Crônicas

sexta-feira, 23 de abril de 2010

A nossa insolúvel São Paulo

"Você passa você olha, dependendo você entra!” São Paulo mais parece um gigantesco e convidativo Shopping Center, em pleno sábado de véspera de Natal.

A nossa “macrometrópole” assusta os debutantes que desembarcam na Rodoviária do Tietê e desgasta os formandos acostumados ao caos suburbano (os veteranos de asfalto), quero dizer.

O trânsito é um sedativo para a nossa boa vontade. A baderna sonora e visual é anestésica para os gestos nobres e cheios de requinte. Viver aqui é interpretar o James Bond, sobreviver aqui é incorporar um filme do Indiana Jones; saímos de carro e saímos correndo dele também, rumo a um abrigo sem enxurradas e sem tempestades.

Em São Paulo, fila e chuva se tornaram instituição, dentro da nossa constituição desleixada e sem preocupação com o impávido cidadão!

E o aumentativo não se limita a dramática oração acima: trabalhamos 5 meses do ano só pra pagar impostos, convivemos com o despejo impróprio de lixo nas ruas, com a violência descambada e com a impunidade inacabada. Isso sem contar os mais de 700 mil buracos que afrontam o balanceamento da suspensão dos nossos veículos e o balanceamento do nosso equilíbrio emocional.

E o saneamento? Estamos longe de uma gestão de recursos hídricos, em breve, morreremos por inanição!

A nossa natureza afável e cheia de cortesias é executada no momento em que viramos a esquina da rua da nossa casa: Saímos na pressa, atrasados, ofegantes e ansiosos em busca da pontualidade no escritório, ou do sorriso “gema de ovo” do nosso chefe.

Obras já não resolvem, metrô é inviável porque falta investimento, transporte público vive cheio e quente, parece uma sauna móvel. O que fazer diante dessa democratização maligna e da falta de vontade em se construir uma cidade planejada?

Mas calma! Com o tempo você aprimora técnicas e desenvolve habilidades para se safar desses entraves “necessários” do cotidiano:

Siga o manual abaixo:

1º - Abandone a cama três horas mais cedo só pra não pegar engarrafamento e chegar mais cedo ao escritório.

2º - Evite almoçar na hora do almoço (é isso mesmo!). Saia às onze da manhã pra almoçar ou depois das três da tarde, se preferir, leve a marmita pro escritório e ponha no microondas; coma rápido e volte ao trabalho, afinal de contas, pra que usar os 60 minutos miseráveis de almoço que você dispõe enfrentando filas e engarrafamento?

3º - Ligue para a sua esposa e diga para ela desfilar com as jóias dela somente dentro da casa de vocês, assim ela evita constrangimentos com assaltos desnecessários.

4º - Tem filhos? Se a escolinha for perto da sua casa, sorte a sua, senão, contrate uma babá com carro e peça para ela sair da sua casa com certa folga, senão, periga você chegar do trabalho antes do “moleque”.

5º - Faça hora extra todos os dias, ou você prefere ficar sufocado dentro do seu carro popular e sem ar condicionado durante horas no trânsito? Ou aglutinado feito arroz de sushi dentro da “sauna móvel”, vulgo ônibus?

6º - Esqueça as risadas proporcionadas pelos amigos em uma mesa de bar. Happy hours em São Paulo mais parecem inauguração de balada do que um local de sossego e intimidade: A mesa do bar é mais cobiçada do que aquela secretária “gostosona” da tua empresa... Isso sem contar o serviço dos garçons; humanamente impossível um ser humano atender trinta pessoas de uma só vez com eficiência e organização!

7º - Fim de semana? Com sol ou com chuva? Porque em qualquer hipótese o sofrimento será eminente! Shoppings intransitáveis, parques lotados, cinemas entupidos etc etc etc... Até a internet fica congestionado feito nariz com rinite crônica.

Assim é São Paulo!

Pra agüentar o ritmo dessa “mãe devotada”, é preciso ter muitas aulas de spinning, pump, step, hidro, pilates e muita malhação... Haja disposição e saúde!

15 comentários:

  1. tenho mais sugestoes..
    ande de moto....
    trabalhe e procure fazer tudo perto de casa...se seu trabalho e longe...mude de casa!
    leve marmitas para o dia inteiro...
    resolva o maximo de coisas durante o trabalho...e nao deixe o chefe perceber....rs
    tenha uma cama confortavel e no criado mudo uns comprimidos de lexotan e dormonid...
    e no final de semana..curta o sossego do lar...faca compras via internet...
    evite areas de risco....
    reze todos os dias ao acordar...

    ResponderExcluir
  2. São Paulo é isso. Fascínio e medo, prazer e sofrimento, desigualdade e solidariedade.É um lugar de crescimento e oportunidades .Cultura aqui não é limitada, existe para todos. Lugares lindos onde não se gasta muito , e se aproveita todo.Amo a minha cidade, tenho orgulho dela e por mais lugares que se conheça... São Paulo é imcomparável.Façamos spinning, step,hidro, pilates... Vale a pena!!

    ResponderExcluir
  3. Preciso corrigir a palavra incomparável . Não sei como fazê-lo.Então a correção está aqui.

    ResponderExcluir
  4. Se aliarmos os comentários acima e diminuirmos em pelo menos 10 milhões a população da nossa cidade, aí sim já é um grande passo!

    ResponderExcluir
  5. concordo...nenhum lugar que tem gente demais dá certo...

    ResponderExcluir
  6. Kkkkkkkkkkk Adoreiiiiiiiii...
    Mas sabe que isso tudo é bom... Você nem precisa mais pagar academia... Exercícios aeróbicos de diversas formas ao longo do dia, começando na hora de tentar entrar no ônibus lotado, ou correndo para pegar o metrô também lotado. Em seguida tentando se esquivar de algum engraçadinho que sempre aparece para tentar alcançar a sua bunda. Segurando a bolsa bem próxima ao corpo para ninguém passar a mão, enquanto você tenta se segurar de alguma forma em algum lugar. Além de um exercício aeróbico você vira contorcionista.
    Sauna você já citou, por isso ninguém precisa mais pagar para fazer sauna. A diferença é o cheiro, talvez com o tempo você se acostume. rs
    E tem a natação é claro, em dias de enchente você aproveita e se exercita bastante. Mas o melhor da natação é que você chega mais rápido que qualquer cidadão preso no trânsito em dia de chuva.
    Mesmo com tudo que foi citado de ruim da nossa cidade, infelizmente eu AMO São Paulo... Amo toda essa loucura... Não sei se conseguiria viver longe do caos... rs

    Bjokassss

    ResponderExcluir
  7. HAHAHAHAHA.....Muito boa, adorei todos os comentários, principalmente o do Felipe e o da Fabi..Realmente se dimunuisse a população de são paulo, a cidade ficaria muito melhor, quem não tem a sorte de ter carro com ar condicionado é obrigado a fazer sauna no onibus, no metro ou no congestionamento, principalmente se for mulher sozinha, pq não temos o direito de andar com o vidro do carro aberto...para ser assaltada é muito fácil....meu irmão foi assaltado a pouco tempo atrás ele e uma amiga na esquina da juscelino com a faria lima as 7 horas da noite bem na frente de um CET, que não viu nada....parece piada, mas é verdade...deixar o carro no estacionamento está cada dia mais caro, tem lugares que cobram 20 reais por 1 hora....deixar na rua, a chance de você não encontrar seu carro é grande....São Paulo tem muitas vantagens, coisas que só encontramos por aqui, principalmente serviços 24 hrs, mas se colocarmos na balança os aspectos positivos e negativos, dá uma certa dúvida se vale a pena continuarmos por aqui...se bem que se fosse para mudar de cidade aqui no Brasil, não sei para onde iria, eu não sei se amo são paulo ou se simplesmente estou acomodada,pois moro aqui desde que nasci....sei que gosto de são paulo, mas amar é uma palavra um pouco forte.....

    Apesar de ser uma palavra forte AMEI sua cronica, como sempre......

    Bjos....

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Ótima crônica! Sim...
    Massss.... Além dos absurdos de impostos e todo bla bla bla...
    Essa é a nossa São Paulo!
    E outra... Falar de transportes públicos...
    Que não dão mais conta... Lugares super populosos... Aí vem aquele assunto de volta...
    "PORQUE AS PESSOAS DO NORTE/NORDESTE/BOLÍVIA ETC... ACHAM QUE SÃO PAULO É O PARAÍSO?"
    ahahahhaah
    Tem que rir pra não chorar...
    Porque querendo ou não... A super-população é por conta de pessoas que vêm pra cá... Não vindo pela empresa que trabalha, ou por algum negócio certo... Eles vêm sem nada... Sem planos... Simplesmente querendo "abrir uma barraca" no meio da rua para vender coisas falsas.
    (:
    Não sempre queeerendo voltar ao assunto "política"... Mas não dá para fugir... Sempre cai nesse mesmo assunto!
    Vou ficar por aqui... Está na cara que esse assunto é 100% política e/ou falta de estrutura p migração/imigração... Que na minha opinião, Deveria ser mais rígida.

    ResponderExcluir
  10. Aí está um ponto crítico, deturpado e polêmico... Concordo com a Barbara: São Paulo se tornou a China por conta da invasão de pesssoas desatualizadas, sem recursos acadêmicos e sem perspectivas....

    Não é preconceito, é visão!

    Por que esse povo tem que invadir Sampa? Óbvio, temos o PT dominando tudo....

    Pobre e burro geram receita pra político!

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente só fazendo muuuitas aulas de "body body" Body step,jump,combat...será q consiguimos sair do caos, cada dia mais insuportável sair e se locomover em SP...Por isso que precisamos sair um pouco dessa "rotina" urbana, senão enlouquecemos e por isso que eu até entendo certas fatalidades que acontecem, como chegar no banco e não lembrar a própria senha, esquecer onde estacionou o carro...Afee será mesmo o stress da vida moderna??? Cansa....

    ResponderExcluir
  12. É preciso adentrar São Paulo sem medo, em suas entranhas, para perceber o quanto ela apaixona e vicia. E ela é temperamental, uma mutante diferente a cada dia, a cada ano, e não imaginam quanta paz e beleza emana deste caos.Sabia? Gstei...mas faltou alguns elogios...

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Essa é a nossa amada São Paulo, cidade incrivelmente barulhenta, e totalmente poluída, mas é a cidade que todos AMAM, odeiam amando, e amam odiando, é a cidade que todos fogem, mas todos voltam, é a cidade que para os que vêem de fora parece outro País, e para os que vêem de dentro é só uma cidade.SIMPLES ou não, SÃO PAULO é assim, um dia você ama morar nela, e no outro você odeia, pelo fato de pegar o transito na Av 23 de Maio às 18:00, a hora que todo mundo quer estar no mesmo lugar,e nos mesmos dias que você, a princípio você pensará que é perseguição, outras vezes você perceberá que assim como você, todos trabalham e querem voltar pra casa.
    São Paulo pode ser cansativa, festeira, exaustiva e hospitaleira, cada substantivo atraí um certo tipo de pessoa ou pessoas, em cada lugar espalhado por são paulo você encontrará pessoas iguais a você e pessoas completamente diferente.E são todas essas pessoas que enchem SÃO PAULO de um forma positiva ou não.Essa é São Paulo.Isso é São Paulo.

    ResponderExcluir
  15. bom....acho que a correria do dia a dia faz as pessoas se alimentarem de forma incorreta e gera uma legiao de tgs...
    agora cf, predomina principalmente na perifa...a famosa RL cresce a um ritmo de progressao geometrica...e estao destruindo a nossa SP...

    ResponderExcluir