Crônicas

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A gente não nasceu pra votar

A política e a memória do brasileiro possuem conjecturas distintas. Nada é tão soberbo na política quanto uma memória abreviada. Essa avalanche de informações corriqueiras transformou nosso HD morfológico em um processador “lentium” de última geração.

Também pudera, as traquinagens no senado são tão corriqueiras que até mesmo as denúncias vão parar no obscuro armário da impunidade (gaveta não cabe mais!). O senado poderia difundir uma espécie de Oscar com as derrapadas mais vexatórias do congresso. Imagine um TOP 5 com: Mensalão, Palocci, Dilma, Sarney e Mercadante? Páreo duro hein? Pior que as corridas do Jockey!

Aqui tudo acaba em pizza, ou em impropérios ensaiados pelos próprios parlamentares diante de uma denúncia ou acusação, tudo para maquiar, tudo para fantasiar. Nossa única heroína destinada a combater essa farra do boi já não possui mais forças: a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) se transformou em outra CPI (Comissão Pacificadora Indulgente).

Tudo é resolvido amistosamente. A CPI serve para arquivar devidamente o que será esquecido entre quatro paredes. O Pizzaiolo bate na porta e pronto: o jantar está na mesa!

A política em nosso país possui uma definição clara: É a condução dos negócios públicos para proveito dos particulares. Me recordo debochadamente dos coqueiros que a Marta Suplicy implementou na Av Nova Faria Lima durante seu mandato.

Coqueiros ultra mega faturados e ultra mega mal direcionados. Qualquer estagiário em biologia afirmaria que é impossível um coqueiro sobreviver numa condição adversa dessa natureza: em meio á concretos e CO2 na cara!

Nosso governo caberia sociavelmente em alguma série de TV, com Luiz Fernando Guimarães no elenco e Fernanda Young no roteiro! Uma comédia mais apimentada que Os Normais. Uma série de TV que daria muitos episódios.

Mas como não estamos vivendo nem um tipo de ficção, mesmo lembrando “A Comédia da Vida Privada”, eu levaria inúmeras páginas de citação para descrever os escândalos medonhos do nosso governo. Portanto, prefiro traçar uma analogia em relação ao próximo feriado que vem pela frente:

Nossos governantes adotaram a filosofia dos cavalos na parada do dia 7 de setembro: cagando, andando, e todo mundo aplaudindo. A única diferença nessa metáfora são os aplausos. Aqui a gente não aplaude, a gente se resigna! O que no meu ponto lúbrico de vista, é bem pior! O brasileiro aperta o piloto automático e segue com sua vida...

A política brasileira configura uma charge de desenho animado. O Mickey é o senado e nós somos os patetas endossando o atestado de incompetência eleitoral. Se o povo vota mal num reality show de televisão, o que diria então em uma eleição?

É verdade que somos ludibriados por verdadeiros marqueteiros e conquistadores de plantão nas épocas de eleição, mas convenhamos: A gente não nasceu pra voltar!

5 comentários:

  1. Não posso deixar passar em branco esta crõnica.Define bem o nosso " deitado em berço esplêndido" .Pessoas muito preocupadas consigo próprias e nem aí pro coletivo.Dia de eleição é dia de folia. Saber em quem se vota?? pra que?? As consequências são trágicas.Acorda Brasil!!!

    ResponderExcluir
  2. como despertar um povo com preguiça mental??
    isso eu realmente acho improvavel!!

    ResponderExcluir
  3. O pior é que além das pessoas não saberem votar, vc ainda é obrigado a trabalhar nas eleições, já estou na minha terceira eleição...eu odeio ter q ficar lá plantada o dia inteiro, ouvindo piadinhas sem graça de cada pessoa q passa lá para votar.....

    Concordo com o comentário do filipe...

    Amei....

    Bjos....

    ResponderExcluir
  4. Olha, ótimo mesmo o que tu escreveu... O brasileiro não tem memória...
    CPI, mensalão e tudo mais...
    Só que se não votarmos.... Vai ser o que? Pior!
    Aí sim você e tantos outros, terão mais motivos para escrever mais e mais e mais...
    Só uma coisa... O que a Cecìlia disse, está +- certo...
    "DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO", sim sim, é tudo uma folia em dia de eleição, e pessoas preocupadas demais com elas mesmas.
    Só que a parte que temos que participar e não esquecer... é...
    "DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!" e "DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL". O Brasil é nosso, e temos que lutar. Reclamar, sentir muito... é balela... O que adianta sentir, se jogou o voto fora?!
    Quer votar? Pensa bem em quem... Porque jogar o voto pro alto e depois querer vir reclamar, será em vão.
    E ninguém é enganado... Ninguém é vítima... O passado dos nossos candidatos estão aí...
    UM único exemplo...
    A Dilma Rousseff ... Assaltou o Banespa e o banco Mercantil, planejou o assassinato de um capitão da PM (não lembro o nome dele), assaltou a casa do governador Adhemar Barros, Assaltou o quartel da força pública... Famoso Barro Braco (para roubar armas)...
    Enfim... Quer votar numa pessoa dessa, para depois poder reclamar? Vá em frente... Burrice. Ninguém será enganado... Só quem quiser...
    Agora, quer ter a famosa memória fraca do bom brasileiro...
    Ninguém vai poder fazer nada.
    É isso, termino com mais um pedacinho do nosso hino nacional...
    "VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA".

    ResponderExcluir