Crônicas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Sincopadamente amor



Tenho certeza de que muitos aqui não fazem ideia de como compor uma música. Ninguém aqui carrega uma clarineta debaixo do braço, muito menos um saxofone no case... No máximo um porta-cds com algumas canções favoritas.

Faltou paciência para as aulas de piano e faltou interesse para as aulas de guitarra. Você sentiu “dó” na primeira nota e já tratou de dar a “ré” na segunda.

... Mas sobrou vontade. Vontade para as aulas de meditação... Você pensou, pensou, pensou e fez da sua vida uma coletânea.

Um pout pourri!

Escrever uma melodia precisa ter – antes de mais nada – sincronia com a emoção, audição perceptiva e simpatia com as notas musicais ao qual você está se atrevendo a aguçar.

Muitos adentram um aposento calmo e pacato colocando uma bela trilha musical de fundo e depois – quando o anfitrião ensaia os primeiros passos da dança - a pessoa se retira por conta dos 74 minutos.

74 minutos; o tempo de duração de um CD convencional.

Aí está o ponto nevrálgico: Se sua vida é tão convencional assim, como você pretende transformá-la em um clássico?

Para se tornar um hit na vida de uma pessoa você precisa fazer bonito no palco. A questão vai além dessa performance; muitos insistem na mesma coletânea.

Sabe aquela fórmula ensaiada, testada por você em várias situações e que fizeram sucesso? Sim, isso é uma coletânea! Você fez uma gororóba de boas investidas e juntou tudo em míseros 74 minutos...

Acontece que você não se dedicou horas incessantes dentro do estúdio e achou que o sucesso seria eterno.

Já ouviu falar na expressão “One-hit wonder”? Sim, você virou um artista de um sucesso só e, hoje, você ocupa algumas boas lembranças de algumas pouquíssimas pessoas.

Hoje ninguém mais se importa em ocupar o topo das paradas, se ranquear entre o “top five” de um chat importante e renomado, ninguém tá nem aí se vai virar sucesso um dia...

Num mundo onde os repertórios são variados, a maioria se predispõe a desafiar o destino e se arriscar compondo vários "jingles", por isso as doces melodias estão caindo em desuso, se tornando quase que uma dissonância.

Na "audição" deles, é mais vantajoso participar de um "American Idol" a compor uma carreira solo... Vai saber...

Nenhum comentário:

Postar um comentário