Crônicas

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Aposentadoria anunciada


Jogador de futebol se aposenta e faz o que? Cai na balada! Tenista, pugilista, modelo, assessor, jogador de basquete, de vôlei de pôquer se aposenta e faz o que? Cai na balada!

Rabudo ganha na mega sena, fica milionário da noite pro dia e faz o que mesmo? Cai na balada! Com exceção da lendária Bocha (que aposenta o próprio indivíduo). Creio que os demais esportes sigam a mesma linha de desfecho.

As comemorações provenientes de um sucesso ou de uma conquista são sempre despejadas na balada. Já reparou nisso? Parece que o fulano desde o jardim de infância já planeja uma carreira de curta duração para desfrutarem, ainda jovens, os espólios dos anos gastos com o suor do corpo.

Espólio sim Senhor! A profissão já foi sepultada, um novo indivíduo surge dando vazão a um novo estilo de vida, á uma nova carreira: a carreira de baladeiro.

Francamente, eu não planejei a carreira de baladeiro desde o berçário, muito menos do jardim de infância. A profissão foi adotando forma num período pós Bart Simpson da minha vida. Início da era dos Nikes de cano alto e das camisas de Hóckey ou Basquete tamanho GG (que vergonha).

Uma época onde os anos 80 terminavam com uma saída triunfal que nos deixaria uma saudade inexorável. Entretanto, alguns conceitos e algumas crônicas permaneceriam traduzidos em filmes.

Como ficar inerte perante as peripécias irresponsáveis de Ferris Buller no filme “Curtindo a Vida Adoidado”? Eu simplesmente segui as instruções.

Mas hoje, na era do Ipod e dos celulares multifuncionais. Chego á conclusão de que já extrapolei demais na minha carreira desatada e destacada de boêmio condecorado. As razões para anunciar meu retiro são muitas, mas irei enumerar as mais relevantes:

As noites ininterruptas de sono em claro ao som do “tuntistun” do DJ (e o posterior gongo no ouvido). O genocídio quase que por completo das minhas únicas e preciosas células hepáticas (vulgo fígado), graças às terríveis substâncias estonteantes e “tonteantes” da vodka.

O complicado é aceitar essa decisão. Convencer a mim mesmo que foi a melhor opção e tentar participar de outros ambientes sociais cujo cenário foge totalmente do que estava acostumado.

É... Passar a tarja de capitão para os candidatos que estão chegando não é mole, dar as costas para sua principal coadjuvante (a pista de dança) não é fácil, subir para o camarote e ver meus súditos amigos assumindo o trono vai deixar um gosto de quero mais não só nas pernas, mas na boca também.

Entretanto, não posso infringir a lei humana. Subo para o camarote com imponência e com sensação de dever cumprido, torcendo daqui de cima para meus leais substitutos desempenharem o mesmo papel que me consagrou, quem sabe até melhor do que eu, afinal de contas, carreira profissional é vital para nós: amantes da boemia e da boa comunicação.

6 comentários:

  1. Devo confessar que a profissão de baladeiro é mesmo muito convidativa, e traz junto com os fígados em frangalhos , os " tuntistuns" da vida e as amnésias do dia seguinte, aprendizados maravilhosos.Conhecer pessôas " incríveis" ( no dia seguinte não são mais)ouvir músicas maravilhosas ( que você não sabia que gostava)mas que te dão uma sensação incrível de viver a vida na sua plenitude.É ou não é???

    ResponderExcluir
  2. Quem foi rei, nunca perde a majestade, amourrr...
    Pode aposentar tranquilo...rss
    Besos, le Pew

    ResponderExcluir
  3. hahahaaha!!! mesmo comecando a parecer tio na balada...voce se aposentando??? faz me rir...
    prefiro acreditar em gnomos....rs..

    ResponderExcluir
  4. ué...simplesmente porque eu acredito no meu amigo proteis..
    ele inquestionavelmente é um gnomo..e nunca mentiu pra mim...tenho portanto bom motivos pra acreditar e confiar em gnomos....

    ResponderExcluir
  5. André?! Fica apenas uma pergunta no ar??!!!!

    E o baladeiro que se aposenta? O que faz depois? Cai na balada?

    Se for assim, espero que essa vida não tenha fim, e se um dia chegarmos a conclusão que o camarote é o céu e estaremos lá de cima observando nossos súditos, não vejo a hora de me aposentar novamente e curtir uma boa balada no inferno, tipo Matrix Reloaded.

    Afinal, vocês acham que rola techno no céu???!!!!

    ResponderExcluir