Crônicas

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

"Superation Society"


Embora não seja músico, sigo a máxima de que pra se fazer música não existe faixa etária. Michael Jackson começou aos 5 anos, Elvis Presley iniciou sua carreira profissional aos 17, Cher começou aos 20, Madonna nasceu em 58, mas debutou sua carreira no início dos anos 80.

Exemplos não faltam diante desse Universo infinito de estrelas. Mas até onde a cronologia do artista vs música ultrapassa o sistema de coordenadas espaço vs tempo?

Um exemplo prático e fresco: Alguém foi ao show da banda eletrônica oitentista Information Society? Eu não fui! Entretanto tenho informantes que estiveram lá, prestigiando uma das mais latentes bandas fincadas no estilo eletrônico, além de vanguardistas do gênero! Quem não se lembra dos sintetizadores alucinantes de “What´s on your mind” e “Running”? Impossível ficar inerte!

Ainda bem que as canções não envelhecem e continuam frescas em nossa memória, porque vê-los da forma que eles se apresentaram foi doloroso, disse um amigo meu. Um tanto óbvio falar sobre envelhecimento uma vez que possuímos milhares de células dentro do nosso corpo. Em contra partida a música possui DNA, mas não possui rugas nem pé de galinha!

Pra complicar um pouco mais esse equacionamento, estudos comprovam que a voz também envelhece á medida que vamos ficando “mais experientes”. De qualquer forma, para todos que estavam presentes no Via Funchal no dia 12.08.2009, o alívio dos fãs foi imaginar o grupo em seu auge nos anos 80 e começo dos anos 90 porque na atual apresentação faltou muita coisa.

Bem distante da forma física, Kurt Haland (vocalista) ao invés de usar os patins que tanto o consagrou nas primeiras visitas ao país, precisou de um ventilador para refrescá-lo durante toda apresentação. A forma física desfavorável não era visível apenas em Kurt, todos da banda estavam com a barriguinha bem avantajada e aquela voz imponente e robusta de Kurt (citada no parágrafo acima) já não era mais a mesma.

Realmente é doloroso ver ídolos soberanos envelhecerem. Acho que aniversários deveriam caber somente ás tartarugas. A Dercy Gonçalves já não serve mais de exemplo!

Mas acredito que para os mais experts em música. A perfomance no palco pode incomodar um pouco aos olhos dos fãs, entretanto o que importa é manter a originalidade e a cultura. E o Information Society não ficou em débito, manteve os samples e se mostrou fiel ao estilo Synthpop. Nada convencional, tudo eletrônico!

A relação linha do tempo e túnel do tempo não é amistosa, mas para os gênios musicais sempre haverá uma nova chance. Uma oportunidade de mostrar aos fãs que ainda é possível reviver o passado e provar para o tempo que as boas canções não envelhecem jamais!

Think About it! Think About It! Think About it!

3 comentários:

  1. Toco a mais de 14 anos. E sempre escuto dizer que este estilo é velho demais? Então o que é o "novo" atualmente? É só você parar e ouvir o que se toca hj e perceberá o quanto as influências dos anos 70, 80 e 90 estão vivas. Tanto é que os tais "electro houses" já tem versões de hits como Pump Up The Jam (Technotronic), What is Love (Haddaway), House Nation (House Master Boys) e outros. Se o velho ainda faz sucesso no "novo" molde musical...então o que será o "novo"?

    ResponderExcluir
  2. rs...bom...e a lei da vida...eles estavam no auge...e eu no auge da adolescencia....
    e bom constatar que a minha pança cresceu menos que as deles....rs...

    ResponderExcluir
  3. enquanto eles fizerem musicas esta otimo, que se dane as barrigas e os patins!!!!! eles sao musicos ...

    ResponderExcluir