Crônicas

quarta-feira, 10 de março de 2010

Entre a consagração e a degradação


Ensaiar roteiros mirabolantes, dizer o que não é, fazer o que não quer, tentar interpretar... Tem tanta coisa equivocada que ronda um primeiro encontro. E o que dizer dos sintomas? Mão suada, testa brilhando, tremeliques, passar 10 vezes por minuto a mão no cabelo, olhar para os lados (ao invés de olhar para o “target”)....

Falar em “target” é relembrar os tempos do grandioso blockbuster “O Exterminador do Futuro”. A cena em que o Arnold olha para as pessoas, em formato de alvo, é perfeito!

E isso nos ensina e nos incita a pensar: “É isso mesmo, precisamos determinar o nosso objetivo e cair pra cima!” Sem pensar ainda no “ficar por cima”, isso é paliativo.

Voltando ao assunto sugerido, algumas pessoas encaram o primeiro encontro como se estivessem fazendo uma endoscopia, até pesadelo rola na noite anterior, e se esquecem do primordial: encontros são espontâneos, ninguém sai por obrigação!

Não é necessário fazer jejum, não precisa comprar roupa nova, muito menos chegar 30 minutos antes do combinado!

Pensando bem, se houvesse receita pra se dar bem, provavelmente já existiria algum centro de ajuda para isso, ou algum aproveitador oportunista ganhando dinheiro nas custas do desespero alheio. Mesmo assim, é melhor contar com o seu faro de predador ou com a sua intuição de pegador. Se nesse momento ela está sentada à sua frente, é sinal que os próximos passos serão dados por você.

De qualquer forma, o Ideias no Almaço te dá um salva-vidas pra você enfrentar a arrebentação sem afundar:

- Use suas táticas pessoais moderadamente. Pra que dizer que você é aviador, dono de balada ou que trabalha em alguma ONG que trata de macacos com ebola? Vá na manha, fermento só se usa em bolo!

- Utilize elogios neutros, seja inovador! Nada de dizer o que ela já está cansada de saber, seja dinâmico, elogie algo diferente! Pensamentos neutros fazem a pessoa refletir. Fuja desse comportamento protocolar fajuto e machista que só sabe pensar no que está debaixo do que ela está usando!

- Mantenha a tonalidade da sua voz suave! Nada de querer falar mais alto ou atropelá-la em seu raciocínio. Seja ouvinte nas horas necessárias e locutor nas horas pertinentes: fale o indispensável e poupe-a do dispensável, ela não quer saber do seu passado, que você só come coisa integral ou das suas aventuras vitoriosas (com outras mulheres).

- O valor das palavras é subjetivo, um palavrão pode ser um elogio, dependendo de como você fala. Reserve-se em proferir muitos predicados à moça, nossa cartilha masculina alerta que não devemos elogiar demais uma mulher quando a conhecemos. O prejudicado será você em qualquer circunstância, seja só beijando, ficando, namorando ou casando... Sem “puxar o saco”, você não está em uma Multinacional!

- Nada de interpretar o “Show do Milhão” do Sílvio Santos, o “Vai Dar Namoro” do Rodrigo Faro ou o “1 contra 100” do Justus. Você não precisa vomitar perguntas em cima dela, isso vai deixá-la mais apreensiva do que ela já está. Não passe seu nervosismo pra ela, dá um pulo no banheiro e lave o rosto, repense em uma outra abordagem e deixe- a à vontade com o clima!

- Não dispense a cortesia em hipótese alguma, mesmo se ela cometer o deslize de falar algo impróprio. Sei que é foda controlar o impulso da vingança, mas mantenha a calma, o interessado é você. Leve um “Eparema” no bolso e engula o sapo!

E para nós? Nós gostamos de classe, postura, e a forma como mexem os cabelos, claro! Nada de vulgaridades! Algumas mulheres insistem na conduta do “menos”: Falam de menos, sorriem de menos, e usam roupas de menos. Sejam sedutoras, mas não esqueçam os bons costumes da mamãe.

E para elas? Não se afobe, demonstre interesse em conhecê-la não em... Bom, ela não é uma torta holandesa! Evite gafes e evite gases também, veja lá onde vai levá-la pra comer, restaurante mexicano não é uma boa indicação, use o bom senso pra escolher o restaurante também.

Aaahh o primeiro encontro...

Ela, ansiosa, entusiasmada, sorridente, pensando na roupa, no perfume e no jeito que vai pentear o cabelo; contando para as amigas sobre esse provável pretendente.

Ele, cheio de orgulho, com o peito estufado pensando cautelosamente nas palavras e nas oportunidades que essas “mesmas palavras” poderão criar posteriormente...

Enfim, existe uma lista infindável para “mandar bem” ou para “carbonizar o filme”. O importante é ser o que você é sem tentar ser o que não é.

Se o final do encontro não for o último capítulo desse seriado, é sinal que a temporada para se apaixonar está aberta, aproveite!

9 comentários:

  1. hahahahahaahahahahahahahahah....ADOREI!!!!
    Primeiro encontro nunca é tddd normal né?!?!Realmente td que foi escrito acima pode acontecer em um primeiro encontro...infelizmente não tem receita para isso...mas como vc falou a melhor coisa é "sermos nós mesmos"...não exite receita melhor!!!
    ah, adorei as dicas...hahahaha!!!!

    Besos

    ResponderExcluir
  2. Amei..como sempre...hahahaha...mto legal....dei mta risada....realmente primeiro encontro é exatamente assim.....mas concordo com o fati de que sempre temos que ser nós mesmos, não adianta ser uma pessoa no primeiro encontro e outra diferente depois....isso pode afastar a pessoa que você está interessada....

    Bjos...

    ResponderExcluir
  3. Uauuu, qta perspicácia pra decifrar as deslizadas de um primeiro encontro.....

    Muito engraçada, hahahahaha.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olha só!!!! Vou consultar o Dr. André para o meu próximo encontro...rsrsrs
    A-D-O-R-E-I!!!!!

    ResponderExcluir
  5. O duro é mandar bem no primeiro encontro e se acomodar nos demais... Tanto para nós homens, qto para vcs mulheres!

    ResponderExcluir
  6. Ei Queri, perspicácia no seu texto. Acho que essa é a palavra, pois alguém postou lá em cima e eu nem tinha linho. Outra palavra é sincroniscidade, mas fiquei na dúvida uma vez que eu realmente trabalho numa ONG...

    ResponderExcluir
  7. Definitivamente não existe fórmula... Acredito que a melhor forma é não esperar muita coisa. Não criar grandes expectativas. Ser vc mesmo com algumas restrições, como vc citou os gases podem ser controlados... rs... No mais relaxar e se divertir... Se não der certo outros primeiros encontros virão...
    Bjokassss

    ResponderExcluir
  8. Nossa, com certeza esse texto é a mais pura verdade sobre o primeiro encontro!!
    O nervosismo feminino e a "vontade" masculina. Sempre pensando em como nos comportar diante do possível pretendente e a cada palavra dita o pensamento vai surgindo.O que será que ele espera?Será que terá um segundo encontro?Dúvidas que só sabemos quando conhecemos ele de verdade.E vice-versa!!!

    ResponderExcluir
  9. nunca inventei nenhuma mentirinha...pq depois nao da pra reverter...e se ficar mais serio...como vc vai reverter? e sua credibilidade?
    mas ansiedade rolava no grau de proporcao em que eu estava afim de agradar....

    ResponderExcluir