Crônicas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A complexidade do básico


Tempos de convivência, às vezes sem qualquer conivência. São afinidades, diferenças, desafios, e apesar desse equilíbrio desequilibrado, projetos de vida em comum...

Quando uma relação (convencional ou não) atravessa o tempo e se mantém intacta, tem pelo menos um saldo: O amor.

O amor antes do amor:

Algo composto por pequenas partículas. Íntimos detalhes como as qualidades (aparentemente) sem tanta importância de um sorriso acanhado, um abraço tímido ou um olhar gentil... O encontro de duas solidões que se completam e se fundem inexplicavelmente.

Vertiginosamente. Uma vida mais aromatizada, com beijos temperados em dias pretensiosamente destemperados. Uma vida com nota musical, maestro e regência...

Regência?

A desordem da humanidade é regida pelo desapego. Enquanto o bom costume espera, a reciclagem de pessoas impera.

Amor: sentimento puro e asséptico de duas imagens impuras e pecadoras...

... Nos acostumamos a nos acostumarmos com os costumes mesquinhos de um relacionamento preguiçoso e enfadonho, onde o mínimo é tão mínimo que de tão mínimo se tornou o máximo, entenderam? É como se contentar com um pouco, se acostumar com esse mesmo pouco e se adaptar com esse pouco, aos poucos.

É complicado descomplicar uma vida descomplicada em um mundo complicado. As pessoas complicam demais o ecossistema em que vivem.

Quem dera o amor não tivesse a tão falada força G, assim viveríamos caminhando em nuvens e deixaríamos um pouco de pisar no chão empoeirado da nossa cidade.

Sabe aquela vacina “anti-envolvimento” que você tomou após ter quebrado a cara em seu último relacionamento? Suspenda-a!

Sabe aqueles conselhos em forma de medicamento que te dão sobre não se doar para alguém? Suspenda-os também!

Puta que pariu! Será que só sabem ridicularizar o amor? Até quando as pessoas vão usar máscaras e transformá-lo em um maldito simulado, cheio de questões, perguntas e esse papo furado de “perfil adequado”?

Se existisse “perfil adequado”, não existiria mais recrutamento em empresas, pois todos estariam orgulhosos do seu ofício e o desemprego estaria abaixo do nível do mar.

A questão vai além de uma justificativa abstraída dos setores de RH das empresas. Hoje ninguém mais tem paciência para conhecer alguém, tolerar, entender e desmistificar essa pessoa... Ninguém tem mais saco pro amor!

Para os pacientes e sábios pensadores, o amor nasce aos poucos em um processo fundido em etapas e encontros...

... Depois passa pro coração que traduz esses pulsos em pulsantes e impulsivas frases e atitudes. Uma confusão de sinais que ás vezes você nem sabe mais onde parou ou por onde começou...

Dizem que o amor é cego... Muito mais do que isso: O amor é básico!

15 comentários:

  1. Entender o amor não é tão complicado, saber manejá-lo é que é o problema.Isto porque a nossa sociedade é muito incoerente e ensinou de forma diferente o amor para homens e mulheres.À mulher ensinou que o amor é o coroamento da vida. Ela é preparada desde o início com mil truques , especialmente por revistas especializadas, como ancorar o homem atravez da boca,do estômago, do baixo ventre...como reavivar o amor, reacender o desejo,enfim...truques incríveis,enquanto aos homens o amor é a capitulação,a entrega de quem muito lutou e acabou "pego", "fisgado""amarrados" e que agora não tem mais jeito.Ficaria aqui horas enumerando as diferentes formas com que o amor é mostrado .Tudo isto traz consequencias e transforma o amor num barco difícil de ser conduzido.Precisamos então civilizar o amor e adequá-lo aos novos tempos.
    A gde ironia é que o amor resiste a todos os argumentos por mais convincentes que seja, e continua louco, irrefreável, maravilhoso, e absolutamente indispensável.

    ResponderExcluir
  2. S2
    É Dé, o amor nasce do nada. E realmente é basico, de tao basico se torna complexo.
    Amar as coisas simples nos dias atuais é tarefa ardua numa sociedade onde tudo se resolve em SMS´s, e-mails, tuitadas, MSN..
    Frieza é a palavra que envolve tudo isso. Mesmo qdo nao deveria de ser.

    Mas até os céticos de plantão e aqueles que assinaram o bendito contrato de "relacionamento no way" se deixa levar por ... E enfim. É realmente muito bom :)

    ResponderExcluir
  3. O amor é básico... Achei lindo isso.

    bjs

    Rosana

    ResponderExcluir
  4. Nuossa escritor..... Qta poesia e qta indignação....

    Adorei o texto, marcante, voraz, impiedoso....

    O amor é básico sim..... e as pessoas complicam...

    rs

    Lindoooooo!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Lindo lindo lindo!

    E básico, hahahahahha.

    Concordo com as meninas, só acho que a Cecília complicou um pouco, haha.

    bjks

    ResponderExcluir
  6. Vou te falar uma coisa, antes de me casar eu tive várias namoradas, mas nossas realidades e anseios não eram os mesmos, então o amor não passava de uma simples paixão inicial, quando conheci minha esposa ví que ela era um complemento da minha vida, uma combinação de idéias e ideais, então por isso brotou o amor que realmente é mais chato do que a paixão, mas também é muito mais seguro e comprometido...

    Desculpe por debandar meu pensamento fugindo um pouco do post, mas ele me inspirou a te escrever isso...


    Passa lá no blog, atualizei.

    ResponderExcluir
  7. O André qnd resolve escrever com o coração encanta toda a mulherada.....

    Adoramos!

    Achei perfeito, tudo.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Andrézão anota aí:

    a.mansim@ig.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito fofo o texto sobre a montanha russa do amor... cheia de curvas, vai e vem, frio na barriga... e ainda que o percurso acabe, sabemos que foi bom sentir cada sensação...

    ResponderExcluir
  10. Sábias palavras de todos......

    O amor é tudo isso e mais um pouco, mas não interessa, o amor sempre será básico...

    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  11. O amor em qq aspecto ou visão é algo surpreendente!

    Deve ser tratado como algo único, mesmo porque, não sabemos até qnd estaremos por aqui né?

    ResponderExcluir
  12. Em primeiro lugar: Uauuuuuu...
    Em segundo lugar: Disse tudo, o amor é básico!
    PERFEITO!

    As complicações são nossas, no amor não tem disso.
    Quando deixamos ele nos guiar, tudo de bom acontece...
    Estou falando de amor e não de paixão!
    Amor por algo ou por alguém... É o sentimento mais puro, sincero, verdadeiro... Poderoso!

    De queixo caído pelo texto e pelos comentários!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  13. Ninguém tem paciência para mais nada Dé... Hoje um pedacinho de alface no dente é motivo para as pessoas não gostarem... Antes as pessoas se encantavam pelos defeitinhos hoje elas abominam... É mais fácil abrir mão do que tentar...
    Com tantas pessoas disponíveis as pessoas se tornam rotativas... Você está pensando em uma pessoa, outra manda mensagem e ai você acaba dispersando... Acaba esquecendo com uma rapidez impressionante. Afinal é mais fácil ter várias pessoas do que se envolver com uma só... Tudo gira em torno do não sofrimento, do não envolvimento...

    Bjokas

    Fabi Cury

    ResponderExcluir
  14. Amei a parte: "Quando uma relação (convencional ou não) atravessa o tempo e se mantém intacta, tem pelo menos um saldo: O amor." E fiquei pensando no: "se mantém intacta"....
    Eu acredito que uma relação entre homem e mulher pode se desfazer mesmo quando ainda existe o AMOR. Será que estou ficando louca??? Acho que não!!O amor é básico? Concordo!O amor é poderoso, capaz de promover grandes mudanças? Concordo! Será mesmo que você não conhece alguém que você AMA mas que no fundo sabe que não dará certo com você!?
    Muito triste constatar isso mas acontece sim! Mas por quê??? As vezes você ama a pessoa ali do jeitinho que ela está (sozinha) mas na combinação com você acontecem coisas que "empatam" e aí o relacionamento não se torna possível. Veja alguns exemplos das diferenças que fazem a diferença: momentos de vida opostos, objetivos de vida, modo como foi educado, cultura etc.
    Então ... será que basta o amor existir entre duas pessoas para fazer existir um relacionamento? Cada pessoa é um ser único e traz dentro de si a sua individualidade e quando estas se amam e resolvem assumir um relacionamento entram em conflito as diferenças. Muitas acredito serem passíveis de negociação mas, outras não. E como saber disto antes de se deixar envolver? Quando se está totalmente tomado pelo sentimento não queremos ver o que já está posto!
    É aí que entra a experiência de quem já se deixou levar, amou demais, sem medo, e, que se teve sorte, se sentiu muito amado também e aprendeu que não tem problema ter acabado o importante é que vivemos e fizemos uma linda história. Sentimos tudo o que era pra ser sentido, da maneira mais pura e verdadeira possível.
    O grande problema é que, no geral, as pessoas quando terminam uma relação pensam só na parte ruim, no que não deu certo, até como meio de esquecer mais rápido, não é?
    Mas o que isso traz de bom?? Nada! Só alimenta raiva, desconfiança, causa mais insegurança, e, o pior, DESAMOR por tudo e por todos!
    Enquanto que se você olhar para os seus relacionamentos de maneira positiva, analisando o que foi bom, o que foi construído, o que poderia ter sido feito de outra maneira, entendendo também as coisas que você não foi tão bacana e o mais importante: descobrir que tipo de pessoa você quer se relacionar (com que qualidades e defeitos). Isso vai ser útil pois vai te dar a possibilidade de aprender e se tornar uma pessoa melhor nos futuros relacionamentos.
    Eu penso que vivo pra melhorar e quando aparece alguém querendo me piorar como pessoa ,trato logo de dar um fim! Tenho pra mim o seguinte: independente de qualquer coisa, preciso ser justa com os meus sentimentos.Não sou a favor de sufocá-los só porque está na moda. Neste caso, prefiro ser brega então!rs

    ResponderExcluir