Crônicas

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Passado o Carnaval, as pessoas colocam as máscaras

Passado o Carnaval, as máscaras retornam aos seus devidos rostos: O Brasil parcialmente volta a funcionar corretamente, as pessoas voltam para suas realidades e alguns valores, destituídos provisoriamente no período festivo do Carnaval, retomam a consciência da grande maioria...

As lantejoulas, a purpurina, as fantasias e a bebedeira dão espaço para a inescrupulosa rotina.

Ah a rotina...

Levaria horas e páginas do word para enumerar seus generosos adjetivos: sórdida, implacável, extenuante, consumista de almas, aproveitadora das nossas fraquezas, e, acima de tudo: cansativa!

O Carnaval é uma rotina dentro de uma ilusão contagiante de pura euforia desmedida, e a quarta feira de cinzas chega dando vida à realidade dos fatos, em breves palavras, à rotina!

É inegável afirmar que o Carnaval suspende a nossa rotina diária, entretanto, o seu efeito anestésico possui bula e prazo de validade. Após quatro dias, voltamos ao nosso “carnaval individual” e as nossas máscaras peculiares retomam seus devidos lugares...

Prefiro lembrar as máscaras nos bailes clássicos de antigamente.

Ah os bailes de máscaras...

Adoro os bailes de máscaras! Eles possuem uma graciosidade ímpar: as pessoas vestidas com as roupas da época, antigos palácios, cenário esplêndido, olhares incógnitos ofertando um misterioso relacionamento social, seres quase que espectrais desfilando com suas máscaras venezianas.

Pegando o elevador rumo ao subsolo da nossa história, eis que nos deparamos com o Carnaval, “chupinhado” dos belos e efêmeros bailes de máscaras da antiguidade, com algumas “pequenas” e imperceptíveis mudanças: a promiscuidade, a variação, a repetição, a degradação e?

... E a rotina, claro!

O Carnaval é um período de reconfortante ficção: sonhamos acordados, divagamos, nos distraímos e servimos para passatempo de alguém, em uma noite “x” qualquer... O mais hilário nessa farsa ideológica e totalmente utópica é que o mesmo país que se deleita no Carnaval promove a quarta feira de cinzas.

Daí chego ao meu ponto de vista: O Carnaval passa, e as pessoas retomam as máscaras!

6 comentários:

  1. Nós brasileiros vivemos de eventos, o ano começa com feriados de início de ano, em seguida se trabalha algumas semanas, ou melhor, a população marca presença em seus respectivos postos de trabalho, com eficiencia proxima de zero devido a expectiva do proximo feriado, o carnaval. Aí temos esse período d promiscuidade dos demonios que habitam o Brasil, o periodo onde os filhos de Lucifer, vulgo Baianos, fazem seus rituais de fortalecimento, exibindo seus bustos negros e suados em frente as cameras.. E..... Esses eventos se repetem durante todo o ano, fazendo do Braisl um país cada vez mais pobre e miserável.... Brasil, o país da promiscuidade, miséria e Feriados.... Só não comparo o Brasil com Roma antiga pois seria uma ofensa a sociedade Romana, tão culta e exuberante...

    ResponderExcluir
  2. Um pouco visceral, porém real...
    Imagino as pessoas que amam o carnaval lendo os seus dois últimos textos...
    rs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua crônica...mto boa.....como eu tb "amo" carnaval....adorei o comentário do julio disse tudo q eu queria falar....

    ResponderExcluir
  4. Não entendi o título do texto. "..., voltam-SE as máscaras"? O pronome tá sobrando ou é um recurso de linguagem que desconheço?

    ResponderExcluir
  5. bom..detesto carnaval...detesto futebol..e....como algo que se destaca no rio de janeiro pode ser bom?

    ResponderExcluir