Crônicas

sexta-feira, 30 de abril de 2010

O fascínio pelo pop II (no limite da exaustão)


A previsibilidade exaustiva da indústria cultural possui peso na formação de identidades. O que sai da tela da televisão sai também da boca do povão...

Inócuo, por vezes intencional, os bordões (e a moda) eclodem sempre através de uma “boca pop”, com seus estilos diferenciados e espalhafatosos. Os artistas desenvolvem as famosas frases feitas, massificam dentro dos seus respectivos programas e pronto: Ultrapassamos a fronteira da vulgaridade!

Essa empatia lingüística levou a equipe do “Ideias no Almaço” a ativar a sua endorfina literária (ávida pelo ridículo) e novamente seguir com as palavras mais “chulas e piegas” da nossa gramática, a qual podemos tecnicamente intitular de “adereço lingüístico”!

Vamos entender (de uma vez por todas) o que anda passando de boca em boca por aí?

FICADICA – “Papai? Dei uma ficadica para o menino da classe”! Imagine a angústia dos pais ao ouvir essa confissão da filha de 14 anos? Calma, não entrem em pânico! Não precisa deixar a mocinha de castigo sem assistir a Malhação ou até mesmo bloquear o Twitter dela. "Ficadica" é só dar umas “dicas ou palpites” para alguma coisa, nada mais profundo. Esses adultos viu? Ainda não pegaram a manha do esquema? Ficadica pra vocês não errarem na próxima!

SENSUALISANDO – É refrão certo em música funk! Dá onde isso eclodiu? Sim, porque isso eclodiu de algum animal de penas... Porém, muito óbvio até; Já notaram que as palavras “sensual” e “envolvente” são adjetivos ditos em locais de aglomeração de pessoas, feiras aos domingos ou em construções civis? Quer dar um upgrade na tua auto-estima? Passa na feira e “sensualize-se”!

REBOLATION – Das tribos da cena eletrônica do trance para a mesmice banal das dancinhas de futebol. Bastou um jogador rebolar mais do que a Gretchen pra todo mundo incorporar essa terminologia. Os comentaristas de futebol acham o máximo, o povão fala do rebolation até quando o “busão” balança, enfim, mexer o quadril é estar no rebolation, é estar na moda... Certas coisas que estão na moda, eu me recuso a estar na moda!

MARA – Termo oriundo de alguma novela (só pode ser). Palavra majoritariamente de mau gosto e totalmente arbitrária em seu significado, ou você já chamou a sua namorada de “mara”? Tão medonho quanto elogiar sua namorada de “mara”, é ver alguém dizendo que dançar o Rebolation é “mara”! A mulher maravilha já rodopiou pelo menos 100 vezes no túmulo. Queria ter um “saco mara” pra não enchê-lo de tanto ouvir essa palavra!

RAVE – Já não faz mais sentido separar o correto do errado uma vez que tudo é jogado dentro de um liquidificador. Junte mais de mil pessoas de óculos escuros, chapéus de caubói, patuás pendurados no pescoço e um monte de cara bombado tomando água mineral, pronto! Você já foi a uma rave! Mas e a música? Que música? Isso importa? Ah tá, deve tocar “techno”, sei lá eu!

É A TREVA! – Expressão que me levanta certa indagação: Imaginava que “trevas” fosse uma expressão usada em filmes de terror... Esses termos de hoje são tão imprecisos... Porém, perguntado a uma fã da Britney Spears, ela me disse que “é a treva” é usada para denotar algo brega... Um pleonasmo mais do que justo, diga-se de passagem! Vampiros, lobisomens e múmias? Fujam dessa treva!

NERDS – Termo pra lá de desgastado, mas que vive sempre em voga! Os nerds evoluem à medida da expansão da internet. O “nerd oitentista” usava óculos fundo de garrafa, calça no umbigo, camiseta xadrez e usava os seguintes bordões: “Pô mó bacana, mó legal, mó barato!” O Nerd atualizado joga games de computador e adora entender sobre essas novidades com nome de personagem do “Senhor dos Anéis”, tipo Widgets, Torrent e Gadgets. Quer se atualizar também? Deixe o “rebolation” de lado e adquira já o seu “tradutation on line”!

Pra finalizar a segunda parte da nossa crônica, vamos falar de moda (ebaaa):
A moda é efêmera e cafona em seu conceito. É transitável para alguns e empoçada para outros... Vejam os exemplos:

CALÇA SARUEL - Tá na moda algumas empresas de eletrodomésticos patrocinarem as novas tendências da moda: É o caso das divertidas calças Saruel. Esse modelito de calça possui um “cuador” (cuador originário de cu mesmo) na parte de trás e uma espécie de “calça dez pãezinhos” na parte da frente, ideal para a ida em padarias.

Do show da Xuxa para as passarelas de algum lugar. Sim, as calças Saruel me lembram a brincadeira oitentista do show da Xuxa, onde as criancinhas tinham que estourar as bexigas dentro da calça com alfinete... Não sou religioso, mas rezo pra isso sair da moda algum dia!

SANDÁLIAS GLADIADOR – Difícil pensar em algo que acompanhe um nome desses. De qualquer forma, as sandálias plagiadas do Nero (lá de Roma) caíram nos pés de muita moça bonita por aí, o que me ressalto a dizer que beleza e bom gosto nem sempre caminham juntas!

Já imaginou uma festa à fantasia? Você de calça saruel e sandálias gladiador? Uma perfeita “Amazonas”, só faltará o cavalo!

Apaga a luiz, Jesuis!

31 comentários:

  1. Hahahahahaha, eu nem acredito que serei o primeiro a comentar em uma das melhores crônicas que vc já produziu.

    Dei muita risada com as terminologias que vc abordou sabiamente...

    Agora, a calça saruel e a sandália gladiador foi o que mais ví de ridículo produzido pela moda.... Tem modelos legais, óbvio.... mas a maioria....

    Calça 10 pãezinhos, hahahahahah, melhor nenhum estilista biba ver esse texto....

    É glacê total! hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Ai Dé,só vc mesmo pra me fazer chorar de tanto rir nessa crônica!!!!
    concordo com vc em gênero,número e grau,me dá até tristeza de ver gente bonita aderindo a moda ridícula da calça saruel e sandália do gladiador...não dá nem mesmo pra ir até a padaria,no máximo como pijama e só se estiver sozinha,rs....
    bjs Carina J.B.

    ResponderExcluir
  3. Vc acertou em cheio se a sua intenção era fazer eu dar risada, hahahahaha... Adorei o texto inteiro.
    Mas vem cá? Dá pra fazer várias continuações não acha?
    Essa crônica é muito divertida, não "é a treva", hahahahahaha.
    Ficadica pra quem quer rir com ela, rs.

    ResponderExcluir
  4. Modismo. Mania de comprar, fazer , falar e ser, como todos são no momento.Um indivíduo que não consegue agir sózinho,e usa dos outros para se compor.Esta atitude detona idéias e pensamentos, transformando todos num só.Ser você mesmo, diversificar modelitos, e agir à sua maneira, é a grande sacada.O mundo só é bom por causa das diferenças: de idéias, de pensamentos,de aparências,e é com as diferenças que você aprende e cresce.

    ResponderExcluir
  5. Prefiro não imaginar o que virá quando minha filha que tem 2 anos tiver 15...rs

    ResponderExcluir
  6. O máximo !! Amei !!! Ri bastante.... Agora !!!! Falar das minhas sandálias Gladiador NÃO HEIN !!!?? Elas sao lindaaaaaaas !!!!! Depois te mostro ..... ahhaaahhhhaaaaaa... Detalhe .... nao uso uma calça saruel nem se fosse pra ir pra Brasília e voltar com ela cheia de dinheiro....rss...rss..
    Abração - Van van

    ResponderExcluir
  7. rs...olha quem fala...voce e todo fashion! se tivesse um carro seria minicooper...se comprasse uma scooter maior..compraria uma piagio...horrivel! rs...
    mas os nikes anos 80 sao legais mesmo...

    ResponderExcluir
  8. HAHAHAHAHAHA........AMEI....Morri de rir com a sua cronica, estava super ansiosa para ler e valeu a pena....muito engraçada...sensualismo...que palavrinha mais ridicula é imperador do morro que usa...hahahahaha.....o pessoal do baile funk no largo também, mesma coisa para "é a treva"...hahahaha...álias essas pessoas tem uma forma de falar que só eles entendem...calça saruel e sandálias gladiador, meu deus...não uso por nada...igual ankle boot e calça boyfriend....horrível...mau gosto...credo...outra coisa essa calça saruel parece que a pessoa está de fralda.....

    AMEI....

    Bjos.....

    ResponderExcluir
  9. ...Concordo com você quanto a crítica relativa a forma como muitas pessoas falam rsrsrsrs... Mas falar das minhas sandálias : bota gladiador...ahhhhhhh isso não
    !!!! Só repetindo o que a menina falou acima: ELAS SÃO LINDAS ;)

    ResponderExcluir
  10. Adoreiiiii... Já falamos bastante sobre o assunto, e rimos muito de tudo isso. E é claro que você já sabe sobre o que vou comentar. A calça do bozo. Tenho verdadeiro pavor dessa calça, não sei quem deixou isso virar moda. Mas o pior mesmo é quem compra isso. Você sabe que a calça é pavorosa, mas mesmo assim você compra, só para estar na moda. Me desculpe mas não vou estar na moda. Essa calça é A TREVA.
    E tem a tal de boyfriend agora. Acho que ao invés de gastar horrores em uma calça assim você pode pegar emprestada do namorado, do irmão, não custa nada e você esta na moda.
    Adoro algumas coisas que a moda proporciona. Tem coisas na moda que amo. Mas tem algumas que passam dos limites (pelo menos o meu limite).
    Agora a dica, quer estar na moda? Passe aquele blush bem forte, use uma sombra bem forte e colorida, esmalte verde limão, use uma calça Saruel. Se você não se sentir na moda pelo menos se sente uma palhaça.

    Bjokasssss

    ResponderExcluir
  11. Achei preconceituosa e ridícula essa crônica!

    Cada um usa o que bem entende, alguém paga as minhas contas?

    Comentários tão banais qto esse texto....

    ResponderExcluir
  12. Ahhh mais uma crônica que me deixou sem palavras.Sem ou com??Lá vamos nós desenvolver um comentário a altura.
    Primeiro, o que é moda??Uma semana em que São Paulo e Rio de Janeiro param para verem todas aquelas produções serem desfiladas em um passarela por dois ou três dias e você nunca encontra nas lojas!!!Ou moda são aquelas roupas e bordões que aparecem na mídia e no dia seguinte parece que todos vão até a loja mais próxima se vestem igual e PIOR falam iguais, as mesmas IDIOTICES ditas na TV, sejam elas: MARA, É A TREVA, TO BEGE, AI JESUS,FICA A DICA, entre outras coisas que não me permitirei escrever aqui.
    As vezes eu penso como o ser humano é medíocre, ficam imaginando como suas vidas seriam se fossem iguais daqueles PERSONAGENS da tv, por que vida boa só a de protagonista da novela das oito.
    Mas o engraçado é que essas modas são passageiras, duram 8 meses, sei lá, só sei que dura até a próxima novela começar, afinal surgirão outras modas e frases "MAECANTES" do estilo brega, que todos repetirão.
    Á respeito das roupas??O que falar??Bem ou mal??Na verdade a minha opinião aceitem ou não!!!
    Começando pela calça??O que dizer??Ao olhar você já faz seu comentário sem perceber!!!Como são feias essas calças. Feias não, estranhas, uma calça que tem o cavalo no pé, e apertada no calcanhar, nem ALLADIN usou isso contra os 40 LADRÕES. Mas sempre irá existir aquela pessoa que vai até o BRÁS, JOSÉ PAULINO atrás dessas calças E quando acham fazem questão de comprar o PIOR modelo da loja,aquele que é largo, apertado, florido e rosa, e ainda sai na rua se achando uma ANGEL da VICTÓRIA SECRETS!!! Enfim, graças a essas pessoas podemos dar risadas no dia a dia.
    Ah, já estava esquecendo. O que são essas sandálias gladiadoras??Moda meio retrô ou falta de personalidade??Não sei o por que seguir uma MODA??Na minha opinião moda é você que faz, e nem precisa de curso!!!Moda é a sua personalidade, você vestindo o que lhe cai bem; mas convenhamos que algumas pessoas têm uma personalidade beeeeem estranha, não é a toa que surgiu a GEYSI !!!Moda??Putaria??Ou puro MERCHAN??
    Eu continuo achando que vivemos em um mundo onde as pessoas se IMPORTAM muito com o que acontecerá na novela amanhã, qual a roupa que a personagem estará usando, qual frase será dita, ou se o episódio será MARA. Isso por que, com certeza, essas pessoas não olham ao redor, e não digo só à sua volta, digo ao redor do MUNDO. Por que ninguém para pra pensar se ainda temos água, terra, ar, esses fatores que SIM, mudam nossas vidas. Ao invés da dona de casa acordar num dia qualquer e lavar a calçada com a mangueira para tirar algumas flores que caíram, por que ela não varre com uma vassoura, já que o efeito é o mesmo. Mas não, a água é mais rápido e depois começará algum programa de fofoca, que contará que famoso está saindo com quem, o que acontecerá em todas as novelas do dia, quais serão as tendências do outono-inverno de 2010.
    Bom, finalizo aqui, com o pensamento de que têm coisas MAIS IMPORTANTES acontecendo ao nosso redor do que uma RIDÍCULA calça saruel na cor rosa,verde,azul ou preta!!

    ResponderExcluir
  13. A propósito ADOREI A CRÔNICA!!!!Mais sincera IMPOSSÍVEL!!!

    ResponderExcluir
  14. Não é preconceito... Assim como vc tem o direito de usar as tais calças eu e o André temos o direito de acha-las ridículas. Mas se isso te ofende acho que nem deveria sair com a calça, muita gente na rua deve ter a mesma opinião que a nossa. Se você gosta tanto da calça assim as defenda ao invés de insultar opiniões opostas a sua.

    Bjokas p vc AnônimA

    ResponderExcluir
  15. Oi Fabi e cia limitada...
    Bom, gosto é que nem bunda certo? Cada um tem o seu...
    Imagino o que vcs devem usar (bom melhor nem pensar nisso)
    Vc e a Bruna deveriam se atualizar, vcs estão muito mal informadas a respeito de moda...
    Mas, quem sou eu pra dizer o que é certo ou errado, achei esse texto agressivo e constrangedor...
    Passar bem queridinhas....

    ResponderExcluir
  16. Anônima,

    eu não preciso me atualizar de nada, você acha mesmo que eu sou uma pessoa MEDÍOCRE, que segue a moda, a tendência, eu me visto bem sem precisar ser uma capa de revista!!!
    E por pessoas como você que GLÓRIA KALIL e time tem empregos!!!
    SIGA A SUA MODA que eu SIGO A MINHA VIDA!!

    ResponderExcluir
  17. Queridinha,
    Se me vestir mal assim é estar na moda e atualizada eu dispenso. Conheço muitas outras tendências maravilhosas na qual posso me atualizar. Por sinal teria medo de te encontrar, aposto que seria exatamente do jeito que eu descrevi. Calça palhaça, blush no talo, e um esmalte fluorescente. Não precisamos estar como as modelos das revistas para estarmos bem. Pelo visto você só fica bem quando veste modinhas. Sou autêntica o suficiente para dizer não a algo que não gosto.
    Ah e quanto a informação, estou bem atualizada, só me recuso a seguir a moda quando é é ridícula.
    Passar bem você também...

    ResponderExcluir
  18. Ah por sinal... Qual é o seu medo de se identificar??

    ResponderExcluir
  19. Tadinha de vcs duas....
    Mulher mal amada é dose mesmo....
    Uma não deve nem ter noção da vida e a outra uma recatada que acha que dita regras aqui....
    Aliás, nem sei porque entrei aqui, me falaram que esse blog era incrível e eu já me deparei com duas racatadas e oprimidas...
    Filhinhas? onde vcs frequentam? coisa boa que não é!
    Se cuidem senão o tempo vai cuidar...
    Passe bem!

    ResponderExcluir
  20. Huahauahauahauahauahauahauaahauahau.... Tadinha de você. Se você não consegue dizer algo inteligente não deveria nem ao menos entrar no blog. Adorei seus valores, mostra bem que você realmente não deve "frequentar" o blog. Acho que quem não deve ter a mínima noção da vida é você, afinal a única coisa que pensa (se é que pensa), é em moda e tendências ou em frequências. Fica na sua Runner, com suas calças Saruel para ir para o Sirena se sentindo a ultima bolacha do pacote. Que aqui é lugar de pessoas que pensam.

    ResponderExcluir
  21. ADOREIIIII o texto Dé... e tb adorei o bate boca... mas fiquei preocupada.... como ainda no seculo XXI existem pessoas q não tem inteligencia suficiente para apreciar um texto criativo e bem humorado, sem que seu recalque exacerbe!!! Anonima, I'm so sorry (traduzindo pra vc... EU SINTO MUITO!!)
    Mas a ignorancia é uma MERDA!!! E vc realmente merece usar calça "caguel" e sandalia "provolone de mercearia de quinta" ...... ahaha

    ResponderExcluir
  22. Ahhh..não!!!
    Ela acha que está afetando quem com essas poucas palavras??
    Se nós temos ou não noção da vida ou de moda, o problema é nosso, a opinião é nossa.Você entrou aqui para agredir a opinião alheia, e eu achava que a liberdade de expressão era livre nesse país!!!
    Se enxerga, se você usa ou não a calça saruel SORTE sua, se você gosta..GOSTO seu, não acho que você tem que sair por aí agredindo os outros pela forma que eles pensão!!!
    Afinal, acho que tudo isso não tem nada a ver se somos amadas ou não.
    Pense a respeito antes de sair agredindo ou outros!!!

    ResponderExcluir
  23. hahahahahahahaha
    Adorei, Dé!
    Realmente essas coisas "pegam" e é ridículo!!!
    Mara... hahahaha que merda!!!
    Tem mais: tô de boa
    meu tudão... hahaha essa é péssima!

    Sobre a calça Saruel:
    Outro dia vi uma mulher chinesa, já pra lá da casa dos 40, usando uma dessas. Mas a dela foi a pior e mais exagerada que já vi: o cavalo era no joelho e a mulher era muuuuuito baixinha! Ouseja, ela ficou com 2cm de perna e 1,50cm de bunda!!! Ridículo!

    Bom, outra: fui numa loja e vi uma calça que achei linda. Penso: vou experimentar!
    Adorei, só que notei que na frente eu parecia ter um "órgão sexual masculino" rsrsrs.
    Aí a mulher me manda a seguinte frase desanimadora: essa calça é saruel, vc não pode usar! É só pra quem não tem bunda! Tem que ficar larga!
    Podia ter ficado sem essa... hahahaha

    Beijos e bom fds!

    ResponderExcluir
  24. HAHAHAHAHA....Que pessoa ridicula essa anônima, a balada dela deve ser largo da batata e o local preferido para compras 25 de março e josé paulino.....hahahahahahahaha........senão ela ou ele, imagino q seja ela para ficar ofendida com a calça saruel e sandálias gladidor (coisa feia demais).....hahahahahaha......Se identifica....se é uma pessoa que tem tanta opinião assim mostra a cara e admite que é brega...

    Bjos....

    ResponderExcluir
  25. Há quem ame e há as que passam e devem passar bem longe da Calça Saruel.CitaDé...Meu ponto de vista Saruel...Risos...
    ndo o lado negativo,vamos lá...
    Eu fico no time das que passam bem longe dessa moda. Eu acho muito "esquisito" esse monte de pano no meio das pernas, parece que você está dentro de um saco e não em uma calça, isso sem dizer que alguns modelos da Saruel encurta, e muito as pernas.
    E mesmo que esta modelagem agradasse o meu gosto e combinasse com o meu estilo e personalidade, eu não poderia usá-la, porque a Saruel não é para todas, este estilo de modelagem é para as magérrimasssssssssssss...
    Acho bem estranha,desconfortável e FEIA.
    Vamos ver agora o lado Lisandra,que de repente tivesse a visão positiva da Saruel
    Citaria o seguinte...
    * Quem está com o corpo em forma (na linguagem do mundo fashion, "em forma" significa MAGRA) pode usar a calça Saruel sempre acompanhada de blusinhas em malha com viscose ou algodão, hora justinhas, hora levemente soltas no corpo encararia em uma determinada balada casual.
    Agora! Aquelas que estão acima do peso, ou para quem tem quadris largos ou coxas grossas (como nós brasileiras), devem manter distância desse tipo de modelagem devido ao volume que ela proporciona.
    Eu não sigo moda, me acho fashion depende do meu estado de espírito é claro? Afinal o que é o modismo?????
    André jogo para você fazer sua crõnica,ok?????
    Beijos de Luz!!! Li

    ResponderExcluir
  26. Dé, olha eu acho que da pra vc continuar falando de mil coisas ainda aqui que renderiam varias e varias opiniões!! Concordo com tudoo ai, em numero, genero e grau! hahaha calça saruel com gladiador não acho "mara" hahaha.
    Só vc mesmo!

    ResponderExcluir
  27. hahahahaha
    SENSACIONAL.

    era o que eu precisava ler nesta sexta-feira exaustiva!

    adorei amigo.
    bjao

    ResponderExcluir
  28. Essa crônica pode até ter um cunho preconceituoso, mas eu to rindo faz meia hora!

    Hahhahahahahaha, muito boa!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  29. Muito boa a crônica embora um pouco preconceituosa.

    De fato essas calças Saruel foram a pior invenção da moda.
    Deforma o corpo da mulher, e a feminilidade também.
    A sandália nem tanto pois alguns modelos se salvam, Mas essa calça é uma tragedia.

    Enfim... está de parabens. Como sempre

    Beijo

    ResponderExcluir
  30. Hahhaha...Adorei essa...Tudo bem q certas pessoas ficam ofendidas com "a Moda"...Mais ainda bem que a minha moda, não é igual a sua, que não é igual a dele, a dela...Já pensou todo mundo usando calsas saruel e sandálias gladiador....kkkkkkk

    ResponderExcluir
  31. Uma coisa que eu não entendo nas mulheres é qual o motivo para a grande parte seguir a moda a risca, ou seja, independente de ser ridiculo ou não, ou melhor o que era antes ridiculo deixa de ser porque vidou moda. Exemplos ridiculos são: Sandalia gradiadora, Galocha de de leiteiro, calça SARUEL(parece caga a dias e vai acumulando a merda na própria calça, isso é que da volume a calça).
    Eduardo

    ResponderExcluir