Crônicas

domingo, 11 de abril de 2010

Qual é o limite da piada?


Suponho que entender a nossa sociedade não seja uma questão de sensibilidade, mas sim de terapia. É preciso entrar na mente dos loucos em ascensão e fazer uma investigação analítica sobre as suas razões peculiares, bem como os seus surtos de insanidade...

A inquisição já reconhecia a loucura como um distúrbio que afetava diretamente os indivíduos de “miolos soltos”... Ao longo da nossa história, os loucos foram concebidos sob várias visões e apareceram com tanta freqüência que saíram do anonimato para o estrelato...

A maluquice virou moda! A maluquice está na moda! No entanto eu me pergunto: Qual é o limite da piada?

Em nome de uma religião, retrocedemos aos antigos rituais indígenas onde se cultuava o uso de ervas alucinógenas, e hoje, em prol de uma justificativa qualquer, desencadeamos transtornos mentais gratuitos por conta dessa droga.

Mas afinal, que droga é essa?

A sociedade indígena nem pode ser comparada à nossa sociedade, porque o que eles faziam estava voltado para uma cultura que enaltecia os Deuses, sem executar com 7 tiros, o pai e o filho dessa crença. Do Peru para o Brasil e por conseguinte, pra banalização!

Moral da história? É inconcebível “copiar e colar” destas culturas, um alucinógeno e introduzir em nossa intrépida cultura burguesa como “desculpa social” pra ficar chapado!

Pensando bem, só ficando “doidão” pra engolir a nossa vexatória política, veja os exemplos:

Um festival de escândalos, denúncias, investigações, provindos de um governo manchado de vermelho: José Roberto arruda se apresentando como vítima de um processo vergonhoso; nosso presidente dizendo que não “passamos” pela crise; a Dilma ameaçando uma subida no Ibope...

Será que o filtro de água da minha casa está contaminado com o “daime”?

Estamos à beira de mais um caos eleitoral nas urnas, fruto de uma preguiça intelectual e de uma escassez latente de ensino e dedicação.

As bibliotecas vazias e as poltronas das salas cheias de curiosos! Ler ninguém quer, mas ver todo mundo quer, não é mesmo? E que o diga os “realities shows” brasileiros.

Por que não é possível mesclar conteúdo com entretenimento? É melhor “estudar” o que os outros fazem dentro de uma casa ou de uma fazenda do que “estudar” o que estão fazendo com o nosso país?

Moral da história? Se 60% do eleitorado brasileiro lesse a Veja, navegaríamos por águas mais límpidas e menos turvas... Ou ao menos pensaríamos na hora de apertar uma tecla.

Nossa sociedade é repleta de anedotas. Vamos rir também? Só se for uma extensa gargalhada debochada.

Tem como sorrir vendo os nossos criminosos translucidamente impunes? Ou punidos suavemente como se tivessem roubado pão na padaria?

Veja o “Top 5” da maldade: Guilherme de Pádua – Maníaco do Parque – Champinha - Suzane Louise Von Richthofen – Nardoni...

Atrocidades distintas, épocas semelhantes, motivos irracionais, porém, com o mesmo requinte cruel e com algo terrivelmente em comum: a injustiça.

Por fim, veja o capitalismo da Páscoa e o “peso” dos ovinhos de chocolate desse ano. Nunca o cacau foi tão valorizado no Brasil! Do ano passado pra cá, houve um aumento de 89,90% nos ovos de páscoa.

Moral da história? Encare a realidade dos fatos: A galinha dos ovos de ouro já não existe mais, existe o capitalismo dos cofres de ouro!

Ser “pequeno” no Brasil não é uma vantagem, o importante é estar na moda, na maluquice da moda.

15 comentários:

  1. Como sempre amei sua crônica...realmente é ridiculo ser liberado uma religião, onde se dá chá aluginogeno a todos q vão nos "cultos", então festa rave e rodinha de maloqueiro na praça fumando maconha, também são "cultos" certo? Por um acaso o Cadu, era meu vizinho e estudou na mesma classe que o Pedro (meu irmão), no colegial...e por um acaso ele foi procurar essa "religião" para ajudar na sua luta contra o vício das drogas...parece piada, mas é a realidade...a avó dele um dia foi ao culto pedir p o Glauco não dar mais chá ao neto...sabe o que ele fez ? Ofereceu o chá à avó...fazer o que como você disse é a loucura que está na moda...dos politicos nem vou falar nada pq não merecem a minha atenção...o povo brasileiro é mto burro na hora de votar e o pior é que nas últimas eleições fui obrigada a trabalhar...é a democracia...pelo menos com tanta loucura, quem sabe eu como psicologa não fico rica ?

    Amei...

    Bjos...

    ResponderExcluir
  2. Falando em tempos de eleição. A propaganda mais absurda e ridícula que eu já ví é a propaganda de um estudante imbecil dizendo que é o maior barato ser mezário. Vai pra puta que pariu né?

    Qto ao chá, é outra moda na vida brasileira, assim como as pulseirinhas do sexo..... mais uma atividade banal e inútil para movimentar a mídia.

    ResponderExcluir
  3. É,talvez pra vivermos num mundo tão louco as pessoas teriam q estar na *moda*rs...
    Mas daí colocar chá alucinógeno para os fiéis beberem e falar q faz parte do culto já é uma sacanagem com os loucos de mente fraca e uma máscara para as pessoas q não têm coragem de assumir q são dependentes quimicos!!!
    Quanto aos políticos....
    Só tenho a dizer:as opções são sempre ruins!!!
    Pq quase todos falam muito bem na hora de ganhar o voto mas depois de eleito,q merdaaaaaaaaaaaaaa
    A justiça? Que justiça?
    A que só funciona para os loucos que comentem a injustiça né? é outra merdaaaaaaaaaaaa,sem comentários.

    Dé,amei!!! pena q poucas pessoas no mundo agem e pensam como nós...
    ilusão a minha achar q um dia poderíamos mudar o mundo,q pena!!!

    bjs Carina J.B.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei meio confusa com tudo isso
    Você conseguiu juntar numa crônica, política, religião, assassinatos,
    faltou só futebol... Porque assim, coisas que já me falaram "nunca discuta sobre, política, religião e futebol". hahahahha.
    Enfim, tá, vamos falar do chá do daime... Sim! Sou contra! Mas ninguém... Ninguém pode desacreditar na fé das pessoas...
    Mais ou menos ignorantes, talvez a religião, seja a única fonte de força que a pessoa tenha. Se a pessoa quer ficar "doidona", mas a deixe forte pra seguir a vida... Po... vai nessa... Bebe o filtro todo de daime.
    ahahahahaahah
    Falando em assassinatos... caso Nardoni. Uma mulher louca e um homem burro que nem teve capacidade de defender a própria filha da mulher. Entrou em desespero e jogou a filha pela janela.
    Enfim, caso solucionado, resolvido... Mas que não vai traze-la de volta.
    Vamos de política agora...
    Quer votar? Só não venha deois choramingando falando que fulano deixou de fazer...
    Não seja BURRO, e procure saber sobre o candidato.
    uma dica: www.google.com.br
    Não precisa ser nenhum hiper dotado de inteligência para saber.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A cada dia me espanto mais com a criatividade do brasileiro, quer dizer, com a facilidade que o brasileiro tem em reproduzir merda...

    Porém, muito mais podre do que isso é ver nosso poder legislativo... Poder?

    Que merda de poder é esse com leis estagnadas há mais de 50 anos?

    Vc pode matar seus pais, se for réu primário tá livre?

    E os nArdni então? Uma vaca de uma nazista delinquente convence o frouxo estúpido do marido a jogar a filha pela janela?

    E só pega 30 anos? quer dizer, 13 anos no máximo pq lá ele vai ser um santinho....

    Por isso sim tenho vontade de sair dessa merda de país... Aqui é a festa do caqui!

    Desculpem os termos, me irritei ao pensar em tudo isso!

    ResponderExcluir
  7. é...a midia vai dando um jeito de se movimentar com noticias idiotas para expectadores idiotas...
    povo adora ver novidade infame....e gente se dando mal....
    acho que ver os outros se dando mal deve dar uma sensacao de alivio aos fracassados...

    ResponderExcluir
  8. ainda em tempo...
    comentando o comentario da corina...
    o que ela esperava do legislativo formado por frank aguiar, o falecido clodovil....desde quando essas pessoas sao capazes de legislar? ainda por cima...sem entender lhufas de direito...
    fica mesmo meio dificil ne? olha...acho que todo ser sensato pensa em deixar essa país lazarento...

    ResponderExcluir
  9. Eu particularmente não espero mais nada de nenhum poder desse país. Vc lembrou bem os nossos "candidatos", e tem muita porcaria se candidatando por aí.

    Já já jogador de futebol vai entrar nessa.

    Talvez seja por isso que a polícia perdeu o respeito no Brasil. Os fardados prendem, os engravatados soltam!

    ResponderExcluir
  10. Não esperar mais nada deste país, é simplesmente jogar pro alto. Quer fazer isso, ok? Mas depois não poderá reclamar. Porque você nem tentou. ;x
    É desistir.
    Sim, têm um bando de famoss... cantores/atores/jogadores de futebol se candidatando... Mas aí é que está... VAI DE VOCÊ COLOCAR ELE NO CARGO OU NÃO.

    ResponderExcluir
  11. Até entendo seu ponto de vista Bárbara.

    Mas o problema é que 90% não pensa assim.... Difícil mudar uma dooutrina enraizada há décadas em nosso país....

    Políticos necessitam de idiotas e analfabetos... Eu não vou mudar isso, não será o meu voto, o seu, o do Felipe ou o do André que vai alterar o rumo dessa história....

    Prefiro seguir a máxima que diz: os incomodados que se retirem, rs...

    ResponderExcluir
  12. Qualquer desculpa para fugir da realidade é bem aceita hoje em dia. Com tudo que vc descreveu no texto, quem é que não quer se entorpecer e fugir da realidade? Com o chá eles tentam fazer a fuga ficar mais "legalizada", é a religião, a desculpa para poderem se entorpecer... Mas temos os outros casos de fugas: crack, cocaína, álcool, entre mil outros. Não pretendo condenar ninguém por querer fugir da realidade, a realidade é cruel nesses tempos. Se não acho que devemos viver fora da realidade. Mas fugir dela de vez em quando acredito faz bem...
    Bjokassss

    ResponderExcluir
  13. Sim, até entendo o que quis dizer, Corina...
    Massss... Em vão você reclamar então.
    Se 90% não pensa assim... agredeço que ainda restam os 10%!
    Se não são poucos votos assim que mudará, então se eu entregar meus votos aos 90%, garanto que vai aumentar a massa... E eu não vou dar esse privilégio a esses ridículos, corruptos, ou seja lá o que for. E é exatamente o que eu disse lá em cima... O candidato só vai se eleger se você agir como a massa... Se você coloca-lo lá.
    Eu não vou fazer isso.. Pra depois, ficar reclamando.

    ResponderExcluir
  14. é....virou um debate..rs!
    a corina comentou sobre os policiais...eu mesmo sou policial! é mesmo duro voce prender alguem...e depois ainda ter que pagar por tabela auxilio reclusao pra familia....fala serio!!! devia trabalhar na prisao pra pagar sua comida...ou cobrarem da familia...porque eu devo perder mais uma parte do dinheiro que o governo me leva...que podia ser revertido em nosso beneficio pra familia de ladrao? é de chorar...

    ResponderExcluir
  15. É, virou debate mesmo, mas concordo com Barbara , precisamos reagir. Escrevendo, falando, votando com consciência, conhecendo nossos candidatos , escolhendo nossa religião,ensinando solidariedade as nossas crianças. O mundo é mesmo feito de loucos, mas já que é assim , que sejam loucos esclarecidos , e que suas loucuras sejam para melhorar o mundo e não torná-lo insuportável.

    ResponderExcluir