Crônicas

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Por um dia menos High Tech


Tão veloz quanto nosso precioso tempo diário, os avanços tecnológicos são tão rápidos que mal conseguimos acompanhá-lo. Quando você começa a se adaptar ao novo celular que você adquiriu todo sorridente em 2 prestações sem juros no cartão de crédito, logo surge uma atualização.

Você nem teve tempo de pagar a última parcela e seu novo artefato sai do orgulho da compra e entra na chatice do ultrapassado. É a funcionária “Evolução” batendo cartão diariamente na empresa do Sr “Avanço”, enquanto isso, o tempo tenta sair do estágio para galgar sua promoção.

Ao mesmo tempo em que o mundo retrô é resgatado do passado e vem pro presente na concepção de idealistas e designers de moda e de produtos. O mesmo passado não arrecadaria numericamente a fama das invenções de hoje, eu explico:

Jamais o educado robozinho Artur teria a glória e a fama que o Ipod adquiriu em sua aparição, e ambos foram inovadores em seu devido segmento.

Imagine o pogobol (aquele artefato idiota onde você pulava feito outro idiota pelo quintal da casa, quebrando vasos e destruindo os xaxins da sua mãe). Pense na existência dele hoje. Qual seria o clamor? Nenhum! A molecada fica na expectativa do lançamento de games como Resident Evil 6, Final Fantasy 9, Guitar Hero 6 e por aí vai...

Teria pena se o Aquaplay fosse lançado hoje, na era dos pocket games!

A sociedade se tornou circular plagiando a circunferência do mundo em que vivemos. Hoje em dia tudo que fazemos gira em torno de botões! Botões não faltam para simplificar a sua vida e facilitar seu dia a dia em inúmeras formas:

Botões pra lavar roupa e secar roupa, pra baixar música, pra ouvir música, botões até pra andar de skate. Computadores repletos de plugins e conference call. Pra que se locomover de um escritório á outro? Converse com um simples toque no botão!

Café no bule? Esqueça a tua avó cara! Hoje o botão faz tudo, inclusive cappuccino com chocolate, o café é uma mera força de ilustração numa máquina de fazer café.

Requentar comida no fogão depois de um dia inteiro de reuniões, cursos e academia? Que nada, use o microondas! Hoje em dia tem tanta modernidade e inovação nesses projéteis vitais para a cozinha que você pode até escolher a cor que mais combina com você.

É tanta tecnologia ao nosso bel prazer que á vezes me sinto um camundongo de laboratório á espera de um novo experimento!

Por isso mesmo fiz um teste comigo e cheguei ao veredicto final:

Se você vive chafurdado com a cara no computador, pega táxi com o notebook aberto, anda com dois tipos de celulares, possui contas no Twitter, Netvibes, Facebook, Orkut e seu parceiro fiel de academias é um Ipod, sorria! Você é um heavy user da tecnologia, vulgo bitolado!

Estou pensando em desenvolver um treinamento por uma vida menos High Tech, mas como vou divulgá-lo? Ah, já sei! Me passem seus emails, Twitter, celulares, Facebook, Orkut, Myspace...

Tenho idolatria pelos Jetsons, mas sinto falta dos Flintstones!

2 comentários:

  1. Abaixo o heavy user!!Abaixo o heavy user!!
    Adooro os Flintstones.. pica pau... VC gostou do pogobolll ne? acho que era.. pogoball!! ahah

    Aguardando o treinamento....
    bjsss

    ResponderExcluir