Crônicas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Contestadores S/A


Contestar, em sua classificação morfossintática possui algumas conjugações verbais variáveis:

De verbo infinito à 1ª e 3ª pessoa do singular ao verbo futuro do subjuntivo da 1ª e 3ª pessoa do singular. Infinito e futuro: palavras que de certa forma caminham em trilhos iguais, praticamente de mãos dadas. Veja:

Imagine que a suposta “mão dada” a que me refiro metaforicamente acima fosse à última letra das duas palavras. Teríamos dois “ós” se entrelaçando e formando o símbolo do infinito. Agora imagine a primeira letra de “mão dada” com a outra primeira letra. Teríamos o sufixo IF, que em inglês significa “se”... Embora o “se” pertença a várias categorias gramaticais, eu prefiro que você solte a imaginação no texto a seguir... “Se” é que você me entende.

Veja o poder das acepções, a gramática, há mais de 200 anos já profetizava o uso da palavra “contestar” afirmando que tal conjugação só poderia ser praticada no singular. De fato, contestar é um caminhante solitário, ou quando muito recebe adeptos de pequenas etnias ou grupos, isso porque, contestar nunca foi algo bem visto para o ser humano.

A intenção da gramática possui uma precisão inatingível: colocar as palavras certas nas frases corretas. Eu ainda ouso a complementá-la dizendo que das frases corretas podemos estendê-la aos “indivíduos incorretos”.

Indivíduos incorretos: Termo aferido a um conjunto de pessoas que se satisfazem rapidamente e permanecem ali, recebendo o mesmo teto salarial, comendo a mesma refeição todos os dias e se contentando com a mesma rotina, assim, rotineiramente.

Nota: Antes que eu receba a alcunha de preconceituoso ou de fascista, dizer que um indivíduo é incorreto não significa que ele está errado. É interpretativo de acordo com a
maneira que você absorve ou administra uma crítica.

Pois bem, viver na zona de conforto é viver com a bunda a modelar a almofada do seu sofá, ou a cadeira da baia que você trabalha todo santo dia, cumprindo o mesmo horário de entrada, de almoço e quase nunca de saída...

E o que eu tenho a ver com isso? Absolutamente nada, conforme dito acima, cada um absorve a crítica da forma que lhe convém.

Mas........................

Se a Apple de Steve Jobs, não tivesse ido contra a indústria da tecnologia nos anos 70, talvez vocês não estivessem lendo este texto através dos seus Smartphones, ou mesmo seriam alguém diante das redes sociais, que precisam de atualizações constantes dos seus perfis para ser um “alguém” virtualmente ativo.

A Apple desafiou a indústria enlatada e pasteurizada que se formava graças à IBM e resolveu adotar um simples comportamento a toda sua estrutura: Ser uma empresa autêntica.

Exemplos como estes não faltam, mas infelizmente também não sobram em nossa história, muito menos na sociedade que está se criando atualmente. Um cartel gigantesco e insolente de estagiários, juniores, seniores com um arquivo de submissões dentro de um pendrive e cheios de mandamentos politicamente corretos na ponta da língua.

Oras pois. Se a política é totalmente incorreta, como atribuir algo positivo ao mantra “politicamente correto”?

Salvo exceções, o ser humano, além de ser uma experiência que não deu certo, ainda é um sistema padronizado de ideias, com milhares de escolhas, dezenas de alternativas, porém desencorajado pela própria sociedade que ele mesmo construiu.

Se até mesmo uma colher tem história. Por que você não pode fazer a sua?

É preciso provocar, incitar, desafiar e revolucionar!

Parabéns a Galileu Galilei, Henry Ford, Walt Disney, Bill Gates e Steve Jobs. Parabéns a invenção da batedeira, do liquidificador e da geladeira...

Deixe de ser uma sardinha engravatada e vá inovar por aí, porque de Playmobil e Lego o mundo já tá bem cheio!

12 comentários:

  1. Original, desafiador, polêmico....

    O texto em sí é muito motivacional, o complicado é transcrevê-lo para a vida real.

    Abs

    Cássio

    ResponderExcluir
  2. Discordo!

    Vivo assim e não me queixo... mas aceito as críticas..... Ás vezes falta emoção sim.

    abs a todos

    Rosana

    ResponderExcluir
  3. parabens pra Hahn e Fritz Strassmann tb!! pena que o invento deles foi pouco utilizado e a humanidade proliferou tanto...

    ResponderExcluir
  4. Contestar, atitude de todo ser que precisa entender a vida.A necessidade de contestação vem da vontade de entender a definiçaõ de viver, bem e melhor, para podermos saber a linha tênue entre amor e servidão, entre generosidade e auto-aniquilação, entre adaptação e automutilação.
    Questionar o estabelecido, ainda que não possa ser modificado, é um modo de se sentir viva.
    André, o ser humano deu certo sim.Viver é muito precioso.Na lucidez da maturidade vemos que problemas são resolvidos com novo olhar, com algum distanciamento, e nos permite compreender aspectos novos que antes eram obscuros.E daí a "anistia", melhor que perdão porque não tem conotação religiosa,aparece para nos ajudar.

    ResponderExcluir
  5. Viver na zona de conforto não agrega em nada..... É a minha opinião.

    Bilhões de pessoas fazem isso como se fosse um ciclo irracional.

    ResponderExcluir
  6. O ser humano precisa contestar, sempre!

    Muito bom o texto, um pouco ácido.....

    bjks a todos

    ResponderExcluir
  7. Muito bom... valeu a pena te visitar... gostei...

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo teu desabafo..... Parabéns a todos que com audácia saem da zona de conforto.

    bjs bjs

    ResponderExcluir
  9. Contestar em tudo que vc acha que está errado, em tudo que é desumano e injusto.

    Contestar sempre que a balança da justiça estiver desnivelada..... Concordo.

    abs

    ResponderExcluir
  10. Recorrer à zona de conforto é uma pausa ou uma desculpa usada por quem desistiu de bater de frente com a correnteza.
    Tem horas que a batalha é exaustiva e você acaba cedendo à zona de anulação, aceitando padrões nos quais não te fazem evoluir como um ser único.

    A questão não é apontar quem está na zona de conforto.
    Todos precisam de uma base sólida e assim construir uma vida de sucesso.
    Meio confuso, né?! rs

    Mas é só não se deixar acomodar...
    Comodismo é a negação de que você é um ser único e pode fazer a diferença!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  11. Um ótimo conselho pra quem vive recebendo ordens e baixando a cabeça.

    bjs

    ResponderExcluir