Crônicas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sessão obsessão: Sentimento homicida


A saudade pode até ser classificada de mitológica, filosófica, assintomática, sentimental e até neurótica, não importa! Mas sem dúvida alguma deveria estar classificada entre as dores mais “maleditas” do mundo.

É bem pior, ou melhor, muito pior que enfiar o dedinho do pé na ponta da porta antes de acender a luz. Bem mais dolorido que morder a língua na pressa de comer! Bem mais irritante que dar com a cabeça na quina da janela e bem mais sofrida que as enxaquecas pós-ressaca!

Tão irritante quanto prisão de ventre, a dor de uma saudade só deve ser igualada a dor de um pé no traseiro, porque intrinsecamente você sentirá saudade após levar o “kick”... Isso pertence a nossa natureza humana e resgatam os primórdios da humanidade; aquele papo de terapia que você tem toda quarta feira sabe?

Enfim, Para surgir os primeiros sintomas da saudade basta o coração assumir o controle do speech, veja a seguir:

Com a saudade é possível imaginar um conto de fadas onde você é o super herói da cena.

Imagine um monte de bichinhos carnívoros (os saudadinhos), querendo avidamente seu coração, tentando sugar suas energias e você lá, jogando raios de otimismo e perseverança pra cima dos saudadinhos. Um esforço em vão! Não resolve lutar contra!

Imagine outra situação.

Você, num combate intelectual, tentando incansavelmente disfarçar o tempo, enganando os comandos do cérebro com pensamentos do tipo “esqueça ela, esqueça ela, esqueça ela!!!!”. Após extenuantes e demorados 2 minutos uma voz interior rebate: “Não consigo, não consigo, não consigo!!!!”

Avanço e recuo:

Veja a medicina forense: já avançaram em pontos que antes eram inalcançáveis pelo homem: transplantes de células tronco, cirurgias a lazer e plásticas de rápida recuperação, enfim, inúmeras soluções de infindáveis doenças, menos a cura da saudade!

E o que falar então sobre os avanços da aviação? Com seus projéteis invisíveis com velocidades supersônicas, alguns até param em pleno ar (vi isso no Discovery Channel).

E a Ufologia? Que a cada semestre desvenda um mistério intergaláctico, seja com os buracos negros ou com a descoberta de uma nova galáxia...

O mundo evoluiu para patamares superiores! A humanidade se desenvolve rapidamente, mas e a porra da cura da saudade, cadê?

Até a tecnologia avançou! Claro, em prol da porra da saudade. Porque hoje em dia você abre 20 vezes sua caixa de emails, na esperança de encontrar um recadinho da amada e só se depara com spams e mais spams.

Você entra e sai do Facebook e do MSN só pra ver o rostinho dela, ou pra xeretar se algum atrevido deixou algum recado para ela.

Você transpira MSN, na expectativa de ver o nome dela subindo ao lado direito do monitor (será que ela vai me notar aqui?).

A telefonia celular não fica atrás e presta sua cumplicidade maligna em benefício da “diabólica” saudade (já disse muita “porra”). Já analisou em quantidades o número de vezes que você abre o celular só pra ver se tem alguma mensagem dela? A obsessão é tanta que sua a vontade já não escolhe mais local de exposição: Abre o celular quando acorda na pia do banheiro, no café da manhã, no trânsito, na fila do banco, em meio a uma reunião... No banheiro.

O celular é aberto até mesmo sem ele ter tocado. O coração se sacia e a razão se envergonha! Pelo amor de Deus!

Eis um apelo! Estrategistas marqueteiros e publicitários de plantão: É preciso se unir com força máxima para derrotar o Ibope dessa tal saudade!!! Vamos derrubar essa candidatura que não se cansa de destruir milhares e milhares de corações pelo mundo afora.

Existe site de relacionamento com esse nome, nome de Motel (deve ter, sei lá), de pousada, de Rádio FM, de cartão virtual. Até em frase de caminhão essa megera está inserida, como pode ter tanto poder instituído em um só nome?

A única coisa que irrita mais que sentir saudade é ouvir palpite dos amigos. Em tempo: “Se conselho fosse bom...”

Esse sentimento te transforma em locutor, não em ouvinte. Falar, falar e falar, como se o desabafo fosse fazer algum milagre. Francamente não faz mágica, mas a sensação de alívio refresca e ludibria o coração e a mente, afinal de contas, pra que sentir saudade se a pauta é a causa da saudade?

10 comentários:

  1. Amigo André acho que esta saudade que estás sentindo está mais alucinógena que chá de cogumelo! Acho que estás precisando de um antídoto urgente... Ou seja outra namorada e urgente!!

    Um abração véio!

    ResponderExcluir
  2. É Andrezão,

    To começando a achar que vc tá sentindo falta de algo, não?

    Mas entendo que todo cronista adora brincar com o que conta....... certo?

    Concordo, essa saudade em ter algo nos comove e nos move tb.... Mas ás vezes é preciso saciá-la.

    ResponderExcluir
  3. Olá André,

    A saudade tem razões que a razão desconhece...

    Belo texto!

    Grande beijo para ti,

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Quero matar a saudade e nem sei o que fazer.
    Quero esquecer a saudade e nem sei o que fazer.
    Quero falar de saudade e nem sei o que fazer.
    Só posso chorar de saudade, é a única coisa que sei fazer.

    ResponderExcluir
  5. ADOREI a forma que vc enxerga a saudade....

    Cecília?

    Achei fofíssimo o seu poema....

    Adorei tudo!

    ResponderExcluir
  6. ah saudade...
    como tudo na vida...tem um lado positivo...
    ela realmente doi demais...
    mas sinaliza que algo bom fez parte de nossa estoria...
    e isso sempre é melhor do que nao ter nada a escrever em sua autobiografia...concorda?

    ResponderExcluir
  7. A saudade é nada mais nada menos que um espaçao vazio dentro de cada ser humano , dentro de cada corãçao, e esse espaço vazio só pode ser preenchido por um unico ser .... Jesus Cristo, você, ja imaginou o tamanho de Deus???.. pois é se o universo é realmente e definitivamente imenso e incalculável imagina agora o tamanho do nosso Senhor... agora pense e reflita... se esse espaço vazio sedento a ser preenchido é do tamanho de Deus , então não da pra preenchelo com outras coisas , futéis e desnecessárias, Não se póde tapar o sol com uma moeda... é a mesma coisa so Deus se encaixa perfeitamente nesse vazio chamado saudade... não adinta questionar , porque nem a ciência pode explicar a Deus, o que falta pro ser humano cair na real???? nada pode satisfazer o lugar que so corresponde a Jesus... não é alcoól, não é drogas não é sexo e nem muito menos religião ... é so Ele o todo poderoso... pode crer...Yeah!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Como certa vez um Homem muito poderoso , influente, cheio de bens e amigos , saudavél.. se penguntou a si mesmo ...
    - Bom eu tenho muito dinheiro, tive muitas mulheres em minha vida perfeitinha, tenho muitos amigos , tenho tudo que desejo, vo ando quase ninguém pode ir, entro e saio da onde eu bem entender.... e o que é esse sentimento de que falta alguma coisa ou alguém??? eu vivo rodeado de pessoas bonitas e ainda sim me sinto sozinho, o que é isso ????
    e undia ele caiu na real por ele percebeu que tinha tudo , mais ao mesmo tempo não tinha absolutamente nada, por esavas vaziu.... até que um dia , lhe fizeram uma proposta... e ele aceitou o desafio,...
    - AHH! Ja cansei.. ja tentei de tudo e ainda estou me sentindo assim , e foi ai que lhe falaram você tem tudo menos o foco principal..
    -Qual pergunto ele, e lhe responderam ;
    -Deus...
    Ele se endagou dizendo que isso era coisa de loucos , e que não precisava disso..
    E um dia quando estava sozinho decidiu fazer aquele desafio porque o vazio ja o havia dominado novamente, ele se ajuelhouxe e pediu Para que cristo entrase em seu corção e o transfomasse por completo, e assim se levantou, e foi dormir. No dia seguinte ele se levantou se sentindo estranho, ele se dizia que estava leve e contente por alguma razão inexplicavél, ele caiu na real que somente Deus o podia satisfazelo completamente, agora so cabia a ele mesmo tomar as decisões corretas , e mudar de vida .
    enfim ... isso acontece todos os dia em algum lugar do mundo e tbm ja me aconteceu!!!!

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o Marcelo!
    Ótimo texto!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. é saudades....gostaria de nao ter este tipo de sentimento...
    pois na maioria das vezes ele causa dor...
    bjs da Hary

    ResponderExcluir