Crônicas

sábado, 25 de julho de 2009

A arte imunda dos gases


Em tempos festivos de evento junino é sempre bom abordar um assunto pertinente. Opa, peralá, o mês de festa junina já passou! Ok, mas o assunto merece ser compartilhado entre vocês...

Festa junina me remete a lembrar dos fogos de artifício, dos doces artesanais, da fogueira e da bagunça... E me remete a pensar também em como é bom peidar, isso mesmo: Peidar!

Reflita comigo:

Peidar está ligado a fogos de artifício e bombinhas de São João, quem nunca soltou um pum que atire a primeira cueca (ou calcinha)!

Embora seja um ato de extrema falta de classe e de etiqueta social, peidar é amplamente natural e se faz necessário para o organismo, são reações provenientes de algum ato, do qual tentarei explicar abaixo:

Quando você sai do sério, qual é a sua reação de imediato? O que você faz? Grita, esbraveja, dá murro na penteadeira ou simplesmente gorfa todo tipo de impropério gramatical? Com o ânus não é diferente, ele também tem sentimentos e reage às sensações! Nesse caso a insatisfação do ânus é com o seu proprietário, que come porcaria abusivamente: chocolate, pé de moleque, feijoada, rabada, milk shake e por aí vai...

A maneira ordinária em se expressar do ânus é justamente a liberação desses gases incolores, porém potencialmente sensíveis ao olfato humano, porque possui um odor desagradável e repugnante para quem o sente. Isso é outro ponto curioso: quem peida não sente ojeriza ao próprio pum, somente ao pum dos outros. Um ato libertário, porém egoísta!

Não há controvérsias para fatos concretos (muito embora o peido seja um elemento gasoso), mas o fato é que peidar é uma arte imunda, mas é arte! Existe um sentido político e ativista, uma certa liberdade de expressão revolucionária...

Certa vez vi escrito num muro: “Liberdade para os gases intestinais”, achei essa frase incrivelmente poderosa, me impulsionou a mudar o mundo, a mudar minhas atitudes e a rever meus conceitos educacionais. Pra que reprimir algo natural? Antes só peidava na banheira e debaixo do edredom. Hoje peido em qualquer lugar, não to nem aí pro nariz que tá por perto!

Aí entra a minha metáfora em relação às bombinhas de São João a qual intitulei de “Top 3 do peido”:

Alguns cidadãos, mais discretos e disciplinados com a alimentação, soltam leves “biribinhas” ou “traques” se preferirem. Emite um som quase que imperceptível e sua escala é baixa perante o Controle de Poluição Sonora, esse é o 3° da lista!

Outros cidadãos, por sua vez, possuem uma afinação anal invejável e liberam para atmosfera os famosos “peidos tunados”. Ultrapassam os decibéis permitidos pelo governo, se sobressaem de qualquer poluição sonora (até de avião). É o famoso morteiro, mas em compensação possuem baixa característica odorífera. Esse é o 2° da minha lista!

Como o mais problemático fica sempre para o final, segue o “number one” da lista: Geralmente intitulado de rojão e injustamente apelidado de “peido de véia” (porque não é só velho que peida fedido, certo?).

Na minha percepção, eu o batizaria de “peido terrorista”, porque é totalmente silencioso e se esconde diante do elemento surpresa, além disso, não possui restrições, sai em qualquer lugar e poucas são as vezes que seus autores assinam o atentado!!

De qualquer forma, o cidadão que expele uma bomba dessa natureza deveria ter seu rabo embargado pelo Conselho Deliberativo Escatológico. Acho uma afronta ter seu nariz vitimado por um odor dessa dimensão.

Entendo que a solução do problema seria a construção de locais isolados na sociedade, mas como isso é inviável, o jeito mesmo é disfarçá-lo culpando cinicamente o amigo ao lado.

Viva São João!

10 comentários:

  1. realmente contra fatos nao existem argumentos..o cara nao tem realmente o que fazer....rs
    va peidar palavras pra la!

    ResponderExcluir
  2. rsrs.. SENSACIONAL!!! poxa.. eu adoooro festa junina... estou até vendo tudo com outros olhos agora!!! mas eu tenho que falar... essa contagem regressiva foi fantástica!!!
    Só vc e sua sagaz percepção!!!

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAHAHAHAAH...INCRIVÉL!!!!
    Acho que nas próximas festas juninas não vai mais precisar de bombinhas e seus derivados...rs...já que td mundo tem natural...hahahaha...eca que nojinho...já pensou...rs!!!

    ResponderExcluir
  4. Como uma Lady vou me abster de comentário... rs
    Bjokasss

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAHAHA....eu já tinha lido essa crônica, mas não tinha comentado ainda....mto boa....dei mta risada lendo....

    bjos....

    ResponderExcluir
  6. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHA!

    Cara? Tua imaginação sai dessa órbita!

    Foi a melhor que lí até hj...... perfeita!

    Viva São João!

    HAHAHHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  7. Mas um texto que eu concordo!!
    Mas quem nunca soltou um pum, em qualquer lugar, pode ser na festa de São João, na balada, em baixo do edredon, e nos lugares mais temidos que não foram citados: METRÔ E ÔNIBUS!!Lugares que sinceramente, eu acho muita falta de educação, pois já são pequenos e sem muita ventilação, aí surge um SER qualquer soltando seus adoráveis gases sem perceber que o odor não será ventilado por no mínimo 10 minutos, conclusão, as pessoas educadas são obrigadas a conviver com o terrível odor espalhado pelo AR.RAIVA.Mas esse assunto pode ser até engraçado mas muito relativo.Cada um tem sua própria opnião.Ou seja nunca chegaremos as mesmas conclusões!!!GASES, quem não os solta??

    ResponderExcluir
  8. HAHAHAHAHA
    Não consigo nem comentar....ainda estou rindo.
    hahahahahaha!!!!!!!
    Já sei o que ler sempre que precisar dar boas gargalhadas!
    SEN SA CIO NAL!

    ResponderExcluir
  9. Escrotinho, mas............. Peidar é sempre uma arte!

    ResponderExcluir
  10. Confesso que lendo me vieram algumas imagens... "Antes só peidava na banheira e debaixo do edredom" sim.... eu te imaginei fazendo isso (HAHAHA, péssimo) Mas conheço uma pessoa que passa pelo seu #1 .... ele é uma arma letal e o Governo deveria estuda-lo como possível arma biológica, no caso é o meu irmão... que libera uma "arte" fedorenta, altamente ensurdecedora e ainda avisa ou confessa sua "arte". Este Ser deveria ser estudado pq PQP ninguém aguenta... nem mesmo o meu cachorro ele deixa em paz.... mira o canhão na face do animal e dispara sem contagem regressiva... rs Viva São João uma festa que acontece o ano inteiro lá na minha casa huAHUAhuaHU

    ResponderExcluir