Crônicas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Prioridades, opções e afins...


Bem me quer mal me quer... Bem me quer mal me quer... Arrancaríamos as pétalas de uma plantação inteira de margaridas e, mesmo assim, não chegaríamos a nenhuma conclusão. O veredicto final é quase sempre do “talvez”. O “sim” ou o “não” ficam a critério de quem escolhe.

Eu explico:

Escolher e ser o escolhido implica um sistema de rotação cíclica, e depende única e exclusivamente de uma palavra jocosamente chamada de “destino”. Nesse mundo estereotipado, “photoshopado” e cínico, o destino exerce sua força com mais facilidade, isso porque a lei da gravidade dá uma mãozinha pra que as coisas justas se sobreponham às desonestas.

Tudo bem! Vamos deixar o lado “sacerdotista” e “virginal” de lado e vamos falar da realidade:

Suponho que entender essa relação de prioridade, opção e escolha não seja uma questão de inteligência, e sim, de perspicácia e malandragem. A luta entre o oportunista e o apaixonado...

Sim, porque enquanto uns querem por um momento, outros querem pra vida toda:

Ele se entrega, ela evita! Ela queria um príncipe, ele queria só mais uma! Ele queria algo sério, ela levava na brincadeira! Ela o imaginava em diversos lugares, ele a imaginava em diversas posições...

Opostos se atraem ou se distraem?

Era uma vez uma pessoa que vivia muito solitária; cabisbaixa pelos seus inúmeros insucessos e pela sua bigamia excessiva com todos que entravam em sua vida. Tinha uma dificuldade tremenda de aceitar o amor como uma custódia permanente e hipotecar o futuro era com ela mesma, isso porque sua soberba e orgulho sempre falavam mais do que seus sentimentos... Assim era a Srta Prioridade.

Um dia, a Srta Prioridade encontrou com o Sr Opção. Seus olhos se cruzaram várias vezes, porém, como a festa que eles se encontraram estava lotada de opções, a Srta Prioridade tratou de colocá-lo pra escanteio. Não dispensou, mas também não acolheu.

Indignado e absorto, o Sr Opção esperou o varrer da festa, se aproximou da Srta Prioridade e disse:

- Não se encantou por nenhuma opção?

E a Srta Prioridade replicou ironicamente:

- O amor brinca de “esconde esconde” comigo.

E o Sr Opção rebateu:

- Já reparou que quando se compartilha os desejos, eles passam a ser mútuos? Prioridade não tem a ver com platonismo, e sim com saudosismo e reciprocidade.

A Srta Prioridade lhe sorriu debochadamente e se despediu em seguida, dizendo:

- Amanhã virão outros e os que já passaram podem voltar também... Afinal de contas, eu sou a prioridade e trato todos como opção!

Moral da história: O ideal continua sendo o mesmo, até que outro ideal substitua o ideal que seria ideal para essa vida, à vida da Srta Prioridade.

18 comentários:

  1. Faltava um texto sobre "bem me quer, mal me quer"...

    Essa luta entre querer bem e não querer nos coloca em cada situação... E muitas vezes situação de abandono...

    Triste, porém real....

    ResponderExcluir
  2. Legal Dé, embora tenha achado um pouco confuso...mas é isso mesmo... vivemos de escolhas diariamente e isso vai até o final de nossas vidas aqui ...
    a Moral da história que vc. colocou disse tudo!
    Abraçao Dé, tudo de bom sempre!
    Van

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. esse final ficou meio complexo..rs
    mas enfim...faltou a entrada da sorte em cena..
    sem a sorte...nao rola...

    ResponderExcluir
  5. rs..meio complexo o final...
    ma senfim...faltou a entrada da sorte em cena...sem ela..nao rola...

    ResponderExcluir
  6. Prioridade, opção e afins... É sazonal, é esporádico, é atemporal, enfim, varia de acordo com as necessidades da opção ou de quem prioriza...

    Em relação as mulheres, acho que a maioria brinca com esse lance de "deixar na geladeira", fazer joguinho e enrolar demais....

    É a minha opinião! Muitas escolhem demais e menosprezam a lei da gravidade.... e quem muito escolhe.... bom já sabem.

    Não acho que homem faz cu doce não... nós somos decididos, podemos mentir, mas enrolar jamais!

    Desculpem a sinceridade, me empolguei com o assunto!

    ResponderExcluir
  7. ... acredito que muita gente se encontrou ... em vários parágrafos... vc conseguiu colocar muita coisa que acontece, e na maioria das vezes nem nós mesmos gostamos de nos imaginar nessa situação.
    ''...Ele se entrega, ela evita! Ela queria um príncipe, ele queria só mais uma! Ele queria algo sério, ela levava na brincadeira! Ela o imaginava em diversos lugares, ele a imaginava em diversas posições...''
    BEIJO LINDOOO ;)

    ResponderExcluir
  8. Como eu sempre digo: Amei sua cronica....

    Concordo com todos os comentários feitos...

    Com o poeta concordo em parte, tem homem que faz joguinho sim...enrolam bastante...hahahahaha....

    Bjos....

    ResponderExcluir
  9. "Não trate como prioridade quem te trata como opção."
    Esta frase é perfeita,para todos que se amam , como prioridade.

    ResponderExcluir
  10. Não existem prioridades em um mundo repleto de opções!

    A prioridade se transforma em opção de acordo com a competência de cada um.

    ResponderExcluir
  11. Adorei....Pois é, enquanto uns querem brincar de "pega-pega", o amor fica brincando de "esconde-esconde"...não sei quem me falou isso???rsrsrs.. Mas vamos lá prioridade, será que minha opção será o meu ou seu ideal??

    ResponderExcluir
  12. O que é melhor??Ser o escolhido, a opção ou a prioridade??
    Cada pessoa gosta de ser um aspecto na vida, e na vida dos outros.
    Alguns gostam de ser opções, outros de serem prioridades, e ainda tem aqueles que querem ter a sua prioridade, para a sua vida que você considera como opção!!
    Tem aquelas pessoas ainda, que acham que a vida é uma múltipla escolha, o que eu não discordo.
    Você pode ter várias opções par o seu futuro, como a profissão que vai exercer, aonde irá morar, qual será o destino da sua próxima viagem, etc.
    Agora fazer do amor uma prova de vestibular, não dá certo, pois sempre acabam escolhendo a alternativa e)NDA. E acaba ficando sem opções corretas!!!
    Se for para analisarmos cada perfil separadamente, veríamos pontos positivos e negativos.
    Mas ninguém NUNCA assumirá que gosta de ser tratado como opção.Todos querem ser a prioridade da vida de alguém.Ser aquela pessoa que a outra pensará ao acordar e dormirá pensando em você!!
    Para alguns será gesto de amor, respeito, romantismo, etc.
    Mas as vezes eu sou contra esse tipo de prioridade, pois cada um tem a sua vida. Podem me chamar de egoísta nesse ponto, mas se pararmos para cuidar da vida do próximo, quem cuidará da nossa, o mesmo??
    Eu não concordo, pois acaba virando um grude, um puro mel. E nem sempre todos gostam desse tipo de relacionamento.
    No começo pode ser legal ter alguém que te mime, faça tudo por você, mas depois parece que esse amor de companheirismo, acaba se tornando um amor paterno. Pois eu sou da opinião que quem faz TUDO por você, sempre foi e sempre será os seus pais.
    O seu companheiro tem que fazer outras coisas, te dar alegria, bons momentos vividos juntos, boas risadas, boas conversas, fidelidade, cumplicidade, um relacionamento de verdade.
    Daqueles que você quer ver todos os dias, mas ao mesmo tempo quer sentir saudades.
    Daqueles que você sabe que será o PRIMEIRO pensamento de alguém, mas que este passará a imagem de que você é o DÉCIMO pensamento do dia. E você não se importará, pois saberá qual é a sua escala.
    Prioridades devem ser vividas e compartilhadas juntas, seja a de alguém e tenha alguém.
    Não vale ser trouxa e se dedicar 100% a uma pessoa que não quer nada a mais que uns simples beijos e um encontro carnal durante a semana!!!!

    ResponderExcluir
  13. Passo de vez em qnd por aqui e cada vez que passo gosto mais dos textos....

    O assunto já está um pouco desgastado mas é sempre bom avaliar as expectativas de outras pessoas em relação a essas 3 opções de vida: Prioridade, opções e escolhas....

    Eu costumo escolher, optar e priorizar....

    Sempre nessa ordem.

    abs

    Daniel

    ResponderExcluir
  14. Um carinho inesperado pode nos tocar o coração sim, mas também pode fazê-lo doer ainda mais, simplesmente porque este carinho pode vir de alguém que um dia não se escolheu e que mesmo sem pedir está ali do seu lado esperando por uma brecha, um olhar mais atento. Desejoso ele só precisa de um espaço seu para poder invadir a tua vida e tomar conta de tudo...e assim preencher o espaço que nunca foi ocupado. Mas para isto acontecer é preciso que um dia você se permita.
    É difícil saber o que fazer, os dias se fazem duros às vezes, a chuva que um dia molhou o teu olhar, ainda pode voltar a tirar o brilho das noites de tanto amor.
    Como é delicioso quando a noite explode madrugada adentro e de tão pequena para tanto prazer, sem pedir licença invade o dia afora permanecendo no sabor dos lábios, no sorriso fácil das lembranças que afloram.
    Sim, é preciso aprender a tratar com prioridade a pessoa certa para não ser só mais uma opção. Mas quem um dia já não foi ou não se sentiu uma Besta, né?
    Antes tarde, que não seja mais que tarde, que você se permita.
    A verdadeira chance precisa chegar, e o teu dia de acordar com o sorriso no rosto das noites que voam ninguem mais irá lhe tirar. É preciso dar uma chance, parar de perder tempo com tantos olhares e fazer a vida valer a pena.
    Por que jogar tanta vida fora com o que não tem valor. O que vale a pena é seguir aquele velho ditado do ‘gostar de quem gosta da gente’ e se você se der esta chance, a vida pode ser ainda muito mais bela.
    Neste jogo só se ganha realmente quando os dois saem ganhando. Quando um não fica esperando o outro e o outro esperando por um que nunca virá.
    Não é errado, buscar sempre a felicidade em primeiro lugar! Mas pode sim, estar bem ai neste ponto o maior erro de todos, buscar a felicidade a qualquer preço.
    Olhar aos lados é fundamental, afinal de contas, tudo na vida é uma questão de tempo e com certeza, o dia irá chegar, ou não!?!
    Depende de teu olhar!!!
    Adoroooooo...
    Bjs de Luz, Li

    ResponderExcluir
  15. Procuro seguir minhas vontades...
    Nem sempre tudo é prioridade mas tento não deixar q me tratem como opção e assim trato as pessoas q me cercam tmb.
    Nossa Dé,q difícil falar sobre isso hem!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. às vezes o Universo onspira a seu favor, não é sempre, mas isso acontece quando a gente se dá conta que tudo caminha para um bem maior.

    A prioridade é ter opções e organizar suas vontades. Primeiro os amigos, a família, o trabalho, a diversão, depois o coração.

    É hora de rever os seus conceitos? Vai indo que eu já vou.

    ResponderExcluir
  17. As vezes sabemos que somos opção, mesmo assim queremos ser a prioridade!Ai pode estar o problema também!

    "Não trate como prioridade quem te trata como opção" - antes de priorizar alguém se priorize!!!

    Mto boa a crônica!

    ResponderExcluir
  18. Ninguém quer nada com nada, essa é a prioridade do ser humano!

    ResponderExcluir