Crônicas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Schumacher das Mídias Sociais



O conceito caracterizado em “a produção de muitos para muitos” tá parecendo fermento em forno industrial: de muitos para outros tantos muitos... Entretanto, é preciso saber “pilotar” a crescente febre dos blogs na internet.

Pilotar um Blog em qualquer terreno ou em qualquer condição climática é uma tarefa sórdida e traiçoeira, tal qual pilotar um carro de Fórmula 1.

Que?

É isso mesmo!

Resolvi traçar essa analogia esquisita entre Fórmula 1 e Mídias Sociais após ver o progenitor dessa ferramenta incrível chamada Blog... Matt Mullenweg.

Separados somente pelo país que nasceram, embora o sobrenome Mullenweg tenha descendência alemã, (a semelhança facial vai além de qualquer coincidência), ambos nasceram em janeiro, com alguns aninhos de diferença. Matt Mullenweg (criador do Wordpress) é o Michael Schumacher das Mídias Sociais!

Além da leve semelhança entre os dois (entre no You Tube e veja alguma palestra de Matt), ambos são exímios profissionais em seus respectivos centros de atuação.

Em suas devidas proporções, podemos afirmar que a evolução de ambos possuem conceitos distintos:

A Fórmula 1 em tempos remotos era um mero embrião da programação de domingo na televisão. As pessoas não se prendiam ao esporte e muitos achavam enfadonho seguir um “carrinho” pelo mesmo percurso em mais de 50 voltas...

Os recursos começaram a se popularizar pela massa e hoje a Fórmula 1 se tornou um grande entretenimento e uma abundante fonte de renda para patrocinadores, equipes e corredores.

Com os blogs não foi diferente. As pessoas antigamente eram meros telespectadores da Internet, estávamos na platéia e não era possível protagonizar absolutamente nada. Líamos os conteúdos disponibilizados, mas não podíamos sequer esboçar uma opinião, interagir ou se comunicar com a fonte...

Matt Mullenweg transformou o conceito de “revelar o que não era acessível” para “interagir com o que está acessível”, transformando os internautas em verdadeiros locutores e em autênticos formadores de opinião com liberdade de expressão e liberdade de criação.

Graças à criação da ferramenta blog, é possível transformar a comunicação em uma condição extremamente maleável para que as pessoas possam criar e adaptar o sistema as suas reais necessidades, seja fazendo um diário virtual, seja publicando textos, seja elaborando estratégias profissionais para captar e estreitar o relacionamento com seus clientes... Enfim... Etcétera... Etcétera... Etcétera...

Uma boa metáfora é fazer a seguinte comparação:

A técnica de pilotagem de cada piloto tem muito a ver em como ele administra a vantagem em “ir pra cima”, o conhecimento da pista, e o âmbito de visão estratégica que ele tem dele mesmo ou da equipe...

Um “blogueiro” age da mesma forma: Analisa o tipo de informação que irá expandir, estuda sobre a “pista” em que ele está guiando a sua ferramenta e estabelece uma estratégia em gerar conhecimento para os seus “espectadores”... Sozinho ou em equipe, tanto faz.

Mullenweg vs Schumacher:

"Os filtros são as pessoas que você conhece na vida real, e são filtros fantásticos" – Matt Mullenweg.

“Quando você começa em uma equipe, precisa alcançar o grupo andando para conseguir algo em troca” – Michael Schumacher.

Pessoas / vida real / trabalho em equipe / grupo... Acho que o Schumacher tem um blog!

7 comentários:

  1. Muito bom seu rexto e suas comparações!
    Eu sei que a máquina blog tem muitas coisas boas a explorar, muitas ferramentas a utilizar, mas eu sou apenas um Barriquelo no meu blog, as únicas ferramentas que sei usar é escrever, publicar imagens e vídeos, mas para o que desejo do meu blog acho que já tá bom... Na verdade eu queria saber colocar uma música pra tocar assim que as pessoas abrissem o blog, hahahahaha, mas só os Shumakers sabem explorar ao máximo suas ferraris, hahahaha.

    Aparece lá no blog, vc sumiu!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo conteúdo!

    Obrigado

    Rosana

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto.... Parabéns pela metáfora!

    É gratificante ler infos de conteúdo e aprender com elas!

    abs

    ResponderExcluir
  4. OBS: O Matt é irmão mais novo do Schumi....

    Impressionante a semelhança!

    ResponderExcluir
  5. SUMIDOOOOOOOO!

    Não abandone os seus leitores ein?

    Ótimo texto, embora não tenha blog, hj tive uma lição sobre.....

    bjs guapo!

    ResponderExcluir
  6. Eu vou criar um Blog. Me ajuda André?

    rs

    bjksssss

    ResponderExcluir
  7. Texto interessante......

    Com conteúdo..... Não que os outros não tenham, hahaha

    Abrasssss

    ResponderExcluir