Crônicas

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Nos anais da Vuvuzela


“Uma vuvuzela vuvuzela muita gente, duas vuvuzelas vuvuzelam muito mais”... Imaginem 80 mil delas dentro de um estádio de futebol?

Assim ela criou fama, status e um certo poder supremo. As vuvuzelas (corneta dos tempos modernos) vêm ganhando notoriedade na Copa da África... Fazendo mais sucesso que muito jogador por aí.

A equipe científica do “Ideias no Almaço” cavucou e desenterrou a origem dessa porrinha barulhenta chamada jocosamente de vuvuzela.

Por dentro dos anais da vuvuzela:

A briga é boa quando se pergunta quem usou a vuvuzela primeiro. Alguns registros informam que as tribos ancestrais da África usavam a vuvuzela para atrair os espíritos e invocar reuniões, em outras regiões usa-se vela preta, cachaça e patuás.

Tomé de Sousa, o primeiro português inteligente a tentar colonizar nossos “peles vermelhas”. Foi também o responsável por criar o primeiro colégio do Brasil, juntamente com seus amiguinhos jesuítas. Aí você me pergunta: “O que isso tem a ver com a vuvuzela?” Oras pois, como vocês imaginam o aviso para o intervalo do recreio daquela época?

Outra controvérsia histórica sobre a patente da vuvuzela: O cantor Sérgio Reis afirma que ele foi o primeiro ser pensante a utilizar a vuvuzela. Sérgio Reis usa a corneta até hoje para agrupar seus gados, bois e vacas em seu rebanho lá no Pantanal. Já pensou se a moda pega na cidade grande? As funkeiras certamente mudariam seus pseudônimos.

Enquanto não se obtém informações concretas sobre a origem ou o cidadão que inventou a vuvuzela, ela continua sendo usada e muito “beeeem” antes da Copa. Isso você não imaginava hein?

Virando as páginas mofadas da história, vemos a vuvuzela sendo tocada em várias culturas e em várias épocas diferentes:

Em casamentos – Usada bem na entrada dos noivos (sempre tem um imbecil metido a palhaço que quer aparecer mais que o bolo) e mais que os noivos também.

Em asilos – Usado geralmente nos centenários dos velhinhos (???). Como a audição já não funciona mais nem com os aparelhos auditivos vendidos na Polishop, o jeito é apelar para o som demoníaco das vuvuzelas. Língua de sogra? Que nada! Vuvuzela e muita cornetada na velharada... Foi daí que surgiu o comercial que tem uma troupe de velhinhos com uma certa marca de cerveja.

Em festivais de música eletrônica – Dos asilos para as Raves. Os DJs e produtores incorporaram o som eletrizante das vuvuzelas em seus remixes. Veja o resultado cientificamente comprovado: quando existe a perda de um dos sentidos (nesse caso a audição) o corpo humano reage “roubando” as funções de outro sentido (nesse caso o paladar), provocando sede em quem tá no “rebolation”... Por isso existe um consumo abundante de água mineral nesses festivais.

Entre vizinhos malas – Na necessidade de se vingar do cachorro chato, alguns vizinhos adquiriram uma vuvuzela só para provarem que também são bons em fazer barulho. Viu? Eu sou mais pentelho que você. Bobão!

Agora sim, a vuvuzela chegou à Copa do Mundo de 2010 na África. Preciso falar dela e dos seus efeitos dentro dos estádios? Acho que não!

Mas vou terminar esse texto com uma charada para vocês pensarem:

Resolvam a equação:

Haviam 4 casais de vuvuzelas nas vuvuzeleiras. Desses 4 casais de vuvuzelas, 2 casais de vuvuzelas vuvuzelaram e deram uma cria de filhotes de 8 vuvuzeleirinhos... Desses 8 vuvuzeleirinhos, 4 eram de pais vuvuzeleiros trocados e outros 2 vuvuzeleirinhos morreram ao cair das vuvuzeleiras... Quantos sobrinhos de vuvuzeleirinhos existem?

Quem desvuvuzelar esse mistério, bom desvuvuzelador será!

FÓÓÓNNNN!

32 comentários:

  1. Booaaaaaaaa, legal ... vc. foi fundo...
    essa maldita corneta é ensurdecedora , gosto só um pouco, ela me tira a concentração....
    rs...
    mas vale tudo ...
    é festa !!! É isso aí !!!bagunça, bagunça, bagunça, barulho, batuque.....
    Quanto a equação deixo pros meus próximos amigos solucionarem...

    ResponderExcluir
  2. Puts, o que vamos fazer com elas em 2014??Dizem as más linguas( ou boas ,para podermos até lá dar um jeito nelas ) que as vuvuzelas estão sendo comercializadas para a NOSSA COPA. Será o impossível????
    Quero ouvir a torcida gritando, o juiz apitando, todo mundo xingando...
    Abaixo as vuvuzelas!!!

    ResponderExcluir
  3. já que é pra apavorar..prefiro aquela que vem num spray e faz barulho de apito de navio...rs!!
    se eu fosse torcedor de futebol....podia tb ao invez de rojao mandar uns tiros pra cima...rs!

    ResponderExcluir
  4. Cecília,

    Aqui não vai ter vuvuzela.... aqui será pior, porque algum baiano vai inventar algo mais ensurdecedor que uma corneta....

    Ou o que é pior: vai ter samba, muito samba, com mulatas mostrando tudo.... muito funk tb, com as mulheres quitandas dando mais que seus respectivos pseudônimos....

    A Copa de 2014 será uma vergonha.... Se comparado ao pior estádio da Africa, o nosso melhor estádio não chega nem perto.

    André? Nota 10 para sua criação!

    "Sei lá"

    ResponderExcluir
  5. Felipinho esquentadinho...rs.. olha lá a cronica anterior....

    ResponderExcluir
  6. HAHAHAHA....a charada do final tenho preguiça de pensar.....

    Odeio essas vuvuzelas e também acho que a copa do Brasil vai ser uma vergonha, samba (Eca), eu odeio samba, funk (Eca), também odeio....aquelas mulatas, sem comentários.....fora daniela mercury, Belo, Exaltasamba, sensação...qual o nome de outra modinha brega ??? Pesquisei esses na google....hahahaha....

    Prefiro o som das vuvuzelas do que o dessas músicas, quem sabe até lá não passei no concurso da polícia federal e posso comemorar com o Felipe dando tiros para o alto....hahahahaha....

    Bjos.....

    ResponderExcluir
  7. Que elas sirvam de exemplo nas próximas eleições.
    Pra botar literalmente os pulmões pra funcionar e que deles "venham" sons que alguém possa escutar. Pois do jeito que vai...teremos a sucessora do "COMPANHEIRO" (Socorrooo...aliás FÓÓÓNNNN!!!!)

    Abs man!!

    ResponderExcluir
  8. E seguindo a sequência do comentário acima, a vuvuzela deveria ser enfiada na Dilma, não tocada né? Ela é mais feia que um babuíno, mais burra que uma ameba e mais esperta que uma raposa...

    Muito legal esse texto, criativo e cheio de realidades engraçadas...

    Entrarei mais vezes...

    Nathan

    ResponderExcluir
  9. A charada eu vou deixar para algum sábio resolver.

    Porém, desvuvuzelando a sua crônica, notei que vc foi a fundo nos anais das vuvuzelas... aliás, vuvuzela, anal, palavras perigosas na mesma frase...

    abs

    ResponderExcluir
  10. Coitada da Dilma...
    Deixa a mulher gente !!!!

    ResponderExcluir
  11. Coitada?

    Vc não deve se informar... Conhece o passadoo dela?

    Bom, o texto não tem nada a ver com essa vaca petista burra e insolente, então vamos lá.

    Acho muito legal cada continente exibir suas culturas dentro do maior evento do globo...

    A Copa é a maior vitrine para os países que a sediam...

    Vuvuzela neles!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Ohh loco ! que boca hein Renato !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá André, tudo bem? Sou amigo da Alê.

    Muito bacana seu blog...... e suas reflexões tb.

    Parabéns amigo.

    Maurício

    ResponderExcluir
  14. ...oxente que marmota é essa... é pRa falar do barulho terrível q a VuVu produz ou ficar falando mal da ''Dilminha''rsrsrsrs hein? BANDO DE GROSSO... E SE FOR SULISTA, ONDE ESTÁ A SUA FINESSE... SEU GROSSO FEDIDO!!

    ResponderExcluir
  15. ...odeio, detesto barulho... mas prefiro a Dilma vuvuzelando bizarrice , que ser governada por um demagogo feito o careca véi (urso panda)...

    ... DÉEEEEEEEE BICHO LINDOOOOOO...

    ResponderExcluir
  16. Credo votar na Dilma ninguém merece né?!?

    Mas as pessoas insistem em ser ignorantes....fazer o que ???
    bjos

    ResponderExcluir
  17. Estava em um bar vendo o jogo e tinha algumas vuvuzelas... Sabe que não me importei?

    A história das vuvuzelas é bem interessante André..... Seu blog é cultura tb, hahahaha.

    bjs

    ResponderExcluir
  18. VAnnnnnnn p / Andréa Luíza...... rs...23 de junho de 2010 às 12:32

    Booooooooa Andréa Luíza....
    Gostei do post..
    Isso aí !!!!!!!!
    Van

    ResponderExcluir
  19. Van p / Andréa Luíza...23 de junho de 2010 às 12:33

    Gostei também do elogio ao Dé..
    " bicho lindo " ...
    muito engraçdo isso...
    rs....
    O dé e suas fãs...
    haahahaaaaaaa

    ResponderExcluir
  20. Gente?

    Vamos focar no texto do André e por favor, política não vai?

    Além do mais PT.... Por que todo petista é que nem fumante? mal educado e não sabe se colocar em seu lugar?

    Abs

    Sei lá

    ResponderExcluir
  21. te juro que devia ser proibido pessoas com condenacao a penas maiores do que 4 anos terem seus direitos politicos apos a pena...
    sou policial (alguem ainda precisa tomar conta da bagunça que o povao faz)...nao tem como votar em quem sequestrava...nao da ne? nao vou discutir ideologia...mas um minimo de respeito as normas pra pessoas que vao tomar posse em cargos publicos...ainda mais chefe do executivo...pelamor
    o careca tb nao da...concordo...mas...que puta dilema....bem...fazer o que...é a maioria que vota....o duro e que vou pra merda junto....

    ResponderExcluir
  22. Gente , se nem um , nem outro presta, e um deles vai chegar lá... então, vamos ler a respeito de passado político, preparo intelectual, experiência, etc... e etc... e daí chegamos a uma conclusão, mas com conhecimento de causa , né.?? Cada um escolhe o que mais lhe agrada,e o mais competente , não por causa da careca ou da feiúra feminina.Ok??

    ResponderExcluir
  23. Ninguém vai solucionar a equação do andré? hahahah

    Olha André, prefiro vuvuzela do que pandeiro, sanfona e batidão......

    Qto a falar da Dilma, PT e porcarias afins.... Gente? Tudo bem que o blog é de conteúdo público, mas vamos deixar tais assuntos de fora desse espaço tão prazeroso e divertido.

    Outra coisa: Coloquem a mão na consciência, PT não dá né!!!!!!?

    Concordo com a Cecília e o Felipe... A cidade está uma m... e o país um caos por conta dessa mancha de cor vermelha que se alastra em nosso Brasil....

    bjs a todos....

    ResponderExcluir
  24. Hahahahaha, os Jesuítas já usavam a vuvuzela, mas foram os africanos que a solidificaram no mercado.....

    Viu? O que um bom mkt não faz com o produto....

    Os africanos reposicionaram a vuvuzela,

    hahahahah.

    bjs

    ResponderExcluir
  25. hahahahaha, concordo Marisa....

    Vc deve ser marketeira né?

    rs

    ResponderExcluir
  26. Como eu queria descobrir o inventor dessa PORCARIA BARULHENTE!!!!Uma corneta comum som infernal!!!
    Um pedaço de PLÁSTICO que para fazer um PUTA BARULHO CHATO tem que ficar BABADA por inteiro em um pedaço comprino, fino e roliço, com uma abertura na ponta!!
    Calma gente, só estou me referindo às MALEDETAS VUVUZELAS!!!
    Cornetas, e som de irritar muita gente, e muitas outras que gostam de ficar cuspindo em um cano para irritar o próximo.
    Não sei quem é pior.
    O SER que criou esse instrumento INSUPORTÁVEL ou as pessoas que ficam BUZINANDO o dia inteiro na sua orelha!!!
    Vamos ter consciência né!!!
    Durante o JOGO é aceitável quando certo time faz GOL, mas antes e depois do jogo??Pra que??Irritar mais ainda que não se importa muito com os jogos da COPA!!!
    Mas não adianta falar, avisar ou simplesmente pedir, sempre terá um INFELIZ TOCADOR DE VUVUZELAS AO SEU LADO!!!
    AAAAAAAAAAAAAAAAARGH!!!!!:@

    ResponderExcluir
  27. As vuvuzelas me lembram masturbação: só é bom pra quem toca!

    ResponderExcluir
  28. EU e daí !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! p/ BOCA SUJA !!!24 de junho de 2010 às 15:40

    Ohhhhhhhhhh mal educado , penso que vc tá no Blog errado !!!!!!!!!!!
    Se toca sujeito !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Dunga deveria pegar uma vuvuzela e enfiar lá na bubumzela dele!

    Que jogo horrível!

    ResponderExcluir
  30. Querido desculpe a demora para responder... Ah as vuvuzelas... rs... Algumas vezes elas me fazem rir, algumas outras tenho vontade de enfiar elas nas partes da pessoa... Calma, calma, goela abaixo.... rs... Acredito que as pessoas que ficam vuvuzelando por ai tem a intenção de irritar as pessoas. Quanto mais irritado você ficar mais a pessoa vuvuzela. Acho que sendo assim se você fizer cara de paisagem a pessoa acaba parando.

    Quanto as votações... Não tenho intenção de votar em alguém que tem a índole da Dilma. Alguém que fez o que fez no passado pode fazer muito pior. Ruim saber que essas coisas não são divulgadas como deveriam. Assim todos saberiam quem ela é de verdade. Esta certo que nem todos vão ligar para o passado dela. Na verdade acho que muitos não estão nem ai para isso.

    Bjokassss

    ResponderExcluir
  31. Galera adorei os comentários...

    Bjokasss

    ResponderExcluir
  32. Ui olha o meu ânus aííí genteeemmm!! rsrsrs!! Que mal humor. Eu curto as vuvuzelas... eu não sei que tipo de gente vcs conhecem ou que tipo de lugar vcs moram, eu só uso as vuvuzelas nos gols do Brasil, e aqui no meu bairro tbm! Ninguém enche o saco não, é só uma comemoração, assim como o grito de Goooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolllllllllllllllllllllllllllllllllllll!!!
    Bjs e vuvuzela no ânus não meuô!!! rsrsrs

    ResponderExcluir