Crônicas

quinta-feira, 18 de março de 2010

Vidas sem rumo?


Sua vida virtual é melhor que a sua vida real?

Em geral, a internet vai dominando pequenos fragmentos da vida real, até possuir, quase que por completo a sua vida, confundindo-o entre o abstrato e o palpável.

O ócio é o companheiro fiel dos internautas bitolados. A existência virtual, predominantemente real e a patologia de um sistema aparentemente inofensivo, vão se tornando algo crônico, sem volta... E sem “back up” também!

E nesse universo bilateral, a gama de “personagens” e “atores” se fundem com a realidade fictícia da ficção virtual, entendeu a bagunça? A única coisa que não é uma incógnita na internet é a realidade que se constrói em volta dela. Cada internauta faz o que bem entende, por certo ou errado.

De blogueiros amadores, dispostos a difundir suas ideias, a pseudônimos covardes que não sustentam suas opiniões com a cara limpa. De carentes freqüentadores de sites de relacionamentos amorosos (iludindo-se com a esperança de encontrar o seu “par perfeito”) a orkuteiros desocupados socialmente, ocupados apenas em “colecionar” outros desocupados, vulgo pessoas, na própria rede... Confuso não?

É fato dizer que a vida virtual se banalizou tanto quanto a vida real. Confira:

- O Orkut virou o “point do mal”: torcidas uniformizadas marcam encontros pra ver quem “apanha mais”. Pedófilos trafegam usando fakes na rede em busca do seu “sonho mirim de consumo”, seqüestradores e traficantes também usam o Orkut como “ponte” para seus propósitos. A Prostituição não fica atrás e vai na onda cibernética da internet, comunidades não faltam pra isso!

- O Twitter também está perdendo sua principal função. Hoje já tem sites que subsidiam a “coleção” de seguidores. Pra que ter seguidores sem uma afinidade ou sem um propósito? Quer colecionar seguidores? Seja estagiário do Edir Macedo!

- O Facebook também está perdendo o foco com pessoas desocupadas e adolescentes que deveriam estar estudando matemática ao invés de contaminar as redes sociais com suas infantilidades. A maioria não capta a essência da ordem proposta. Sim, é preciso ter ordem senão vira a casa da mãe Joana, vira Brasil, vira a farra do boi, vira qualquer coisa, menos a coisa pretendida!

Ah a internet...

Essa vasta e pretensa teia do conhecimento, tão infinita quanto o nosso sistema solar, tão invasiva e evasiva quanto à mediocridade da nossa televisão brasileira. A Internet só não faz chover (depende do tipo de chuva que você imaginou)... De resto, fabrica-se tudo: sonhos, rostos, identidades, perfis, pesadelos, frustrações, passatempos........

O Juninho passou à tarde de um sábado cheio de sol enfiado em seu quarto fuçando no You Tube...

A Carol nem vê as horas passarem de um dia inteiro de tanto que fica incrustada no MSN, batendo papo, armando esquema, cheio de desejos, lotada de intenções, ou simplesmente batendo papo... Vai saber.

O Rodrigo não desgruda do Orkut, do Facebook e do Twitter. Adora proliferar o seu networking, sabe-se lá pra que...

É claro que bons exemplos não faltam. Mas sempre seguimos a estatística que aprendemos na vida: um ato negativo destrói a bondade de cem atos positivos. Fazer o que não é mesmo? É a bendita fama...

E assim descrevemos as funcionalidades das redes sociais e os seus ocupantes:

No Orkut a maioria são lindos; no Facebook a maioria são desocupados jogando Mafia Wars ou Farmville. No Twitter a maioria são “aglutinadores sócio intelectuais” com suas frases solitárias, e no MSN a maioria são ocupados e com super poderes como: se tornar invisível e ausente mesmo estando presente...

Assim se desenha uma vida virtual. Para a maioria que confunde o bom senso com a carência afetiva.

E você? Como constrói a sua vida? Quero uma resposta verdadeira, não virtual!

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. As pessoas hoje em dia estão muito carentes, seja de amizade verdadeira, amor, carinho. Qualquer migalha de afeto a pessoa carente se agarra com unhas e dentes. E essa carência vem da rapidez dos relacionamentos hoje em dia. Se é que isso pode ser chamado de relacionamento. Em uma semana a pessoa conhece a outra, namora e separa.
    E quem pode culpar uma pessoa que só consegue ter relacionamentos relâmpagos de se apegar a alguém que lhe da uma certa atenção através do computador? Eu não culpo nem julgo ninguém. Mas prefiro mil vezes minha vida real.

    Quanto ao Twitter, não vejo o menor sentido nisso. Quem é que quer saber a hora que estou acordando? Ou se eu fui ao banheiro?
    Que me interessa se o Luciano Huck foi tomar sorvete??? Ou a hora que a Preta Gil vai dormir? Sinceramente eu não perco meu tempo lendo ou escrevendo essas besteiras inúteis. E tem gente que passa o dia todo escrevendo e ainda jura que tem alguém lendo...

    Bjokassss

    ResponderExcluir
  3. Eu acho o Twitter útil porém uma pagação sem precedentes.... Concordo acima, quero que a Preta Gil se foda (quem ela pensa que é?), tenho pena de gente assim... Dentre outros pseudo artistas que se acham...

    Mas concordo em um ponto: como tem pirralho na net, fato!

    Maldita inclusão digital!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu passo horas na rede, mesmo quando tenho o que fazer, fico logada, invisivel, sigo os blogs, inclusive seu. O perfil pode ser falso mas minhas ideias não. A internê facilita os encontros e desencontros, mas minha vida real é melhor que a ilusão de mundo.

    Navego dias e meses no meio da mata atlântica, conectada no mundo natural comtemplando o horizonte, o céu e as estrelas. Previlégio para as mentes ocupadas.

    Namastê!

    ResponderExcluir
  6. Acredito que o André deva ter mencionado somente o lado negativo da rede....

    Existem muitas coisas boas pra enaltecer e claro, as coisas ruins, vc disse muito bem..... e concordo....

    Ficar desocupada o dia inteiro na net não quer dizer que a pessoa é ou não uma pessoa que possui conteúdo, isso varia muito da mão dela sobre o mouse...rs

    ResponderExcluir
  7. Mto boa, demorei para comentar, apesar de ter lido ontem a noite, não comentei pq estava com sono, já disseram tudo que eu gostaria de falar..concordo com as meninas foda-se a preta gil o luciano huck e qualquer outra pessoa que eu não conheço.....relamente tem muita molecada na net....

    As pessoas realmente buscam a rede para preencher um vazio, buscam algo e muitas nem sabem muito bem o que estão buscando...

    E o que falar daquelas "meninas" que colocam "lindas" fotos, retocadas no photoshop....hahahaha...ou aquelas fazendo posse na praia grande....meu Deus.....

    Como sempre amei sua crônica....

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Pra variar sempre ótimas as suas crônicas!!! E esse mundo virtual é assim, fascinante para uns, viciantes para outros e essencial para muitos...Mas, temos o autocontrole de tudo isso???

    ResponderExcluir
  9. Concordo em partes com a crônica...como já falaram vc enfatizou somente o lado ruim da net....e olha que ironia, este blog por exemplo...necessita da internet para ser lido e comentado.
    Sem dúvida existem muitas coisas ruins dentro deste mundão que é a internet, mas como tudo no mundo!
    Acredito que a internet veio para ajudar o nosso dia a dia...aliás quem se imagina sem internet, como trabalhar sem ela???Impossível!!!
    Como a Karina falou acima, como tudo na vida, devemos ter um grande autocontrole... se não vira vicio!

    Besos

    ResponderExcluir
  10. rs...tudo depende do uso que voce faz...
    eu gosto de usar o msn quando estou ocioso no trabalho para falar com amigos...
    o orkut tenho entrado cada vez menos...mas...ainda assim e bom para encontrar amigos que se perderam no tempo e espaço...

    ResponderExcluir