Crônicas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

O sumiço nos interessa



O problema da dispersão masculina é provocar a culpa na mulher. Transar e sumir sem deixar sequer um “post it” no painel da cama dizendo se foi “bom ou não” não é legal... Homens que fazem isso degeneram qualquer organismo sentimental puro e imaculado.

“Por que ele sumiu? Foi alguma espécie de sorteio e eu fui a azarada? Foi por ego só para ter o gostinho de me ver correr atrás? Já sei, fui boazinha demais com ele. Libertei minhas verdades, me despi de qualquer máscara e deu no que deu: Ele sumiu!”

O sumiço de um homem para com uma mulher adultera qualquer sentimento bom que – ainda – existia dentro da moça.

O sumiço se sente, mas se teoriza também. As mulheres aplicam a matemática no acontecimento ocorrido:

Quer ver?

Somamos a lábia do canalha, multiplicada às intersecções daquela mesa de bar e depois a indecência naquela cama de motel. Dividimos por algumas derrapadas que ele deu ao tentar disfarçar o telefone que tocou inesperadamente, subtraindo com a bendita frase pós-coito “preciso ir”. Pronto: Acabo de descobrir que saí com um mentiroso, babaca e filho da puta!

Passam-se os dias e vem a clarividência dos fatos:

“Aprendi que não existe tempo ideal. Ele acontece meio sem jeito, com gente que leva jeito pra curtir uma noite, ou um longo dia de domingo pós sábado libidinal.”

Aprender é uma teoria ostensiva da prática. Praticamos em abundância “achando” que ficaremos imunes as teorias que se aplicam, justificando isso ou aquilo, os “porquês”, as razões, enfim... O sumiço nos obriga a crescer e a encarar o mundo masculino por outras realidades (não somente pela realidade que se vende por aí).

Isso é ótimo, entretanto, sumir ainda é bem mais trágico e verossímil que o motivo declarado e jogado na cara. Em meio à verdade do sumiço, preferimos a mentira do motivo. Mentir reconforta, anestesia o caos emocional, evita encarar o espelho e se questionar.

Mentir evita passar o fim de semana inteiro chafurdada no edredon com chá de camomila no criado mudo e uma série de desabafos convertidos em sms para as amigas.

Somos menos adultas quando recebemos um motivo, por mais “fake” que ele seja (e você sabe disso), mas prefere ouvir a verdade, nesse caso, a mentira... Porque se fosse à verdade, seria o sumiço.

Tolos os homens que se vangloriam no dia seguinte ao transar por transar com uma mulher deveriam repensar no suposto “mérito”...

Enquanto eles amplificam o sexo colocando-o em uma condição de estrelato, nós aprendemos a desfrutar do momento silenciosamente, evitando passar constrangimentos em divulgar o que merece ficar no anonimato.

Sim, anonimato sim, porque homens dessa estirpe não merecem Ibope, merecem a incógnita do silêncio e a dúvida se ele mandou bem ou não.

O sumiço nos interessa sim, mas a incerteza da nossa indiferença coloca qualquer machão em estado de alerta... E isso é tão gostoso...

Faça o teste!

9 comentários:

  1. Já fiz o teste a dá certo.... mas não foi proposital... apenas disse o que pensava e, não é que o cara "canalha por natureza", aprendeu a procurar. Mas tenho que dizer que não concordo que tem que pelo menos deixar um "post it" pq isso tbm é muito "filha da putagem" rs

    ResponderExcluir
  2. Fantástico!

    Vc dialoga tão bem os assuntos que afligem nós, as mulheres...

    Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Prefiro a realidade do post it ou ouvir um você é ruim de cama ou algo do gênero ao sumiço. É melhor saber a real logo de cara para não ficar se perguntando o que aconteceu. Prefiro a dura realidade do VERDADEIRO motivo. Críticas devem ser construtivas se tiverem uma base concreta para tal.

    "Em meio à verdade do sumiço, preferimos a mentira do motivo."
    Não concordo, para mim da na mesma. Sumir e mentir fazem parte do mesmo joguinho, a mesma palhaçada eu diria. Sejam sinceros!!!! É como aquele cara que diz que não esta afim de namorar e no dia seguinte esta namorando. Pq não diz logo que não quer namorar aquela menina específica? É doloroso, mas passa tão mais rápido do que mentiras ou sumiços. Não é difícil entender, pelo menos para pessoas sensatas, que a pessoa não esta mais interessada. Entendemos isso com o sumiço, mesmo demorando um pouco, ou muito mais, para entender do que um fora real.
    Sumiço é covardia, falta de coragem para enfrentar uma mulher com a verdade.
    Mentira também é covardia. Todas essas formas vão magoar a mulher. E duvido muito que o cara suma ou minta pensando em não magoar alguém. Não existe essa desculpinha esfarrapada, o homem faz isso para não ter o trabalho de se explicar. Pq geralmente só pensa no próprio umbigo, ou um pouco mais abaixo no caso.

    Sei que existem homens que tem medo da reação de uma mulher, sei que muitas são loucas e sem o mínimo de orgulho. Mas uma mulher de verdade vai se retirar com muita classe se souber a realidade dos fatos.

    Bjokas

    Fabi

    ResponderExcluir
  4. Fabi detonando.......................

    ResponderExcluir
  5. Mas é um homem falando como se fosse uma mulher? Que audácia! Quer dizer que as mulheres preferem a mentira do motivo? Djura?? : Não.
    As mulheres, assim como os homens, preferem a verdade crua e nua.
    Aprender é difícil. Mas aprenda. E pare de justificar a falta de complexidade e coragem masculina com supostas fraquezas femininas. Depois não entendem, quando, aparentemente do nada, não queremos mais...

    ResponderExcluir
  6. PS. Pq ao invés de justificar um pretenso interesse feminino que leva ao aprendizado, vc simplesmente não escreve pq o sumir interessa aos homens? Pq esse interesse, TALVEZ vc domine. Ou é tudo tãoooo inconsciente e rústico, que tipo "ah sei lá"? rss. Perceba que não se pode justificar as próprias atitudes com base no "outro". Tente explicar o sumiço em si. Desinteresse, medo, repulsa, ou seja, com base em si.

    ResponderExcluir
  7. PS 2. Aliás, deixa para lá............. Se vc fosse explicar suas atitudes com base em si próprio e assumindo as responsabilidades inerentes à tais atitudes, sem dividi-las, ou pior, jogando em cima dos demais, vc seria uma mulher.... Uma pessoa forte! Missão Impossível.
    Ah e sim, eu sei pq vc me irritou. Pq pelo título, vc induziu ao erro e aparentou que ia se responsabilizar por explicar porque o sumiço interessa AOS HOMENS. E não se justificar pateticamente, com base no machismo que sempre atribui as próprias FALTAS às mulheres. rs. Tchau!

    ResponderExcluir
  8. André zinhooo?

    Como sempre impecável no texto.

    Algumas mulheres (provavelmente) REVOLTADAS pq já tomaram na cabeça não entenderam o que vc quis passar...

    Eu adorei e no fundo é bem assim, a humanidade é desinteressada mesmo, por isso devemos nos amar e arriscar... Tudo na vida é um risco, se nõa foi bom, ou não deu certo, dane-se, tem fila por aí...

    As indignadas o meu pesar, homens mentem sium, mulheres tb, e ás vezes vale muito mais uma mentira de desfecho do que um sumiço repentino.

    Ou afinal de contas a "anônima" consegue adivinhar qnd o homem dá uma desculpa qq e some?

    Faça me o favor.

    ResponderExcluir
  9. A crônica conseguiu detalhar realmente a situação de sumiço que cauisa nas pessoas, se algumas mulheres não entenderam a síntese é falta de amor mesmo...

    Adorei André!

    bjks

    ResponderExcluir