Crônicas

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Tarefa para sábios


Reconhecer os nossos defeitos ocupa os charts do bom comportamento, encabeça o “Top Ten” da lista das coisas mais belas e exemplares das nossas vidas. Mas o que dizer da feiúra, as pessoas reconhecem com esportividade o despojo estético?

Com exceção de alguns fenótipos que reverenciam as origens dos milenares ogros do pântano, mocorongos, ou monstros saídos da mente de Stephen King, a feiúra, de certa forma, possui algum atrativo. Alguma coisa ali te agrada, te deixa curioso, desperta interesse. Isso porque geralmente o feio desenvolve algo que muitas vezes é desconhecido pela facilitação da beleza: A inteligência e o bom humor.

Entretanto, é interessante avaliar o estereotipo do feio. Ele não tem imagem esperando por ele. Não se envaidece da própria beleza, mas sim da beleza da mulher, dos filhos e da mãe. Não se prende a facilidade, pois nunca teve facilidade na vida. O terror que se abate na feiúra faz com que a mesma se torne uma das formas mais latentes de exclusão social, (feminina e masculina).

E o esforço? Ahhh, o esforço é sempre posto em prática, até mesmo dentro da própria casa. A feiúra incomoda o público, ninguém aplaude; A educação foge, sai correndo e isso é simples de enxergar: Ninguém abre a porta do carro, puxa a cadeira para sentar, dá preferência de faixa no trânsito, fornece rapidamente algum tipo de informação.

Atendimento em lojas de grifes então nem pensar, e nesse purgatório de menosprezos, é melhor nem arriscar comparações, os mal diagramados realmente sofrem com a espera e com a falta de solidariedade. Ser feio é padecer no paraíso!

A feiúra está sempre sendo justificada, seja em blogs, em charges, em revistas e em crônicas. A beleza fica ali, recebendo agrados e afagos, gentilezas e reverências, ocupam as melhores posições e ângulos do universo publicitário, porém não há filtragem de caráter. Ser belo atrai uma gama de diversificações tal como a cidade de São Paulo e seus “estrangeiros” regionais.

Mesmo assim, existe algo de extrema supremacia na feiúra. É bom que se olhe para o futuro com carinho, atenção e sabedoria, pois chega um momento em nossas vidas que não se cobra beleza, mas sim postura, intelectualidade e cultura, fatores que muitas vezes são ignorados pelos lindos e afortunados estéticos.

Tudo bem, tudo bem, você vai me dizer que isso não é o suficiente, concordo, um cuidado moderado e contínuo não custa muito, faz um bem dos infernos e a auto-estima, essa sim, aplaude de pé!

4 comentários:

  1. "Desculpem-me as feias mas beleza é fundamental." Esta frase é falada por muitos , repetindo incansávelmente nosso grande Vinicius. Mas esta frase tbém contém subterfúgios.Na coisa que é fundamental( a beleza), cada um tem o seu perceber dela.Que bom que é assim, senão...o que seria do amarelo...

    ResponderExcluir
  2. É...o preconceito existe desde que o mundo é mundo...
    Quem é feio acaba levando os sub-títulos de: bonzinho, simpático, bonito por dentro, fofo, meigo, charmoso, e assim vai...
    Bom...pelo menos sabemos que de duas uma: não adianta nada ser todo lindo e todo bom, com uma ervilha dentro da cabeça ou, como último consolo, nos dias atuais, só é feio quem é pobre...nesse caso sim, dinheiro traz felicidade.
    Se for feio e pobre? Xiii...aí the house is down...rs

    ResponderExcluir
  3. "A beleza com o tempo vai embora.. (8)

    ResponderExcluir