Crônicas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Eu acho que vi um gatinho, oops, um velhinho



Começa com a fama e os holofotes do sucesso perseguindo-os incansavelmente: dinheiro, conforto, status e mulheres. Depois, aos poucos, vem a descida, lentamente, dia após dia...

Seus programas deixam o horário nobre e começam a passar nos horários mais inoportunos... Até cair no Cartoon Network de madrugada e por fim, no ostracismo...

Com o passar dos anos, salvo algumas exceções, eles se imortalizam em nossas recordações, porém, para assisti-los, ficamos refém do You Tube... E só.

Anônimos, famosos, conhecidos, desconhecidos, reverenciados e mal falados: a velhice vai nos pegar um dia!

... A velhice nos alcança devagarinho feito uma tartaruga ao atravessar uma extensa sala de estar, passe o tempo que passar, ela sabe que vai chegar ao outro lado... Para nós, meros mortais, a velhice é a confirmação dos resíduos da nossa vida no passado, mas, e para os heróis da nossa infância e os personagens dos nossos desenhos favoritos?

Bengalas, dentaduras, coréga, cachecóis de lãs e sessão da tarde substituem os poderes mágicos como voar, desaparecer, escalar edifícios, soltar raios etc etc etc...

Para nossos heróis, a vida fecundada no combate ao crime é alterada drasticamente para o combate aos “ites”: artrite, labirintite, gastrite, bronquite, bursite. Para nossos personagens tão cheios de vivacidade e ação nos desenhos, a vida passa a ser estéril e o único pacto que se faz é com a solidão.

O que é que há velhinho?

Não existe vantagem em ficar velho! Já pensou no estado psicológico do Batman ao saber que ele mal consegue trocar uma lâmpada? E o peso do seu “batcinto”? E toda aquela armadura que o consagrou como um dos heróis mais misteriosos da humanidade?

A liga da justiça se transformou em um gigantesco asilo para super-heróis gagás. Uma espécie de retiro dos artistas do Sílvio Santos. O Lanterna Verde descarregou sua pilha, a Mulher Maravilha virou a Vovó Maravilha, o Super Homem virou o Super Frango e os Super Gêmeos não ativam mais nada, só o botão da sua cadeira de rodas e uma ou outra necessidade:

Super Gêmeos ativar: Forma de uma erva cidreira... Forma de uma caridosa enfermeira!

E os felinos?

Hoje, os Thundercats brincam de novelinhos de lã, dentro de caixinhas de areia (coisa de gato velho), e o Lion (líder do grupo) trocou sua espada justiceira por uma muleta companheira.

E o Mun Rá, o vilão do desenho? Bem, esse conseguiu clonar as células tronco da Elza Soares e hoje ainda vive saudavelmente em sua tumba. Só não achou ainda alguém de 27 anos pra casar!

E por falar em felinos, o nosso fofíssimo e malicioso Garfield já está perto da sua sétima vida de gato e a preguiça o consumiu por completo. Ao contrário do “oitentista” Manda Chuva que já se encontra no cemitério dos felinos; De tanto que deu rasteira nas pessoas, acabou tropeçando na própria morte.

Tudo ficou no passado! O Frangolino já virou assado, o Patolino fritado e o Gaguinho ensopado. O Ligeirinho então, coitado, só não virou refeição porque o Frajola envelheceu também e mal consegue subir uma escada.

A mulher biônica já virou sucata e o Gasparzinho já reencarnou e desencarnou novamente!

O He Man se parece com o Schwarzennegger. O Mr Magoo morreu sem ver a vida. A Pantera Cor de Rosa ficou pálida e roxa. Os Smurfs viraram Os Smofos. Os Ursinhos Carinhosos viraram Os Ursinhos bem idosos e o Papa Léguas finalmente caiu do Grand Canyon.

As Tartarugas Ninjas driblaram o tempo, por tempo indeterminado.

E o nosso espião do tempo, brevemente chamado de espelho também é implacável com a mãe natureza:

Com a destruição das geleiras provocadas pelo impacto ambiental, o Picolino adaptou-se ao clima ensolarado dos pântanos da Flórida e hoje, vive harmoniosamente com o Zé Jacaré, relembrando os tempos memoráveis de Pica Pau...

Diferente dos remédios, alimentos, cartões de crédito e planos de saúde, não temos a nossa data de validade registrada em alguma parte do corpo. Isso é uma permanente surpresa, até mesmo para quem se imortalizou em nossa infância.

31 comentários:

  1. Hahahahahahah, muito inteligente..... e bem diferente de se ler e pensar....

    A foto sintetiza bem a solidão da velhice, e o seu abandono.... risos

    Dá pra imaginar bem mais heróis, vilões e personagens de desenho animado nesse texto....

    Mas aí vc escreveria um livro......

    Adorei adorei!

    bjs bjs

    ResponderExcluir
  2. Caráca cara, qta história relembrei agora!

    Muito show de bola.......

    Sempre to na área, mas comento as não polêmicas, hahaha.

    1 abraço

    Cássio

    ResponderExcluir
  3. Muito legal....
    Faltou a minha SUPER MULHER MARAVILHA hj em dia ela estaria uma coroa enxutona - gosto muito dela - me identifico bastante com ela !!! hehe....somos parecidíssíssíssimas....rs...

    Quanto ao nosso prazo de validade ?!... nunca saberemos quando expirará , por isso temos que viver o hoje como se fosse nosso último dia ! Mas as vezes esquecemos disso - preciso me policiar quanto a isso - nada como viver intensamente e viver como se fosse o último...

    ABRAÇOS ABRAÇOS ABRAÇOS, se cuida querido....
    Vannnnnnnnnnnnnnnnnn

    ResponderExcluir
  4. Vannnnnnnnnnnnnn p / o autor29 de julho de 2010 às 10:51

    SORRY SORRY, mencionou tao pouco da minha super amiga que nem havia reparado !! rs...
    Pode dando um espaço maior pra ela !!!!!!!!!!!! Além de linda , ela é poderosa !!!!!!!!!!!! rssss....rsss como todas as super mulheres !!! Merecia uns 2 parágrafos !!!!!!!!!

    Abração babyyyyyyyyyyyyyyyyy

    ResponderExcluir
  5. "Eu acho que ví um gatinho, ooops, um velhinho"

    Hahahhahahaha, ótimo!

    bjs lindo

    ResponderExcluir
  6. HAHAHAHAHA.....AMEI...

    Relembrei de vários personagens que fizeram parte da minha infância, para ser bem honesta até hoje eu gosto de assistir desenhos animados para me divertir um pouco....

    Como psicóloga, vejo o sofrimento dos idosos, mas só sofrem aqueles que levam uma vida sem nenhum tipo de atividade, aqueles que buscam atividades diárias, como caminhadas, pintura, croche, essas coisas levam uma vida alegre, saúdavel e sem o sofrimento da idade....

    Concordo com a Van, devemos viver cada dia como se fosse o último e ainda acho que não devemos nos arrepender de nada que fazemos, mas sim do que não fizemos....

    Aproveitem enquanto é tempo....mesmo se você tiver 80 anos, aproveite você ainda está vivo...

    Bjos...

    ResponderExcluir
  7. Cassio comente nas polemicas também...hahahahaha

    ResponderExcluir
  8. Marieta , me desculpe. Como você pode relacionar atividades diárias de um idoso como, caminhadas, pintura, crochê...
    Hoje em dia os "idosos" tem turma, tomam porres, fazem sexo selvagem... e outras " cositas mas"

    ResponderExcluir
  9. Hahahhahaha, amo os textos do André....

    ... Mas os debates nos comentários são os melhores, hahahahaha

    Sempre tem alguém pra criar uma polêmica, rs.

    Eu acho que nossos super heróis se deprimem ainda mais com a velhice.... Imagina ontem vc ser um bambambam e hj vc não ser ninguém?

    É a lei do sobe e desce!

    ResponderExcluir
  10. Eu fico imaginando os Flintstones... Ou os Jetsons.....

    Tadinho deles...... Nem cel tinha na época dos Jetsons.

    Muito boa André!

    ResponderExcluir
  11. Velhice. Pra mim , tema assustador.Mas, como está sendo inevitável, procuro a "juventude eterna". Decrepitude não é o sonho de consumo de ninguém, mas plásticas tbém não resolvem o problema sòzinha.
    O truque que faz com que continuemos jovens, mesmo idosos,a fonte da juventude , chama-se MUDANÇAS.
    Quem é escravo da repetição vira cadáver antes da hora.A única maneira de ser um "idoso" sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos e ter disposição para guinadas.
    Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos.
    Uma mudança de casa, mandar o marido galinha passear sem temer ficar sòzinha aos 60 anos, mudar para Florianópolis e toda vez que o sol aparecer , ir para a praia.Tudo isto rejuvenesce.
    Às vezes chora-se muito com estas mudanças, parece que a vida se desestabiliza, mas aí vem o depois , e a recompensa.
    Mudanças fazem milagres por nossos olhos. A juventude eterna está nos olhos
    A plástica pode fazer as rugas sumirem, mas o opaco continua existindo , porque não existe plástica que resgate o brilho do olhar, e quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

    ResponderExcluir
  12. Cecíliaaaaa?

    Fiquei arrepiada com suas palavras!

    Qta sabedoria!!!

    Agradeço por receber gratuitamente tanto conteúdo aqui no blog.....

    Textos do André e comentários, é muito bom!

    ResponderExcluir
  13. Brigadinho Corina, eu como a velhinha dos super horóis que aqui deixam suas impressões , senti na pele o peso deste texto. Então... só me resta filosofar.Você viu como a gente aprende ficando velhinha??? ( acho que eu preferiria ser um pouco sem noção e ter uns 30 anos a menos.)Bricadeirinha... tá bom assim. Bjs.

    ResponderExcluir
  14. cecilia ?

    HAHAHAHAHA.....amei.......

    Legal saber disso....

    Eu acho que vc não deve ser velhinha...pode ser mais velha q a gente em idade, mas na forma de pensar e agir não....assim que é bom..

    Minha avó sempre diz, queria ter a cabeça de hj com o corpo de 20....hahahahahaha..minha avó tem 88....hahahaha...

    Bjos...

    ResponderExcluir
  15. Euuzinha p/ psicóloga Cecília29 de julho de 2010 às 15:42

    Quem dá brilho ao olhar é o espírito, esse brilho vem de dentro e nao de fora pra dentro !!!!! Nao importa a idade que vc. tenha , seu brilho no olhar sempre existirá ,isso se o espiríto for puro - Jamais o brilho dum olhar puro será ofuscado pela idade terrena !

    I"ts All ....

    ResponderExcluir
  16. Legal aqui!

    Bem, o meu piu piu ainda não está encurvado como esse ae da foto....

    ResponderExcluir
  17. I agree with you, Euzinha.Completely.Kisses.

    P.S. Não sou psicóloga não. Só adoro tentar viver cada dia melhor, e pra isto precisa ter um joooogoooo de cintura!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Euuuzinha para Cecilia...29 de julho de 2010 às 18:33

    OKAY !

    ResponderExcluir
  19. Cecilia vc não é psicóloga na sua formação, mas pode ter certeza que com certeza vc seria melhor psicóloga para alguns casos do que eu que apesar de formada, não tenho muita experiência de vida...tanto que só atendo crianças e adolescentes...como eu vou trbalhar com uma mulher divorciada? por exemplo, de 50 anos..ela vai olhar p mim e rir....vai pensar o que é que essa menina tem a acrescentar na minha vida ? não é verdade ?!? minha mãe já passou pela experiência de ir em um psocólogo novinho de 20 e poucos anos, que nem eu, não deu certo....foi 2 vezes lá e só.....

    Bjos....

    ResponderExcluir
  20. ;) Andréa Luíza ;)29 de julho de 2010 às 19:55

    Ruim mesmo ter que envelhecer, mas que graça teria se ''ela'' não existisse??
    ... Existe uma grande diferença entre: idoso e velho... acho que eu serei idosa rsrsrsrs

    ... Abraço grande ;);)

    ResponderExcluir
  21. Nossaaaaaaaaaaaaa, esse texto é a nossa certeza da vida!!!Iremos envelhecer e acabar no esquecimento??
    Mas o mais engraçado, que eu percebi é que nós envelhecemos e os desenhos animados da nossa época não envelhecem, só esperam vir a nova geração para cairem no esquecimento, e nós temos que nos acostumar com os novos desenhos animados que surgem a cada dia!!
    Viva ou não a nova geração??
    Lembre-se esta não possui nem HE-MAN e muito menos CAVALHEIROS DO ZODÍACO!!

    ResponderExcluir
  22. Hahahaha....muito boa, já tinha visto esta foto do piu-piu velho.O pior de tudo isso, é q eu assistia à todos esses desenhos e agora concluo: Já faz tempo hein...Será q estamos mais ou menos assim, o tempo vai passando e só percebemos que estamos envelhecendo quando aquele seu vizinho bebê , que andava de bicicleta no parquinho, aparece com uma namoradinha...Afeee...o tempo passa mesmo, e a experiência é a única ao nosso favor!!! rsrsrsr Adorei!!!!

    ResponderExcluir
  23. Ando concordo com a nossa amiga Karina, hahahah

    O tempo passa e a experiência é a única coisa ao nosso favor.....

    rs

    ahhahahha, clonar as céluals tronco da Elza Soares foi a melhor...

    Como pode um cara de 27 anos casar com uma mulher de 73? A vontade que as pessoas têm em aparecer, ás vezes sobressaem o limite do ridículo....

    Sei lá

    ResponderExcluir
  24. Aiiii... vc tinha que me lembrar que tô ficando velha???
    É, amigo... não tem jeito... agora, a cada dia, uma ruga nova no espelho! (no espelho, tá? não na minha cara.. rsrsrs)
    E nosso fofíssimo Garfield... ah, não fala mal dele, vai? Ele é indestrutível, inigualável e imortal!!!

    Como diriam meus queridos Titãs...
    "eu não tenho mais a cara que eu tinha... no espelho essa cara já não é minha..."

    Beijos, amigo!!!!

    ResponderExcluir
  25. Muito boa!

    Agora vc precisa falar dos personagens invencíveis: Jason, Freddy, Myers dentre outros..... muitos outros.

    Que tal?

    bjs gato

    ResponderExcluir
  26. Simplesmente GENIAL..just like allways...Ao ler este texto me dá um frio na barriga...a velhice...nunca penso nela apesar de lidar com ela o tempo inteiro...afinal de contas that´s my job!Mas como disse a cecília com a alem das " oses..e das ites..." com a velhice vem a experiência e o brilho no olhar só aumenta já que se pode gozar muito bem da vida com a medicina preventiva apos os 50!!! e o melhor com sabedoria para fazê-lo da melhor maneira possivel...mas enquanto nao chego lá...let´s dance!!!

    ResponderExcluir
  27. Adorei o texto, super divertido.
    A velhice é algo muito temido. Mas também com o que ela nos oferece fica difícil não ter medo. Queremos o tempo todo achar a tão sonhada "fonte da juventude". Nessa busca desenfreada pela aparência, ser sempre jovem, entre outras coisas, nos esquecemos dos nossos velhinhos. Pessoas com muitos talentos, histórias acumuladas, experiências de vida, acabam se tornando invisíveis a medida que envelhecem. Pessoas que abandonam seus pais simplesmente por eles não serem mais "úteis". Outras tantas maltratando só pq eles não podem se defender. Tinhamos que prestar mais atenção nessas pessoas maravilhosas, que não tem culpa por terem envelhecido, afinal vamos envelhecer também. Paciência e carinho não fazem mal a ninguém.
    E ai vai uma campanha: Dê atenção a um idoso. O mínimo que seja já vai deixá-lo(a) agradecido(a). E você pode aprender muito com isso.

    Bjokasss

    ResponderExcluir
  28. Mari adorei os comentários...
    Cecilia como sempre me encanta... Também pretendo viver muito e jovem... Espero que meu corpo acompanhe a minha mente... rs...

    "A plástica pode fazer as rugas sumirem, mas o opaco continua existindo , porque não existe plástica que resgate o brilho do olhar, e quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar." Simplesmente perfeito o que escreveu...

    Bjokasss

    ResponderExcluir
  29. Tb adorei seu comentário Fabi..

    bjos

    ResponderExcluir
  30. Não é legal ser trigésimo a comentar.... Todos já deram suas ideias e claro, alhhumas sempre batem com o que eu iria escrever.....

    A crônica é muito criativa. Acho que nunca lí nada parecido.....

    Muito boa!

    ResponderExcluir
  31. rs...eu sou quase um super heroi idoso entao..
    com 35 anos ja tenho hipertensao, artrose, hernia de disco, varias tendinites e varias cirurgias...
    pra abaixar e pegar algo no chao ja é um sacrificio...se eu dormir de lado..acordo com bursite...rs!!
    vou levando enquanto der...do jeito que puder...so tento nao abandonar as grandes paixoes da minha vida (inclusive a de treinar com pesos...que deixou essas consequencias...)
    nao pretendo de forma alguma viver ate ficar muito velho..de que adianta estar vivo se as pessoas que vc ama ja morreram..se vc nao consegue mais fazer as coisas que gosta e so da trabalho pras pessoas? to fora por mim posso ir antes....

    ResponderExcluir