Crônicas

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A comédia da vida eleitoral


O calendário Maia prevê a destruição da humanidade em 2012, mas acredito que as bestas do apocalipse vieram mapear o Brasil em 2010 pra ver se o país tupiniquim está preparado para ser o primeiro a arder no inferno.

E está!

Ano eleitoral nos faz acreditar sempre no pessimismo, em seu criador e em seu adágio popular: A lei de Murphy e o próprio Murphy! Sim, porque no Brasil a Lei de Murphy é tão eficaz quanto os papais calhordas que não pagam pensão... As únicas leis que aqui pegam e pegam pesado!

Ano eleitoral e mais uma vez nossa televisão é invadida por um balaio de candidatos ávidos à subida da rampa em Brasília. O que eles vão fazer lá? Ninguém sabe! Só sei que rumamos mais rápido que o trem bala rumo ao declínio da nossa sociedade!

A qualidade da propaganda eleitoral melhora drasticamente à medida que a nossa intelectualidade pede férias por tanto desgosto. Aí entra em cena o nosso humor negro, afinal de contas, é possível acreditar na seriedade desse país? A propaganda eleitoral atingiu níveis de extremo sarcasmo e daria um “chocolate” em qualquer programa de humor nacional.

A propaganda eleitoral sempre foi uma palhaçada, mas fico espantado por saber que muitos votarão nesses ufanistas e narcisistas metidos a famosos que mal sabem a distinção de um senador para um debutado.

A política do tico tico no fubá...

Compondo a bancada flúor temos nosso polêmico Ronaldo Ésper que promete “agulhar” Brasília...

Ao lado do nosso amigo emplumado temos o cristão e ex jogador Marcelinho Carioca, a “candidata quitanda” mulher pera, o esquentatinho Maguila, o “cheio de graça” Tiririca, o “aspirante” a cantor Kiko do KLB, o “highlander” Raul Gil, a “crente comportadinha” Mara Maravilha e a “psicopata” Luciana Costa (indicação do horripilante Enéas) e por fim, o “pagodeiro pugilista” Netinho.

Leia... ... ... Mentalize cada um deles e repare:

Não daria pra fazer uma versão repaginada do desenho “A Corrida Maluca” ou “A Caverna do Dragão”? Quem sabe até mesmo “A Liga da “In”justiça”? Poderíamos pensar com um pouco mais de soberba também: imagine o que Stephen King e Wes Craven não fariam com eles em um filme de terror?

Uns cantam, outros dançam, outros riem da própria graça... Alguns rimam pra causar impacto e todos mentem, de fato, em prol da nossa desgraça!

A política do senso comum, do cidadão ingênuo e do mentecapto eleitorado.

O povo vota errado! Fato ou ficção? Fato! Ficção é o inimaginável dando vazão ao imaginável, nesse caso, os candidatos que vêem surgindo de anos pra cá são verdadeiros elementos fictícios invadindo a vida real!

Clodovil? Frank Aguiar? Gretchen? Soninha? Achamos que seria o limite, mas esquecemos que para a política o limite é um vago conceito popular. É a “casa da mãe Joana”, sempre cabe mais um!

“Tudo podemos naqueles que votam em nós!”

Se vocês têm calafrio dos candidatos, imaginem após a posse? Já imaginaram como será a plataforma de governo da Mulher Pera? As emendas do Kiko sem as astúcias do Chapolin? E as reformas do Maguila?

O que o Netinho tem em mente? Coibir a Lei Maria da Penha?

... E o que significa a “política abençoada” da Mara Maravilha? Entraremos em uma moderna Arca de Noé, com bartenders musculosos, open bar a noite inteira, dançarinas de pole dancing seminuas e orgias a granel?

Após esse texto, estou começando a acreditar que o mundo não passa de 2012! Quem sabe ainda hoje abro um crediário em 80 vezes e troco tudo que tem aqui em casa...

Pior que tá fica sim!

31 comentários:

  1. OLá André, que desgraça isso, a unica coisa boa disso tudo foi o seu texto, parabéns!!!
    Olha, pensei que esta história do Tiririca fosse piada, mas to vendo que é uma piada eleitora veridica...
    é horripilante!
    Abraços
    renata

    ResponderExcluir
  2. Estamos afundando pretensiosamente num poço de lama onde não haverá ninguém para nos resgatar.

    abs

    Cássio

    ResponderExcluir
  3. De parabens adorei seu texto ele so mostra a verdade do nosso Brasil ...

    bjs Hary

    ResponderExcluir
  4. Concordo em gênero,número e grau com seu texto!!!
    Pena q pelos dados a desgaça está mesmo para acontecer e eu nem consigo ver graça no meio de tamanha desgraça!
    Estou revoltada com a população de bestas q me cercam e mais ainda com esses candidatos que pioram a cada eleição!

    Acima de tudo somos obrigados a ouvir baboseiras todos os dias e ter q escolher uma opção....QUE PAÍS É ESSE???RS....

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Faltou muita gente aí..... Quem sabe se o mundo não acabar até 2010 eles ñ se candidatam em 2014?

    Horrível o nosso planalto..... horrível.

    Pior que tá fica sim!

    ResponderExcluir
  6. As pessoas precisam acordar e levar o nosso país a sério.....

    Tá faltando seriedade, e muita!

    ResponderExcluir
  7. Quer ficar rico, muito facil!!!
    Vira politico, essa é a realidade!!!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o amigo acima......

    É depressiva a nossa política.... Nme tenho muito o que comentar pq senão posso ser processado.....

    Aqui no Brasil qq opinião libertária é confundida com preconceito.

    ResponderExcluir
  9. Aposto com quem quiser que o Tiririca ainda vai ganhar!

    A Dilma ganhando, Tiririca não é nada!

    bjs bjs

    ResponderExcluir
  10. Tiririca além de ganhar ( 1.000.000 de votos) ainda carrega com ele , pelo número de votos que obteve , mais tres parlamentares medíocres , entre eles Valdemar da Costa Neto.Believe?????

    ResponderExcluir
  11. Estou enojada com o que está acontecendo no nosso país. Uma inversão de valores que traz para nos representar pessoas medíocres, que nos envergonham .
    Se você se formou em alguma faculdade; se você, por acaso, aprendeu mais de um idioma; se você é um profissional liberal bem-sucedido ou ocupa um cargo elevado na empresa em que trabalha, cuidado. Esconda os seus diplomas no armário, jamais torne a usar os seus ternos sob medida e trate de comprar um carro velho ou popular. Demonstrar mérito ou ostentar sinais de prosperidade, no Brasil, agora é pecado. Essas coisas significam que você faz parte das nossas pérfidas elites e, portanto, carrega consigo grande parte da culpa pela miséria em que vive razoável parcela da população.
    É curioso. Eu nunca interpretei o termo elite por um ângulo pejorativo. Ao contrário. Elite, para mim, sempre significou os melhores dentre os melhores de cada área. Há a elite dos empresários, como existe a elite dos médicos, a dos políticos ou a dos advogados. Com exceção de parcela da elite econômica, cujo patrimônio veio por hereditariedade, ninguém vem a ser reconhecido como membro de alguma elite se não demonstrar mérito, talento e empenho pessoal. São todos pessoas de peso, merecedoras da admiração geral. Ou, pelo menos, era assim até a chegada da companheirada ao poder, há quase oito anos.
    Se o presidente Lula não quis estudar (tempo ele teve para isso), é um problema exclusivamente dele. Mas que não venha a nós fazer proselitismo de sua insuficiência cadêmica. Que não tente, por seu exemplo pessoal, influenciar os nossos filhos no sentido de que a indigência cultural é uma virtude e que o pouco saber é uma ferramenta útil para preservar a pureza e as boas intenções das pessoas.
    Somos elite, sim, sr. Lula com muito orgulho. Nós lutamos para chegar lá. Somos esforçados, esclarecidos e sobretudo, independentes. É por isso que nós sempre relutamos sufragar o seu nome. A nós nos repugna a ideia de alienar nossos votos a troco de uma mesada de alguns poucos reais.”

    ResponderExcluir
  12. Houve uma falha no texto acima " insuficiência acadêmica".

    ResponderExcluir
  13. ... E finalizando o desabafo triunfal da nossa amiga Cecília eu resumiria o Brasil assim:

    Um país onde o Fiuk faz sucesso, o Faustão é líder de audiência, uma aluna ganha fama por usar minisaia e reality show é atração... sim, a Dilma é perfeita para nos representar!

    Aqui a baixaria faz sucesso!

    ResponderExcluir
  14. Nós somos a elite sim!

    Os desfavorecidos se perdem e se confundem entre ser da elite e ser da alta sociedade, e, como eles próprios se intitulam vítimas de preconceito, cria-se toda essa negativa em torno da "elite"...

    Graças a nós, vcs, petistas tolos e cheios de sí, sobrevivem!

    Sem nós a infraestrutura estaria uma merda, o transporte estaria bem pior do que está e sem nós a economia estaria estagnada!

    Sim, sem nós vcs não seriam absolutamente nada!

    Somos somente 10% da população, entretanto, nossas tetas continuam de pé, mesmo com tanta gente mamando avidamente nelas!

    Sem mais,

    Sei Lá

    ResponderExcluir
  15. Como eu já disse outras vezes , aqui é uma bagunça geral , nao se tem critério pra muitas coisas e principalmente pra entrar na Política, nao se tem regra nenhuma , qualquer um se candidata , eu nao entendo como pode um absurdo desses!
    Tenho minha opinião formada quanto a Política do Brasil , mas aqui quem vence é a maioria, aqui nao é que vença o melhor e sim que vença aquele que conseguir cativar mais o povão inculto, seja dando comida, seja dando risada, contando piada.... é uma palhaçada - infelizmente !
    Mas mesmo com toda desigualdade , toda corrupção, continuo enraizada aqui - nao troco por outro, até troco por uns diazinhos...rs..
    mas logo quero pisar aqui novamente !

    É isso !!

    DÉEEEEEEEEEEEEEE Chega de Política...rs....
    nao aguento mais discutir sobre isso.... rsss
    manda outra vai...rs

    abraçossssss

    Van

    ResponderExcluir
  16. Van, achei ótimo seu comentário. Brasil é Brasil , apesar dos pesares. Tbém não troco por nada , a não ser por uns diazinhos...(Paris, Santorino, Veneza...)Agora, discutir política é muito bom.Ser politizado é melhor ainda.Só discutindo e debatendo melhoraremos o pensamento, só precisamos ampliar nossa discussão para outras bandas "menos elitizadas".

    ResponderExcluir
  17. Vannnnnnnnn p / Cecíliaaaaaaaaaaaa14 de setembro de 2010 às 15:10

    Ahhhhhhhh Cecília, nao quero mais falar disso nao ! Já entrei em discussão e me chatiei muito - chega disso vai... rs...
    vamos falar de coisas legais, alegres ....que acha ? rsss

    beijinho

    Van

    ResponderExcluir
  18. Ok, respeito muito sua opinião e concordo que falar de coisas mais agradáveis é bem mais gostoso.Beijinho.

    ResponderExcluir
  19. Ao lado do nosso amigo emplumado temos o cristão e ex jogador Marcelinho Carioca, a “candidata quitanda” mulher pera, o esquentatinho Maguila, o “cheio de graça” Tiririca, o “aspirante” a cantor Kiko do KLB, o “highlander” Raul Gil, a “crente comportadinha” Mara Maravilha e a “psicopata” Luciana Costa (indicação do horripilante Enéas) e por fim, o “pagodeiro pugilista” Netinho...

    IMAGINA ESSE LIXO TODO JUNTO SE ELEGENDO HEIN??
    PORQUE ELES FAZEM ISSO , HEIN? RSRSRSRSRS
    EU SINTO VERGONHA POR ELES ... :( :(

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Esse Kiko dá vergonha.... KLB? Deus do céu, como tem gente aqui de péssimo gosto!

    Mulher pera? coitada!

    Netinho? Quem ele acha que é?

    Maguila? Nunca ganhou nada de expressão.

    Ronaldo Ésper? Uma bicha desvairada metida a esnobe...

    Nossaa, to revoltada!

    Hhahahahaha

    André? Escreva coisas românticas..... rs

    ResponderExcluir
  22. Bom a Dilma vai ganhar no primeiro turno, o Netinho, a Marta e o Tiririca vão se eleger...acho q só isso basta né?!? não preciso fazer mais nem um comentário...a ignorancia chegou ao extremo nesse país...não vejo a hora de me mudar daqui.....Para que os nordestinos vão escolher outro canditato se o Lula fez o bolsa familia e eles não precisam mais trabalhar ??? Basta fazer filhos o dinheiro no fim do mes tá garantido...vou fazer o que ?!? Perder meu domingo trabalhando naquela porcaria de colégio...vão lá me visitar....assim o dia fica mais animado...hahahahahaha

    Bjos

    ResponderExcluir
  23. Assinem http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6978 Pela Não Obrigatoriedade do Voto no Brasil

    Quem sabe se o voto não for mais obrigatório não fica melhor....

    Bjos

    ResponderExcluir
  24. Sinceramente, essas eleições é a pior piada que já fizeram.
    Anos e anos de pessoas “cegas” e totalmente manipuladas por aqueles que se diziam corretos e sábios o bastante pra construir um Brasil melhor, resultou no que temos ai nessas eleições.
    Acho que dessa vez, os políticos decidiram chutar o pau da barraca e ver a quão burro o brasileiro é.

    Por um lado, vejo mais e mais pessoas insatisfeitas e realmente indignadas com o que pode vir pela frente.
    Ao comentar sobre politica com os amigos, todos (aparentemente) têm a mesma visão do circo que estamos presenciando.
    Como eu disse... “aparentemente” todos concordam com o absurdo.
    Mas o que justifica o primeiro lugar das pesquisas? Lá estão os mais abomináveis candidatos.
    Espero que isso, no dia da eleição, mude.

    Infelizmente, já temos uma ideia de quem será a próxima presidente.
    Espero (ilusão?), que estejamos errados sobre essa pessoa...
    Caso contrário, estamos mais do que ferrados.

    Politica é um assunto indigesto.
    Não são todos que sabem debater sobre ela.
    Não são todos que realmente buscam a verdade de cada candidato.
    Não são todos que realmente se importam.

    Se a besta apocalíptica realmente vier... que o brasileiro, ao menos uma vez, reaja a tais abusos e incompetências.

    É meu amigo... a vida é muito mais que novela e futebol.
    Lutar pelo que realmente importa, é deixado em ultimo plano.

    É por essas e outras... que eu respiro fundo.

    ResponderExcluir
  25. Eu tb respiro fundo Dee..... Mas, se continuar assim, todos nós estaremos confinados aos aposentos de uma UTI, com ajuda de aparelhos respiratórios....

    ResponderExcluir
  26. Renato... espero (com o pouco de esperança que ainda me resta), que não chegaremos a tal ponto.
    Caso contrário...

    ResponderExcluir
  27. Lendo o Estadão de segunda feira " Democracia à Brasileira" vemos um monte de craques debatendo que esta crise é cíclica.( excesso de democracia, ou democracia deturpada) Isto existe há muito tempo , e o mundo inteiro passa por momentos parecidos ( será??)Só quero saber se esta democracia vigente vai durar 4, 8, 15 ou 30 anos.Eu... acho que não vou conseguir ver esta mudança.

    ResponderExcluir
  28. Cecília,

    Eu tb lí isso e francamente, não acreditei nessas profecias.....

    Mesmo que essa transição perdure por 8 ou 15 anos.... Já não tivemos tempo o suficiente para tal reestruturação?

    Não temos que esperar nem mais 4 anos.....

    Acho!

    ResponderExcluir
  29. Tbém concordo Sebastian .Não tenho estrutura para aguentar mais tempo vendo a ética e a honradez ser chafurdada na lama como está sendo feito atualmente.Já tivemos populistas bastante na nossa história: Getúlio, JK , Jânio Quadros,mas nenhum deles se iguala a este Mussolinezinho incompetente que se acha maior que tudo e todos.Infelizmente... vamos ter que engolir seus mandos e desmandos.

    ResponderExcluir
  30. agora voces concordam ne? quando eu falava mal do brasil...todo mundo ficava me mandando mudar daqui...
    ta ai outra amostra do lixo que é isso aqui...de boa...da pra classificar brincando entre os piores paises do mundo...
    mas como eu sempre digo...o que faz um país em geral é seu povo...
    nao preciso falar mais nada né...

    ResponderExcluir
  31. É isso mesmo, pior do que isso não vai ficar, com esses "ilustres" candidatos, o Brasil vai sediar a copa e pensa no Tiririca ao lado de Dilma desejando boas vindas aos estrangeiros...Afee ...Vai ser a treva mesmo!!!

    ResponderExcluir