Crônicas

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A migalha nossa de cada dia


Perdi meu emprego há dois meses, na verdade ele me perdeu. Tenho qualificações e sou muito habilidoso no que faço...

Só não entendo uma coisa: se tenho tantas qualidades, então por que eu fui dispensado? É estranha essa relação de bom grado com as pessoas não é? Geralmente os dedicados e solícitos sempre saem com a marca do tênis alheio impresso no traseiro...

Perdi meu emprego há dois meses e talvez saiba o motivo de mais uma frustração em minha vida; sou indomável, arredio e indigesto, quer dizer, não digiro qualquer coisa, falou torto eu respondo torto também. Sou como um espelho, o reflexo que as pessoas vêem é a imagem das suas próprias atitudes e ações.

Perdi meu emprego há dois meses. Na verdade sempre fui um bom aluno, era prolixo e desatento, mas na hora de passar de ano eu tava lá, suado, mas com o diploma na mão. Entretanto, nunca fui adepto às frases pré fabricadas, odeio quando as coisas caem no dito popular. E com essa doutrina rebelde, não cedi a uma bendita frase feita: manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Manda quem pode, obedece quem não tem outro emprego em vista, isso sim. No mundo corporativo, a hipocrisia é o dispositivo essencial para a sobrevivência nas baias:

- Olá Patrícia, bom dia, tudo bem?
- Tudo bem Sr Pedro, como vai a sua esposa?
- Eu não tenho esposa!
- Oh, desculpe. E os filhos? Como vai a Isadora?
- Também não tenho filhos, muito menos uma filha chamada Isadora.
- Mas me conte Patrícia: E o curso de SAP que você está fazendo, bons resultados?
- SAP? O que é isso Sr Pedro? Não sei de curso algum, deve ser a Patrícia do RH.
- Hehe, tudo bem então, tenha um bom dia.
- O Sr também.

Assim é a convivência em uma multinacional. Já notaram que em uma grande empresa, os desconhecidos desconhecem os conhecidos? Mas conhecem protocolos internos do tipo: Integrar-se com desconhecidos mesmo se você não for um conhecido?

As “majors” vivem de status. Uma vitrine que transmite propositadamente o que não se vive lá dentro. Os líderes permanecerão sempre nos holofotes da fama e do heroísmo enquanto que nós, os vassalos, seremos enterrados com nossos bons corações num cemitério chamado de anonimato.

O sistema de recrutamento também sofreu alterações com a crescente onda de pessoas desempregadas. Hoje, na tentativa de dizer a verdade, o entrevistador diz a mentira:

“Olha, adoramos seu currículo, mas você é muito superior a vaga pretendida”

Isso entra como um alfinete nos tímpanos de quem ouve, dói tanto quanto ir ao podólogo arrancar uma unha encravada. Pior que isso, só ouvindo da namorada (o): “Olha, não quero mais continuar com esse namoro porque você é muito pra mim e eu não estou preparado”.

Trabalhar engrandece, enaltece, aborrece e emagrece! Vivemos em uma gestão de conflitos obrigatória para nossa sobrevivência, irrisória para nosso intelecto. Entramos em uma Companhia sabendo mais do que quando saímos dela, isso porque adquirimos os vícios internos e a forma como eles direcionam a empresa...

Os vícios trazem malefícios, difícil se desvencilhar deles quando mudamos de cenário. Disso não posso falar absolutamente nada. Não tenho vícios! Apenas hábitos e dentro dos meus hábitos existe a escolha da minha dieta, e, sinceramente? Engolir sapos não faz parte do meu cardápio!

Perdi meu emprego há dois meses. Cobra-se pelo que se sabe e não pelo que se faz, e pelo que eu sei, é uma situação cíclica e passageira, já já as oportunidades aparecem, os contatos ressurgem e as entrevistas voltam a ser uma obrigação. Com seus entrevistadores predispostos a nos assediar moralmente com seu discurso engajado e manipulador...

Enquanto não regresso ao mercado de trabalho, proponho um brinde ao nosso sistema empregatício de sobrevivência:

Um brinde a intangibilidade corporativa, composta por resultados virtuais e por um bando de bons marketeiros politicamente corretos.

Vale lembrar que Hitler e Edir Macedo vieram dessa mesma escola!

14 comentários:

  1. O desemprego é inaceitável, porém amplamente justificável:

    Temos um governo pintado de vermelho há anos, não podemos reclamar tanto!

    Fora aloprados do PT e suas roubalheiras discaradas!

    ResponderExcluir
  2. Amei.....eu também não nasci para engolir sapos, por isso também estou desempregada e por isso escolhi a profissão de psicóloga aonde eu sou autônoma, lógico que tem suas desvantagens, por exemplo é muito mais difícil arrumar um emprego estável, mas em conpensação não tenho que aguentar nenhum chefe mal humarado ou de TPM....eu não tenho TPM, por isso não suporto a dos outros...hahahahaha.....

    Em relação ao comentario da corina, concordo FORA PT....eu odeio o PT e principalmente o LULA...cachaceiro e analfabeto....é rídiculo um presidente que não fala nem a língua do país que nasceu direito, imagine inglês, espanhol etc....eu jamais votaria em um barbudo, rídiculo e burro, espero que nas eleições desse ano as pessoas pensem melhor antes de digitar na urna o número.....Dilma também não dá né?!? Eu não gosto de política e ainda sou obrigada a trabalhar de mesária nas eleições..isso é terrível.......espero não ser chamada esse ano, ou aquela rapaz da propaganda sobre os mesários poderia passar o telefone dele, assim eu ligaria e pediria para ele me substituir...já que para ele é um orgulho, representar o Brasil...CREDO....

    NINGUÉM MERECE.....

    O Lula "é a treva"....hahahaha..álias o lula e o pt são...hahahaha....

    AMEI...

    BJOS....

    ResponderExcluir
  3. Pois é ... já faz tempo que passei por isso, nem lembro mais... já virei " Passivo" da empresa...rs..
    Mas lendo esse texto nao concordei com vários pontos.. dentre eles ; "Sou indomável , arredio e indigesto "...
    Não importa onde esteja ou qual situação, humildade é tudo e engolir sapos de vez em quando... nao faz mal a ninguém ! Calma.. calma.. só fui sincera em minhas palavras... continuo sendo sua fÃ...
    Já sei ... vou abrir uma editora, aí vc. toma conta de tudo.. lá vc. poderá ser sempre vc. !!! Libriano Indomável !!!!!!!! hehe...abração Dé, se cuida !

    ResponderExcluir
  4. Ser mesária deve ser pior que ser presa em um calabouço. Não seria conveniente colocar de mesários os filhos e familiares de políticos?

    Eles não fazem nada, vivem gastando o nosso dinheiro, seria justo se ficassem lá, orientando o povo a votar!

    Concordo com vc Marieta: FORA PT!
    Discordo apenas com a Nova fã, ser humilde não tem nada a ver com ser arredio e indomável.....

    Engolir sapos é a forma mais sublime de deixar as pessoas montarem em sua cabeça!

    ResponderExcluir
  5. Amei isso Dedé! Te conhecendo como conheço tendo trabalhado lado a lado por mais de um ano na mesma empresa, posso dizer que é assim e mais um pouco. rs
    Não sei se nós estamos errados ou certos mas sei que "eles" estão pegando pesado.Lembra dos leões e ovelhas? Já não existem mais ovelhas, somos ratos e eles os tiranossuros.Qdo nos enxergam é para nos devorar!!
    Bjoks

    ResponderExcluir
  6. Dé,você foi fantástico, adorei! Vou ler mais algumas vezes e comentarei.
    Beijos de Luz! Li

    ResponderExcluir
  7. Realmente Corina entre ser mesária e ser presa, prefiro ser presa....hahahahahaha....também concordo, os filhos dos políticos deveriam ficar lá o domingo inteiro, acordar as 6 da manhã e ficar lá até 5 da tarde....o filho do alckmin estudou comigo, todos os dias ele chegava atrasado, umas 10 hrs, sendo que a aula começava as 7.20....e saia umas 11.30, sendo que a aula acabava as 13.....e ainda ficava fumando maconha dentro da sala de aula em uma latinha de refrigerante, mas pergunta se alguém fazia alguma coisa??? Lógico que não, afinal ele era filho do governador e eu aposto que se alguém informasse o pai dele que ele estava tendo essa atitude dentro da sala de aula, com certeza ele não deixaria barato, vi o Alckmin várias vezes nesse período e ele aparentemente era um pai bem exigente, tanto que quando ele ia no colégio o Thomas se comportava direitinho.....

    Também discordo da Nova Fã....não acho que devemos engolir sapos, nem devemos ser domados pelos nossos chefes, não sou libriana, sou geminiana, mas também sou indomavél.....

    Bjos.....

    ResponderExcluir
  8. Ao ler isso, pensei:Seria esse o espírito do trabalho em grupo??Aquele requisito presente em qualquer cargo, mas que muitas pessoas fazem questão de esquecer, o que é trabalhar em equipe.
    Mas são essas as surpresas da vida, quando você acha que está fazendo seu trabalho como de costume, onde todos gostavam e nunca reclamavam vem a surpresa!!!VOCÊ ESTÁ DEMITIDO.
    Ou ainda quando você acha que pode confiar no seu companheiro de trabalho, CUIDADO, as vezes ele só quer te puxar o tapete ao invés de ser seu amigo.É por isso que eu digo, de amigo eu já tenho bastante, o que resto é CONTATO, pois se não puxam o seu tapete, podem te abrir uma porta.
    Muitos podem ir contra o meu raciocínio, mas esse é um pensamento que tenho, que por mais que tentem me mostrar o contrário, eu continuarei com ele, quando você já é adulto, e tem uma carreira, tem que pensar assim mesmo..AMIGO pra que se você já tem os seus.Amigos são ótimos para te escutarem e serem seus conselheiro, mas como cada um tem um destino profissional diferente do seu, eles não ABRIRÃO portas, como os colegas de trabalho podem abrir!!!
    Mas mesmo assim, é sempre bom tomar cuidado com quem você trabalha, pois nunca sabemos do que as pessoas são capazes.Amanhã pode ser uma outra pessoa que dirá que perdeu o emprego há 2 meses.
    Coisa chata de saber, mas é a realidade da humanidade.Difícil é ver tantas pessoas desempregadas, e não poder ajudar nenhuma delas.
    Mas nunca saberemos os motivos de uma demissão!!Será que estavam satisfeitos com os meus serviços prestados??Ou parei de ser util nos serviços prestados, dúvidas, que com certeza os gerentes responderam da seguinte forma:ESTAMOS COM CORTE DE CUSTOS!!Mas será que você estava sendo um custo pesado??
    Perguntas que nunca terão respostas!!!

    ResponderExcluir
  9. Difícil comentar sobre uma visão tão ampla e tão diferente para cada ser.Mas vamos lá!!!

    "manda quem pode, obedece quem tem juízo"
    ou
    "manda quem pode, obedece quem não tem outro emprego em vista"

    Hahaha,as 2frases têm sua lógica...
    Acredito que engolir sapos faz parte quando prestamos serviços à alguém "porém" expor com toda educação nosso ponto de vista sobre aquele sapo engolido é a melhor maneira de tentar sair sem uma congestão quando se é uma pessoa arredia e indomável...
    Tento conviver da melhor maneira possível em todos os lugares onde frequênto(incluíndo meu local de trabalho)pois só assim terei um pouco de paz num mundo tão enlouquecido,rs...claro q nem sempre isso é possível!!!
    Já ouvi a bendita frase:
    "Olha,adoramos seu currículo, mas você é muito superior a vaga pretendida”
    ou
    "Estamos te mandando embora pq vc realmente merece ganhar +pelo seu trabalho e nós não podemos no momento.fique tranquila vc vai conseguir coisa muito melhor pq vc está capacitada pra isso"

    Na hora só pensei(PQP...vai se F...)mas com muita calma fui embora e mentalizei todas as palavras q a mim foram ditas!!! Realmente,eu sou muito melhor q isso q consigo coisa muito melhor!!!
    Uma semana depois calei a boca desses idiotas com uma atitude muito melhor q a desculpa deles....
    Consegui um emprego muito melhor e ganhando + do q eu pretendia!!!

    "sou boa no q faço mesmo,+educada,+ponderada" e por isso e outros motivos q vc não mencionou e q não vem ao caso....
    Vc tinha razão de me demitir ou de não me admitir"

    É Dé,foi difícil mas acho q consegui expor o meu ponto de vista em relação a sua crônica.
    Muito boa,mas por sermos individuos diferentes pensamos e agimos de maneiras diferentes.ainda bem né?rs...

    mil bjs

    ResponderExcluir
  10. Se a empresa funciona mal, despedem-se os trabalhadores. Se marcha bem, investe-se na automatização e despede-se da mesma forma. Antes, era preciso mão-de-obra, porque havia trabalho. Agora necessita-se, desesperadamente, de trabalho porque sobra mão-de-obra e ninguém sabe o que fazer com ela, já que as maquinas trabalham mais depressa, melhor e mais barato.
    "Despediram-me, filhos da puta! Por fim vou ter tempo para me divertir, ir a festas todas as noites e já não terei de comer à pressa os pratos requentados no microondas e poderei foliar sem travões."( como seria bom se assim fosse)
    O DESEMPREGO existe, justamente, porque o dinheiro é a verdadeira finalidade e não a utilidade social.
    Odeio este governo que pouco se importa com o desemprego, e ajuda quem não gosta de trabalhar.
    Me junto de corpo e alma aos que dizem - FORA PT- Tragam de volta a vontade de vencer, de ser util, de ser GENTE!!!

    ResponderExcluir
  11. bom...
    temos uma coisa em comum..costumo ser o reflexo do comportamento do chefe tb....gente gentil recebe gentilezas...gente grossa receba grosserias...rs
    ainda bem que sou funcionario publico...hjahahahahaahahahaa!!!!
    mas ultimamente nao tenho do que reclamar...meu chefe merece todo o meu respeito...

    ResponderExcluir
  12. Ta ai um assunto mais fácil de comentar... rs... Adorei o texto, é perfeito!!!!! Complicado tudo hoje em dia. Se eu soubesse do mercado de trabalho não teria feito faculdade, teria montado um negócio próprio com esse dinheiro. Afinal na minha área se você for depender do emprego você morre de fome e não paga nem a gasolina. Mas no meu caso o problema é a prostituição. Melhor para eles contratar algum recém-formado que vai ganhar pouco do que aumentar seu salário. Nisso você pula de galho em galho e descobre que é assim em todos os lugares. Ai você muda de área, trabalha como secretária que seja para ganhar melhor, pois ninguém vive de sonho, infelizmente. Acho uma pena as pessoas não falarem sobre a área para os adolescentes que vão prestar vestibular. Eles tinham que saber a besteira que estão fazendo. É tudo ilusão!!! No Brasil quem ganha dinheiro de verdade é quem tem dinheiro. Dinheiro atrai dinheiro. Seu estudo não é nada, afinal você pode ser presidente nesse pais sem estudo nenhum. Não deveria ter estudado, quem sabe eu viraria presidente da república, mas claro que antes de me candidatar eu teria que ser terrorista. E viva a ignorância do povo brasileiro!!!!

    Bjokassss

    ResponderExcluir
  13. E fora PT meninas... Estou com vocês... rs

    Bjokasss

    ResponderExcluir
  14. Só sei que aguentar chefe e hipocrisia é uma merda!

    ResponderExcluir