Crônicas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Perdas e danos


Como se exibisse seus ensinamentos aprendidos na Escola Acadêmica de Coreografia de Moscou, tratou de adentrar pelas pontas dos pés em seu apartamento (em momentos de aperto descobrimos dotes impensáveis), ele nunca tinha ido a Moscou, muito menos feito balé...

No outro hemisfério do apartamento, ela (uma cônjuge inocente) sucumbia em sono pesado.

Voltamos o olhar para ele (réu não confesso), que já havia transformado suas destoadas conjugais em hábitos bilaterais. Sua impávida confiança lhe oferecia tranqüilidade, uma tranqüilidade constante, porém efêmera...

O costume advém da prática constante e da falta de punição causada pelo elemento surpresa, nesse caso, tratado de um caso amoroso... Lembremos que a ocasião sempre faz o espertalhão.

De súbito, ao passar por todos os cômodos, se deparou com uma cena terrivelmente assustadora: ela aguardava-o sentada (abraçada com seus joelhos e com a cabeça levemente inclinada para baixo)...

Vocês lembram quando eu disse no início do texto que ela dormia em sono profundo? Mentira! Era só pra dar emoção a essa intrépida relação.

Cochichando educadamente ela fez a pergunta clássica dos contos de traição:

- Onde estava?
- Trabalhando.
- Até essa hora? Fazendo o que?
- Nada!
- “Nada” é uma palavra esperando tradução, especifique-se!
- “Esperar” é uma palavra esperando compreensão. Vou dormir!
- Aqui você não deita! Vá deitar esse corpo usado junto de quem te usou!

Absorto e calado diante do flagra, deu meia volta, fitou efusivamente a porta e se encaminhou rumo à rua.

- O que vou fazer agora?

Um curta metragem passava em sua mente à medida que olhava para trás e via a luz do abajur acessa do quarto deles (agora só dela).

- O que ela está pensando em fazer?

Antes, o proibido garantia 80% da diversão, mas e agora? Com a outra sabendo da outra? O modismo engessa a emoção, e aquele frio na barriga com medo de serem descobertos deixará de apimentar a promiscuidade que os dois tinham, a coisa vai perder o brilho, vai desbotar e... Falir!

Em breve, veremos mais um caso (sobre um caso) de relação remota ávida pela entrada de terceiros...

Qualquer conduta conjugal inadequada e culposa também tem incidência e reincidência. Vale à pena remoer suas ações em razão da causa que provocou a dissolução da sua sociedade conjugal? Hoje ela delicia-se com a vida livre, leve e solta que ele a fez enxergar.

Ele (por sua vez) procura fragmentos no passado à espera por respostas. Em meio ao descaso com o acaso do seu antigo caso ele relembra:

“Ontem à noite, a noite estava bem fria... Tudo queimava e nada aquecia. Hoje vivo apertado, quebrando minha coluna num sofá cama num pombal de 50mt2 no centro da cidade”. Perdi a honra e o conforto num pacote só!

“Ontem à noite, à noite tava fria, e só ficou mais fria pela escolha que eu fiz. Vivemos de escolhas e hoje eu sou a renúncia da escolha que um dia deixou de me tratar como escolha!”!

21 comentários:

  1. Mesmo em se tratando de um tema praticamente rotineiro em nossas vidas, adoro a forma como vc descreve seus contos......

    Eu fui algumas vezes a tola que aguardava de braços cruzados, ou de pé no batente da porta, mas tb já fui a espertinha que chegava como bailarina....

    Adorei!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. ... De qq forma, adquirimos bem mais experiência levando do que dando... Nesse caso, óbvio.

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua história....

    É real na vida de todos, fique tranquilo.

    ResponderExcluir
  4. Pura realidade!!!!
    Adorei o final. Ele bem que mereceu,rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. oi DE...

    como eu sempre falo a vida e feita de escolhas vc as faz e depois e so segurar as conseqüências seja elas boas ou ???? rsrsrsr

    bjs para ti

    ResponderExcluir
  6. Hahahaha... Bem feito!
    Eu quero deixar bem claro q só fui a "espertinha" uma única vez (pra nunca mais, q sensação horrível!).
    E coloco entre aspas pq não cheguei exatamente como uma bailarina; fui mais como um caminhão q chegou jogando um monte de terra em cima de quem esperava: contei pra ele na hora. Achei q era o mínimo q podia fazer, dar a ele a liberdade de escolha...
    Enfim, acho deprimente ser o "bailarino" dessa história. É simplesmente a pior coisa q alguém pode fazer ao outro e a si mesmo, é viver uma mentira. Pra q manter o relacionamento? É preciso coragem pra assumir o q se quer!
    Tb já fui a q esperava de braços cruzados (algumas vezes) e espero q nunca mais precise passar por isso... Sensação péssima essa tb!

    ResponderExcluir
  7. Bom, o cara tanto fez que acabou criando aquela confiança exagerada de que nunca seria pego..... Coisa de gente que só faz coisa errada..... Um dia a casa cai!

    Acho que todos já foram o espertinho e a bobinha da história né?

    Resta ficar com o arrependimento, esse sim não tem cura.

    ResponderExcluir
  8. A traição é uma coisa baixa, egoísta e sem nenhum mérito positivo (óbvio).
    Não compartilho esse mal e não o pratico também.
    No meu ponto de vista, a confiança é a base de qualquer tipo de relacionamento.
    Porém, cada um sabe de suas escolhas... tudo que vai, volta!
    E a mentira nunca é eterna... uma hora a máscara cai! FATO!

    Um belo modo de mostrar que o que é errado acaba mal sempre!
    Minha filosofia: "Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você."

    Um beijo a todos! Ou dois... rs

    ResponderExcluir
  9. Acho mesmo que quem trai, trai a si mesmo e se a pessoa não consegue se respeitar, quem dirá ao próximo! As pessoas, em sua maioria, traem porque são levadas pelo egoísmo de preservar um capricho, mesmo que isso implique em desrespeitar o próximo!
    Esse realmente é um assunto muito complicado, onde cada pessoa tem sua opinião e não existe uma resposta que seja única para isso, o principal é você agir com seu coração.
    Ao ocorrer a traição entendemos que para isso o relacionamente, do ponto de vista do “traidor”, não estava muito bom, faltava algo para o completar e esse algo ele foi buscar fora do relacionamento, então para que haja uma traição, a princípio, é necessário que a pessoa sinta essa falta no relacionamento, cada caso é um caso, mas ao ocorrer isso claramente houve uma grande falta de respeito e uma quebra de confiança e é aí que mora o grande dilema, a confiança... bjo...até.

    ResponderExcluir
  10. Homem que trai o pipi cai.

    Bem feito!

    Por que nãao pensou com a cabeça de cima?

    bjs meninas, adoro o que escrevem.

    ResponderExcluir
  11. A traição é desleal porém em muitos casos acompanha uma justificativa. Lembrem-se disso!

    ResponderExcluir
  12. Ah, Sebastian, sem essa!
    Os assassinos e traficantes tb tem justificativas para os seus crimes...
    Então assim é permitido fazer qquer coisa, sem considerar o respeito ao próximo; "eu tive meus motivos"...
    Claaaaaaaaaaaaaaaaaaaaro!

    ResponderExcluir
  13. Concordo com a Talasi!

    Se for assim, qq um pode fazer o que quiser ou causar o mal que bem entender... Porque até Hitler teve seus motivos.... O Saddam e a Dilma tb.

    ResponderExcluir
  14. Talasi e Corina?

    Façam-me o favor. Vcs são as primeiras a levantarem essa bandeira de que tudo existe justificativa... Qtas vezes já ouvi a frase "homem trai com a cabeça de baixo, mulher trai com o coração"...

    As mulheres qnd traem sempre possuem justificativas em seus pts de vista..... Ou isso é apenas um mecanismo de defesa para preservar a imagem?

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca disse q "mulher trai com o coração"...
    E, q me lembre, a Corina tb nunca escreveu nada do gênero.
    Traição não tem justificativa e ponto.
    Se a pessoa tem vontade de se relacionr com outra pessoa, o mínimo q ela deve fazer é ser sincera com o companheiro/a e dar a ele/ela o poder de escolha.
    Traição não é ficar com outra pessoa, é trair o acordo q foi feito com o companheiro/a. Agora, se o relacionamento for aberto a essas coisas, então não existe traição.
    Mas a base de tudo na vida é a sinceridade. Sempre e em todas as ocasiões. Por mais q esse, muitas vezes, não seja o caminho mais fácil...

    ResponderExcluir
  16. Bom, ninguém me convencerá do contrário. Vcs adoram dar justificativas pra tudo... risos

    Não disse que foram vcs duas que falaram a frase, vejo isso em todo lugar....

    Mulheres são ótimas advogadas......

    ResponderExcluir
  17. Não deixe que essa história se repita com você DEZÃOOOOO !! rsrsrsrsrsrs é brincadeira, divirta-se, mas só enquanto pode, e se não vier a machucar ninguém , vai que o feitiço resolve voltar-se cotra o feiticeiro, hein ?? rsrsrs

    ABRAÇÃO ;) ;)

    ResponderExcluir
  18. Polêmicas à parte, consigo entender o que a Talasi diz e o ponto de vista do Sebastian... Ninguém gosta de ser traído, mas creio que cada um defenderá o seu qnd isso acontecer..... Não é mesmo?

    Ótimo texto andré, sempre nos fazendo dialogar e debater.

    ResponderExcluir
  19. Outra coisa:

    Atire a primeira pedra quem nunca pulou uma cerca aqui.

    ResponderExcluir
  20. Oi DÈ ,jà penso o seguinte com o que eu jà vivi onde engravidei muito cedo ,e vivi momentos bons,prazerosos ,fui muito amada e amei e momentos no final de minha relaçao difìceis,penso ...tudo na vida tem um começo e um final ,tudo no em um princìpio è maravilhoso e depois tudo muda .
    Penso assim Dè, como diz o ditado.... NAO EXISTE PESSOA LEAL E SIM SEM OPORTUNIDADE.
    Depois de minha experiencia de relaçao onde com o mesmo homem vivì uma paixao,vivi um amor e vivì uma decepçao depois de tantos anos de casada e confiança. Por isso penso que os bons momentos tem que ser vividos intensamente, pois a vida passa muito ràpido..... BEIJOSSSSS CRISSSSSS

    ResponderExcluir
  21. Imaginei essa história...

    Tudo serve pra aprender e assimilar.... Se precaver e manter a cautela...

    E o arrependimento faz parte desse processo.

    ResponderExcluir