Crônicas

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Bem distantes da real concepção


Ultimamente eu venho sentindo uma solidão cultural. Difícil encontrar um amigo ou uma amiga que goste de uma peça teatral, que goste de ir ao Via Funchal assistir o lendário Information Society, que goste de curtir um som das antigas no Mary Pop ou até mesmo perder duas horas da vida vendo um assustador filme de terror. Só tropeço em gente que fala besteira e da vida dos outros.

E por falar em solidão...

Ás vezes eu vivo na solidão! Antes não a conhecia, foram as circunstâncias da vida que me apresentaram. Não faço dela um modo de vida, mas por vezes ela é um mal necessário. Ela é vital para se redescobrir a si mesmo, saber quem eu sou e o que pretendo ser adiante, daqui a um semestre ou no próximo verão. Isso não importa, uma vez que o tempo seja um mero atuante nessa peça teatral intitulada: Vida!

Solidão é cíclica, é latente, é passional, é efusiva, é enfadonha, é visceral, é extremista e totalmente separatista. É um ambiente convexo onde suas sensações rodam sempre no mesmo lugar. Solidão não é estar ou chegar ao fundo do poço, isso é depressão! Solidão é reflexão, é o contato direto com meu interior e não tem nada a ver com permanência, talvez com embriaguez ou com o orgulho de ficar só!

A solidão sempre foi marginalizada por anônimos, por aspirantes e por escritores. Dos milhões de significados existentes sobre a solidão, o tema é sempre o mesmo: Associam a solidão com a falta de uma pessoa ou com a falta de amor. Pura inteligência artificial!

Solidão é ouvir George Michael – “Kissing a fool” num dia nublado de domingo.

Colocamos a culpa na solidão dando-lhe uma fama indecorosa e injusta a qual nós somos os progenitores. Criamos a solidão até mesmo quando estamos em um aposento repleto de pessoas, mas o seu conceito é totalmente dissimulado e desconexo. Todos confundem o significado da solidão.

Intimamente falando, solidão é algo inspiracional! Me arranca de uma realidade verdadeira e me faz viajar numa realidade fictícia, próximo de uma utopia. Sem dramatizações mexicanas a qual prefiro concluí-la com alguns trechos das explicações do poema de Fátima Irene Pinto:

“Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... Isto é carência! Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... Isto é saudade! Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos... Isto é equilíbrio! Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente... Isto é um princípio da natureza! Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado... Isto é circunstância!”

Só há solidão porque vivemos com outras pessoas!

17 comentários:

  1. Realmente a solidão pode ser encarada de várias formas e ter diversos significados. Mas, na maioiria das vezes confundimos a solidão com outros sentimentos e situações.

    A maior solidão de minha vida foi ver a Krypton acabar e no seu lugar surgir uma enorme torre de concreto e metal.

    Boa época aquela em que mesmo sem qualquer mulher ao nosso lado, não sentíamos solidão, pois, tínhamos verdadeiros amigos com quem compartilhar nossos gostos e preferências.

    Solidão naquela época era no máximo somente chegar em último no Mario Kart, porque um amigo FDP jogou um casco verde, roxo ou vermelho, ficar puto e desligar o video game da tomada.

    Graças a Deus que os amigos são para sempre, e, por isso, tenho certeza que nunca sentiremos solidão.

    ResponderExcluir
  2. Incrível...
    Como sempre...e nunca vou cansar de dizer isso...
    As pessoas confundem a solidão...eu de verdade, acredito que ela traz momentos inspiradores, de profunda reflexão...
    Sou sua "fã literária" número um e sempre vou ser, aé pq esse nobre título que me regalei, é de minha autoria!
    Besos, poeta

    ResponderExcluir
  3. FANTASTICOOO!!!
    Vc escreve muito bem ,Andre!!!!
    Vc tem razão sobre a solidào....
    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  4. Uau! Ficou ótimo. O final é de uma sacada...
    Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Realmente trocar materiais inspirativos com vc é muito bom ...
    textos muito bem concebidos e cheio de energia e personalidade são seu forte ...
    Que assim seja sempre ...
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Queridos leitores, agradeço demais os elogios mas como pertenço a um signo totalmente fincado na curiosidade. Peço por gentileza que deixem os nomes nos comentários... risos
    Continuem comentando, só assim saberei rumar meus pensamentos!

    ResponderExcluir
  7. André realmente o texto é transparente sobre a palavra e o sentimento "solidão"!
    Concordo que solidão traz o "auto-conhecimento" mais uma vez.....pura sensibilidade!!!

    ResponderExcluir
  8. Ah adoreiiiiiiiiii.... Outro dia mesmo pensava em solidão... Muitas vezes eu busco a solidão... De uma maneira boa. Sentido oposto mesmo ao que dizem por ai. Muitas pessoas não entendem que a solidão é muitas vezes boa. P/ mim é excelente... Falar sozinha... Cantar pelos cantos... e rir sozinha de tudo isso. Pegar trânsito só p/ poder ficar sozinha cantando no carro... Hum... não sou mto normal mesmo... rs Simplesmente adoroooo... rs
    Bjokassss

    ResponderExcluir
  9. Falar de solidão é uma coisa muito dificil pra mim.
    Sou uma pessoa carente q sinto saudade não tento ter esse equilibrio sozinha pq aí entro na depressão!!!
    Em alguns momentos tenho essa solidão apesar de não gostar nem precisar dela...e quando estou entre pessoas q gosto,tudo é muito melhor!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Estar só é a condição original de todo ser humano. É como se o nascimento fosse uma espécie de lançamento da pessoa à sua própria sorte.A questão é como lidamos com isso... Podemos aceitar a solidão como o preço de nossa própria liberdade, reconhecendo que somos responsáveis pelas nossas escolhas na vida, ou vivenciá-la como abandono.
    A angústia provocada pela solidão é o sentimento que muitas pessoas experimentam quando percebem que estão sós no mundo, mas todo ser humano está só. Podemos escolher estar com pessoas, mas ninguém nascerá, adoecerá, viverá ou morrerá em nosso lugar...Esta é a grande questão da existência, mas não significa uma coisa negativa se aceitarmos que ela faz parte de nossa essência humana.
    A solução não reside em encontrar uma pessoa para preencher nosso vazio, não é se envolver em muitas atividades, nem se matar de trabalhar.
    A solução é, sabendo-se só no mundo, viver a própria vida, fazer a própria vontade, expressar os próprios sentimentos, buscar a realização de seus projetos, compartilhando e trocando com os demais, pois, assim, a vida se enche de significado.
    A solidão é muito difícil de lidar quando esperamos que o outro dê um significado para nossa vida, fazendo dele o personagem principal de nossa história e nos colocando como coadjuvantes e secundários.O outro é necessário para viver "com" e não viver "para" ele. Cada um de nós é que será o responsável por dar um sentido à sua existência.

    ResponderExcluir
  11. velho....acho que falta pra um monte de pessoa vazia..e pra aquela parcela da mulherada que nunca sabe o que quer e nunca se entende...passar um tempo sozinha....naquela solidao reflexiva....
    nada traz mais auto conhecimento que isso...a solidao pode ser imposta..e uma fase...entao pq nao tirar proveito dela? o jeito e viver a vida como ela se apresenta...mudar o que for possivel...e desfrutar do lado bom do que nao for possivel mudar....

    ResponderExcluir
  12. Difícil falar de solidão!!!
    Pois como foi citado, você pode estar em um lugar cheio de pessoas e se sentir SOLITÁRIO, do mesmo jeito que você pode estar em um lugar vazio e se sentir ACOMPANHADO!!!
    "Minha solidão não tem nada a ver com a presença ou ausência de pessoas… Detesto quem me rouba a solidão, sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia…."
    Eu sou uma pessoa totalmente a favor da solidão, gosto de me isolar as vezes do mundo, e ficar no meu mundo, comigo mesmo, conversando com o meu interior!!
    É um jeito de esquecer tudo o que está acontecendo no mundo, GUERRAS, AQUECIMENTO GLOBAL, VIOLÊNCIAS, e perceber o que você pode fazer para melhor a sua vida, sua auto estima, seu próprio mundo interno!!
    Afinal,querer ficar sozinhos (solitários) as vezes não faz mal a ninguém!!!

    ResponderExcluir
  13. Falar de solidão realmente é difícil, qundo estou me sentindo sozinha eu saio de casa para dar uma volta...mas é importante ficar um pouco sozinha as vezes..

    Concordo com os comentários...

    Bjos...

    ResponderExcluir
  14. Me vejo, muitas vezes, em lugares cheios com pessoas vazias.
    Sem conteúdo e de ideias e opiniões prontas.

    Ontem, fui ao um show... ao invés de me divertir e curtir, o ambiente me irritou e me cansou. Pessoas forçando pose, tentando ser aquilo que não são... são coisas que me desanimam e me fazem pensar.

    Quando você diz SOLIDÃO cultural, me identifico.
    Parece ser mais fácil tentar ser algo do que ser você mesmo.
    Não sou um exemplo de pessoa, tenho minhas gafes e erros... mas tento ser eu mesma em todos os momentos.

    Pessoas “reais” estão em extinção.
    Isso sim é solidão, um vazio na personalidade do mundo.

    Estamos em busca do nosso par... ninguém quer ficar sozinho.
    Mas como achar alguém que se identifique, se todos são iguais?

    ResponderExcluir
  15. Solidão é uma condição humana, um mal necessário!

    E não há melhor condição que estar só consigo mesmo e estar bem... Já diz a boa e velha sabedoria popular: "Antes só que mal acompanhado".

    Adorei o texto! Principalmente o penúltimo parágrafo.

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Caramba...amei esse Dé.Parei pra pensar em tudo isso. Vou te confessar aqui que me sinto muitas vezes na solidão, mas como vc mesmo disse, não necessariamente de uma maneira ruim, pois não chega a ser uma carência. Às vezes até prefiro,dependendo da companhia rsrsrs.É nessa hora que consigo melhor refletir, paro pra pensar em tudo e em todos. É ótimo! Parabéns!!!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  17. Só há solidão porque vivemos com outras pessoas.

    Poético, digno, avassalador!

    ResponderExcluir