Crônicas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Rebobinando vidas


Quantos “eus” são enterrados no levantar das taças do dia 31/12? E quantos “homens” ressurgem dessa esperança renascentista? Por que temos essa obsessão irrefreável em abandonar o passado e tentar esquecê-lo?

Passado vibrante, passado contraditório, passado triunfante, passado frustrante. O passado passa apressado assim como todo domingo é dia de almoçar com a vovó e comer frango assado. Segue-se um ciclo, findam-se pessoas, nascem vidas, interrompem-se sonhos e planejamentos... A dança da vida propriamente dita!

Dizer que o passado foi melhor que o presente é arremessar o futuro pra dentro de uma masmorra sem ver a luz do sol... Por isso preserve o cheiro de mofo dos álbuns de família, das gavetas quase nunca abertas, das tuas bugigangas “retrô” e dos teus livros da estante, e só!

Cabe aos poetas externarem com sensibilidade e sabedoria, os seus belos e enfáticos poemas sobre o que ficou pelo retrovisor. A luz deixou de brilhar e o túnel já ficou lá pra trás...

E o que fazer? Engata a 5ª marcha e siga em frente, na velocidade das tuas ambições! Deixa o vento bater na cara e apaziguar as tuas lembranças.

O passado ficou lá atrás e, como não sei dançar o “moonwalker” do Michael Jackson, não vou correr por ele. Deixa ele passar!

O simples “rodar da catraca” de uma condução pública já nos possibilita assistir a um novo panorama, certo? Ou você pede pro motorista descer antes do seu itinerário? Pensando bem, caminhar também faz bem; ajuda a repensar no instante, no precioso momento chamado “presente”...

Faltou coragem pra assumir uma cagada? Justificar o erro é errar duas vezes!

Encheu o peito de ar num momento em que era pra se curvar? Abaixar demais as calças pode lhe trazer conseqüências graves. O orgulho também tem pregas!

Olhou pra trás e o balanço não foi positivo? As opções do presente podem significar um futuro com a falta de algo que decidiu-se perder no passado. “Mureteiro” só se ferra! Aprenda a sair do muro, se joga pra algum lado!

Arquivou rancores desnecessariamente? Não seria melhor escovar os dentes pela manhã olhando-se no espelho? Pessoas se erguem ao pedir perdão. Aceitar esse perdão é a maneira mais sublime de crescer! Já notou que a maioria das pessoas olha pra pia ao invés de olhar pro espelho?

Sua insegurança chegou ao ponto de perguntar sobre o histórico sexual do seu parceiro? Desgosto e estupidez juntos na mesma pessoa? O passado pessoal condena quem sempre esquenta o banco dos réus... Por que o acusado sempre se acha o santo?

Enfim, vivemos tentando não viver do passado, e morreremos pelo mesmo passado. Exumamos os deméritos e fossilizamos os méritos em busca da inalcançável perfeição!

O fato é que o tempo vai embora e a suavidade dos fatos entra em cena. É um estado peculiarmente sazonal à nossa memória, isso quando ela não é seleta.

Nossas consciências conhecem a verdade de tudo. Os três lendários estágios da vida (passado, presente e futuro) só estão aí pra nos dar à plena colocação dos nossos erros e da nossa ignorância como meros mortais.

E você? O que vê diante de um espelho? Entusiasmo, orgulho, desordem ou silêncio? O mundo ao nosso redor é um reflexo intermitente ou empoçado. O espelho denuncia a existência dos tempos, sendo eles permanentes ou não!

12 comentários:

  1. andre como faz bem isso!!!!! amei...beijocas amandinha

    ResponderExcluir
  2. Querer esquecer o passado, é errado. O passado nos deu a força para seguir em frente... Nos deu as cicatrizes, nos deu a coragem. Seja por ter perdido um filho, um irmão, alguém especial... Seja por ter feito alguma coisa no qual se arrependa, seja lá o que for. Se estamos aqui ainda, é porque tivemos a força simplesmente de seguir em frente para a vida! Não brindemos o final do ano "graaaças a Deus acaboooou". Mas, brindemos o começo de um NOVO ano! Não vamos esquecer o passado, ele nos deu força pra sermos o que somos. Mas vamos viver o presente. Faremos coisas sem pensar, no qual podemos nos arrepender, ou... talvez não. Mas simplesmente vamos viver o que a vida nos proporciona. (:

    ResponderExcluir
  3. Dos 3 períodos de vida, acho que não devemos nos esconder em nenhum deles, existe pessoas que vivem do passado, não pensam em levantar a cabeça e ver qual época eles estão, e muito menos não querem saber o que vem pela frente.E com isso acabam deixando de viver a vida, por uma que já passou e não voltará mais.Outras pessoas esquecem o passado e nem se quer querem saber do futuro e vivem só o presente, por um lado é bom, mas será que é o suficiente para levar uma vida adiante?E sem falar daquelas que só pensam no futuro,esquecem o que momento atual, só querendo saber o que fazer da vida amanhã. Acho que as pessoas têm que saber viver o momento atual, lembrar do passado e sim planejar o futuro, mas nunca se prender em uma época só ee esquecer das outras.Por isso olhem para o espelho e observem a verdadeira imagem que está nele.

    ResponderExcluir
  4. Uauuuuuuuuuuuuu!!!! essa foi profunda...Geralmente temos visões e focos diferentes para o mesmo fato, engraçado, cada um visualiza com "seus olhos", mas será que com o passar do tempo ou com perdas isso não muda???
    Temos mania de só ter olhos para o que mostra a nossa janela e nunca a janela do outro.
    A mesma estrada para uns é infinita para outros...dependendo da nossa posição a razão pode ou não estar do nosso lado, já experimentou trocar de lugar???
    Todos estão certos e todos estão errados, dependendo da sua análise...Assim nem sempre podemos olhar só para nós, porque o que vemos no nosso espelho nem sempre é o que você vê!!!
    ADOROOOOOOO Sempre..........

    ResponderExcluir
  5. Ler pelo menos um pensamento desse a cada dia,é como se renovar,tomar uma injeção de realidade e evoluir a mente com a reflexão profunda que vc proporciona a cada alma que doa a si próprio uns minutinhos estando aqui...
    Vc nem deve se dar conta do bem que me faz e da paz que me traz,isso deve continuar,não como uma reflexão,mas uma revolução dia após dia! Mil beijos!

    ResponderExcluir
  6. O futuro ainda não existe e, quando chegar, deixará de ser futuro, para ser presente.
    O passado já deixou de existir e, quando existiu ainda não era passado, mas sim, presente.
    O presente é o único momento que realmente existe para nós.
    O que realmente conta é o momento presente. É no presente que devemos colocar nossa energia, nossa atenção, nossa concentração. É no presente que devemos investir nossa ação, pois é no presente que podemos modificar as conseqüências do passado e mudar as perspectivas e possibilidades para o futuro.
    Cada novo fato, cada nova ocorrência em nossa vida, é um novo momento presente, que precisa ser vivido e observado em toda sua plenitude. É ele que deve ocupar nossa vida a cada instante. É nele que devemos buscar o sentido de nossa vida. É nele que devemos fazer o melhor que podemos em todas as situações e experiências em que nos envolvemos, pois tudo o que nos acontece tem uma relação com o que somos, tudo o que fazemos tem uma relação com o que nos tornamos.
    Viver um momento de cada vez nos dá a oportunidade de aproveitar melhor tudo o que nos acontece, de viver mais plenamente toda experiência que se nos apresenta, de aproveitar mais os pequenos aprendizados embutidos em cada pequena experiência, em cada pequeno evento, em cada pequena ocorrência, em cada sensação.
    Na verdade, nada é tão insignificante que não mereça a nossa atenção.
    E, ao mesmo tempo, nada é tão importante que mereça nos absorver por completo. O mais importante é o equilíbrio em cada situação. Viver o presente, e no presente, de modo que passado e futuro permaneçam interligados a ele, mas não sobrepostos. Vivenciar o hoje, mantendo o ontem apenas como referência, e o amanhã somente como alvo. Lembrar sempre que é impossível chegar bem ao amanhã sem passar bem pelo hoje e sem abandonar o ontem.
    A repetição mental de eventos passados nos consome energias que são importantes para a nossa saúde e o nosso bom desempenho no aqui e agora. Da mesma forma, a expectativa por eventos futuros cria tensões e ansiedades que também nos roubam energias essenciais para a nossa realização e felicidade no presente.
    É preciso que nos convençamos que a nossa felicidade não se perdeu em algum lugar do passado, nem está escondida em algum canto do futuro. Ela está aqui e agora, já é nossa, mas nós não a vemos, tão absortos que estamos olhando muito à frente ou muito atrás de nós mesmos.
    Quando nos desconectamos dos eventos passados e futuros para OBSERVAR os momentos presentes que, independentemente de nossa atenção ou vontade, seguem-se em nossa vida diária, nossa energia, focada naquilo que estamos vivendo na realidade, nos proporciona maior satisfação e maior riqueza de sentimentos, experiências, idéias, aprendizado e crescimento, enriquecendo também nossa própria bagagem interior . E é nesse crescimento e nessa compreensão de nós mesmos que encontramos a nossa felicidade.
    Quando deixamos de nos focar no presente, permitindo que nossas idéias e pensamentos se apresentem de forma mecânica, sem que prestemos atenção a eles, sem que vivamos cada evento da forma mais intensa possível, perdemos o contato com a nossa parte mais íntima e a nossa própria realidade. Deixamos de perceber o que realmente queremos, desejamos, aspiramos e precisamos. Deixamos de notar quem somos e quanto somos importantes no contexto maior e, ao mesmo tempo, o quanto somos pequenos diante do Todo Maior.

    ResponderExcluir
  7. Texto impecável, assim como todos os comentários... Me sugaram todos os pontos de vista possíveis e imaginários...

    Não tenho o que comentar vendo tanto conteúdo e tanto aprendizado por aqui.... rs

    Concordo muito com a Cecília!

    ResponderExcluir
  8. Lindo, Dé!
    Também acho que não devemos esquecer o passado, afinal... é ele que nos ensina a sermos melhores no presente e refletir sobre o futuro.
    Mas conheço gente que se prende de tal maneira no passado que não consegue viver com plenitude o seu presente e nem sabe almejar o que espera do futuro.
    Beijos com saudade!!!!

    ResponderExcluir
  9. Queridos leitores deste blog.O texto postado por mim dia 15-04 , não é meu. Esqueci de pô-lo entre aspas para que isto ficasse claro. Ele é de Maísa Intelisano e foi escrito há alguns anos atraz ( 2003 ) Como concordo muito com seu conteúdo resolvi transcrevê-lo aqui pois tinha muito a ver com o tema do nosso querido André.Gostaria muito entretanto de tê-lo escrito.Atenciosamente, Cecilia.

    ResponderExcluir
  10. eu aprendi uma coisa na vida....todos os momentos que eu vivi...todas as epocas...tiveram coisas ruins, coisas muito boas...e muitas vezes na ansiedade de aguardar por algo...me focava demais no futuro...
    nao proponho viver de forma inconsequente...mas que possamos aprender a curtir o que de melhor tem naquela determinada epoca...porque tudo na vida passa....e....podemos decidir se vamos sentir saudades das coisas boas...ou nos arrependermos de nao ter aproveitado o momento...

    ResponderExcluir
  11. Amei como sempre, não tenho muito o que comentar pq as outras pessoas já disseram tudo o que eu queria dizer....quem mandou ler e não comentar? hahahahaha.....

    Acho que devemos viver o presente, aprender com o passado e planejar o futuro, saber mudar esses planos quando acontecem imprevistos e sempre devemos ser flexiveis, olhar no espelho e saber reconhecer nossos defeitos e nossas qualidades também, sempre sabendo que todo mundo tem defeitos e qualidades.....bom acho q é isso....

    Bjos....

    ResponderExcluir
  12. Não pretendo apagar meu passado. Algumas coisas é claro gostaríamos de apagar, mas todo erro é um aprendizado, então não vou apagar não. Se não fosse o meu passado eu não seria quem eu sou hoje. Com todos os defeitos e qualidades devo muito aos meus erros e acertos.
    O meu presente desejo sempre que seja maravilhoso, a cada dia uma nova experiência, um novo aprendizado, um novo tombo, uma nova "levantada"....
    Meu futuro... Hum... Não sei o que vem pela frente não... Nem pretendo prever ou pedir para a cigana ler o meu destino rs... Só espero viver bem, em todas as áreas da minha vida...

    Bjokassss

    ResponderExcluir