Crônicas

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Retângulo manipulador e convincente


Você sabe o que é televisão?

Esqueça os termos técnicos do tipo ondas eletromagnéticas, tubo de imagem, recepção de imagens e captação de som. Esqueça também a música do Titãs (letra sagaz e visceral, muito boa).

O que me refiro ao dirigir essa pergunta é justamente sobre as emanações estúpidas, controversas e imbecis que ela nos arremessa na cara diariamente. Leia o texto abaixo e seja mais um telespectador do seu poder colossal:

Ao pegarmos nosso controle remoto (isso quando a mulher não está por perto), nos deparamos com uma única finalidade na televisão: Faturar com a apelação e com produtos e mais produtos, dos quais está na cara que nem o apresentador consome o que está tentando empurrar goela abaixo para o telespectador, pobre telespectador. Tudo isso em benefício da geração de receita, através de uma lavagem cerebral encardida e sórdida.

A nossa televisão brasileira saturou! Principalmente o canal aberto, uma carência abundante de informações, linguagem depreciativa, programas apelativos e um bando de imbecis se achando formadores de opinião, diretores dispostos cruelmente a entreter a massa com a fragilidade humana, as desgraças e nossas mazelas, um escabroso creep show!

A televisão se transformou em um programa abusivo e ininterrupto de vendas, do tipo esqueça o conteúdo, salvo algumas exceções dos canais contemplados por uma assinatura desproporcional ao bolso do brasileiro.

E claro, falando nos canais fechados. Por que tanto comercial? Por que passar os créditos por completo ao final de um filme? Quem se interessa pelo maquiador da Angelina Jolie? Ou pelo figurinista da Nicole Kidman? Eu me interesso por elas, isso sim!

Acabou o filme, coloque algo mais promissor, mais digno que letrinhas miúdas subindo e descendo da tela. Tenho 100 canais em casa e quando saio á procura de algo que agregue em minha vida, eis que só vejo comercial atrás de comercial.

Nos transformamos em mongolóides por conta do vício capitalista, só pensamos em dinheiro, e os culpados continuam com seu merchandising descarrilhado e sem controle. A guerra pela audiência só possui um vencedor, enquanto isso a programação desce penhasco abaixo, rumo á casa do Bob Esponja.

E se antes a moda era ser culto, hoje o que está em voga é meter o pau na vida alheia. Programas de fofocas e tititis sobram nas emissoras. Esses programinhas de fundo de marcenaria adoram escancarar com a vida de um ator ou de uma atriz ou falar da desgraça de um anônimo...

É tão apelativo que zombam até do próprio colega de profissão. Tudo isso pra elevar os pontos no Ibope, maldito Ibope! A salvação? Tenha sempre em mãos o seu controle remoto!

Mas a questão vai além da nossa cultura. Programas apelativos dão audiência, dão Ibope, a baixaria é um fenômeno mundial, e o brasileiro vai na onda, claro, adora satirizar a vida alheia, esquecem até dos problemas individuais para debochar dos problemas do vizinho, sentado no sofá com a esposa e filhos. Fala sério! Como se não tivessem espelhos dentro da própria residência... Vá ler a Veja!

Bom, até agora só mencionei o lado A. E o que falar do outro estereótipo de programa? É o lado B da podridão em massa, da escória. Alguns programas ressaltam um humor mórbido pelas tragédias do cotidiano. Tanta crueldade que se você derrubar a televisão, corre sério risco de melar o chão da sala de sangue, haja tanta barbárie!

A televisão sabota nosso raciocínio, abala nossa sabedoria e os bons costumes. É manipuladora e convincente, tenha cuidado!

Que a televisão é um prazeroso passatempo isso é inquestionável, mas não se esqueça que ela não está dando á mínima para o telespectador .

3 comentários:

  1. VERDADE VERDADEIRA!!! O pooovo adoraaa uma baixaria... ainda bem que existe TV a cabo... melhor.. ainda bem que existe DVD, video game, bicicleta.. ehehe

    ADOREI!!! Retrata exatamente a "mínima" que nos é oferecida!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. lavagem cerebral deixa mais encardido do que antes? rs...engracado..o padre da igreja universal falou a mesma coisa da tv...exceto da emissora comprada por eles mesmos...rs...

    ResponderExcluir
  3. Essa eu já tinha lido, mas nunca tinha comentado.....

    Realmente a TV aberta é um lixo, as vezes a Sky, com quase 200 canais, tb não tem nada de bom.....

    Adorei...

    Bjos

    ResponderExcluir