Crônicas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Inteligência é afrodisíaco?


Ultimamente venho desafiando alguns dogmas que nós, seres pensantes, impomos para encontrarmos (às vezes) soluções em nossa sociedade, razões para entender isso ou aquilo ou até mesmo uma justificativa para compreender algo. Como segue abaixo:

Inteligência não é afrodisíaco!

A frase parece assustadora, desmotivacional e vai de encontro a tudo que você acreditava... Até nesse exato momento!

Intelectualidade sim é afrodisíaco!

Se pensarmos que o conjunto de qualidades e valores que englobam a inteligência reflete na capacidade mental que o cidadão tem em planejar, pensar, solucionar, refletir e aprender, eu não vejo isso como afrodisíaco, eu o vejo como uma competência e, se nos aprofundarmos ainda mais em nossa sabedoria, veremos que hoje, isso é uma expertise obrigatória!

Em um mundo implacavelmente competitivo, ser bom não é o suficiente. É preciso fazer a diferença! Ter algo que a maioria ainda não possui. Um diferencial que nos separe dos demais e que de alguma forma, nos faça ser exclusivos!

E sabe o que gravita em volta dessa exclusividade?

O desenvolvimento através de leituras, a vontade de querer aprender sempre algo diferente (mesmo que esse “algo diferente” não faça diferença no seu trabalho). Mergulhar em temas específicos, ir ao teatro, ao cinema... Isso é aperfeiçoar a intelectualidade!

Imagine em um elevador, a ignorância, a burrice, a intelectualidade e a inteligência:

- A ignorância não faz questão alguma em aprender algo, muito pelo contrário, tanto faz seguir uma ética ou uma ciência, ela simplesmente não o faz e segue somente o que a sua cabeça dura lhe induz, ou seja, seu elevador parou no térreo e de lá não vai sair.

- A burrice é estúpida e todo burro é teimoso! Tudo a nossa volta vive em constante mutação, menos o burro, que permanece em constante translação! O elevador da burrice tende a enfrentar catastroficamente a lei da gravidade. Destino: subsolo!

- A intelectualidade é a adição de conhecimento! É querer saber sempre mais, não se acomodar com o conhecido e desbravar o desconhecido... É sair da zona de conforto e arriscar-se sempre no intuito de adquirir experiências e novos aprendizados. Cada vez que fazemos isso, nossa visão panorâmica do mundo aumenta e o elevador caminha rumo ao 400° andar!

- A inteligência? Ela é o próprio elevador! Descer ou subir só depende da sua vontade em se movimentar... Ou da sua inércia em se estagnar!

To vendo muita gente filosofar sobre o ideal de homem perfeito, ou mulher perfeita: o quesito fundamental para passar na fase de recrutamento é o conteúdo, invariavelmente confundido entre inteligência, intelectualidade e depois, jogado tudo dentro de um contexto chamado “afrodisíaco”.

Se você tivesse que escolher um parceiro que tenha inteligência, intelectualidade ou conteúdo, por qual você optaria?

Exemplos masculinos:


- Um homem inteligente mostra astúcia em solucionar um problema que, muitas vezes, ele mesmo que causou.

- Um homem intelectual entende que o ponto G da mulher situa-se no ouvido. Vai colorir teu dia com elogios estrategicamente bem elaborados, sem cenários mirabolantes e sem local aparente de exposição.

- Um homem de conteúdo compreende que a qualidade dos seus “serviços prestados” está inserida em um contingente quase que infinito de assuntos. Mas se esquece que ás vezes, as mulheres precisam de ação ao invés de falação.

E já que o assunto é inteligência e intelectualidade, lembre-se do motivo que fez com que a anatomia do seu cérebro fosse arredondada, justamente para permitir que os seus pensamentos circulem e mudem de direção. Portanto, reflita:

Inteligência é a arte de adquirir problemas. Intelectualidade é a arte de resolvê-los. Conteúdo é o saldo que se adquire entre os dois.

E o afrodisíaco?

Oras, é a substância extraída da irreverência em se adquirir problemas e resolvê-los com graciosidade e jogo de cintura.

37 comentários:

  1. Inteligência é encantadora, mas não é afrodisíaca!

    ResponderExcluir
  2. Boooooa , isso aí ! Filosofou bastante...
    Inteligência nao é afrodisíaco nao e quanto ao homem inteligente , intelectual ou com conteúdo, fico com o que tem conteúdo, mas tem que me cativar , afinal só conteúdo nao dá, tem que ter charme ! Homem inculto aí nao dá mesmo - sem condições !
    É isso.
    Boa semana gente !
    Abraços
    Van

    ResponderExcluir
  3. '' Um homem intelectual entende que o ponto G da mulher situa-se no ouvido''

    rsrsrsrs JÁ AFIRMOU ISSO EM OUTRO TEXTO, rsrsrsrs DISCORDO, MEU OUVIDO É BEM SELETIVO, TIPO: TOMÉ!! rsrsrsrsrs

    ''A inteligência? Ela é o próprio elevador! Descer ou subir só depende da sua vontade em se movimentar... Ou da sua inércia em se estagnar''

    ...VERDADE, E A MINHA PARECE CONTINUAR NA INÉRCIA rsrsrsrs

    ''Se você tivesse que escolher um parceiro que tenha inteligência, intelectualidade e conteúdo, qual você optaria?''

    EU FICO COM O INTELECTUAL... OS INERTES PRECISAM DELES POR PERTO rsrsrsrsr

    BEIJO ...AMOR MEUUU rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. hum...mais ou menos...nao o texto...ele esta muito bom....mas vou discordar que intelectualidade e afrodisiaco...porque homens tb tem isso...e isso nao me leva a me sentir atraido por eles...
    diria so que burrice demais e broxante...

    ResponderExcluir
  5. ... Olha só, esqueci de falar pra você...SAUDADES VIU?? BEIJO EM TI... NA BOCA AMORE!!

    ResponderExcluir
  6. ai ai .....cada comentário !!
    fala sério !
    .........

    ResponderExcluir
  7. Eu acho q a inteligência é a raiz de tudo. Com inteligência vc consegue a intelectualidade e o conteúdo...
    E não estou falando só de inteligência racional, estou falando de uma forma geral.
    Inteligência é saber o momento de dizer (ou não dizer) alguma coisa, inteligência é seguir a sua intuição qto a seguir por essa ou por aquela rua, inteligência é ser uma pessoa transparente (com vc mesmo, acima de tudo). E é saber resolver um problema lógico tb, claro!
    Acho q ultimamente as pessoas estão "parando no térreo", pois a ignorância é estágio mais fácil de ser sustentado.
    Eu, particularmente, prefiro a inteligência, mesmo com todas as suas consequências...

    ResponderExcluir
  8. As pessoas pararam no térreo, isso é fato!

    ResponderExcluir
  9. Inteligência e intelectualidade devem andar juntas, sempre.

    E o conteúdo? caminham juntos tb, com graciosidade e com jogo de cintura...

    Como o André falou bem...

    ResponderExcluir
  10. André?

    Sou amigo da Corina. Ela sempre fala do seu blog... Adorei o espaço...... Muito divertido e cheio de pessoas se integrando, bem legal.

    Parabéns pelos textos.

    Aprovado amigaaaaaa!

    hahahahaha

    ResponderExcluir
  11. Acho q a intelectualidade e o conteúdo são uma consequência de pessoas inteligentes!!!
    Se uma pessoa possui todas ou algumas dessa qualidades pq não à considerarmos afrodisíaca?
    Afinal ninguém é perfeito!!!
    Agora pessoas q vivem no térreo e no subsolo é dose né?rs...
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Jujócaaaa?

    Olha o que vc vai falar hein?

    Hahhahahahaha

    Gostei desse texto!

    Interessante avaliarmos a situação e nadar contra a maré.

    ResponderExcluir
  13. Vc quer acabar com a gente André?

    Um texto tão bipolar qto esse em plena segunda?

    Eu diria tripolar até: intelectualidade, inteligência e conteúdo....

    E olha que um ser pode ter uma e não ter a outra..... Pense que dá!

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Inteligência não é afrodisíaco mesmo é essencial..todo mundo aqui com certeza já saiu com alguém com pouca inteligência e provavelmente não gostaram né?!? hahahaha
    Pessoas sem conteúdo então não dá...aqueles homens que acham que é mais importante ter um porsche panamera, do que ter assunto para conversar...de verdade eu prefiro aqueles que tem assunto, carro, dinheiro, essas coisas que a maioria das mulheres fica de olho, eu não ligo...não me importa se a pessoa anda de porsche ou de gol..o que me importa é o que a pessoa realmente é.....

    Por enquanto é isso...mais tarde eu volto para ler os outros comentários....por enquanto estou de acordo com todos...Gostei do comentário do Felipe...realmente se pensar por esse lado eu também não me sinto atraída pelas mulheres, assim como vc não se sente atraído pelos homens..hahahahaha...

    Renato concordo com vc, a grande maioria das pessoas parou no térreo, ou desceu p o subsolo...

    Van concordo com vc tb, homem burro não dá.....

    Bjos....

    ResponderExcluir
  15. Tentando me inspirar... rs... Procuro alguém com quem eu possa conversar sem me cansar. Sobre qualquer assunto, a qualquer hora. Que dê risada comigo de coisas imbecis, ou de como somos imbecis algumas vezes. Que não tenha vontade de ficar parado no tempo. Que tenha vontade de ver coisas novas, fazer coisas novas, ou seja inovar o tempo todo com o que quer que seja.
    Acho que dentro de tudo isso quero alguém inteligente, intelectual e com conteúdo. Hum estou achando que estou pedindo muito... hauahaua

    Bjokass

    ResponderExcluir
  16. Talasi as pessoas realmente pararam no térreo, é bem mais fácil mesmo. Para que se dar ao trabalho de aprender alguma coisa? Nem o português eles aprendem.

    Carina concordo com você!!! Sua frase foi perfeita: "Acho q a intelectualidade e o conteúdo são uma consequência de pessoas inteligentes!!!"

    Van homem burro não da mesmo. Vergonha alheia... rsrs...

    Mari sou assim também, não ligo para os bens materiais não. A única exigência é que ele pague a própria conta, pq querer que eu pague ai já é demais...

    Bjokass

    ResponderExcluir
  17. Uauuuuuuuuuuuuuuuu!!!!Acho q todos esse itens devem andar junto...Juntando tudo...hummm..isso pode se tornar bastante afrodisíaco, claro, com uma pitada da inteligência feminina tudo se resolve nesse temeroso reino de gato de botas...

    ResponderExcluir
  18. ôoooh Fabi,

    Achei que vc ia sair comigo e pagar a conta!
    Assim não vou mais, perdeu pontos!

    Hahahahha

    A Karina mandou bem até a hora em que esbarrou na soberba feminina, risos.....

    Vcs mulheres não respirariam sem nós!

    ResponderExcluir
  19. Putz devo estar mesmo capenga né??? Agora tenho que pagar conta p/ homem. hauahauahauaa

    Ah eu respiro sem homem sim. Mas não deixo de gostar dessa raça... rs

    Bjokass

    ResponderExcluir
  20. Vannnnnnnn p / Fabi e todos mais....27 de julho de 2010 às 10:29

    Abraçao Fabi, vc. é muito parecida comigo...já vi que gosta de dar uma risadas como eu...
    Vc. é uma graça !
    Um dia tem que marcar todo mundo de se conhecer , o Dé terá que promover o evento...hehe....
    Abraços pra todos !
    Buenos dias !!!!!!!!!

    Van

    ResponderExcluir
  21. Mto boa André...!!Fez mta gente parar para refletir...inclusive eu!!abraço

    ResponderExcluir
  22. Vannnnnnnn... Bom saber que somos parecidas, assim vamos nos dar muito bem quando o André resolver reunir todo mundo... rs...
    Vc tb é uma graça, me divirto muito com seus comentários. Acho que ia ser muito engraçado encontrar esse povo todo né??? Vamos fazer campanha p/ o Dé marcar...

    Bjokasss

    ResponderExcluir
  23. Também sou a favor de todos se conhecerem iria ser legal....se o andré quiser ajudo ele a promover o encontro.....se ele não quiser organizamos do mesmo jeito....hahahahaha

    Quem quiser pode me adicionar no msn mary_mgm@hotmail.com só deixa um recadinho dizendo q é daqui.......

    a Fabi e a Van já estão no meu msn.....

    Bjos...

    ResponderExcluir
  24. Alguém teria o msn do nosso ludibriante escritor?

    Hhahahahahaha (brincadeira)

    ResponderExcluir
  25. Um pouco de cada e já é o suficiente para eu me contentar!

    Inteligência + Conteúdo + Intelectualidade = Altar.

    Hehe

    Adorei!

    Discordo de alguns comments. Nem sempre ser inteligente implica ser intelectual... O conteúdo sim, faz parte de ambos.

    ResponderExcluir
  26. " Um homem inteligente é por vezes forçado a embebedar-se, para conseguir aguentar os idiotas com que se vai cruzando todos os dias"
    Heminway

    Bom , vamos lá.A inteligência é uma capacidade que desenvolvemos na medida que pensamos, raciocinamos, agimos interpretamos e entendemos as pessoas, coisas e fatos do nosso dia a dia.Qto mais profunda a nossa compreensão, mais próximos estamos da intelectualidade.Com isso temos a capacidadede resolver situações com êxito, compreendendo a relação entre fatos e a verdade, e tomando decisões atravez do raciocínio.Qto mais cuidadoso e sem preconceitos for o nosso racicínio, nossas ideias serão mais bem aceitas.
    A inteligência é tudo que escolhemos para ficar em nossa mente.Cada um de nós escolhe o qto quer ser inteligente.É a necessidade que empurra o homem para as descobertas, ao progresso, assim como o feio existe para promover o belo, o mal para cativarmos o bem , o negativo para buscarmos o positivo e o material para que nos conscientizemos do espiritual. Contestando e aprendendo.
    Li uma vez que é a inteligência que nos mostra para que serve a cebola, e a burrice define quem a passe pela segunda vez nos olhos.Sensacional , né?As nossa atitudes e pensamentos são responsáveis pelo nosso destino.Não adianta passar a cebola nos olhos e culpar a natureza por ter criado a cebola.Ela é um tempero. Não adianta culpar os outros por isto ou por aquilo, porque você tem consciência, inteligência e sabedoria.Culpar alguém é cômodo e ... vicia.Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Vannnnnnnn p/ todas meninas e meninos !!!!!!!27 de julho de 2010 às 16:27

    TIVE UMA IDEIA GENTE !!!!!!!!!!
    A MARI E O FELIPE VÃO PROMOVER O ANIVERSARIO DO ANDRÉ EM OUTUBRO ... ( DIA 10 -- ele vai me matar ....mas tud bem...rs... )
    AÍ TODOS NÓS IREMOS ..QUE ACHAM ???
    TODOS CONVIDADOS !!!!!

    EBAAAAAAAAAAAAAA

    ABRAÇOS

    VANNNNNNNNNNN ( rsssss ) bagunça bagunça bagunça......rssss....rsssseu vou amar !!!!

    ResponderExcluir
  28. Cecília:

    Fiquei encantado ao ler seu comentário....

    Parabéns por tantas palavras bonitas e sábias.

    Aqui é um blog de conteúdo com "comentaristas" de conteúdo.

    ResponderExcluir
  29. Obrigada Renato. Fico feliz em saber que o que escrevo encanta alguém.Realmente adoro escrever e ler, e fico feliz ao ver jovens como vocês se interessarem por crônicas, poesias e política.Hoje todos ( a maioria) são tão supérfluos e desmotivados, que qdo se vê alguns se interessando pela vida , é muito bom. Beijos a todos e acho ótima a ideia de nos conhecermos.

    ResponderExcluir
  30. o aniversário do andré tá mto longe, vamos combinar antes....eu topo organizar...o felipe eu não sei..tem q perguntar p ele....

    Bjos....

    ResponderExcluir
  31. O cara ou a mina que é inteligente nem sempre são intelectuais, e nem sempre possuem conteúdo.

    A inteligência pode ser adquirida geneticamente como os bem dotados, mas isso não quer dizer que ele terá conteúdo ou intelecto.....

    A inteligência tb pode ser retratada através da facilidade que o indivíduo tem em decorar um texto, um discurso, uma fala, ou resolver vertiginosamente rápido uma equação de álgebra.

    Porém, vc pode perguntar sobre um determinado ator de um filme que vc assisitu com ele no cinema e ele nem fazer ideia de quem seja....

    É isso!

    ResponderExcluir
  32. Num país onde só se pensa em sexo, só se fala em sexo e todos só pensam em trocar de parceiros dia após dia, balada após balada.... Eu acho meio hipocrisia falar ou exigir conteúdo, inteligência e intelectualidade.

    Ilusão.

    ResponderExcluir
  33. Cecilia eu também fiquei encantada. Sempre adoro seus comentários. Eles sempre me fazem pensar e aprender. Adoro ver os pontos de vista de todos, muitas vezes diferentes, e para mim sem certo ou errado.

    Meninas adorei a idéia, eu topo antes, no niver, depois... Como disse a Van... Bagunça, bagunça, bagunça... hauahaua
    Bjokass

    ResponderExcluir
  34. rs..sei nao...quem manja de organizar eventos é o andré...
    mas eu acho que juntar tantas mulheres juntos nao é seguro....rs!!!
    vou ver...conheco o andre a uns 20 anos ja...seria engracado!

    ResponderExcluir
  35. eu conheco o andré ha uns 10...hahahaha..e tb n sei mto bem organizar eventos...hahahahaha...

    iria ser engraçado esse encontro mesmo....

    bjos

    ResponderExcluir
  36. Sei la.... Decorar não é entender, ai é memória e não inteligência. Acredito que a inteligência é a capacidade de racionar ao invés de decorar. Não decorar o nome de alguém não é sinônimo de burrice. Ai vai da pessoa selecionar o conteúdo que ela quer guardar na memória. Talvez a falta de memória seja por falta de interesse. Se você é interessado em cinema ela pode não ser. Isso não quer dizer que ela é burra.

    Anônimo concordo que muita gente só pensa nisso. Mas não sei se você percebeu ou não, as pessoas que escrevem por aqui não são fúteis dessa maneira. E não seria hipocrisia querer pessoas do mesmo nível para conviver. Pode ser ilusão sim querermos isso, mas nem por isso vamos deixar de procurar algum diferencial dentre tantas bundas e mentes vazias.

    Fe me diz pq não é seguro juntar tantas mulheres... hauahauaahau

    Bjokasss

    ResponderExcluir
  37. Um assunto interessante foi tratado aqui!!
    Mas se inteligência é afrodisíaco eu não sei, mas que é necessário eu tenho certeza!!
    Afinal quem gostaria de conversar com alguém que não terá muitos argumentos em assuntos mais complexos??
    PARA!!Chega de burrice nas nossas conversas!!

    ResponderExcluir