Crônicas

domingo, 31 de outubro de 2010

Contos modernos do Halloween


A imortalidade sempre foi um fascínio para a mortalidade (e para os nerds também). Antigos testamentos remontam o encanto e a obsessão do homem pela vida contínua através do tempo. Entretanto, a ciência possui muito mais perguntas do que respostas: É possível o prolongamento da vida humana? É possível existir uma forma de vida interminável?

Opa, claro que é!

Junte o superorganismo de uma barata, a invencibilidade de Chuck Norris, a teimosia de viver de uma tartaruga da Ilha dos Galápagos, o DNA da Elza Soares e a força de um besouro rinoceronte (que ergue cerda de 850 vezes seu próprio peso) e pronto: Você acabou de criar o seu personagem para estrelar um filme de terror...

Esqueçam os exaustivos: Rambo, Highlander, Conan, James Bond, Macgyver, Mestre Yoda, Harry Potter, dentre milhares... Esses sobrevivem à nossa tolerância, não é o caso desse texto.

Não é difícil identificá-los, difícil mesmo é catalogar quem vem em primeiro, mas vamos por partes (como Jack, o Estripador):

O mais lendário é o temível Conde Drácula. Personagem fictício que deu origem à obra literária do oportunista Bram Stoker, escrito em 1897. Esse personagem foi inspirado num príncipe maluco chamado Vlad Tepes, que empalava seus inimigos e depois bebia o sangue deles... Ele morreu há séculos, mas desde o dia 05 de janeiro de 1969 está encarnado no corpo de Marilyn Manson.

Em tempo: Diz à lenda que as árvores em que o Conde Dracul empalava seus adversários se chamava Nilami, daí surgiu a groselha Milani (Nilami ao contrário). Sucesso de vendas nos anos 80! Garanto que sua mãe a colocava dentro da sua lancheira junto com bisnaguinha...

Do colégio oitentista que te obrigava a usar uniforme azul e tênis iate branco para os gritos histéricos na cozinha de uma casa qualquer...

Para mim, os filmes de terror começaram com o psicopata Michael Meyers. O serial killer é obcecado em fazer strognoff com o bucho da irmã. Passou 15 anos em um sanatório e sobreviveu a vários atentados: Coquetel Molotov; tiros; mesadas; vasadas; pratadas; facadas (Facas Ginsu) e bombas de efeito moral como “Fala que eu te escuto”; “Brasil Urgente” e “A Fazenda”.

Tão feio quanto o Fofão e tão assustador quanto a Cuca, o meu segundo da lista se chama Freddy Krueger... O cara é macabro e sarcástico (mata dando risada).

Eu pergunto a vocês: Quem nunca sonhou com esse personagem que atire o primeiro travesseiro! O cara era freak total!

Na onda do “morra e deixe voltar” temos o implacável e afetado Jason Worhees. O cara é um perfeito genocida e já sofreu todos os acidentes imaginários dos filmes de “A Face da Morte”. Confira:

Dossiê do Jason (By Wikipédia):

Cases de sucesso: Pendurou 85 corpos em árvores ou em tetos / Matou suas vítimas com arpões, facões, lanças, estrangulações, decapitações e afogamentos num total de 285 pessoas (número aproximado – Fonte: Mortis Populi).

Vaciladas: Foi esfaqueado 106 vezes / Levou 20 machadadas / Teve seus dois olhos perfurados / Perdeu 4 dedos da mão / Teve o pescoço quebrado e foi eletrocutado, esmagado, decepado, queimado, afogado e explodido.

Explodido? Isso mesmo! O problema é que depois da explosão, Jason teve seus restos mortais jogado num lago onde uma empresa (ilegalmente) jogava seus dejetos tóxicos no lago. A empresa era a Loctite e a substância tóxica era a Super Bond. Entendeu o processo?

A Reuters já vazou na Net que a escritora Stephenie Meyer vai fazer um livro sobre Jason, intitulado: “Jason, um morto vivo totalmente “treze” vivendo em plena sexta feira 13.”

Infelizmente, o espaço não permite me aprofundar em mais personagens (vou deixar para os próximos Dias das Bruxas). Entretanto, vale mensurar os “chupa cabras” do mundo moderno:

- Britney Spears careca: Qualquer semelhança com o Tio Chico da Família Adams é mera coincidência.

- Lady Gaga pós-coito matinal com o “Ale Ale Alejandro, Ale Ale Alejandro” (Fernando ou Roberto): Deu pra imaginar aquela esquelética acordando? Não imagine, é insônia na certa! Nem rivotril ou lexotan vai resolver!

- Marina do Partido Verde: Imagino a sua humilde infância: Mamadeira de tapioca, farinha de rosca e calango com amendocrem. Eu sou feio, mas ela nasceu virada!

Voltando ao foco, a pergunta que não quer calar continua sem calar:

Como eles sobrevivem? O que os tornam indestrutíveis? Talvez uma quantidade anormal de silício orgânico no organismo? Clonaram o Raul Gil, o Sílvio Santos ou o Mandela? Descobriram como reparar o código genético da Dercy Gonçalves?

O mistério continua, entretanto, o mais divertido mesmo é no dia 31 de outubro chamar os amigos, invadir a locadora e alugar todos esses filmes, porque para nossos personagens favoritos, a vida eterna é meramente atemporal...

Happy Halloween, com poucos doces e muitas travessuras!

15 comentários:

  1. Olá André,

    Fiz uma viagem (trash) pelo tempo lendo seu blog. Adorei!

    Grande beijo para você!

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    P.S.: Te mandei mais alguns links, você viu?

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o texto..... Diferente e engraçado como sempre....

    Uma pena esse Halloween ser caracterizado pela vitória de uma bruxa nas eleições....

    abs a todos

    ResponderExcluir
  3. Sou fã de filmes de terror.
    Aqueles filmes B então... AMO! rs
    Sem dúvida, o meu herói, o personagem mais sarcástico e maluco que existe é o Freddy Krueger (ou como eu gosto de chama-lo carinhosamente, tio Freddy).
    Sonhar com ele, é tudo de bom!

    O dia das Bruxas é o meu Natal.
    Filmes de terror, coisas macabras na TV...
    Acho que não sou normal! rs
    É por isso que a minha filhota (a Meg), faz aniversário nesse dia tão especial!
    "31 de Outubro!"

    Bom... Já que o Brasil é o país do Carnaval, faço do meu feriado favorito o Halloween e a Zombie Walk Day!
    E viva as coisas macabras... Já que a nossa realidade condiz muito com essa fantasia!

    ResponderExcluir
  4. Vc. como sempre criativo...
    Mas como nao curto muito esse tema , espero sua próxima inspiração.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  5. Eu também não gosto desse tema rsrsrsrss
    - Aguardo a próxima...

    ResponderExcluir
  6. Quem já viajou para fora do país e teve o privilégio de vivenciar uma festa de Halloween com ctz iria se encantar....

    A tradição, o culto, as brincadeiras, as travessuras ou gostosuras.... Tudo é muito mágico!

    Adorei o texto, mas tenho medo do Jason e do Freddy..... haha

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a Dee.....

    A realidade desse país lazarento condiz e muito com a fantasia do Halloween.....

    Muito bom o texto, tb gosto do dia das bruxas.

    abs

    ResponderExcluir
  8. Essa corja desgraçada do PT é pior que o Jason e o Freddy juntos....

    Bando de miseráveis.....

    ResponderExcluir
  9. opa...alias ta demorando pra marcarmos mais uma vez filmes de terror....que tal?
    qto aos filmes...assisti a maioria...e confesso que sempre gostei!!!
    rs...qto a marina....eu voto nela mesmo sendo feinha...afinal...alem de faltarem outros atributos...o jose serra e a dilma sao bonitos?

    ResponderExcluir
  10. HAHAHAHHAHAHA....

    Ale alejandro foi demais...... Vc conseguiu desenvolver um texto pra lá de diversificado sobre o Halloween.....

    Tá perfeito!

    Além dos Jasons e Freddys, Michael Myers e etc..... gostava do Leatherface, sensacional!

    Mas se juntar todos não dá a feiúra da Dilma e da Marina..... hahahahaha

    Show andré!

    ResponderExcluir
  11. Adoro Halloween, adora Joãozinho e Maria, adoro crianças fantasiadas batendo em portas : "doces ou travessuras??? "
    E por fim adoooro bruxas.

    P.S. Revelação macabra : Eu sou uma bruxa... mas a minha vassoura está sempre com problemas... é uma pena...

    ResponderExcluir
  12. Aaaaaaaaaaaaaahhhh Cecília,

    Conta isso direito pra gente!

    Eu tb sou bruxinha, hehe

    O que acontece com a sua vassoura?

    ResponderExcluir
  13. Hm hm.....

    Temos bruxas aqui no blog?

    André, faça mais crônicas sobre esse tema....

    Inclusive o Wicca, hehe

    ResponderExcluir
  14. Ah!! Beatriz, como eu gostaria de saber o que acontece coma minha vassourinha.Com ela funcionando ... eu teria ido à Brasília no domingo 31 e teria transformado uma bruxa muito ma´, que por lá circula em pó de pirilimpimpim.
    Você conhece alguém que saiba consertar vassouras de bruxas bem intencionadas???

    ResponderExcluir
  15. Adoreiiiiiiiiiii... Lembranças macabras... rs...
    Adorei os chupas cabras modernos... Tem muito mais por ai, acho que tem mais que antigamente. Lembrei de um medo que eu tinha quando eu era criança, o "Homem do saco". Eu não podia ver um homem mais velho e mal vestido que saia correndo e nem precisava ter um saco... hauahau
    Não temos uma tradição boa de Halloween, o que é uma pena. Adoraria receber crianças na porta pedindo doces como disse a Cecilia. Mas para isso teria que ser tradição, pq se elas batem a nossa porta não temos nada para dar. Talvez umas balas velhas esquecidas na bomboniere da sala. Coitadinhas...

    Bjokasss

    ResponderExcluir