Crônicas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Catástrospectiva 2010


A tão derradeira data está se aproximando, o final do ano está chegando e com ele preservamos alguns conceitos capitalistas e ortodoxos como às idas frenéticas e desesperadoras as lojas, mas antes, quero abrir alguns parênteses:

No decorrer de um ano ininterrupto, muita coisa fica no inacabado, justamente para renovarmos esse ciclo e transferir o desafio para uma próxima fase... Assim como em um jogo de Playtation, vencemos alguns obstáculos, ultrapassamos algumas fases e gostaríamos imensamente de conseguir vidas extras, porque diante de tanta banda 3G e tantos notebooks, viver hoje uma vida só tá osso (como diz o maloqueiro do meu vizinho).

No entanto, diante de tantas tantas tantas coisas que rolam em 365 dias (hoje, mais precisamente, 351), uma única e insignificante atitude é capaz de tamanha meditação: a substituição do calendário de cozinha.

Esse revezamento sem revezo vem adquirindo muitos reveses ultimamente. A cada substituição para um ano vindouro, ficam as cenas e as imagens do passado na 3ª pessoa do singular e do plural (esqueça seus ganhos, dividendos e somatórios) vamos falar da vida que se passa por trás de uma TV de plasma:

Imaginar o conteúdo da Retrospectiva desse ano é tão previsível e pragmático quanto às enchentes que ocorrem nos meses de janeiro (garanto que minha metáfora será pauta de mais uma Retrospectiva).

Imbuído do meu humor negro, enumerei algumas catástrofes que fizeram parte das pautas do Datena, das páginas sangrentas do “Notícias Populares” e que em alguns dias estarão na Retrospectiva 2010. Aqui, eu intitulo pomposamente de “Catástrospectiva 2010”, mas você pode também entender como um “Pout pourri da desgraça”, “Top 10 das bestas do Apocalipse” ou “Medley do Capeta”, como preferir.

Começando pelo despreparo dos nossos governantes e autoridades em evitar acidentes, temos a tragédia de Angra dos Reis que evidenciou a ingenuidade das pessoas em desafiar os desígnios da natureza.

Falando em desígnios da natureza, o terremoto do Haiti consternou mundialmente etnias, povos e culturas em um movimento solidário para com um país que já era um exponencial de pobreza e um espelho pra quem reclama desnecessariamente da vida:

Tá chateadinho porque seu celular não funciona? Tá bravinho porque a internet do escritório caiu e você precisava passar uma planilha para o seu chefe? Vá para o Haiti!

No quesito matança e chacina, o Jason vai precisar de mais filmes “Sexta Feira 13” para retomar o trono, ocupado pelo nosso retumbante Brasil: O caso Bruno, o caso Mércia, o cartunista Glauco e o filho, a mãe que matou oito bebês, o julgamento dos Nardoni, enfim, uma seleção do terror moderno, muito pior que Jig Saw, Michael Myers e Freddy Kruegger juntos!

O genocídio brutal e inescrupuloso do homem perante a fauna aquática também encabeça a lista das catástrofes, como o vazamento de óleo no Golfo do México. Condenação? Alguns milhões de dólares de multa. Reparação? Reconstituição? Restauração?

A desorganização também invadiu a nossa melhor e mais visionária matéria prima: O futebol. Com uma seleção totalmente bisonha, o Brasil fez feio na Copa do Mundo, coisa pra Dunga nenhum botar defeito!

Musicalmente falando, o mundo se encaminha na velocidade do som rumo a 2012. Bandas e cantores que desafiam o bom senso e envergonham nossos tímpanos eclodem misteriosamente e, quando notamos, já ocupam a mídia com jabás e hipnotizam a massa burra e acéfala da nossa sociedade...

... Banda Restart, Hori, Strike, Cine, Fiuk, Lady Gaga, Justin Bieber mostram que para o mau gosto musical não existe limite, nem para o mau gosto conceitual. Pegue os Ursinhos Carinhosos e os Teletubbies e compare, é de graça!

Pra finalizar, ainda temos Tiririca e Dilma Roussef fechando as cortinas negras do nosso Creep Show 2010.

Será que vem mais merda até o badalar da meia noite do dia 31 de dezembro? Melhor não subestimar a Lei de Murphy. Lembre-se que quando você acha que alcançou o fundo do poço, descobre que no fundo do poço existe um porão...

Fim do primeiro ato!

14 comentários:

  1. kkkkkk... Ahhhhh!!Pelo que escreveu no e-mail pensei que fosse sobre o seu ano.kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. É, lamentavelmente temos que concordar... Daria pra escrever um ivro com tanta merda que aconteceu este ano, mas prefiro ficar com as coisas boas..... e, ainda bem, comigo o saldo foi positivo.

    Mas é isso aí..... Uma crônica cínica para um país cínico.

    hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Lamentável e triste, muito triste toda esta narração.Desanima, deprime e desorienta.O pior é que tudo é tão real que não dá para querer passar desapercebido.Vivenciamos tudo isto de uma forma tão presente, que querer falar algumas palavras de ânimo não adiantariam.Resta uma palavra... esperança... será que há esperança aguardando-nos, precisamos dela,urgentemente, pois senão nosso amanhã será o caos.

    ResponderExcluir
  4. País de merda! Isso sim!

    Vc esqueceu um monte de problema no teu texto, mas entendo, vc enumerou os piores....

    Mas tem muito mais!

    ResponderExcluir
  5. Assim como a Cecília, concordo: é lamentável ver tanta desordem e tanto regresso num território só.

    E o que é pior, sai um palhaço, entra um fantoche.....

    Abominável!

    ResponderExcluir
  6. E olha que o André não botou tudo aí hein?

    Pior que nem adianta falar, escrever, protestar... Vai continuar essa mesma m...

    ResponderExcluir
  7. QUE NEGATIVIDADE!?!? PENSAMENTO POSITIVO! O DOM DA PALAVRA É IMPORTANTE!!Quero pedir aos homens, principalmente aos que detém o poder, o fim das guerras, que o seu coração foi feito para abrigar a paz, e seus lábios, suas mãos e seus olhos foram feitos para disseminá-la. O homem não foi feito para deter o poder em suas mãos e com esse poder destruir seu semelhante. Peço à força maior que rege o universo que erradique do coração do homem a ganância, a inveja, o ódio, a indiferença.
    Não estou pedindo nada impossível, tudo o que peço pode se tornar realidade, se todos quisermos. E precisamos querer, para que este próximo ano que se inicia seja bom, para que os nossos sonhos possam continuar, para que possamos ter esperança de realizá-los.
    Como já disse o poeta Drummond, para ter “um Ano Novo que mereça este nome, você tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo. Eu sei que não é fácil, mas tente, experimente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” Devemos pensar nisso!! O ANO NOVO SERÁ MARAVILHOSO!!

    ResponderExcluir
  8. Estão todos bem desse blog? Então agradeça a Deus sempre!

    O país vai continuar na merda que está, tirar as calças e pisar em cima não vai resolver....

    Muita coisa resolveria, mas seria vetada se dissesse.

    Concordo com a Eli....

    bjs

    ResponderExcluir
  9. ... ai ai, pois é, isso tudo aconteceu e nada disso me abalou em nada rsrsrs detesto tudo isso que vc enumerou, abomino grande parte do que você parafraseou, mas meu otimismo é bem maior que tudo isso...''eu vou lá'' esquentar e perder meu tempo xingando... só vou me irritar com o irremediável, então , opto pela indiferença aos problemas que de certa forma , não me dizem respeito(exceto os realcionados a violência isso entristece:( - se bem que escutar RESTART é bem ruim tb rsrsrsrsrs)... procuro sempre lembrar das coisas boas que aconteceram, pra que lembrar de coisas ruins, hein??

    ABRAÇÃO.

    ResponderExcluir
  10. Andréa?

    Eu concordo em tudo garota, adorei!

    Ano que vem é outro ciclo, outros desafios e que possamos ter tempo (já que não temos vidas extras) para fazer tudo e concluir tudo, senão, vai ficar para o outro ano....

    bjs meninas

    ResponderExcluir
  11. vamos ser realistas...
    a cada ano vai piorar..pq tem mais gente no mundo..
    sei que vao me criticar, mas somos a desgraça numero um do planeta terra..os seres mais novivos e destruidores que ja andaram sobre esse solo...
    solucao: ou diminuir em muito a populacao mundial ou acabar de vez!

    ResponderExcluir
  12. BEIJÃO CORINA rsrsrsrs ;)

    ResponderExcluir