Crônicas

segunda-feira, 15 de março de 2010

Capacitação notória


Desde os tempos de Cabral, saqueando nossos tesouros para reconstrução de Lisboa, somos um país atrasado culturalmente. Nosso panorama cultural encontra-se submerso em uma espessa camada de corrupção governamental; práticas medíocres de concorrência ao poder; escândalos com dinheiro público; uma sórdida e descarada desigualdade social e econômica.

Nosso país precisa deitar no divã. Ele está gravemente doente e seu quadro direciona-se para os aposentos de uma UTI!

O Brasil precisa ser passado a limpo, a situação está mais que lúcida! Já passou do ponto, aliás, queimou, torrou... Fico pasmo em assistir ao péssimo funcionamento das nossas leis, leis que continuam estagnadas há mais de 40 anos, sem alterações e sem modificações...

Fico estarrecido ao ver a falta de cidadania, de solidariedade, de amor ao da frente, ao do lado, ao que atravessa na faixa de pedestres, ao que precisa de apoio para subir uma escada, ao que está com pressa, porque tem urgência...

O respeito ficou no discurso, mas não houve migração, continua no papel, em algumas páginas de livros escolares ou dicionários. Vamos deixar a hipocrisia e o cinismo apenas com os governantes desse país e afirmar que o brasileiro não é solidário, isso é demagogia! Basta passar pela porta da sua casa e atravessar a rua.

A inércia corrompe a sociedade, é nociva, decepa a boa vontade, assassina o espírito voluntarioso. Isso é sinalizado constantemente no trânsito de São Paulo: pessoas desatentas falando ao celular como se a cidade fossem delas, dar passagem então nem se fala.

Em tempo: Alguém aqui já reparou na falta de companheirismo para se conseguir uma vaga no shopping? Você vê o sujeito se aproximando do carro, mais devagar que um Jabuti. Sem pressa e sem vontade, ele checa os pneus, os vidros, adentra pausadamente no veículo, ajusta todos os comandos possíveis e imaginários do carro e pronto, dá a partida.

Depois que você proferiu impropérios até para os antepassados dele, o mesmo resolve sair da vaga, tranquilamente, com um sorriso debochadamente estampado em sua cara de pau... Nessas situações tenho vontade de ser argentino!

O egoísmo proclamou moradia nos corações dos muitos cidadãos brasileiros. E meus tímpanos ainda permanecem intactos ao ouvir que o brasileiro é solidário, caloroso e humanitário... Tsc tsc!

É simples: analise a resignação notória que o brasileiro possui para aceitar o errado sem reclamar, seja num atendimento, em uma prestadora de serviços ou até mesmo em algum pós venda por aí. Aliás, este setor existe nas Empresas do Brasil? O que existe é um sistema programado para transformar pessoas em clientes, e clientes em palhaços.

O que dizer sobre as filas então? Fila no Brasil é instituição, não vale o comentário, nem a minha escrita.

Sou um telespectador ativo, não aceito tudo que vejo, ouço e leio!

A balança da justiça encontra-se em total desnivelamento nesse país! Nosso desequilíbrio social chega ao tamanho do nosso território, há anos pintado de vermelho sem meu consentimento de eleitor.

Um país indiscutivelmente geométrico, com seus inúmeros problemas angulares, debatidos em salas retangulares, pautados em mesas redondas por um monte de bestas quadradas.

8 comentários:

  1. É um ótimo tema para se debater em uma segunda feira. Unimos a realidade ao desgosto de presenciar um governo caótico e dissimulado...

    Fico enojado de falar sobre nosso país, sobre a nossa cidade... E ainda vivo aqui porque me falta oportunidade pra sair, senão......

    Campanha: Não ajude o Brasil mudar, mude do Brasil!

    Aqui não tem mais jeito!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu texto....realmente o Brasil é uma vergonha....quanto ao serviço pós venda, não existe mesmo....

    Concordo com você que o pior é ter que escutar que os brasileiros são solidários....ninguém merece...

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Nojo, vergonha, corrupção, deslealdade. Palavras corriqueiras nos dias de hoje.
    Ética, educação, solidariedade, oportunidade.
    Palavras necessárias para os dias de amanhã.
    Outubro está chegando gente... vamos mudar o que podemos mudar...

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente é pura verdade este texto!

    Mas o que adianta nossas revoltas ficarem só em palavras, nós temos que arregaçar as mangas e batalhar pelo nosso país, como já falaram outubro está chegando, vamos ser conscientes e escolher corretamente, sem promessas milagrosas!

    Tenho que discordar do primeiro comentário, acredito que sim podemos mudar o Brasil, é mto fácil juntar as coisas e "se mudar", isso é coisa de covarde, sair e deixar os problemas para traz, LUTE PELO QUE É SEU!!!

    CAMPANHA: VAMOS LUTAR PELO BRASIL E NÃO SIMPLISMENTE DEIXAR ELE DE LADO!!!!

    ResponderExcluir
  5. Essa mexeu comigo!

    Mudar do Brasil e ir pra onde? Alguém aqui se adaptaria em outro lugar?

    Meter o pau é fácil. Não seria menos presunçoso aprender a votar ao invés de abandonar essa terra?

    Concordo que tem muito bandido e sem vergonha aqui, fruto de uma sociedade que há anos cometem equívocos na hora de digitar o número do se voto....

    Falta é vergonha na cara, isso sim!

    ResponderExcluir
  6. Tudo começa com a educação. O povo brasileiro é mal educado. Vejo isso todos os dias no horário do almoço. Pessoas sendo quase atropelados por outras que querem chegar na frente. Mas é isso que o brasileiro quer, se dar bem em todas as situações, nem que seja para pisar nos outros.
    Quantas pessoas vc vê cederem seus lugares p/ pessoas de idade? Pessoas aparentemente bem esclarecidas parando em vagas de deficiente. Isso me revolta, mas enquanto isso não vier de berço não vai resolver. Enquanto não aprendermos a tirar vantagem de tudo nada vai mudar.

    Quanto a votação, é complicado lutar contra a ignorância do povo. Somos uma minoria pensante, enquanto vc faz a sua parte alguns outros milhares ganham dentadura e bolsa esmola. Pão e circo ainda existe por aqui. INFELIZMENTE.

    Bjokassss

    ResponderExcluir
  7. A falta de cidadania faz com que repensemos sim se vale a pena continuar por aqui....

    Lembrando que no mês passado, a Folha de São Paulo fez uma pesquisa onde constatou que a cada 10 paulistanos, 7 querem largar a cidade.

    Em relação ao Brasil, acho radical sair daqui.... tem cidades bem melhores que São Paulo. Aqui saturou mesmo, muita gente entrando, pouca gente saindo.... E quem entra não agrega, só aglomera!

    ResponderExcluir
  8. Que os comunistas/esquerdistas me desculpem.... Mas discutir sobre esse assunto... Está sendo quase um apelo á volta da ditadura.
    Era uma época rígida? Sim! Foi lotada de regras e horarios? Sim!
    Mas as leis funcionavam, quem falava e não fazia, era preso!
    Quem provocava desordem, era caçado... e havia mais companherismo!
    Quem roubava na política... Era caçado como um simples civil!
    Os policiais eram mais respeitados (e respeitavam mais)... Obviamente, não precisavam da violência de hoje em dia...
    Ladrão tinha medo de polícia, e os que não tinham, pagavam as consequências.
    E como disse no começo, que os comunistas/ esquerdas que me perdoem, mas eu sou de extrema direita, e me orgulho em falar de ordem!
    Porque é o que todos querem... E se não querem, reclamam. Reclamam da desordem, da bagunça, Mas ninguém quer dar o baço a torcer e falar que é de direita.. Afinal, ser de esquerda, usando a camisetinha do Che, hoje em dia é moda.

    ResponderExcluir