Crônicas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sintoma World Wide Web


Enquanto a civilização persa tinha como paranóia desenhar em rochas, reverenciar Deuses e expandir sua agricultura, a civilização moderna exala em seus poros sujos de poluição, conceitos e palavras como “interatividade”, “comunicação” e “socialização” (vulgo Internet).


Embora o número pareça inexpressivo (dado o contingente absurdo de pessoas) estima-se que existam 60 milhões de brasileiros com Internet em vossas residências, um número vergonhosamente baixo para um país que está perto dos 200 milhões de habitantes.

Se pensarmos que muitos empreendedores ainda possuem o medo de não receber pedidos via “on line”, este número até que não espanta tanto, mas ainda assim me envergonha.

“A Internet é a cura para aproximar pessoas em um ambiente virtual” – Frase antagônica não é mesmo? De qualquer forma ela é a maior fonte aglutinadora de conhecimento que um ser pode ter nessa vida (nem mesmo um casamento entre um filósofo e uma bióloga ofertaria tanto conhecimento).

Mas o assunto é outro: O que te leva a pensar que você não é um viciado em Internet? Já parou pra pensar nessa heresia?

Abaixo seguem os sintomas que se socializam mais com o seu ambiente sintomático e febril de vício pela Internet:

- Esquecer seu smartphone em casa é pior que prisão de ventre em elevador lotado. Dá uma angústia dos infernos se sentir um isolado no mundo das redes sociais, você é dominado por uma curiosidade absurda em saber o que ta rolando no Facebook, no Twitter e por aí vai...

- Você não confessa, mas é um “mobile people” personificado! Possui Facebook, Twitter, Linkedin, Flickr, Foursquare e até Orkut e não fica 20 minutos sem monitorar seu perfil nas redes. Acertei?

- Ligar pra pessoa, pra que? Você pode baixar aplicativos como o Whats App ou MSN e conversar com os dedinhos “zigue-zagueando” na tecla do seu smartphone. Em breve, mensagem de texto vai ser coisa pra cachorro.

- Tem Blog? Se não tem ainda vai ter! Calma, isso já já vai te contagiar! Já tem Blog? Ok (confesse) você não fica 1 hora sem passar por ele só pra ver quem comentou no seu último post. Certo?

- Seu Iphone possui mais aplicativos que ferramentas funcionais.

- Você leva uma vida física quase que “off line”, enquanto que na vida “on line” sua vida é mais lotada que fila de emprego na Rua Galvão Bueno.

- Basta parar em um farol pra sacar teu celular e começar a navegar em tuas redes sociais e email.

- Checa tuas redes sociais antes de dormir e antes mesmo de escovar os dentes pela manhã.

- Frequentar loja é coisa do passado. Você adquire quase tudo virtualmente, através de sites e blogs de e-commerce.

- Fica todo contente quando alguém te adiciona no Facebook e Fousquare e fica cheio de orgulho quando alguém da “RT” em alguma frase sua postada no Twitter.

Veja sua pontuação e reflita. Se atingir 6 pontos dos 10 sintomas citados: “Ó céus, eu sou um viciado em internet!”

A cura? Procura no Google!

6 comentários:

  1. Eu sou uma viciada em internet!!!
    Menos no fds q meu vicio é outro a BRAHMA
    hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Carol, assim como nas redes sociais você pode usar um gerenciador de conteúdo para administrar seus vícios, por coincidência tenho o mesmo problema que você então:
    http://www.brejas.com.br/comprar-cerveja-internet.shtml
    #ficaadica

    ResponderExcluir
  3. Me identifiquei com vcs (Eduardo e Carol).
    Fds é dia de tomar todas!!!!
    hehehe

    Marcela

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a enquete.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Essa crônica é a mais verdadeira!!
    Afinal quem realmente não acorda e dá uma atualizada nas suas páginas virtuais, nem que seja para dizer Bom Dia sol!! ou até mesmo aquelas bem clichês em dias frios: Que vontade de ficar na cama o dia inteiro?
    E é claro dando aquela atualizada durante o dia, para falar do trânsito, daquela pessoa que você viu na rua, daquele professor chato. E chegando em casa mais atualizações!!
    E mesmo assim existes pessoas que insistem em dizer não é viciado em internet!!
    Ah, como não?? Vive online comentando, curtindo, compartilhando e visualizando fotos, frases, videos alheios!!
    Pensem bem antes de falarem que vive em um mundo completamente DESCONECTADO!!

    ResponderExcluir