Crônicas

sexta-feira, 31 de julho de 2009

O peso do Fenômeno


O sensacionalismo de alguns veículos de comunicação já não me impressiona mais. Entretanto, me espanta a voracidade em controlar o que o fenômeno Ronaldo faz ou deixa de fazer em sua vida pessoal. Existe mesmo um sentido lúcido de coexistência entre a vida pessoal e a vida pública de um artista?

A mídia brasileira (em sua densa maioria) tem um defeito gravíssimo que foge a qualquer ética acadêmica: Confundem o conteúdo informativo com o conteúdo agressivo, transformando a informação em algo apelativo, abusivo e exagerado.

Mas não é de hoje que tudo tem peso na vida do fenômeno. Lipoaspiração pode ser feita em outros jogadores, em coroas ricas metidas a adolescentes, em peruas cheias da nota em busca de uma juventude fabricada, em aspirantes á qualquer lixo de programa da nossa televisão, isso pode. Esses acontecimentos nem viram notícia, e se viram, passam batido diante dos nossos olhos ávidos por alguma informação decente.

Para Ronaldo, o talento supera qualquer peso. Menos o peso das línguas venenosas e desocupadas de alguns comentaristas! Que tal uma lipo no Instituto Butantã?

Ninguém fala mais dos nossos soberbos criminosos: Nardoni, Champinha, Suzane Richthofen, Lalau, Pimenta Neves. Matar é natural, vaidade é crime? Eu me perco nessa inversão de valores e ratificação de conceitos. Ninguém fala mais sobre o Mensalão, sobre as obras super faturadas da Marta Suplicy e do descarado Dualib.

Gente ruim sobra aqui feito fila do S.U.S! É tão quantitativo e natural que até a enciclopédia virtual Wikipedia possui em ordem alfabética todos os filhos da puta da nossa história desonrosa, divididos em categorias e subcategorias. Fala sério!

E como tudo pesa na vida de Ronaldo, pesa também ser três vezes melhor jogador do mundo. Realmente sua prateleira deve pesar um bocado com tantos troféus. Seu pescoço também deve sentir o peso com tantas medalhas de condecorações conquistadas ao longo de sua “pesada” carreira como jogador de futebol.

Vai pesar também esses 20 dias longe das quatro linhas, e vai pesar no bolso dos patrocinadores e dos inúmeros fãs que lotam os estádios á espera de uma jogada genial. E vai pesar também a falta que ele fará no Sport Clube Corínthians Paulista.

Vai pesar também para essa mesma imprensa a falta do que escrever. Só não vai pesar a falta do que fazer! Né?

Um comentário:

  1. Realmente os jornalistas atualmente não tem outro assunto...é Ronaldo o dia inteiro.....

    Não deixam nem ele respirar sem dar uma noticia, dizendo q ele respirou.....

    Adorei....

    Bjos

    ResponderExcluir