Crônicas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Palco em preto e branco


É praticamente impossível não entoar as músicas de Whitney Houston quando um momento inesquecível me vem à mente. As memórias precisam necessariamente de uma bela e retumbante sonoplastia de fundo, assim como a ansiedade necessita do desespero, assim como um livro precisa de um bom prefácio. Ouvir Whitney é fascinante!

Em suas letras, palavras indefectíveis que mesclam o realismo dos nossos desejos com o romantismo dos nossos sonhos mais contidos, diante de uma saudade incontida.

Na melodia, ela trazia - e continuará trazendo - a realização do amor de uma forma simplista, sem formalidades e amplamente acessível. Uma forma rara e quase híbrida de conjugar o verbo amar.

Imagine encontrar em um mesmo conjunto, os pensamentos de Shakespeare, as intenções de Don Juan e a percepção literária de Charles Dickens? É praticamente isso!

Seria óbvio dizer que ela colocava o coração a amostra quando cantava. Nunca vi tamanha devoção, sentimentalismo e entrega diante de um microfone. Uma autoconfiança invejável em suas obras, apresentação e performance.

Pela rejeição da partida, uma sensação inconsolável de perda. Pela ordem natural da vida, uma compreensão obrigatória e cíclica da nossa jornada nesse plano... Difícil desatar os nós de uma perda e, nesse interlúdio, torcemos pelo tempo suavizar os fatos “Step by step / Day by Day”... Como dizia uma de suas canções.

Se um dia eu fizer um balanço das horas, dias e anos que me valeram à pena, certamente Whitney estará compondo minha trilha sonora... Enquanto o “juízo final” não se aproxima, vou abrandando meus tímpanos com essa voz inigualável e retumbante.

Enfim, uma estrela a contemplar a constelação de lendas musicais que nos abandona precocemente, entretanto, nos deixa um legado infindável de lindas canções, presente este que somente as gerações passadas vislumbram tamanho bom gosto.

"And when melodies are gone, in you i hear a song... I look to you.” Whitney Houston.

4 comentários:

  1. Que nem já citei uma vez. Pessoas que nem Whitney, MJ e entre tantos são anjos que vem aqui entre nós com uma missão. Talvez pela música dizer exatamente pra que vieram a esse mundo. Dizem (cantam) e partem sem dar satisfações com dever cumprido. Mas as lacunas que esses anjos deixam ficam jamais são fechadas. #fato

    ResponderExcluir
  2. Excelente comentário irmão... Só quem admira essas lendas para escrever com maestria e compreensão.

    Abrááá

    ResponderExcluir
  3. Lindas palavras....as músicas dela eram muito boas...seu amigo já falou tudo...eram anjos da música....e atualmente não temos nada que preste na música com eu disse no facebook está muito difícil de acreditar no futuro da música...qdo ligo o rádio no carro é só lixo....
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Ficam memórias, ficam as dores, fica a saudade....mesmo ela tendo partido nos deixou um legado muito mais importante e profundo: O que realmente representa o amor para cada um de nós.

    Prefeitas palavras André.
    Abrass

    ResponderExcluir