Crônicas

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Compulsão Nacional


Algumas coisas povoam a minha mente em forma de pontinhos de interrogação: Como é possível idolatrar essa compulsão chamada Carnaval? Todo o santo ano é sempre a mesma história, aliás, já homenagearam todos os seres pensantes da história da humanidade, haja enciclopédia...

Outro pontinho de interrogação que me paira no ar é o preconceito. Aqui em São Paulo, se você diz que não gosta de Carnaval as pessoas te olham com aquela cara de quem comeu coxinha azeda.

Oras, por que eu tenho que gostar de lantejoulas e agredir meus tímpanos com essa trolha musical? Isso que ainda não mencionei sobre essa dança idiota de chutar o próprio pé, tenha dó!

Quem dera o Carnaval fosse como a Copa do Mundo, de quatro em quatro anos!

Aaah o Carnaval...

A maneira de se integrar entre o povão, seja correndo atrás de um caminhão com músicas terrivelmente ensurdecedoras, recheado de desocupados pulando em cima (o que eles intitulam antagonicamente de trio elétrico); seja cantarolando marchinhas toscas; seja apostando entre os amigos quantas bocas passaram pela sua boca ou até mesmo assistindo do sofá do quarto a cansativa Globeleza.

É sempre a mesma ladainha.

Mesmo assim, isso nos aponta para uma biodiversidade cultural ímpar: Apesar de todas essas matrizes raciais e culturais, além de toda essa miscigenação que engloba nosso país, o brasileiro se empeteca todo pra festejar sempre a mesma coisa: O Carnaval.

Aaah o Carnaval...

O mais sublime significado da reverência á promiscuidade. Os bailes de Carnaval mais parecem uma panela de pipoca: um mundaréu de gente aglutinado num ambiente apertado, todo mundo salgado e saltitante esperando avidamente por uma boca.

Todos hipnotizados pela mesma e lendária regência musical: o Samba! E que por sinal nem somos autores, patenteamos algo criado pelas religiões africanas, apenas aperfeiçoamos e adotamos um instrumento cá outro acolá. Nisso sim somos mestrados: copiar é com a gente mesmo!

Vale ressaltar que não existe discriminação (isso é verdade), até a moda se ajoelha diante dos abadás. Aliás, (bem aliás), só existem abadás e camisetas com a manga rasgada, de preferência com alguma marca de cerveja estampada no peito que, diga-se de passagem daria uma bela sigla para os publicitários: PDGFO (Publicidade Direta e Gratuita Feito por Otários).

E o que dizer sobre o “bom gosto” do Carnaval? Esse sim passa longe de uma nota dez. Quer um exemplo? Veja as cores das escolas de samba, é pior que educação artística no primário.

E mais uma vez as siliconadas, botoxicadas e lipoaspiradas são as atrações principais da passarela. Muitas vezes inseridas no próprio enredo da Escola, é mole?

Não posso deixar de mencionar os aspirantes a “Big Brothers” e as “popozudas” que foram destaques dentro do BBB, eliminadas ou eleitas pelo próprio povo, praticamente despidas e trepadas em algum carro alegórico. Por enquanto, só no carro!

Conforme eu disse, é sempre a mesma coisa, não tem jeito. E que o diga os comentaristas (que também são sempre os mesmos), imbuídos com as mesmas narrativas, patrocinando sempre às mesmas baboseiras e sempre com os mesmos jargões: “Quesito evolução”, “sacudiram a Sapucaí”, “eskindo lelê eskindo lalá”...

Já repararam como pautei diversas vezes a frase “sempre a mesma coisa”? Pois é Brasil, Sejam bem vindos ao Carnaval!

Agora com licença porque eu vou até a Blockbuster!

7 comentários:

  1. HAHAHAHA....AMEI....

    Eu também odeio o carnaval, minhas amigas sempre fazem essa cara de quem comeu coxinha estragada quando digo isso...até convite VIP p o camarote Brahma me ofereceram....não aceitei....prefiro ir na blockbuster....é bem melhor....só de imaginar aquele povo suado e fedido em volte de mim....CREDO....é bom saber q existem outras pessoas no mundo, pelo menos no Brasil com a mesma forma de pensar q eu.....

    Bjos...

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com cara de coxinha azeda!
    Nessa vc pegou pesado, mesmo assim, concordo com alguns pontos....

    ResponderExcluir
  3. Hahaha, adorei, muito inteligente!

    O Carnaval serve para viajar e se distanciar dos problemas, já pensou nisso?

    Mas concordo, é sempre a mesma sacanagem!

    ResponderExcluir
  4. Muitooooo bom, Pan!! Muahxxx

    ResponderExcluir
  5. rs...bom pra mim nem feriado e pq sou policial mesmo..rs! so aumentam o numero de encrencas..cachaceiros causando e acidentes de carro...mas o povo brasileiro e assim..prefere pensar em carnaval e futebol do que ver a caca que ta virando o pais...do que reclamar de imposto abusivo, desvio de verba publica..obra superfaturada, mal uso da grana arrecadada...ou seja..por causa desses imbecis que podemos chamar povo brasileiro em geral..vivemos numa merda de pais...

    ResponderExcluir
  6. Dança idiota de chutar o próprio pé.....essa foi a da vez......kkkkk

    Acho que falou td. Gastar dinheiro com isso e a população achar bunitunhu?? RIDICULO! Enqt milhares ficam bebados, pulando que nem idiotas, outros milhares morrem em hospitais publicos sem leito e sem dinheiro, milhares passam fome, milhares nem TV tem pra assistir essa porcaria.....
    Prefiro ficar em casa jogando video game....E como se diz qd a gente ganha de alguém no game? PROXIMOOOO!!!!!

    Abrasss....

    ResponderExcluir
  7. Comentei essa crônica há 2 anos atrás e continuo achando ótima.....concordo com o Felipe e com o João Junior..o nosso país tá uma droga mesmo......eu tb prefiro ficar em casa jogando video game.......

    Bjos

    ResponderExcluir