Crônicas

sexta-feira, 23 de março de 2012

Aquele par que virou ímpar

Meu micro universo novamente possui gavetas vazias aptas por novas roupas. Os porta-retratos iniciaram uma nova dieta (aguardando o prefácio de mais uma nova história).

Neste ambiente - outrora poluído por tantas presenças - reina uma paisagem semi inaugural, convidativa, hospitaleira. Me cativa essa transição de “amontoação vs desocupação”, dá pra desmedir o tamanho da minha carência e do meu alívio auditivo das vozes que habitavam ilicitamente os meus ouvidos.

Amor e felicidade são ambulantes que perambulam pela mesma calçada e pelo mesmo ambiente, mas não significa que moram juntos ou que ataram um relacionamento, são no máximo roommates!

E diante dessa profusão de imagens e odores eu desconstruo os mitos de uma vida tradicional e construo os medos de uma vida passional. Solidão ás vezes é uma amiga que não tem semancol pra levantar e ir embora.

É fácil gostar do que é fácil: Não brigar nem pelo último pedaço de torta holandesa que sobrou na geladeira; não discutir por coisas pequenas, não se exaltar pelos hábitos alheios, entender as razões, compreender as vontades mesmo não sendo você a vontade, enfim... Gostar do que é fácil é muito fácil.

E neste ambiente não testemunho mais a minha saudade. Puxei o fio da tomada e me desliguei provisoriamente, até ficar ligado em outra desventura; Como é gostoso abraçar as almofadas. Como é gostoso dormir com os travesseiros espalhados pelo colchão e como é bom chegar e não ter a emoção de ter alguém te esperando...

Veja o lado lúdico do amor:

Um quebra cabeças só pode ser preenchido e desvendado a sua arte com peças diferentes. Um cubo mágico possui dezenas de cores, mas as cores iguais preenchendo os lados tornam o objeto muito mais atraente, entretanto, brincar de “resta um” faz com que aquele par se torne ímpar.

Mesmo assim, ainda é melhor do que viver a meticulosidade e a estratégia arquitetada de um jogo de xadrez.

O amor pode ser um jogo prazeroso, mas nunca um jogo de compensações.

2 comentários:

  1. Incrível o texto! Quando li me remeteu a dois conceitos: maturidade e respeito.
    Gostei muito!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Viver!!!! Complicado e ardiloso.Falar sobre a vida , com amor, amargura, prazer, sensibilidade, tocando fundo quem lê, só você . Como é bom mergulhar no seu mundo especial, André. Adorei a maneira um pouco triste mas tão romântica nesta sua visão do universo.

    ResponderExcluir