Crônicas

terça-feira, 25 de agosto de 2009

O fascínio pelo pop


A trupe do blog “Ideias no Almaço” foi a fundo e trouxe para vocês, algumas terminologias bem cansativas da nossa gramática suburbana. Nossa base de pesquisa partiu do pressuposto que tudo que vira pop vira merda. Confira:

VIP: Com a crise econômica em vasta ascensão, tudo se tornou VIP! As baladas competem entre si para dar mais VIPs aos seus freqüentadores, cujo o lema é: “Participação especial: Você!”

Você quem? Você e mais um milhão de pessoas. Não há exclusividade, do Itaim Bibi ao Largo da Batata, tudo é VIP!

As festinhas dos famosos que são exibidas incansavelmente pela mídia, você pode ter certeza que todos os convidados que estão lá são VIPs. Ou seja: VIP é ser chique! Tão “chique” quanto à própria palavra “chique”.

SOCIALITE: Termo freqüentemente usado nos programas do Amaury Junior. Basta estar em alguma festa de lançamento de alguma grife ou produto, portando um colar de pérolas e um poodle que você já se credenciou para o título de Socialite.

Tudo que começa com TOP e tudo que termina com STAR. Exemplos infinitos: Top Model, Top DJ, Top of Mind, Top of the Top (o pior de todos).

Popstar, Pornstar, Rockstar, Superstar. Em breve algum formador de opinião lançará um termo à altura de tanta bajulação: Topstar, imagina?

FORMADORES DE OPINIÃO: Quer incluir os socialites em sua festa de lançamento? Mensure no convite: Presença de inúmeros formadores de opinião. Vai bombar!

EVENTO: Com a falta do que fazer com o dinheiro adquirido, as grandes empresas desenvolvem o que eu chamo de evento. Os números comprovam a crescente onda desse serviço: De cinco anos pra cá, a quantidade de eventos quadriplicou em São Paulo e Rio de Janeiro. Quer aparecer? Faça um evento!

RIO DE JANEIRO: A cidade é simplesmente fantástica. Mas a palavra Rio de Janeiro é um fio condutor para outras “breguices” que só adquirem status por lá: Eventos, Festa da Revista Caras, Carnaval, Reality Shows e por aí vai...

FAMOSOS e CELEBRIDADES: No Brasil, esses termos são tão utilizados que não existe grau de separação. O que eu sei é que se essas palavras fossem banidas do nosso vocábulo, os programas da Redetv entrariam em colapso existencial.

Pra que ter curso de teatro ou faculdade de rádio, televisão e jornalismo? Qualquer um que aparece uma vez na televisão brasileira já vira famoso. Um conselho: Pegue a grana que você investiria na faculdade e faça um clareamento a laser nos dentes, um bronzeamento artificial e uma plástica em algum lugar visível. Famosos precisam disso pra sobreviver diante dos holofotes!

TECHNO: Tudo que rola na balada é techno. As tiazinhas adotaram esse termo pra qualquer tipo de som em que a batida da música faça “tuntistun tuntistun”.

É “modernim” ligar para as amigas no dia seguinte e dizer: “Nossa, você perdeu a balada de ontem, só rolou techno!” Por isso esse termo caiu nos braços da massa e hoje qualquer remix da Eguinha Pocotó vira Techno.

BALADA: Outro termo exaustivo na gramática moderna. Eu já ouvi essa expressão mais do que a música “I Will Survive”. É preciso reinventar esse termo, já deu o que tinha que dar!

I Will SURVIVE: É impressionante! Se a Gloria Gaynor ganhasse um dólar a cada vez que sua música fosse tocada no mundo, Bill Gates seria faxineiro dela!

Essa música inspirou os invencíveis: Rambo, Highlander, Chaves, Chuck Norris, Jason e o Silvio Santos. Sobrevivência é a meta!

FASHION: Das belíssimas passarelas de Milão para a boca de todo mundo. Assim como o VIP, tudo que é moderno é Fashion. A banalização do termo é tamanha que hoje se faz uma bela confusão em volta do seu significado: Já ouvi dizerem por aí que mini saia de tricô com salto alto é fashion. Bah!

8 comentários:

  1. André
    Sensacional!!! Que bom que descobri você.O seu "fascínio pelo pop" foi o que de melhor li sobre a ridícula massa que se encanta pelo podre.Este " artigo "( lembre-se da minha idade, ein??) deveria estar no Estadão ou na Veja.Não deixa nada a desejar ao Jabor ou ao Mainarde. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, realmente basta abrir a caixa de e-mail, vários convites VIPS...hahahaha.....fora o pancadão VIP no largo da batata....esse é o pior.....tem até flyer....passa por lá a noite, quem sabe vc tem a sorte de ganhar um....são lindas moças que distribuem....hahahaha.....

    Como sempre está de parabéns pela sua crônica...

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Esse texto faz minha cabecinha chapinada, um dia dá uma passadinha por lá!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente essa é a realidade, todo mundo é VIP.

    Ta de parabéns pelo texto

    beijoo

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo é pop, é fashion, é star.
    HAHAHAHAHHAHAH
    Quer dizer... Obviamente nós somo sum pouco influenciados pela tv, rádio, baladas, ecc...
    MAASS usar coisas, SÓ porque apareceu em algum lugar... é 100% futilidade...
    Você pode ser influenciada em algo... Mas use a seu favor... E não como uma fantasia.
    E em relação á baladas e outras coisas...
    Sim.. todos acabam sendo vips e com direito á camarotes.
    HAAHHAHAAHAHAHAHAH
    Quanto mais pessoas... Mais divulgação... E é isso que todos querem hoje.

    ResponderExcluir
  6. Lendo isso só me veio uma coisa em mente.COMO O MUNDO É RIDÍCULO.Ridículo sim.Por que tudo que se fala mais de uma vez vira moda e TODOS acham bonito ficar repetindo.MODA??Ou falta de personalidade?Não sei qual seria a resposta apropriada, mas qualquer que seja, é um caso a ser pensado.Será que estamos vivendo num mundo tão ridicularizado a ponto de não enxergamos um palmo a nossa frente. De não percebermos a falta de personalidade??Todos se portam igual, falam igual, dançam igual, cantam igual. E isso é culpa de quem??Uns dirão que é culpa da mídia, outros do vizinho, outros ainda insistirão que é caso de pessoas "cabeça-fraca".Mas a verdadeira resposta é que não se tem um culpado, na verdade nós somos culpados de nós mesmos, nós nos deixamos ser influenciados por esse mundo medíocre que nos cerca, que nos faz parecer tão MARAVILHOSOS, mas não passamos de uns simples FANTOCHES/MARIONETES da sociedade.Quanto mais nos achamos, mais RIDÍCULOS ficamos.Mas ficamos ridículos para quem??Afinal a sociedade inteira está igual a você.Só que cada um no seu grupo de convívio em comum.Mas acho que chegou a hora de olharmos para frente, e observar QUEM E VOCÊ. UM BONECO DOIDO QUE A SOCIEDADE COMANDA ou uma pessoa cheia de personalidade que tem muito para mostrar??Pra que repetir as mesmas frases que você ouviu na novela ontem e achou o MÁXIMO.lembre-se você e mais 500.000 pessoas.Pra que colocar o nome daquele personagem GALÃ da novela das oito no seu próximo filho??É por isso que a sociedade tem sua geração JOSÉ/MIGUEL/RAJ/LUCAS/entre outros.Está na hora de cada um olhar para si mesmo e dizer BASTA.A não ser que você goste de ser esse FANTOCHE que nunca chamará a atenção de ninguém.AFINAL você é igual a mim, aquele moço da esquina, ao porteiro do prédio da rua de cima, ao ator da novela as 20:00, ao apresentador do JN, à faxineira da vizinha.E aí FANTOCHE ou PERSONALIDADE PRÓPRIA??Cada um escolhe o roteiro da sua vida, sem ser decorado!!!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito .. muito bom ler isso pra rir um pouco logo cedo.
    Mas olha só ?!! Vc. esqueceu dos descolados .. esses sao os mais legais... nao sou uma descolada .. to mais pra certinha do que descolada... mas a palavra e a turma dos descolados ganha de todos, eles geralmente são o máximo ! Afinal vc. faz parte desse time!! Muitos querem ser descolados. Espero uma cronica sobre isso...

    Abraço apertado.

    ResponderExcluir