Crônicas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Felicidade não tem atestado de existência


Provavelmente você já tenha visto ou lido a trilogia de “O Senhor dos Anéis”, ou visto apenas um dos filmes e se cansou de tanta fantasia, ou não viu nenhum, mas já deve ter lido-o nas indicações de filmes da Veja, em algum guia de cinema da época ou mesmo em comentários da crítica cinematográfica... Pois bem:

É fácil recordar que um certo anel é o apêndice dessa obra literária cuja venda ultrapassou as 150 milhões de cópias vendidas. Pois bem:

Vamos focar nesse anel tão cobiçado e tão desejado por várias sociedades e por vários povos. O mesmo anel é motivo de separatismo entre amigos, desavenças entre povos e cobiça pelo seu poder infindável... Assim é o filme, resumidamente, bem resumidamente.

Das telas de uma sala retangular de cinema para o cotidiano angular dos seres pensantes. Se fôssemos (paradoxalmente) dar uma alcunha particular para este anel, eu (pelo menos) o intitularia de “felicidade”.

Ahhhh, doce intrépida e fugaz felicidade... Passamos a vida a te ambicionar pelos confins dos quatro cantos desse mundo redondo... Inclusive já somos iludidos por você desde criancinhas, programadas para aceitar somente você e nada mais. Uma vivência típica de filmes romancistas cuja frase final culmina em “e viveram felizes para sempre”.

Somos bilhões de “Frodos” em busca do anel ilusoriamente fantasiado de felicidade!

Em busca desse desejo imoderado, muitos correm contra o tempo, outros muitos ficam no aguardo desse momento triunfal e poucos saem de suas aldeias, descalços, com a esperança numa mochila velha e a perseverança num cantil de água.

Os que correm contra o tempo fazem como os fatídicos râmsters de laboratório correndo dentro de uma gaiola sem chegar a lugar algum; os que ficam no aguardo, aguardam tanto o momento esperado que esse momento passa, volta e repassa novamente que tais pessoas nem se deram conta que a vida passou tão rapidamente. De tanto esperar, viu a vida passar e a morte chegar...

Os mochileiros munidos de coragem desbravam a densa e enigmática vida e transformam a zona de conforto em renúncia de desconforto. Pra que ficar nessa vidinha cotidiana de “levanta, trabalha e estuda”? O legal é correr atrás de aventura e, não digo as aventuras medievais dessa inebriante trilogia, mas sim da nossa Torre de Babel...

Quer ver?

Mande o seu terapeuta se lascar! Retruque sem eira e nem beira as injúrias que o teu chefe tanto proclama contra você! Aumente o fone do teu ouvido num limite que você simplesmente possa se desligar dessa poluição sonora, maldita e mundana!

Não economize! Utilize todo o seu estoque de “vai à merda” e “vai se foder”, afinal de contas, pra que armazenar? Xingamentos não são commodities, são prestações de serviços e se você foi destratado ou desvalorizado, mande mesmo para aquele lugar.

Amplifique-se! Agigante-se! Simplifique-se!

Diferente de “O Senhor dos Anéis”, quem faz a ficção somos nós, tolos ingênuos que acreditamos num milagre. Viva a realidade, a ficção vem da realização da própria realidade, senão, pra que sonhamos acordados?

Liberte-se das manias e hábitos sustentados por protocolos medíocres e banais da nossa sociedade, a maioria é propensa a acreditar que Deus é o plano de fundo: se fracassamos culpamos Deus e se vencemos damos graças a ele? Equilibre-se em seus julgamentos!

Reverencie a ele quando abrir seus olhos de manhã. Cultue sua capacidade de absorção, de aceitação, de capacitação e sua eloqüência de rejeitar algo com nobreza e educação.
Sorria! Hoje a internet não caiu, o trânsito fluiu, a academia rendeu e a preguiça se escafedeu!

Manifeste gratidão! Sua atitude foi reconhecida, seu trabalho foi agraciado e sua namorada te idolatrou por isso!

Agradeça ao DJ também! Que tocou uma música que você não ouvia há anos e que te fez reviver cenas que você nem lembrava mais, você sorriu e dançou a noite inteira, dando as boas vindas a mais um dia de aventuras e de inquietação.

Moral da história: A vida? É assim, fácil de se viver!

20 comentários:

  1. É uma boa metáfora... O anel, a procura insana que se faz dele e a nossa felicidade, caracterizada por um anel.......

    Isso ae!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse blog.... gostei!
    Criativo e irreverente!
    Muito bem indicado....
    1 abraço

    ResponderExcluir
  3. É bro...
    Por essas e outras que toco a mais de 18 anos! por conseguir mexer com os sentimentos das pessoas.
    Remetê-las a algum lugar em seus mundos e que tiveram algo de positivo.
    As vezes retribuído com um simples sorriso, uma lágrima, um obrigado ou as vezes por nenhum destes citados.
    Mas de alguma forma eu consigo "ligar" algo de bom a essas pessoas.
    Se desse jeito será a minha busca eterna do anel, conseguindo trazer algo de bom as pessoas...QUE SEJA!
    Grande abraço irmão!

    ResponderExcluir
  4. Reconhecer pequenos valores diários...... Tarefa difícil para nós seres apressados...

    Muito bom!

    abs

    Cássio

    ResponderExcluir
  5. A felicidade não existe.Pra mim existe " ser feliz". E isto depende só de nós.De como encaramos a vida. Procuramos a felicidade tão longe , e ela está ali... ao seu lado. Posso estar sendo piegas , mas está no dia de sol que você vê qdo acorda de manhã, no sorriso daquela criança que o André se deparou num dia qquer...ela está em todo lugar, basta aguçarmos nossos sentidos,e juntarmos todos os pequenos momentos , para que se tornem bem grande.
    Já conheci tanta gente linda, que come muito bem, se veste melhor ainda e mora suntuosamente, e é inexplicavelmente infeliz.
    O que falta a elas é o calor humano, a plenitude da sensação interior, que tem como base fundamental o amor, porque um olhar... um abraço... um carinho...um apreço... um elogio sincero... qta felicidade é capaz de gerar.

    ResponderExcluir
  6. Se estamos bem com nós mesmos, tudo fica mais fácil, tudo fica mais colorido, ficamos felizes. Felicidade provém do íntimo e irradia.
    Gostei do texto.

    ResponderExcluir
  7. A conclusão dos ???? está perfeita....

    A felicidade está dentro de nós.... Se estamos bem, emanamos essa energia positiva para todos e para tudo que fazemos.....

    quem acha que felicidaade possui atestado vive se queixando da vida.

    bjs a todos

    ResponderExcluir
  8. A felicidade depende de cada um...... e de cada gosto, risos.....

    A gente sempre olha pro lado pra ver se o outro está mais feliz que a gente... unca estamos satisfeitos.

    ResponderExcluir
  9. Um anel não significa q está feliz ou q ficará feliz por conta dele.
    Ser feliz é um estado de espírito que vem de dentro pra fora (de vc p/si mesmo e p/os outros)!!!
    vc desperta felicidades nas pessoas só pelo seu tom de voz ou com sua feição e é retribuído na maioria das vezes com mais felicidade.
    Pela 1°vez vejo um pouco de alegria e entusiamo em seus textos!!! continue assim!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá André!

    Super "up" seu post, adorei!

    Sem contar que você tocou no "x" da questão: essa tal Felicidade está dentro de cada um de nós e não em outrem...

    Grande beijo para ti!

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Revigorante...
    Belas palavras e ótimas conclusões.
    Não é nada que não se saiba, mas é bom ser reforçado!

    A beleza do mundo está na simplicidade dos atos.
    É tão simples que às vezes nos perguntamos: “É isso mesmo?”
    Estamos tão acostumados com coisas complexas, com questionamentos e quando nos deparamos com uma coisa simples e direta... Nos assustamos!

    Sim... Amo as coisas mais simples que podem acontecer.
    Um telefonema, a visita de um amigo, um almoço para por o papo em dia... São coisas tão pequenas, mas que fazem toda a diferença.

    Como já disseram... A felicidade (sempre) está em nós, basta usá-la!

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca estou satisfeito com a minha vontade em ser feliz.
    Qnd consigo algo, quero outro algo e assim sucessivamente.....

    Ser feliz é algo inalcançável pq qnd estamos ou somos felizes, queremos sempre mais.

    ResponderExcluir
  13. A história do anel está no mito nordico , o anel dos nibelungos, obejto de cobiça e desgraças, uma peça incrivel!!! me contento em ser alegre (todos os dias) bessos
    renata

    ResponderExcluir
  14. Sei lá, você está confundindo felicidade com ambição.Ser feliz não é querer, ser feliz é ser.Ser feliz não é conseguir , ser feliz é estado de espírito.
    Ser feliz não é ter um céu sem tempestades,caminhos sem acidentes , trabalhos sem fadigas,relacionamentos sem decepções.
    Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.Ser feliz é uma arte, mas não tem receita, nem é igual para todos. Ser feliz é se deliciar com todos os momentos da vida, vivê-la instante por instante,estando inteiramente presente em todos estes momentos.

    ResponderExcluir
  15. Vejo que cada um de nós possui um significado para a felicidade.....

    E olha que isso é um tema pra lá de analisado e explorado.....

    Felicidade para mim é conquista, busca.... uma meta um ideal.....

    abs a todos

    ResponderExcluir
  16. Ser feliz e estar feliz......

    Difícil hein?

    Acho que é um estado, não é permanente..... Muito pelo contrário... Um motivo de tristeza equivale a 100 motivos para estar feliz.....

    Equilíbrio muito injusto, mas.... o que podemos fazer né?

    ResponderExcluir
  17. Realmente, acho que às vezes complicamos de mais as nossas vidas. Podemos achar a felicidade em pequenos gestos e descomplicar oq é difícil e deixar fluir essa tal de Felicidade!!!

    ResponderExcluir
  18. ...você foi bem inteligente rsrsrsrs deu uma boa resumida pra pessoas como eu que não tiveram a paciência de assistir ao filme rsrsrsrs BOA ANDRÉEEEEEE ...
    Em relação ao texto, realmente a metáfora veio a calhar, bem inteligente e criativo!!

    ResponderExcluir
  19. Energia... Tudo é energia!

    Se vc está bem consigo mesma, vc atrai a felicidade, pq vc irradia a felicidade!

    É isso, simples e quase impossível.

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi De...

    A felicidade tem que ser vivida intensamente todos os dias e se seu dia for ruim mude-o transforme-o em um dia maravilhoso pois isso so depende de nos mesmo .....parabéns pelo blog.

    Saudades de vc viu mil beijos Hary

    ResponderExcluir