Crônicas

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Descanse em paz!



Acabou! O evento que entorpece a humanidade chegou ao seu apogeu. Um melancólico e frustrante apogeu, diga-se de passagem.

Antes, quero pedir perdão pela minha lúcida previsibilidade em falar da Copa do Mundo em plena segunda feira. Também não serei adulto e não usarei de sentimentos maduros para descrever o que estou sentindo. Isso é um desabafo e não um debate!

A protagonista “jabolani” passou os 64 jogos da Copa se desentendendo com os seus coadjuvantes, muitas vezes dispostos a dar caneladas na coitada. Uma Copa enfadonha e pragmática em sua densa maioria: Times dispostos a não jogar futebol, o que diria então em dar espetáculo? Jogadores despreparados tecnicamente e “redesenhados” geneticamente... Muita massa, pouca inteligência!

A Copa do Mundo também foi bipolar e antagônica, puro contraste. Enquanto um Continente investia bilhões para atingir a visibilidade que tanto almejou com esse evento, a Copa do Mundo e os seus craques (craques?), economizaram na técnica, nas jogadas ensaiadas, nos dribles geniais e no “fair play” (que o diga o campeão do UFC Felipe Melo).

Além disso, um dado crescente e triste vem ocorrendo nas Copas: a média de gols. Em 1998 tivemos 171 gols marcados contra 161 gols da Copa de 2002. Em 2006 foram 147 gols e agora baixamos um pouco mais a média, para 145 gols. Sinalizando que o futebol (ou pelo menos a maneira de se jogar) vem caindo de produção.

Oras bolas, esperamos 1460 dias para chegar uma Copa do Mundo e não vemos gols? É como comer goiabada sem queijo, assistir a Bela e a Fera sem a Bela ou tomar Coca-Cola light sem limão. Não dá... Não aceito!

Nesse exato momento (pós Copa do Mundo), me encontro entre a indignação e a rejeição. Ainda não acredito no apito final dessa Copa, e o que é pior: com um time campeão injustamente (me perdoem se alguém aqui possui descendência espanhola), mas se o juiz tivesse expulsado o Iniesta naquele lance sem bola contra o Van Bommel no 2º tempo, ele não estaria em campo pra fazer o único gol da partida. De qualquer forma, foi uma final sem brio, sem emoção e totalmente pragmática.

Divergências à parte; esperei 1460 dias pra assistir dois ou três jogos que me inspiraram emoção e que me fizeram levantar do sofá, o resto se tornou resto, perda de tempo e gasto de energia.

Chego a uma conclusão (um tanto que evidente até):

O futebol é um esporte para imbecis! O Genykleison da Silva de Jesus Souza vira rei soberano de um país só porque se destaca jogando bola melhor que a maioria. Joga bola muito bem, porém, incapaz de diferenciar o singular do plural.

Quer mais um ponto que torna o futebol imbecil? A falta de evolução no próprio esporte. No tênis (esporte bem menos popular que o futebol) temos a tecnologia em prol da legitimidade quando uma bola ultrapassa a linha. Já no futebol, dependemos exclusivamente da “sorte” de um ser humano vestido de preto, muitas vezes com a visão encoberta para sinalizar um lance com destreza e imparcialidade.

Outra coisa que deveria ser banida desse esporte é o equilíbrio racional de um placar, vulgo empate. Cara? Nem em bolinha de gude sai empate! Como que no futebol o empate possui o mesmo grau de relevância que uma vitória ou uma derrota? Essa bendita Copa teve nada mais, nada menos que 13 empates, sendo que 6 partidas ficaram no 0X0... Empate sem gols deveria ter penitência de exclusão da Copa: “pegue o seu shortinho e vaze de mansinho!”

Mas nem tudo é sangue, suor e lágrimas. Vamos sorrir? A boa notícia é que o Brasil acaba de marcar presença na Copa do Mundo de 2014 (uma vez que somos os anfitriões e anfitriões não disputam eliminatórias).

Sei que futebol e religião não se misturam, mas rezo para que não exista mais nenhum Dunga como técnico... E nenhum jogador como Felipe Melo, Josué, Júlio Baptista, Luis Fabiano, Kleberson e Maicon... Faltou algum?

Ah?

Ia me esquecendo: e que o futebol pragmático, sem arte e insosso descanse em paz!

29 comentários:

  1. Meu amigo....

    Uma sugestão.... Arrume outra paixão.... Tá cheio de esporte carente por aí...

    Futebol já é commoditie há tempos!!


    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Hahahhahaha, André?

    Essa vc vai gerar polêmica. Acho que vc tá gostando disso né?

    Eu concordo e discordo. Qto a valorização extrema desse esporte, concordo com vc em tudo....

    Mas acho que a Copa do Mundo até que foi legal vai? Não entusiasmou, mas cativou por ser em outro continente.... e por termos tb um novo campeão....

    O jogo de ontem não foi digno de uma final, pela violência e pela falta de jogabilidade.

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhhhhhhh Déeeeeeeeeee....Futebol nao !!!
    Não quero mais falar disso !!!!!
    To cansada......rs...
    Faz outra vai....
    rss

    ResponderExcluir
  4. Vannnnnnnnnnnnnnnnnn12 de julho de 2010 às 15:22

    Ahhhhhhhhh Déeeeeeeeeeee, Futebol de novo nao !!!!
    Já tô cansada desse assunto...rs..
    Chega desse assunto...Faz outra vai....

    rs....

    ResponderExcluir
  5. É... futebol... deu.Mas lá vou eu de novo falar que é bom para despertar um pouco do patriotismo esquecido.Pelo menos nesta época vemos pessoas portando nossa bandeira com orgulho, se emocionando com nosso hino (tão lindo). Acho que valeu.Foi um pouquinho triste, mas eu costumo jogar o jogo do contente, continuo achando que jogo são dois competidores e SEMPRE um deles perde, ok??Desta vez fomos nós.Acredito na fatalidade que Dunga citou.( não me joguem aos cães, por favor)

    ResponderExcluir
  6. Eu fico com a beleza do povo africano e sua ingenuidade.... Eu fico com a emoção dos jogadores chorando ao ouvir seu hino em um evento mundial... Eu fico com o contraste entre perdedor e vencedor, uns choram, outros sorriem....

    Eu prefiro ficar com isso... O futebol? algo mercantilista, materialista e interesseiro... Não fico com ele!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Dé, não concordo com você quando diz:O futebol é um esporte para imbecis!Não,não mesmo!!!
    O que podemos fazer se o Brasil não teve garra, nem futebol suficiente para superar seus adversários.Não sou a favor do Dunga, mas falar mal, é muito fácil quando uma seleção é eliminada, mas lembre-se foi eliminado por pura FALTA DE COMPETÊNCIA DOS JOGADORES.
    Pense pelo lado bom da coisa,a África do Sul construiu cinco novos estádios de futebol,em preparação para a Copa do Mundo FIFA de 2010. Foi a primeira vez da história do País que a região teve estádios especialmente dedicados ao futebol. Sob o antigo governo do apartheid, os estádios eram construídos exclusivamente para o râguebi e o críquete. A África do Sul tem pouca tradição no futebol, em 2002 participou da Copa da Coreia e Japão no grupo B, sendo eliminada na 1.ª fase da copa num grupo em que participavam as seleções da Espanha, da Eslovênia e do Paraguai, participou também da Copa de 1998, na França.
    Nunca dei muito valor a Copa do Mundo, como sempre falo prefiro mil vezes torcer pelo meu TRICOLOR,a torcer pela uma seleção, quem sabe em 2014 mude radicalmente de idéia.
    Mas méritos sejam dados, que vença o melhor ou o que tiver mais sorte, a seleção espanhola foi à campeã isso que importa ela superou todas as demais...na primeira fase, a Espanha se classificou em primeiro lugar no Grupo H com duas vitórias (Honduras e Chile) e uma derrota para a Suíça. A Espanha eliminou Portugal nas oitavas-de-final, o Paraguai nas quartas-de-final e na semifinal a Alemanha. Na final a Espanha derrotou a Holanda e comemorou seu primeiro título MUNDIAL. No meu ver merecidamente, se por sorte ou não isso não vem ao caso, pois erro de arbitragem é o que mais temos no futebol mundialmente falando.
    Eu prefiro pensar na alegria e beleza do povo africano e sua cultura. Prefiro pensar na emoção de cada jogador,ora chorando por ganhar, ora chorando por perder, por ouvir e emocionar-se ao ouvir o Hino de seu País. Pela vuvuzelas, afinal tradição de um País.
    Acho que Copa do Mundo para quem ama, é isso aí pura EMOÇÃO.

    Beijinhos de Luz...

    ResponderExcluir
  8. A Copa do Mundo realmente decepcionou!

    É fácil falar tb sobre seus pontos positivos uma vez que projetaram muitas expectativas em cima desse evento.

    E o que dizer do seu campeão? Futebolzinho meia boca, ganhando no sufoco, sem arte, jogando na retranca e ganhando de meio a zero.

    Deixou a desejar!

    Só o povo africano que não, foi um povo feliz, digno e hospitaleiro....

    Eles mereciam uma Copa no mínimo com craques, e não com um bando de mercenários, estrelinhas e craques de nome: Rooney, C Ronaldo, Kaká etc etc etc....

    Bem cômico isso, mas na Copa do Mundo, faltou futebol.... tsc tsc

    ResponderExcluir
  9. A única coisa que prestou foi a Central da Copa, com o Tiago Leifert e a Globo fazendo ótimas matérias, tentando, desesperadamente transformar a Copa em algo cativante e "assistível"

    ResponderExcluir
  10. Realmente a final foi bem decepcionante, não gostei nem do jogo nem do resultado.....

    Qto a ser um esporte para imbecis é só ver um monte de menina se matando para conseguir tirar uma fotinho com o neymar..e dizendo que ele é lindo...ele joga bem, mas lindo ???? não dá né?!?

    É bom que tem umas que fazem tanto para ficar com os jogadores que literalmente "se matam"..é só ver a tal da Elisa...nada a favor de um homicidio, mas ela fez por merecer a partir do momento que engravidou por interesse e teve um filho por dinheiro, isso para mim é ser realmente uma puta....

    A central da copa foi muito legal mesmo...mas a globo me irritou no final puxando o saco da espanha....

    Concordo com a van...chega de futebol...hahahahaha.....

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Esqueci de uma coisa...acho que a copa aqui no Brasil vai ser uma vergonha....não vai dar certo...imagino a festa dos bandidos e dos traficantes......vai ter bastante "trabalho" para eles...hahahahaha....
    quero ver o show de abertura "rebolation", banda calypso e outras músicas vergonhosas....

    bjos

    ResponderExcluir
  12. Marieta?

    Foi um dos comentários mais sóbrios e verdadeiros que lí aqui...

    Concordo em tudo!

    Até 2014 muita coisa vai rolar.... Mas a Copa aqui...... Me dá medo.

    ResponderExcluir
  13. Eu já sabia faz tempo que futebol é pra idiota...queria saber a diferença de prestigio de um cara que sabe chutar uma bola e outro que sabe rebater uma bola?

    Por isso o Brasil é sempre ridículo em olimpíadas... Não tem desculpa para um pais tão populoso ter um número de atletas olímpicos menor que Cuba... Que é menor do que a cidade de São Paulo.
    concordo com o renato...mas ta mais cheio de atleta carente do que esporte carente...
    qto ao comentario da marieta...aplaudida!! alias...a elisa la nao agiu como puta..ela é uma...ja estao circulando emails de fotos dela em sexo explicito...ou seja...filme queimado total...trouxa sao esses jogadores que em sua maioria cresceram na favela e nao tem nenhum preparo pra lidar com a fama...
    qto a copa no brasil...espero ja ter conseguido um cargo melhor e ter deixado de ser policial..senao vou trabalhar de graça a mais pro estado....

    ResponderExcluir
  14. Não precisa ser poeta pra entender que o Brasil está longe de ter preparo estrutural, educacional, físico e administrativo pra suportar um evento dessa magnitude.

    De vergonha nacional para vergonha internacional!

    E o pior: Aguentar funk, axé.... Ivete Sangalo.... Deus do céu!

    ResponderExcluir
  15. Calma gente!

    É preciso acreditar nesse país... Senão acreditarmos, melhor sair daqui e procurar outro lugar não?

    São 4 anos de planejamento, dá pra apostar que algo vai mudar!

    Adorei o texto André.... sempre calórico e ácido nas conclusões, rs

    ResponderExcluir
  16. Renato e Felipe, que bom que gostaram do meu comentário...fiquei com medo pq escrevi sobre um assunto meio polemico..

    O pior é que é uma puta mesmo, até filme porno ela fez...

    Também concordo com vocês dois....

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. PESSOAS... como citado,dizer que a Copa aqui no Brasil vai ser uma vergonha...imagino a festa dos bandidos e dos traficantes..que vão ver o show de abertura Rebolation, Banda Calypso, axé,funk,Ivete, Claudia Leite... e outras músicas vergonhosas..O que vocês queriam ver?
    Seria bastante interessante todos lembrarem que moram no BRASIL...Não sei se por opção, necessidade ou comodidade...Mas enfim todos moram....
    Neste caso deveriam todos baixar um pouco a bola...ou talvez escolher um outro País para se viver melhor longe de toda esta cultura indesejável pelos senhores ( as ) ...
    Pois é muito fácil falar mal de tudo, mas o difícil é promover as mudanças... sendo que temos que ser a mudança que queremos ver não só no MUNDO, mas dentro de cada um de nós.

    ResponderExcluir
  18. Tudo bem Lisandra... Mas toda vez que criticamos algo, vem alguém propondo mudanças mirabolantes....

    Votar corretamente? Bom, pra um país que elegeu o Lula e está prestes a eleger a Dilma o assunto "votação" já foi pro beleléu!

    Bom, nosso caminho de mudanças já começou bem não acha?

    A Copa do Mundo será sim um vexame, porque não estamos preparados pra tal.

    Falta educação, falta comportamento, falta comprometimento, falta estrutura, falta transporte e, acima de tudo, falta segurança.

    Acha mesmo que no Brasil vc verá uma das poucas cenas lindas dessa Copa? Torcedores adversários se abraçando, torcendo lado a lado sem um alambrado?

    Me poupe né!?

    Esqueci de outra coisa que falta: humanismo e respeito às diferenças de opinião. Vc mesma já nos "convidou" a mudar de país... rs

    Estou com o Pelé: Não estamos preparados para suportar uma copa.

    ResponderExcluir
  19. Outra coisa:

    Nosso legado musical não me permite ter orgulho.

    Não posso criar meu filho com letras insolentes de boquinha da garrafa, rebolation, furnication e outras merdas provenientes de um lixo de cultura musical gananciosa e endereçada somente em vender.

    Um bando de bundas na televisão e mulheres (vagabundas) semi nuas vendendo o corpo indiretamente.

    Isso é cultura musical?

    Sou contra sim a funk, axé, pagode, samba... Nosso país tem coisa muito melhor a ser divulgada e exposta, mas a industria consumista prefere vender bundas e dancinhas de funk, credo!

    Cara? O Hitler tinha que reencarnar aqui, ser paulista, letrado, estudado e ter bom gosto!

    Homens bomba? saiam do Iraque, tem tanta coisa legal pra vcs explodirem por aqui!

    Sem mais!

    ResponderExcluir
  20. Nossa Renato, faço das suas palavras, minhas palavras.......

    Lisandra, não dá para mudar esse país, nós tentamos, mas tem mta gente por ai que não dá para ser mudada....eu não votei no Lula, mas ele tá ai...eu torci contra o brasil, qdo teve a decisão de aonde seria a olimpiada de 2016, e a copa de 2014, não acho que nós temos estrutura nem preparo para isso......gostaria muito de mudar daqui...pq eu sei que o brasil não vai mudar mesmo....

    Alias nossopaís é tão bom, que uma menina de 13 anos foi estuprada em florianopolis e não aconteceu nada, com os autores, pq ?? A resposta porque um é filho do delegado e o outro é filho do dono da representante da Globo no Sul....Dai uma puta é assasinada e o país literalmente pará para assistir como estão sendo as investigações...

    Acabei de receber uma cartinha sendo convocada para trabalhar nas eleições, legal né?!? com isso eu vou mudar o país ? É ÓBVIO QUE NÃO....só vou ter cada vez mais raiva da nossa "democracia", que democracia é essa??? somos obrigados a votar...cade os meus direitos??

    é isso..pelo menos por enquanto...

    ResponderExcluir
  21. As crônicas do André são tão ricas em diversidade que geram esses tipos de polêmica.

    Bom, eu sou modelo e já cursei lá fora e, infelizmente devo concordar com a maioria. Não dá pra comparar a Europa com o Brasil, são 1000 e poucos anos a frente.

    Mas aqui já temos 500 aninhos e até agora só vejo esculhambação e uma sociedade fadada a violência causada pela impunidade.

    A Copa aqui pode até ser linda e maravilhosa, mais por conta dos critérios da FIFA do que da vontade em mudar, propriamente dita pela Lisandra.

    bjs

    ResponderExcluir
  22. Eu concordo completamente, essa copa do mundo foi uma PERDA DE TEMPO.
    Milhares de pessoas paravam o que estavam fazendo para assistirem um jogo jogado PESSIMAMENTE!!!
    Jogadores mal treinados ou tecnicos inexperientes??
    Tantos motivos contra e a favor do fracasso dessa copa!!
    E em 2014?? Vixiii, espero estar bem longe do Brasil, primeiro se Brasil já para com os jogos na Africa, o que será quando a COPA for aqui??Brasil INTEIRO EM FÉRIAS COLETIVA, pois não tem outro motivo!!
    Sem falar do CAOS que acontecerá no PAÍS!!!
    Mas BRASILEIRO é FELIZ por qualquer motivo!!Seja a copa aqui ou não, seja o Brasil campeão ou não!!
    E é por isso que cada dia mais eu prefiro outrs esportes para torcer, esportes que Brasileiros não gostam muito.
    Mas enfim BRASILEIRO é BRASILEIRO em qualquer PARTE DO MUNDO!!Enquanto uns querem sair do PAÍS, outros tocam as VUVUZELAS até hoje!!!
    Ê PAIS!!!QUE PAÍS É ESSE?? É.... enfim..é o BRASIL, PATRIA AMADA, IDOLATRADA, BRASIL!!!

    ResponderExcluir
  23. Renato não o convidei a mudar de País... aliás apenas sugeri..e não foi, a você exatamente que me referi, mas para bom entendedor que és, você vestiu-se.
    Não vou usar palavras bonitas, português corretíssimo, como todos por aqui acabam usando para impressionar, nem tão pouco me privar e baixar a cabeça para tudo que leio..não tenho que aceitar o que a maioria acha, pensa e diz...NUNCA.
    Temos que ser inteligentes o bastante para saber que vivemos num País deficiente sim, temos o PRESIDENTE QUE MERECEMOS TER.Eleito pelo POVÃO.Que é a grande massa deste País que todos vocês também vivem ou sobrevivem sei lá...
    Afinal como citados por quase todos vocês,uma País como o Brasil , com sua cultura medíocre boquinha da garrafa, rebolation, axé,funk,pagode, samba,carnaval...etc etc etc não servirá de exemplo a juventude, mas incrivelmente nos deparamos com crianças de 3 anos dançando rebolation entre outras danças, como gente grande....que graça,ainda dizem, completando o episódio....Este é o BRASIL queridos...Essa é a cara do Brasil quer voces gostem ou não..isso ai é o BRASIL-BRASILEIRO. ...Que de fato não é um bom País para criar filhos....Por isso optei em não tê-los.
    Mas agora volto a falar o Brasil não mudará como todos já disseram e afirmaram, mediante isto, reclamar, indignar-se, nada resolverá....ou se convive com tudo isso ou se cai fora de tudo isso....
    Fica minha sugestão, um excelente País para se estudar, educar-se com toda certeza , pois conheço para poder afirmar...é o Canadá, com suas melhores cidades, Toronto,Ottawa,Montreal,Halifax,Vancouver...ai sim estaremos falando de País de primeiro mundo.
    Para mim assunto ecerrado.

    ResponderExcluir
  24. É Lisandra.....

    Vc está certíssima em ter seus pts de vista e não mudá-los por conta de uma maioria ou por conta da situação presente.

    Nós realmente temos o presidente que mereçemos ter, isso é fato.

    E é por isso, por ser a minoria que fico revoltado... Como a Marieta disse, ela não votou nesse infeliz e mesmo assim é obrigada a conviver com isso....

    Fazer o que né?

    Paciência....

    Espero que não me entenda mal

    ResponderExcluir
  25. Que dureza ne? bom....ja cresci e entendi que nao vou mudar o mundo...que nao tenho essa força toda....posso pensar apenas que fiz minha parte...me diferenciei...e ..nao mudo de país por necessidade...mas talvez no futuro seja mais viavel....fazer o que enquanto isso? viver se equilibrando pra nao ir pro ralo junto com o país...mas reclamar e me indignar eu posso sim!

    ResponderExcluir
  26. De novo concordo com vocês Renato e Felipe...

    Eu também já cresci e não acho mais que sou um super heroi das histórias em quadrinhos ou uma princesa do filme da Disney, e sei que não vou conseguir mudar nem o Brasil, muito menos o mundo inteiro....

    Alias quem dera se a vida fosse um filme da disney, ou uma novela da Globo...onde todos "vivem felizes para sempre", e o vilão sempre se dá mal no final....ai teriamos o mundo perfeito certo ??

    Acho que quem tem um pouco de cerebro, não vota no Lula...

    E ao contrário do que você disse Lisandra, ninguém aqui fica usando palavras bonitas para impressionar, me expresso aqui da mesma forma que me comunico no meu dia a dia....

    Bjos....

    ResponderExcluir
  27. Euuuuu p / Mr. André ( sarcástico total ) ...ai .. nao gosto disso !!!!!14 de julho de 2010 às 18:34

    Entrei pra ver se havia algo novo aqui e resolvi ler a cronica que nao tinha lido ainda quando recebi.
    Numa boa Dé... nem consegui terminar tudo , os comentários entao nem li... peguei alguns trechos....
    Detestei essa crônica, nada a ver falar tão mal de Futebol, dizer que é pra imbecil , tá loco ! Vc. pelo jeito ama Futebol, pra que esse sarcasmo todo ! Numa boa , vc, usa tantas máscaras que nunca sei quem vc. é realmente.
    Escreve outra vai...
    Essa tá péssima, nao senti sinceridade , porque sei que vc. nao pensa isso do Futebol !

    Abraços

    Agora adivinha quem é...hehe.....

    ResponderExcluir
  28. Ainda bem que a Copa passou....... Mas, por que será que o futebol perdeu a graça? ressaca?

    ResponderExcluir
  29. Fiquei muito triste com o final da Copa... Mas só fiquei triste pq não estava mais bebendo com os meus amigos. Poxa não vamos mais para o bar a tarde no meio da semana. Quase chorei. Quanto a futebol, como sempre não tenho o que dizer, não entendo nada de futebol!!
    Bjokasss

    ResponderExcluir