Crônicas

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

República dos Interinos


Tive dias árduos nos tempos de colegial. Acordava as cinco da matina pra pegar aquele ônibus amarelo que hoje me lembra o ônibus escolar dos Simpsons.
Ficava plantado em pé no pátio do colégio porque era obrigação assistir ao padre tentando nos empurrar goela abaixo os mandamentos do catolicismo. Hoje sou um celibatário por conta desses ensinamentos.

Era um tempo difícil, sonhava até com livros gigantes correndo atrás de mim, transpirava mais que um maratonista quando acordava do pesadelo. Entretanto, não me arrependo desse esforço sobrepujado.

Fiz tudo isso pra não me tornar um interino! Qualquer profissão me vale, quer dizer, qualquer não: menos interino! Interino deveria ocupar o cargo de pior profissão do planeta, porque é uma substituição da própria profissão exercida. Não me recordo de ver algum interino se dando bem em seu cargo.

Não existe interino nem na prostituição! Você já soube de alguém que ligou para o tele sexo solicitando a Shirley Carabina e em seu lugar veio a Jennifer Escopeta? Não existe isso!

Outro exemplo: O encanador italiano Mario é mais famoso que o seu irmão Luigi, isso porque Luigi é um interino nos games do Super Mario, ele só entra no jogo em segundo plano, é uma segunda opção. Vive á sombra do seu irmão.

Seu real significado nas explicações de um dicionário não compete com a prática: A palavra interino não significa ser passageiro ou temporário. Interino significa improvisado, recolocado e reloucado também, Por que não? No dito popular é um tremendo quebra galho!

É uma palavrinha que denota adoção sempre acompanhada por devoção, isso porque geralmente os interinos se empenham com tanta soberba e afinco que muitas vezes conquistam o clamor do público ou das pessoas que o rodeiam. Mas não se engane: toda essa pró-atividade exercida não é gratuita, é pra escapar dessa nomenclatura bendita!

No entanto, nossa sociedade está impregnada de interinos. Existe interino até no amor, ou você acha que aquela ligação no celular da sua namorada é o personal trainer dela desmarcando o treino de sexta feira? Deslizou? O interino aparece!

No futebol, por exemplo, os interinos são peças que entram em cena após um desgaste completo na relação “treinador x resultado”, ou melhor, dizendo: “treinador x jogador”.

Aliás, revendo meus conceitos, no futebol os interinos unificam o elenco dividido, apagam o incêndio quando a coisa está ficando sem controle e ainda por cima tem o aval dos jogadores por uma série de valores conquistados lá nos treinos.

Mas também basta tropeçar em algum jogo dentro da própria casa para a batata começar a aquecer e tudo voltar ao seu devido curso natural, ou seja, voltar a ser um interino.

Na política, a substituição de um cargo fixo para um cargo de interino é pragmática, óbvia e vai de acordo com a sujeira exposta pelo senado.
Escândalos visíveis não possuem super poderes e quando um escândalo é descoberto, é necessário mostrar ao povo que está se fazendo alguma coisa, mesmo que “essa alguma coisa” não seja lá uma grande coisa.

De qualquer forma, no final do túnel, quem fala mais alto é o capitalismo. Sendo interino ou não!

3 comentários:

  1. esse ficou meia boca..seu interino que escreveu...certeza!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei André. Como é bom saber que esta juventude é antenada com o tempo, com as situações e preocupada com a vida.Hoje em dia é difícil conhecer " gente" .A gente conhece pessoas , simplesmente.Foi bom conhecer você.Continue, que lerei tudo, porque tudo que li foi muito bom!!"

    ResponderExcluir