Crônicas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

O diabo veste orgulho


Subi no tamanco pra ver daqui de cima o orgulho obscuro das pessoas. Percebo realmente que o orgulho se apodera, possui e corrompe a alma. Ao contrário das antigas possessões no tempo da inquisição, aqui o orgulho sorri debochadamente da humildade. Não existe exorcismo para o orgulho!

A vaidade ampara o orgulho e a máscara complementa a farsa. Difícil escapar ileso dos orgulhosos e do seu “anta”gonismo.

Já notaram que o orgulho não implica plataforma hierárquica? Muito pelo contrário, tanta gente babaca perambulando pelas ruas sem ter merda nenhuma na vida e, de qualquer forma, se preenche de orgulho.

Falta de conteúdo? Complexo de inferioridade? Ou simplesmente confundindo-se com seu amor próprio?

Curiosamente já perdi a ilusão da perfeição há algum tempo. O orgulho contamina e destitui nossa dignidade. Dá um dissabor danado ver tanta gente medíocre sendo ostentada pela arrogância e pela prepotência de se achar demais, e se esquecem que o exagero também desgasta: tudo o que é demais sobra, tudo o que sobra é resto e tudo o que é resto vai pra uma lata de lixo chamada ganância.

Entretanto, diante desse roteiro demasiadamente vazio, o que me tranqüiliza é que tudo o que existe, existe com uma precisão absoluta e inconfundível: a verdade chega a nós como um sentido indecifrável das coisas que gravitam a nossa volta. E na velhice ou no ápice da sabedoria encontramos a fictícia perfeição.

Não existe exorcismo para o orgulho da soberba, porém nada detém a força gravitacional: tudo que sobe tende a descer!

Haverá um dia nessa floresta de aço e concreto em que os “narizinhos empinadinhos” se defrontarão com a conformidade? Será que a máscara da ilusão de que as aparências do mundo físico cairão dos rostos desses cultivadores da adulteração?

Sei lá... Os holofotes da vaidade são mais envolventes e sedutores do que o véu transparente e lúcido da humildade.

E já que esse sentimento imbecil só serve para petrificar o coração e secar o choro, eis que levanto uma campanha nesse pequeno espaço “midiático social” chamado brevemente de blog:

Campanha “metidus chorandus”:

Deixe o seu antropocentrismo de lado, assuma o seu lado choramingão. Participe você também da campanha: faça um metido chorar!

Brincadeiras à parte, como se fosse um torcedor fanático soprando sua vuvuzela dentro do Soccer City, sopro pro ar um pensamento para vocês digerirem:

Para descobrir o amor e conjugar o verbo amar sobre alguma coisa, basta descobrir (também) que podemos perder essa alguma coisa!

22 comentários:

  1. Parabéns Dé , belo texto ! Vc. tem o dom .
    Quanto ao ponto chave da narrativa , o orgulho é um sentimento baixo, ruim... mantenho sempre distância dele e dos seus aliados , como inveja , arrogância, mentira , prepotência e assim vai...
    Gostei na narrativa... parabéns!
    Van

    ResponderExcluir
  2. essa é facil!! basta ver o ponto de alicerce do orgulho em que a pessoa se apoia...e mostrar que ela nao e grande coisa nem nesse ponto..ou entao achar o ponto que ela faz questao de esconder e expor a todos...moleza...rs!!!

    ResponderExcluir
  3. essa campamha e facil de aderir...
    basta achar o alicerce do orgulho da pessoa e mostrar pra ela que ela nao e grande coisa nem nisso...ou entao perceber uma coisinha que ela se envergonha e fez questao de esconder...e mostrar pra todo mundo...acabou o orgulho!!! rs...

    ResponderExcluir
  4. Pessoas que se acham são facilmente decifráveis.

    Primeiro lugar elas criticam demasiadamente as pessoas, criticam sempre com os defeitos que elas mesmas possuem.

    Pessoas que se acham são frágeis, bem mais frágeis que uma casa de ovo, mas se escondem dentro de um casco de tartaruga.....

    Pessoas que se acham são passíveis de pena... E precisam de espelho em casa.

    Ótima crônica!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Felipe.... Mas se vc colocar a vulnerabilidade dos metidinhos à vista, eles logo tratam de correr....

    hehe

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente as pessoas utilizam o orgulho do bem para algo destrutivo...

    Rostinho bonitinho? corpinho escultural? até qnd?

    Um dia tudo cai filha, aí eu quero ver....

    ResponderExcluir
  7. Mto boa a crônica orgulho demais não leva a nada...é importante ter um pouco, senão as pessoas passam por cima de vc e pisam até te esmagar.....

    Eu sei pq já passei por isso...aprendi a ter um pouqunho de ogulho, mas não muito...só para me proteger.....

    Quem se acha muito não tá com nada.....Concordo com o Renato uma hora tudo cai...hahahaha....

    Bjos...

    ResponderExcluir
  8. O orgulho sufoca, destroi, derruba , mata.
    Quem é orgulhoso não consegue perceber que todas as situações e condições humanas são efêmeras e passageiras. A vida é muito curta para se gastar o tempo com comportamentos que não trazem nada para nossa convivência .A humildade é o fundamento de todas as virtudes. Li uma vez que todo sábio é humilde , porque sabe que só sabe pouco do muito que deveria saber.Beijos a todos.A você André... a minha admiração total.

    ResponderExcluir
  9. Cecília sempre mandando bem!

    Parabéns ao texto....

    Um assunto que possui 200 facetas.... visões.... pontos de vista.... e versões.

    Agora temos mais uma no blog!

    ResponderExcluir
  10. O assunto gera polêmica. A Crônica é bem esclarescedora mas quem aqui nunca utilizou desse mesmo orgulho?

    bjs a todos

    ResponderExcluir
  11. "tudo o que é demais sobra, tudo o que sobra é resto e tudo o que é resto vai pra uma lata de lixo"
    Todas as pessoas deveriam saber ser humildes o tempo todo e com tudo pois o ser humano vai morrer um dia e com certeza ele ainda não aprendeu tudo nos seus anos de vida!
    Então se orgulhar de que? se estamos sempre aprendendo...
    o negócio é viver e curtir a vida intensamente e verdadeiramente deixando esse orgulho ridículo para as pessoas de cabeça fraca!!!

    Digerir?
    "Para descobrir o amor e conjugar o verbo amar sobre alguma coisa, basta descobrir (também) que podemos perder essa alguma coisa!"
    digerir é fácil,o problema é como mudar essa cituação?
    não sendo orgulhoso!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. vc matou a charada, falta:

    Falta de conteúdo, complexo de inferioridade e amor próprio.

    Mas ninguém assume que é né? rs

    Abs fera

    Sei lá

    ResponderExcluir
  13. Estava navegando em blogs quando me deparei com esse, bem legal o conteúdo.

    Dentro da sua proposta, ele é autêntico.

    Escrita voraz, sem rodeios, visceral e debochada...

    Será indicado!

    ResponderExcluir
  14. rapá...você se superou nesta crônica...perturbador, realista, fantástico.

    ResponderExcluir
  15. Gente que se acha está fadada à solidão...... e a blockbuster nos finais de semana!

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Concordo com o Márcio... perturbador...

    bjs

    ResponderExcluir
  17. "O orgulho se preocupa com quem está certo. A humildade se preocupa com o que está certo." (Ezra Taft Benson)

    ResponderExcluir
  18. Nariz apontado para o céu e uma pedra gigantesca há alguns centímetros do seu pé!!
    Quanto mais elevar a cabeça,maior será a dor sentida depois!!!
    Não sei por que as pessoas para se mostrarem que são ESNOBES, ou no mundo atual, para mostrarem que tem DINHEIRO e POSSES tem que levantar a cabeça cada vez mais, quanto mais levantada mais dinheiro ela possui??
    E por que as pessoas humildes, de classe baixa, andam sempre com a cabeça baixa, olhando o chão, parecendo que estão o tempo todo RECEBENDO ORDENS dessas pessoas MEDÍOCRES ENDINHEIRADAS??
    Nós vivemos em um mundo onde esse contraste é facilmente percebido TODOS OS DIAS, em DIVERSOS LUGARES espalhados pelo país.
    Não existem pessoas RICAS como as de antigamente, estilo LADY DI, que conversava com todos e ajudava os pobres.Os RICOS de hoje em dia parecem que já são feitos com fórmulas e manual de instruções de como esnobar seus inferiores.Por que conversar com a faxineira é uma VERGONHA para eles, isso se eles não considerarem CRIME.
    Falar BOM DIA, para um funcionário seja da faxina, ou manutenção do local, xiii, é TENEBROSO, o cara transpira mais que em dias de verão.
    Acho que deveria existir um plano de REEDUCAÇÃO HUMANA,pois está fazendo falta!!
    SE DIZEM QUE SOMOS TODOS IGUAIS, por que uns tem mais outros menos??Por que uns HUMILHAM e outros são HUMILHADOS??
    Enfim, acho que vai da HUMILDADE de cada um, saber o quão simpático pode ser com uma pessoa de classe financeira diferente da sua!!!!

    ResponderExcluir
  19. O assunto gera polêmica.A Crônica esta bem colocada, mas vamos ser realistas não é? Quem de nós aqui nunca utilizou desse sentimento Orgulho, que afinal, é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Mas vamos lá a palavra orgulho pode ser vista tanto como uma atitute positiva como negativa dependendo das circunstâncias. Assim, o termo "pode" ser empregado de maneira errada tanto como sinônimo de soberba e arrogância quanto para indicar dignidade ou brio.
    Algumas pessoas consideram que o orgulho para com os próprios feitos é um ato de justiça para consigo mesmo. Ele deve existir, como forma de elogiar a si próprio, dando forças para evoluir e conseguir uma evolução individual, rumo a um projeto de vida mais amplo e melhor. O orgulho em excesso pode se transformar em vaidade , ostentação,soberba, sendo visto apenas então como uma emoção negativa: a Arrogância.
    Outras pessoas classificam o orgulho como exagerado quando se torna um tipo de satisfação incondicional ou quando os próprios valores são superestimados, acreditando ser melhor ou mais importante do que os outros. Isso se aplica tanto a si próprio quanto ao próximo, embora socialmente uma pessoa que tenha orgulho pelos outros é geralmente vista no sentido da realização e é associada como uma atitude altruísta, enquanto o orgulho por si mesmo costuma ser associado ao sentimento de capacidade e egoísmo.

    ResponderExcluir
  20. Adorei...tinha feito um comentário...vixxiii..sumiu, não foi...Esse sentimento de orgulho definitivamente atrapalha, às vezes fico cansada com tanto orgulho alheio, será q é preciso?? Sinto q muitas vezes esse orgulho deixado de lado faz muuuito bem, ao ponto de deixar até um metido chorar, isso é excelente...um metido chorar e pedir até para secar suas lágrimas...adoraria reviver isso...hehehehe

    ResponderExcluir
  21. Lembrei de uma conversa nossa... Para nariz empinado um pé na frente as vezes basta. Fazer com que um nariz empinado caia lindamente no chão, e quem sabe chorar rsrs (ajudando na campanha).
    Maldades a parte, é triste ver tanta gente orgulhosa por ai. Mas em um mundo em que as pessoas são valorizadas pela aparência e pelo dinheiro que têm o que podemos esperar? Beleza e dinheiro sobem a cabeça de muitas pessoas, mas ajudamos a estragar. Idolatramos pessoas que
    nem sabemos quem são de verdade. Gisele Bundchen é um exemplo, só é entrevistada pela Globo, e ainda se diz simples, tem quem acredite nisso (tsc, tsc..).
    Algumas pessoas acham que tem direito de maltratar outras simplesmente por ter dinheiro ou ser bonita e famosa. O que as leva a pensar que maltratando alguém serão respeitadas?
    De mim não vão ter respeito nenhum, a única coisa que sinto por elas é pena, beleza acaba, dinheiro algumas vezes também e no final é esse tipo de pessoa que morre sozinha sem ninguém para chorar a sua ausência. Ou o velório pode até estar cheio de gente, gente que quer aparecer na Caras!!!
    O que me conforta é que vai tudo para o mesmo buraco, ou vão virar cinzas, e vão se misturar aos outros de alguma forma.

    Bjokassss

    ResponderExcluir
  22. Corina a descrição é perfeia!!!
    Renato tudo cai mesmo... Adoreiiii!!!
    Cecilia como sempre arrasou, muito bom o que escreveu.
    Bruna essa frase é perfeita "Acho que deveria existir um plano de REEDUCAÇÃO HUMANA,pois está fazendo falta!!" Adorei tudo o que escreveu, tão dificil alguém conversar com porteiros etc. E o custa né? Para muitas pessoas muito, para mim é apredizado, experiências de vida que me agregam muito.
    Lisandra também concordo com você, existem várias formas de se interpretar essa palavra, o orgulho pode ser bom algumas vezes, mas realmente orgulho demais só atrapalha. Aliás tudo que é demais é ruim.

    Bjokas

    ResponderExcluir