. O que acho errado é comprar a Tv de plasma por status. Que é o que acontece com o modismo. Assim como engravidar de jogador de futebol, fazendo isso você tem status, ou morre!!!

    Bjokass a todos!!!

    ResponderExcluir
  23. Fabi?

    Q saudades de vc!

    Vc nos abandonou?

    ResponderExcluir
  24. Ah adoreiiiiiiiiiiii Re... Saudade de vc tb... De todos por aqui... Não abandonei não, estou enlouquecida pq preciso terminar um curso muito rápido. Ai já viu... Mas vou tentar entrar sempre que puder ok?

    Bjokasss

    ResponderExcluir
  25. Hm hm, hahahahahhah

    Lembra do bombom ainda? hahahahahah

    Mas vc some aí já viu, rs

    ResponderExcluir
  26. Claro que lembro... hauahauaau... Se eu não sumir mais vou ganhar o bombom? Poxa um sonho de valsa... hauahau

    ResponderExcluir
  27. Eu não sigo absolutamente nada, mas uso roupas de marcas pq me caem bem e me deixam bem.....

    Gosto de me sentir bem! A auto estima agradece!

    bjs

    ResponderExcluir
  28. Vannnnnnnnn ( DILMA !!!! QUE TRISTE !!! )25 de agosto de 2010 às 10:56

    Gente e o pior é qeu tenho uma leve impressao que essa mulher vai ganhar as eleiçoes - INFELIZMENTE !!! Estou extremamente chateada com isso ! Imaginem nossa Presidente essa mulher de um passado terrível ! Que horror - laméntável - triste - muito triste!!!!!!!!!
    Sinceramente prefiriria que o Lula continuasse do que ter no comando do meu País um mulher dissimulada como Dilma ! QUE HORROR !

    SOU PV - quem sabe um dia chegamos lá !

    É ISSO!

    Van

    ResponderExcluir
  29. Sabe Van, chegamos ao fundo do poço. Com certeza vencerá mais uma vez a ignorância, a subserviência, o mau caratismo, e a grande cara de pau dos nossos governantes.É uma grande pena ver o nosso Brasil nas mãos de pessoas tão incompetentes e safadas.Acho também O PV um partido coerente, com uma visão mais generosa, mas infelizmente quem consegue perceber , acompanhando o que acontece à nossa volta, são pouquíssimas pessoas.Eu sempre gostei dos políticos do PSDB .ERA um partido de gente menos pior.Mas agora ... ver Serra e Alckimim elogiando o Quércia... pra mim foi DEMAIS.O Tiririca disse : Vote em Tiririca porque pior não fica. Fica sim Tiririca.Já ficou.

    ResponderExcluir
  30. Vannnnnnnn p / Ceciliaaaaaaaaa25 de agosto de 2010 às 12:16

    Minha nossa !!! Tiririca nao !!! Isso é uma piada !!! Nao tem critério para se candidatar nessa País !! Amo o Brasil, nao troco por nenhum outro - mas aqui é uma bagunça geral em todos os sentidos - todo mundo faz o que quer !
    Tiririca ??!!! É brincadera...e de mal gosto!!!

    Bom... a cronica é outra né !!! Vamos falar de coisa boa... esse assunto .. sinceramente me entristece !

    Abraços
    VAN

    ResponderExcluir
  31. Além dos textos muito bem elaborados, ressalto a importância das imagens.....

    Essa ficou demais!

    Abs

    Cássio

    ResponderExcluir
  32. Na verdade não gosto nem de moda nem de modismo,gosto mesmo é de me sentir bem com as coisas q tenho e uso!
    Compro coisas q me agradam,me fazem sentir bem comigo mesma e q meu dimdim pode financiar!!!hahaha

    ResponderExcluir
  33. Nossa muito bom!!!
    Na minha opinião, cada um tem que se vestir do jeito que gosta, mesmo muitos outros chamando isso de BREGA, melhor ser brega e ser feliz do que ser um BANDO andando junto e receber o nome de emos, góticos, patricinhas, entre outros milhares de termos que surgem a cada dia!!!
    O problema é que a população brasileira se preocupa MUITO com a OPINIÃO alheia, deixando de se vestir do jeito que gosta para se vestir igual um artista na TV!!!
    Aí surge uma legião vestida igual que recebe o nome de MODISMO!!!

    ResponderExcluir
  34. bom..
    eu jamais sigo moda..simplesmente desconsidero...
    visto o basico...que me faz me sentir bem e já era...nunca fui de me importar mauito com o que as pessoas acham...em geral me importo nada...rs!

    ResponderExcluir