Crônicas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Brincar de viver

Há pessoas que brincam de tudo na vida. Há pessoas que brincam na hora errada e com o instrumento errado também: não brinque com o meu coração senão encho tua boca de sabão!

Há pessoas que brincam de vasculhar a vida alheia através de uma brincadeira pentelha chamada de Orkut. Há pessoas que brincam de matar o tempo divagando num blog, soltando a mente e pensando numa forma de entreter a gente!

Há pessoas que brincam de críticos de cinema e passam a vida falando mal das pessoas. Dedicam um tempão aos inimigos e se esquecem do bem maior que são os amigos.

Vamos todos cirandar, todos pensam em receber, poucos pensam em doar!

A puberdade passou e mesmo assim algumas brincadeiras não se desgrudaram da gente. Hoje, demos um “up grade” nessa diversão oitentista chamada de “passa e não devolve” e introduzimos um pouco do que a gente vem aprendendo com essa nova sociedade: egoísmo, egocentrismo, orgulho e soberba... Centenas pensam em tirar vantagem de algo, dezenas pensam em doar sem visar nada em troca!

O entusiástico “beijo, abraço ou aperto de mão” também foi remodelado para a nossa cultura moderna. Hoje, o “pega, leva e transa” é a nova sensação das baladas, bares e mídias sociais... Um brinde ao desapego!

As brincadeiras em sua escala evolutiva:

Na infância brincamos de bombeiro, cabra cega e de médico. Na adolescência brincamos com o destino e com as vantagens em não se desgastar pra nada. Na fase adulta brincamos de pais e filhos e a se descabelar com a pensão que iremos pagar!

E os namoricos de ontem? Sofá da sala esperando os pais dormirem; ficar trancado no quarto com os livros sobre abertos em cima da cama; passar uma aula inteira brincando de perguntas e respostas no caderno “dela”, bilhetinhos, olhares, olhares e mais olhares... O beijo era um processo que não se desesperava e aguardava passivamente o momento exato.

E os namoricos de hoje? Tudo atravessa o mesmo farol, como se fosse um contingente de carros engatilhados. Esqueçam as etapas difundidas nas décadas passadas. Hoje o beijo antecede um olhar e antecede até mesmo a curiosidade em saber o nome antes de qualquer ato... E pra “valer à pena”, é preciso terminar em cima de uma cama, sem eira, nem beira e rindo feito uma hiena da própria bebedeira!

Alguns namoricos saem até do anonimato, motivo? Alguma fatalidade por ciúmes ou possessão... Tá virando moda, bater, sequestrar e matar a namorada ou mesmo jogar o filho pela janela por ciúmes... Enfim, o “pega pega” de hoje virou um “pega pega” bem pegajoso! Sai pra lá cola de sapateiro!

É.... O dia das bruxas assolou nossa sociedade “cheia de si”, mas há de se enxergar a ingenuidade por detrás do tolo, há de se ver a beleza por detrás do feio e há de se revelar as pessoas ao mundo que estamos destruindo... Sem máscaras e sem fantoches. Deixem as marionetes em casa e ponham a cara pra bater ou pra sorrir!

(Pensando...... Lembrando..... Relembrando)

E a saudade que dá de tocar a campainha e sair correndo? De brincar de polícia e ladrão? Telefone sem fio? Queimada e batata quente?

Volta anos 80, volta! Mas volta e faça um empréstimo para o presente, solicitando alguns recursos que hoje já não sabemos mais viver sem eles: celular, internet, GPS e TV a Cabo!

Reformulando meu pedido acima. Que tal negociar uma barganha com o presente senhor passado? Traga de volta a inocência, o tempo ocioso, o bilhete feito a mão e a carta entregue pelo correio... Empreste ao nosso presente as brincadeiras dos anos 80 e a calmaria que se tratava um amor, sem burlar nenhuma fase da sua germinação!

Quem nunca quis ser um super herói? Andar pelos edifícios, sentar nas nuvens, atravessar galáxias e descobrir (quem sabe) um amor de outro mundo?

Enfim, vamos brincar de viver? Porque to vendo muita gente aí pensando só na sobrevivência!

15 comentários:

  1. Ótima!
    Divaguei pelos meus anos 80, pelas infinitas vezes que tocava a campainha e saía correndo, esconde esconde , pega pega... tomar banho na rua no meio de um temporal ...correr na chuva...rss.. ahhh velhos tempos ....criança .. criança... criança.. como é bom isso, como é bom ter um pouco disso...a diferença é que antes quando criança nao pensamos em nada, só no presente , hj somos crianças bem de vez em quando...pois na maioria do tempo pensamos muito no futuro e isso estraga um pouco esse nosso lado infantil....
    Amei seu texto, foi uma graça !
    Até ...

    ResponderExcluir
  2. Acho que um dos maiores segredos da vida é encará-la como brincadeira.Para as pessoas muito sérias ou sisudas , brincar é coisa de maluco ou de quem não se pode confiar.
    Não levar a vida tão á sério é um ótimo exercício para abandonar a pretensão de querer ser perfeito, superior.Qdo relaxamos e nos deixamos levar pela simplicidade, toda a pressão sofrida pela ânsia de viver parece que desaparece.Deixamos de nos importar com o julgamento alheio.As pessoas que se comportam como crianças são engraçadas, inocentes e brincalhonas.Adoro estar ao lado de pessoas assim. A vida se torna prazeirosa e descontraida.
    É claro que em alguns momentos ou situações a seriedade deve estar presente, mas deixe isto para momentos críticos.
    Adorei André as suas brincadeiras.Neste texto não sei se você gosta de praticá-las ou não,você citou brincadeiras gostosas e outras não muito, mas sabendo escolhê-las , a vida se torna uma grande aventura.E isto é sempre muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Brincar não envolve ganhos financeiros, dim dim, bufufa, e sim outros ganhos, uma alegria genuina, o ensaio da alegria e do viver por viver, a celebração do estar vivo. Vamos brincar sim, pois o tempo urge, e quando vemos ele se foi e nós ficamos prenhes de saudade do que não vivemos.
    Abraços amigo André
    Renata

    ResponderExcluir
  4. Após a era balzaquiana, muita gente deixa a criança que existe lá dentro pra levar a vida muito a sério....

    Apressamos e se apressamos pra tudo, como se o mundo fosse se dizimar amanhã.....

    Por isso eu brinco, brinco de ser feliz, brinco com crianças, brinco com amigos, só não brinco de amar, isso levo muito a sério como uma "menina mulher", sem perder a pureza de uma criança.

    bjs a todas meninas

    ResponderExcluir
  5. Suave, motivacional, inspirador....

    Assim, como a vida deve ser!

    bjs a todos

    ResponderExcluir
  6. Dé,
    Mais uma vez me fazendo pensar e relembrar marcantes momentos da minha vida. Infelizmente hj em dia mta gente brinca na hora que deveria ser sério. E o arrependimento chega tarde demais.
    Essa onda de "pega mas não se apega" além de vulgar é totalmente sem fundamento, afinal de contas, o que vale é a quantidade ao invés da qualidade?!
    Enfim, nos meus anos 80 sempre sonhei em como sentar nas nuvens...será que ela me aguentaria? rsrs... Pensamentos de criança que hj em dia tenho saudades.

    ResponderExcluir
  7. Nossa... uma viagem ao passado, um passado que deixou saudades de verdadeeeee. Como as coisas mudaram, como as coisas estão sem graça, sem importância, tão descartáveis ... e isso entristece... acho e creio eu, que antes tudo era bem mais alegre, entre tudo que vc enumerou, tudo era tão mais divertido, hoje é tudo tão passageiro, e passa numa velocidade que você não tem tempo nem de curtir o novo...pq em tempo recorde se torna ultrapassado, falo de comportamento mesmo, o jeito de se comportar diante das novidades sugeridas e oferecidas pelo mundo...pela vida ...

    TUDO DE BOM ANDRÉEEEEEE ...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Adorei a parte dos namoricos de ontem.... Me entristeceu a realidade dos namoricos de hoje....

    Uma pena que tanta coisa mudou, como disseram todas vcs amigas....

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Ah... as doces brincadeiras inocentes.
    A infância de antes é muito diferente da de hoje.
    Talvez, por isso, tenhamos tanta saudade.
    Foram tempos bons que não voltam mais.

    Lembrar, sentir saudade significa que foi muito bom!
    (Acho que já disso isso aqui... rs)

    O mundo moderno é muito mais dinâmico e as coisas são para ontem.
    O tempo virou relíquia... sempre estamos contra ele.
    Talvez isso justifique, infelizmente, os namoricos relâmpagos de hoje em dia e a pressa que eles tem de chegar logo no finalmente.

    Não é porque o mundo mudou e as pessoas mudaram que a "criança inocente" não possa ser revivida hoje.
    Basta nós mudarmos algumas coisas... e pronto!

    Em resumo: Nostalgia!

    ResponderExcluir
  10. "A arte de sorrir, cada vez que o mundo diz não"
    Maria Bethânia

    Ótima leitura....

    ResponderExcluir
  11. Caráca!!!!!

    Só tem mulher comentando? Foi uma crônica de mulheres?

    Um texto bem legal pra se ler numa sexta feira!

    Dá um up em qq um!

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Passei para visitar seu espaço mais uma vez e contar que você está entre os meus escolhidos para o Prêmio Dardos: http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/2010/11/sobre-escrever-clarice-e-o-premio.html

    Grande beijo para você!

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. É impressionante como os anos 80 marcaram bem mais do que os anos 70.....

    A ascenção da tecnologia, a revolta dos jovens em lutar pelos seus direitos, a rebeldia através das roupas e das músicas.....

    Realmente André, volta anos 80, volta!

    ResponderExcluir
  14. Concordo com o Sebastian.... Talvez o público do blog seja em grande parte dos anos 80......

    Vamos brincar de viver! Independente se for lá dos anos 60,70,80 ou 90.....

    ResponderExcluir
  15. é cara...
    eu sou um cara que precisa ter um pouo menos de seriedade pra encarar os problemas....fato!!!

    ResponderExcluir