Crônicas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

De vassouras a scarpins


A palavra bruxa sempre esteve associada com o mal. Praticada há séculos, a bruxaria ultrapassou a linha do tempo e sobrevive até hoje em nosso imaginário, nas festas de “Halloween” e nas histórias inebriantes do National Geographic Channel.

Dos tempos da inquisição para os tempos da esculhambação tecnológica. A bruxaria modificou seus métodos, aperfeiçoou seus conceitos e preservou magistralmente suas intenções: enfeitiçar, hipnotizar, encantar e nos enganar (???).

Mesmo com os novos e sorrateiros sistemas de atuação, as bruxas modernas deixam rastros da sua divindade maléfica para continuar dentro da nossa sociedade, principalmente na sociedade masculina.

Sua infiltração é sábia e notória, porém previsível e redundante. Veja como é fácil traçar um paradoxo entre a evolução das bruxas ortodoxas das bruxas atuais:

Elas não são mais donas de tabernas, agora atuam e trafegam em qualquer esfera profissional, sendo CEO em uma Multinacional, sendo uma representante da Natura ou vendendo roupa pela internet. A presença de uma bruxa é notada pelas atitudes e não pela competência profissional.

Esqueçam o caldeirão! Hoje você é facilmente hipnotizado através de um convite irresistível para jantar na casa dela (e sem asa de morcego, língua de sapo ou rabo de lagartixa no cardápio).

O enxofre foi substituído por poções fabricadas por grifes de alto padrão como: Carolina Herrera, Calvin Klein, Dolce & Gabanna... Até o gato preto foi trocado por cachorrinhos de raça, cheios de frescurices e paparicos. No entanto, fique atento! Nem todas as bruxas possuem cachorros, gatos, ou pássaros... Ás vezes elas não possuem nada, nem coração e nem alma!

O chapéu pontudo foi abandonado e os cabelos viraram cortes da moda, com franja longa, fios repicados e desfiados em todo o contorno, cacheados ou corte chanel reto.

Os empoeirados vestidos pretos viraram pano de chão e em seu lugar entram em cena as roupas da moda, da estação ou do estilo próprio que cada bruxa possui. Os sapatos foram devidamente trocados pelos atraentes scarpins... É, as bruxas aderiram a moda e nós homens, tolos mortais, assistimos de queixo caído à falência do nosso império!

A aparência macabra com verruga na ponta do nariz, sobrancelhas grossas e pêlos nas orelhas não existem mais, muito pelo contrário! Hoje a aptidão primordial de uma bruxa é a beleza: rosto bem tratado e bem delineado, sem manchas na pele ou verrugas e pés de galinha. Quando isso aparece, não é por magia, mas sim por velhice, aí elas (as bruxas) recorrem aos curandeiros das clínicas de estética e os seus feitiços: botox, rinoplastia, ritidoplastia e por aí vai...

Das inovações mais visíveis, vemos a evolução do seu veículo de locomoção. Lembram da vassoura? Pois bem, ela virou acessório pra dona de casa! As bruxas de hoje usam carros de preferência: Xsara Picasso, Honda Fit, Fiat Idea, Peugeot 206 dentre outros...

As reuniões noturnas ainda são preservadas, porém, com uma notável evolução de cenário. As matas virgens foram trocadas por mesas de bar com cerveja ou por reuniões internas nas casas de outras bruxas, com um cardápio feito a base de queijos derretidos para serem molhados no pão, vulgo Fondue.

As bruxas modernas não rezam mais para uma entidade maligna, pasmem, elas não rezam! Acreditam em seu poder sedutor, sua magia opressora e seus joguinhos meticulosos, transformando um homem bondoso e dedicado parceiro do amor a um obediente e manipulado cachorrinho de estimação. Ou seja, os feitiços não mudaram, só se especializaram em um “target” específico: Nós homens!

As bruxas de hoje não sacrificam mais gatos no fundo do quintal, nem tampouco transformam ingênuas crianças em manteiga, como também não são mais queimadas na fogueira, mas que dá vontade de enforcar, ah, isso dá.

40 comentários:

  1. Parei pra pensar após esse texto e novamente vou me basear no que eu entendi...

    Vc faz com que pensemos a cada texto, adoro isso.

    Bom, realmente essas "bruxas" existem, mas não creio que elas sejam más, apenas egoístas tentanto encontrar o seu "bruxinho"... Hi hi hi!

    No entanto, pra inverter o feitiço que elas lançam sobre vcs homens, basta ignorá-las... Um bom exorcismo resolve qq magia.....

    ResponderExcluir
  2. Engraçado Dé.. rs.. vc. e suas inspirações ocultas...haja senso de humor! ...
    Só vc. pra me fazer parar tudo e rir logo cedo numa segunda feira pra lá de friiiaaa....e cheia de trabalho.
    Nao tenho muito o que falar , só sei que estamos rodeados de bruxinhas ...bruxinhas boazinhas vai ....rs...bruxinhas do Século XXI
    Elas saõ tudo isso aí que vc. falou mesmo, mas continuam querendo enfeitiçar sim como antigamente - o difícil é encontrar o sapo que queira ser enfeitiçado por ela ou o sapo que ela queira enfeitiçar e transformar em seu princípe encantando ....hahahahahahaha !!!!!!!!!
    Abraço pra vc.
    Se cuida !

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAHAHA...Amei..tenho um carro de bruxa, pena que ele não voa, se voasse seria mais fácil enfrentar o trânsito de São Paulo....

    As bruxas estão fugindo dos bruxos...e os bruxos estão fugindo das bruxas...hahahahahaha...ninguém quer ser enfeitiçado....hahahaha....

    Eu estou precisando de um feitiço para curar gripe, se alguém souber de alguma magia, estou aceitando...hahahaha...preciso ficar boa, amanhã é meu aniversário....hahahaha....

    Bjos.....

    ResponderExcluir
  4. Deeeé ...deeeé...por onde vc. anda que só tem tido esse tipo de inspiração ??...hehe....
    já é a terceira cronica a respeito disso...rs...
    acho bom vc. sair do convívio com as bruxinhas hein !? rs...

    ResponderExcluir
  5. Má? segue um feitiço pra curar a sua gripe (hahhaa).

    Pegue um dente de alho, corte em quatro e coloque dentro de uma caneca com limão espremido e um pouco de mel....

    Viu só? Já posso ser considerada uma bruxa sr ANDRÉ?

    Qto ao texto, vc foi fundo e direto em suas conclusões... e... acho que vc já teve alguma bruxa em sua vida, como eu já tive um bruxo na minha vida tb.... rs

    Uma pena que os castigos medievais ficaram pra trás... Precisamos adaptar novos castigos para os seres sem coração de hj, o que acham gente?

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Corina...pela sua "magia"...hahahaha..

    Concordo com vc..todo mundo já teve bruxas e bruxos na vida....

    Bjos....

    ResponderExcluir
  7. ... não li nada que me colocasse em uma situação de euforia(risos), mas lembrar o tempo em que estudei sobre o assunto de forma religiosa. Da sua maneira, soube falar de um assunto que para mim é tão real qt nós mesmos, elas realmente existem e estão muito bem repagimadas rsrsrsrs. No meu entender,as bruxas são assim como vc descreveu, e por trás, no meu pouco entendimento = JEZABEL- aliada essa que sabe bem como manipular alguém... quem lê a Bíblia sabe bem do que falo ;) Abraço coisa lindaaaaaaaaaaa...

    ResponderExcluir
  8. corina..eu nao acho..eu tenho certeza!!! a TG queo diga..rs..
    mas ele mesmo que se deixou enfeitiçar e encoleirar...e suas asas de morcego quase foram usadas pra fazer uma poção...
    como ja dizia o pica-pau..
    vodoo é pra jacú...rs!!

    ResponderExcluir
  9. Van, misturei tudo... respondi a seu elogio na crônica anterior, e misturei minha poção de bruxa nela também.

    ResponderExcluir
  10. Ser bruxa pra mim tem uma conotação boa, pois me considero uma. Qdo estou com uma criança , digo a ela que sou bruxa, mas tão boazinha ... que só quer que coisas boas aconteçam e só sei fazer bruxarias lindas.Qdo estou com o homem que eu gosto , sou uma bruxa muito poderosa. Nenhuma mulher sabe fazer o que eu faço , nem sabe amar como eu amo. E qdo se trata dos filhos ... sou uma bruxa muito má, que detona qquer pessoa que os faça infelizes.Por isso , pessoal, ser bruxa é muito bom.
    P.S. Fiz várias bruxarias para todos vocês serem sempre muito felizes!!!

    ResponderExcluir
  11. Ahhh entao Cecília hoje vc. deixou a psicologia de lado e resolveu brincar com a gente....rsss
    beijinho lindinha.
    Van
    ( vou ler o comentário anterior )

    ResponderExcluir
  12. Hiiii Dé... o Felipe tá te entregando hein !!! ??? haahaaahhaaa como vc. se sai numa dessas !!!??? hahahahahaahaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  13. Todos nós convivemos com bruxas e bruxos... Como acho que todos nós já tropeçamos nas armadilhas delas ou deles....

    Eu prol da defesa do nosso escritor, acho que não devemos julgar um texto ou endereçá-lo para uma determinada pessoa.

    Atire o primeiro caldeirão quem nunca aqui se f... com algum bruxo ou bruxa?

    Tá de parabéns André pelo texto!

    Afinal de contas, um cronista serve para isso: Nos entreter e fazer com que pensemos nas coisas que passaram e nas experiências que sentimos e absorvemos no dia a dia.

    Eu tb sou cronista e acho estranho as pessoas associarem uma história ou um conto com uma experiência real de vida....

    Se fosse assim, o Spielberg seria mágico, o George Lucas um alienígena, o Jabor um Deus e o Stephen King um bruxo?

    rs rs

    ResponderExcluir
  14. Gostei da veracidade da Cecília. Assumiu o papel de bruxa sem titubear, qta coragem! rs

    Acho que todas nós somos bruxas né?

    De qq forma, entendo um pouco (mesmo sem conhecer) o grande escritor que nos enche de satisfação toda vez que publica um texto.

    Percebo que o andré possui um alto grau de criatividade e de percepção e que muitas vezes, fala de sí próprio nas entrelinhas das tuas frases...

    Mas acho que ele, assim como os cronistas que conheço, jamais dariam o braço a torcer em revelar suas vidas em um blog... Ou dar ibope para alguém que já passou pela vida deles...

    Os cronistas, escritores e poetas são assim, enigmáticos, imprevisíveis e "feiticeiros" que possuem o dom mágico de nos cativar pelo bom gosto da leitura.

    ResponderExcluir
  15. Me desculpe senhor anônimo,mas o George Lucas É um alienígena, o Spielberg É um mágico , o Stephen King É um bruxo , e com certeza o Jabor É um deus.

    ResponderExcluir
  16. Amei os coemntários meninas (Van, cecilia e corina)...nós três dempre por aqui comentando...
    Bjos....

    ResponderExcluir
  17. Se vcs gostam de bruxas do bem, leiam artigos relacionados a Wicca!

    Vale muito a pena!

    Boas energias a todos!

    ResponderExcluir
  18. Querido André,
    Não se esqueça dos bruxos charmosos que também estão à solta por aí... ;o) Eles também trocaram suas vassouras por carrões ou motos incríveis... Conseguem ser perversos... Também se vestem esbanjando glamour e se aproximam com uma conversa que até deixam algumas mulheres entorpecidas.
    Mas deixe as bruxas de lado e fique de olho nas não-bruxas para que elas te inspirem a escrever algo um dia destes. As não-bruxas existem, you have my word on that!!!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  19. Hahahaha!!!! Cá entre nós todos temos um pouquinho de bruxonildos e bruxonildas...sejam vassouras ou carros, maquiagens ou verrugas, o que importa é que no amor a inspiração e os bons sentimentos imperam...ou pelo menos deveriam sempre supera- los!!!

    ResponderExcluir
  20. ...nada gente... o Dé enfeitiçado ?! rs... nao, isso nao!!!
    A bruxinha pra enfeitiça-lo tem que ter Phd ( e esta é mais difícil de se ver enfeitiçando por aí ...rs... ), o sapinho aí é exigente...rs...
    Já eu, sou uma bruxinha com uma graduaçãozinha comum, entao ... nem me atrevo a colocá-lo no meu caldeirão com minhas poçoes mágicas !!!!! HAHAHAHAHAHAHAHHAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  21. Van para Marieta ( PARABÉNS ! )8 de junho de 2010 às 10:26

    Marieta, hoje é seu niver ??? É hoje ???
    Parabéns !!
    Felicidades , muitas, muitas....
    Tenha um dia feliz!
    Abração
    Da amiga de blog .....
    Van

    ResponderExcluir
  22. Oi Van td bem ??? é sim...Mto obrigada pelos parabéns...vamos marcar uma festa de aniversário só para amigas do blog....hahahahaha....

    Bjos....

    ResponderExcluir
  23. Não sou uma bruxa,mas bem q adoraria ter alguns dons....
    pensem só:
    seria muito mais fácil arrumar um emprego bom na área q atuamos,ter contato só com pessoas do bem e não só fazer uma magia para q um homem ou uma mulher se apaixonase mas eu tmb poderia fazer uma magia para q eu me apaixonase por aquele q me dá valor e no qual nós nunca estamos afim.
    Não acham?
    Nesse caso Dé a TG estaria nas suas mãos,rs...
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Encontrei teu blog através do twitter de uma amiga....

    Achei fantástico!

    Quanta criatividade hein?

    Vou devorar os outros textos....

    E o da bruxa? Bom, me identifiquei!

    Hahahahah

    ResponderExcluir
  25. POÇÃO MÁGICA A TODOS COMENTARISTAS9 de junho de 2010 às 10:54

    ...Iniciantes da alquimia do " bem " ...vou contar um segredo ... nao sou de contar os segredos dos meus iniciados , mas me acho no direito de contar o seguinte:
    Vou falar baixinho , pra ele nao ouvir ...
    " Tem um amigo meu que tomou da minha poçao mágica e essa poçao fez com que ele varresse da sua memória todas as bruxinhas que o fez chorar ou entristecer - principalmente uma bruxinha mais recente - disse também que guardou a 7 chaves numa caixa todos os momentos felizes e que enterrou lá na floresta, lá onde vive a Alice no seu Reino mágico , enterrou tao longe .... para que nao pudesse mais buscá-la ....pois após tomar essa poçao mágica ele começou a viver somente no presente e pensar somente no futuro , deixou o passado para trás , me contou todos esses segredos ao pé do ouvido - mas achei bom todos os comentaristas saberem disso , principalmente aqueles comentaristas que tiram suas conclusões AINDA baseados em percepçoes do passado !!!
    Já vou indo iniciantes - pois meu amigo está agora aqui me contando outro segredo ao pé do ouvido - hehe - mas esse eu nao conto !!! Esse é segredo de Estado !!!!
    Sejam felizes e vivam sempre o presente, guardem as experiências boas do passado e busquem realizar as expectativas do futuro !
    ASSINADO: bruxinha do bem e sua poçao mágica

    ResponderExcluir
  26. AH... já ía esquecendo...
    Esse meu amigo me contou também que nosso amigo em comum Rogério Flausino lhe fez uma música para que ele pudesse cantar EM ALTO E BOM SOM AOS QUATRO VENTOS .....
    AÍ VAI ....

    ResponderExcluir
  27. POÇÃO MÁGICA A TODOS EX BRUXINHOS E BRUXINHAS DE NOSSA VIDAS9 de junho de 2010 às 11:09

    " Eu sempre quis fazer vc feliz
    As vezes me deixava pra outra hora
    Eu sempre quis falar o que eu sentia
    Mas dessa vez foi o silencio que falou por mim

    Eu sempre me esforcei pra te incentivar
    Tua falta de carinho me detinha a intenção
    Eu sempre te deixei bem a vontade
    Mas tua falta de vontade
    Me desmotivou

    QUER SABER ?
    JÁ FOI
    VOU CUIDAR DE MIM
    QUER SABER ?
    EU QUERO ALGUÉM PRA DIVIDIR
    GOSTAR DE QUEM GOSTA DE MIM

    Eu sempre acreditei muito em nós dois
    Primeiro em voce, depois em mim ... Éramos nós
    Eu sempre quis fazer a minha parte
    Mas voce nao faz mais parte
    Da metade de nós dois

    QUER SABER ?
    JÁ FOI
    VOU CUIDAR
    DE MIM
    QUER SABER ?
    EU QUERO ALGUÉM PRA DIVIDIR
    GOSTAR DE QUEM GOSTA DE MIM

    E quanto vale o tempo todo que vivemos
    Correndo atrás dos sonhos
    Pra viver só de amor
    E quanto a gente paga pelos sonhos que deixou ?

    QUER SABER ?
    JÁ FOI
    EU VOU CUIDAR
    DE MIM
    QUER SABER ?
    QUERO ALGUÉM PRA DIVIDIR
    GOSTAR DE QUEM GOSTA DE MIM

    ( Rogério Flausino e banda ) Essa música diz tudo .
    É isso !

    ResponderExcluir
  28. Lendo os comentários, faço o meu:

    O bom disso é saber que todas as bruxas más queimaram no fundo do inferno!

    ResponderExcluir
  29. Eu sou uma BRUXA mesmo!!!! Não tenha dúvidas disso!!!! Risos...
    Dé, para sobreviver no mundo moderno, as bruxas da atualidade se especializaram em utilizar alguns feitiços bem mais discretos do que as poções de antes, mas tão devastadores quanto. O novo caldeirão da bruxa é a sua própria mão, utilizada quando quer manipular, seduzir ou convencer. Por isso tantas dizem que aquela pessoa, ou mesmo marido hahahah, come na sua mão.
    Hoje as mulheres sábias, não precisam depender nem buscar nada no externo. A maior escola da magia, hoje, é a autopercepção. As bruxas não encontram as pessoas. Quem está pronto, vai ao encontro delas, pois elas podem tudo, pois praticam o autocontrole.
    As bruxas sempre existiram e sempre existirão. Toda a mulher é bruxa. A diferença é que algumas são sábias e as demais, as negativas. A verdadeira bruxa, a sábia, é poderosa, equilibrada, sensível e sedutora. Já as negativas partem para a inveja, para a disputa e, para isso, utilizam tipos de sedução negativa como formas de bruxaria.
    Mas o caldeirão é utilizado também quando a mulher puxa a saia para cima, ou utiliza a mão para se maquiar ou ainda passar o perfume,usar celular, nextel.... e tudo isso fazemos dentro do carro, neste trânsito caótico de Sampa....risos
    Outras artimanhas, passaram a ser o olhar, a boa comida, a roupa misteriosa e o beijo. Esse é o trabalho da bruxa moderna, que ainda segue com artifícios para sobreviver. Diferente do mago a quem cabe trabalhar a matéria bruta, à mulher cabe a sensibilidade, o lado subjetivo.
    Penso que a bruxa sábia é ligeira e fica observando, ela sabe e sonha e ainda se utiliza das comunicações oníricas. É sensível, perceptível, é a bruxa que intui.....Entendeu????? Hehehehehehehehehe
    Te adoroooo Déee

    ResponderExcluir
  30. Amoooooooooooo J. quest !
    Amei a música !
    Isso aí , ela diz tudo para aqueles ex ou as ex que ainda acham que estamos parados esperandos por eles !!!!!!!!!!!!!!!!
    Amei POÇÃO MÁGICA , volte mais vezes !
    Abraços
    Vannnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

    ResponderExcluir
  31. Ou seja as bruxas de antigamente são as MULHERES de hoje em dia???
    Algumas não são nem de longe comparadas às bruxas, mas ao contrário dessas existem aquelas que possuem livros e velas, e até fazem suas magias, que hoje em dia são as simpatias, ao invés de misturar asas, línguas, olhos, hoje elas afogam santos, enterram nomes, e amarram fitinhas!!!
    Ou seja,sejam bruxas ou feiticeiras, mulheres boazinhas ou más, não importa.TODAS sabem como prender, conquistar, ganhar, o que quer!!!

    ResponderExcluir
  32. Demorei horrores para responder.... Pode me bater por isso...rs


    Sou uma bruxa pela descrição do texto.... Era a intenção???? rsss
    O que foi que mudou??? Posso tentar te dizer.... As mulheres pararam de ser os cachorrinhos e resolveram entrar na situação... Quando antes era fácil ter mil outras hoje não é mais... Vou pegar exemplos familiares que sempre perdoaram traição de marido... Hoje não perdoamos.... Por isso somos bruxas??? Pq sabemos e não fingimos não saber??? Sorry... Não somos bruxas.... Somos realistas e mulheres com amor próprio.... Sabemos exatamente onde você vai falhar... Se isso é bruxaria ou não não interessa.. Somos mulheres interessadas em nós mesmas.... Em qualidade de vida... Se vc fizer parte da qualidade de vida ok... Se não fizer, sai andando.... Simples assim...
    Ah me diz uma coisa... Desde quando os homens são bondosos e dedicados aos parceiros do amor???? Você se baseou em que????? As mulheres simplesmente pararam de fingir... Isso incomoda todos vocês...
    Ahhhhh joguinhos meticulosos.... Ou seja.... Verdade virou joguinho meticuloso... tsc.... tsc....
    O jeito é se fingir de idiota pq talvez você consiga conquistar alguém....
    Obs... Esse seu fetiche por scarpin....


    Bjokassss

    ResponderExcluir
  33. Marieta parabéns super atrasado.... Td de bom... Mtas felicidades... E total falta de criatividade... rs.... Vamos marcar algo né??? To dentro mesmo de qualquer atividade... Só me avisar...
    Ahhhhhhhhhhhhhhh nem preciso falar que amei o que que a poção mágica escreveu.... E também adorei o que a Lisandra falou... Concordo muito... rs...

    Bjokasss da bruxa (Ahhhh)

    ResponderExcluir
  34. Obrigada fabi, mesmo atrasado tá valendo..vamos marcar sim....vai ser legal nos conhecermos....tem orkut ??? Se tiver o andré me procura e me add...bjos

    ResponderExcluir
  35. Marieta pode deixar que eu te add sim... Bjokasss

    ResponderExcluir
  36. Muito boa a crônica. Só acho que alguns comentaristas pegaram pesado, como a Fabi... rs

    ResponderExcluir
  37. Oi Renato... Peguei pesado sim... Falei isso p/ o André... Mas foi culpa do álcool... rsrs... Vou me comportar melhor... hauahau
    Bjokas

    ResponderExcluir
  38. Rssss... ai que tuuuuuuuuudo...rsss...
    Precisava le algo assim antes de dormir... rsss...
    Nada como dar boas risadas e admirar um texto brilhante, cuja a redação é simplesmente impecavel!!!
    Adorei... vc é realmente muito talentoso...

    beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  39. Meu nome é Cristiane, sou uma das autoras desta imagem. O uso dela não foi autorizado e remover o crédito é crime de direitos autorais.
    Favor retirá-la de seu blog.

    ResponderExcluir
  40. Olá Cristiane,

    Foto já removida.

    Desculpe-nos!

    Att

    ResponderExcluir